Site não oficializado do Sport Clube Penalva do Castelo.
A força penalvense desde 1945 no desporto e no futebol com paixão...

quinta-feira, 19 de junho de 2014

Balanço Final Infantis Sub-13 SCPC 2013-14

Infantis (Sub-13):

Sport Clube Penalva do Castelo
x
Terminaram a Temporada


Analise Geral

A equipa dos Infantis no escalão de Sub-13 do Sport Clube terminou a sua participação no campeonato oficial no passado dia 17 de Maio de 2014 chegando assim o término da Temporada 2013-14.
Atingindo no computo geral o décimo primeiro lugar da classificação geral do campeonato depois de decorrida a fase final e última desta temporada desportiva - sendo uma honrosa prestação, a que teve a formação penalvense no escalão etário de treze anos.

Num escalão que foi disputado em três fases, no qual na primeira - se disputou num sistema de mini campeonato, de acordo com os critérios geográficos do organismo tutelar (AF Viseu) - tendo os penalvenses ficado na série B e obtido a segunda posição. Na segunda fase, etapa intermédia, os penalvenses fizeram parte da série A, que incluiu, os primeiros classificados e segundos de outras séries oriundos da primeira fase, tendo aí os penalvenses obtido o sexto e último lugar. Enquanto que na complementar e última fase, de apuramento dos lugares finais, num sistema de play off, os penalvenses venceram a respectiva eliminatória de forma concludente frente ao Sátão, conseguindo desta forma a obtenção do décimo primeiro (11º) lugar classificativo geral do campeonato.

Num escalão em que não se dá tanta primazia aos resultados, mas sim à aprendizagem, que certamente também passa por construir uma mentalidade competitiva, a formação penalvense efectuou um percurso com altos e baixos, com uma performance desportiva bastante distinta da primeira fase para a segunda para acabar na terceira em grande estilo. A grande ou principal dificuldade que este escalão ultrapassou foi a falta de mais elementos para conferir mais soluções nos encontros mais difíceis e de maior ritmo, já que a equipa tinha uma base bastante consolidada e experiente faltando somente mais elementos que conferissem fazer outra gestão, apesar de em algumas partidas contar com atletas do escalão inferior.

1ª Fase

Numa primeira fase, os penalvenses começaram com uma derrota no Sátão, logo no primeiro encontro frente ao que seria o principal rival pela luta do primeiro lugar mas efectuaram desde a segunda ronda um trajecto praticamente imaculado com seis triunfos em sete possíveis ao qual se juntou um empate com o Vila Nova de Paiva. É verdade que existiu algum desequilibro entre as formações sendo que no entanto os penalvenses terminaram a sua prestação em igualdade pontual com o colectivo de Sátão, tendo assim travado um duelo muito interessante. Nos critérios de desempate, em igualdade pontual, os penalvenses acabaram por apenas perder no confronto directo para os satenses. Mesmo não ficando na primeira posição, as possibilidades de discutir os primeiros lugares do campeonato geral na segunda fase seriam as mesmas que o segundo. De realçar o ataque bastante concretizador dos penalvenses durante a primeira fase e para a curiosidade de ter tido uma performance desportiva muito interessante nos jogos na condição de visitante entre golos marcados e sofridos.

2ª Fase

Na segunda e intermédia fase da competição, o sistema de campeonato foi idêntico ao da primeira fase sendo que no entanto filtrado pelos lugares obtido na primeira fase. Foram seis as equipas que discutiram a série A, que agrupou o primeiro classificado da série A, C e E mais o segundo da série B (Penalva do Castelo), D e F. Naturalmente, o equilíbrio e a exigência iria ser maior e os penalvenses até começaram de forma vencedora e animadora em Canas de Senhorim mas as dificuldades foram aumentando, em virtude principalmente de um plantel muito limitado em numero de opções de atletas, não sendo possível discutir o resultado com equipas com outras vantagens neste aspecto apesar de a grande maioria das partidas disputadas terem equilíbrio no primeiro tempo, principalmente. O Vale de Açores e o Viseu e Benfica foram as formações que mais de destacaram e fizeram oposição aos penalvenses enquanto que o Canas de Senhorim, Viseu 2001 e Lusitano de Vildemoinhos não andaram muito longe. Ao triunfo inaugural ainda se somou mais um ponto frente ao Viseu 2001, terminando assim a sua participação com quatro pontos não conseguindo no entanto evitar o último posto classificativo.

3ª Fase

Na última e decisiva fase da temporada, decidia-se o lugar classificativo final e uma espécie de eliminatória, onde os penalvenses defrontaram o último classificado da série B2, novamente a formação vizinha de Sátão com quem já tinham se cruzado na primeira fase. Jogava-se para o apuramento do 11º e 12º classificado. Aí os penalvenses conseguiram novamente se distinguir e terminar assim em grande estilo a temporada ao conseguir no total das duas mãos um agregado de 14-4 golos vencendo a eliminatória e conquistando assim o 11º lugar da geral do escalão nesta temporada.

Golos

Em matéria de golos, o Penalva acabou por marcar mais do que sofrer no computo geral (diferença de um golo), tendo no entanto uma diferença considerável entre a primeira e a segunda fase. Assim na estatística, foi uma média de mais de 6,4 golos marcados por jogo frente a 2,1 golos sofridos - na primeira fase, contra 1,1 marcados frente a 5,4 sofridos - na segunda fase. Enquanto na terceira e última, 14 marcados frente a 4 sofridos.

Em outros dados estatísticos, os Infantis Sub-13 de Penalva realizaram 20 partidas, tendo obtido nas mesmas, nove (9= 6+1+2) triunfos, nove (9= 1+8+0) derrotas e dois (2=1+1+0) empates. Golos marcados foram setenta e seis (76= 51+11+14) contra setenta e cinco sofridos (75= 17+54+4).

Quanto ao comando técnico, esteve a cargo na totalidade pelos técnico Joaquim Domingos que tinha transitado de temporada no mesmo escalão de Sub-13.

Futuro

Quanto ao futuro da equipa, ela poderá no próximo ano continuar toda junta, já que a totalidade dos jogadores que disputaram esta faixa etária vão subir para o escalão de Iniciados (Sub-15).

No total foram sete (7) atletas inscritos: Alexandre Costa, Dani Melo, David Abrantes, David Correia, Fábio Lourenço, Francisco Rodrigues e Rúben Ferreira. Todos em termos etários transitam para os Iniciados na próxima temporada. Outros atletas também efectuaram vários jogos neste escalão mas eram de idade inferior.

Mensagem final

Sem excepção, Parabéns a todos, atletas, incluindo também os familiares dos respectivos que acompanharam o percurso diário de forma incondicional, como o técnico-director e a todos os que contribuíram para que a temporada desportiva se realiza-se com sucesso. Vocês fazem parte do orgulho penalvense...vocês foram os nossos campeões...:)





Classificação após a 10ª e Última Jornada - Infantis (Sub-13) Distrital 1ª Fase - Série B1 2013-14:


Classificação após a 10ª e Última Jornada - Infantis (Sub-13) Distrital 2ª Fase - Série A2 2013-14: