Site não oficializado do Sport Clube Penalva do Castelo.
A força penalvense desde 1945 no desporto e no futebol com paixão...

quarta-feira, 18 de junho de 2014

Balanço Final Infantis Sub-12 SCPC 2013-14

Infantis (Sub-12):

Sport Clube Penalva do Castelo
x
Terminaram a Temporada


Analise Geral

A equipa dos Infantis no escalão de Sub-12 do Sport Clube terminou a sua participação no campeonato oficial no passado dia 31 de Maio de 2014 chegando assim o término da Temporada 2013-14.
Atingindo no computo geral o décimo sétimo lugar da classificação geral do campeonato depois de decorrida a fase final e última desta temporada desportiva, sendo uma honrosa prestação, a que teve a formação penalvense no escalão etário de doze anos.

Num escalão que foi disputado em duas fases, no qual na primeira, disputou-se num sistema de campeonato onde o factor proximidade juntou onze equipas num agrupamento - Zona Norte, de acordo com os critérios do organismo tutelar (AF Viseu) - tendo os penalvenses obtido a nona posição. Enquanto que na complementar e última fase, ficou agrupada com três equipas - o nono classificado de cada uma duas séries (Norte e Sul) mais o décimo da série Norte, no qual a equipa de Penalva do Castelo realizou um percurso quase imaculado que terminou no primeiro posto ficando apurada no computo geral no 17º lugar.

Num escalão em que não se dá tanta primazia aos resultados, mas sim à aprendizagem, que certamente também passa por construir uma mentalidade competitiva, a formação penalvense efectuou um percurso com dificuldades mas crescente em evolução ao longo da temporada em que uma boa parte dos atletas inscritos fez a sua estreia oficial em termos de competição. Praticamente tendo feito um percurso evolutivo de trás para a frente, os penalvenses passaram por dificuldades iniciais de adaptação mas acabaram em grande estilo e performance desportiva.

1ª Fase

Numa primeira fase, os penalvenses começaram com uma derrota mas reagiram bem na segunda jornada com triunfo passando depois a fase menos conseguida da temporada, onde em onze jornadas consecutivas conseguiram apenas somar um ponto. A "reviravolta" da sua prestação ocorreu de certa forma na derrota em casa do Resende, onde a equipa que se sagrou campeão no escalão venceu apenas por dois golos de diferença, os penalvenses. O estado de confiança de certa forma passou a ser outro tendo nas últimas sete jornadas da fase regular, conseguido pontuar em cinco, sofrendo apenas duas derrotas terminando de forma boa na última rodada com um empate frente à equipa que ficou no terceiro lugar. A formação penalvense acabou por ficar na nona posição da tabela geral, ainda assim considerando-se um desfecho bastante digno tendo em conta a falta de experiência de uma parte dos atletas que faziam a sua estreia em competição e as dificuldades ultrapassadas. Num campeonato dominado pelo conjunto de Resende, os penalvenses deram a sensação que se mais campeonato houvesse melhor lugar classificativo iriam obter.

2ª Fase

Na fase final da competição, apenas num grupo de três equipas, onde se discutia o apuramento final dos 17º, 18º e 19º classificados, os penalvenses enfrentaram adversários de posições e classificações muito idênticas tendo aí no entanto se destacado da forma como se conseguiu impor apesar de ter terminado com os mesmo pontos do Nelas (com quem travou uma interessante luta pelo primeiro lugar que culminou com uma derrota na condição de visitante e triunfo na condição de visitado). O Viseu e Benfica, o outro adversário, acabou por não somar qualquer ponto. No total foram nove pontos somados o que equivaleu o primeiro lugar da respectiva série, já que em igualdade pontual com o Nelas, valeu a vantagem no confronto directo e no maior numero de golos marcados.

Golos

Em matéria de golos, o Penalva acabou por sofrer mais do que marcar no computo geral, tendo no entanto uma diferença considerável entre a primeira e a segunda fase. Assim na estatística, foi uma média de mais de 1,9 golos marcados por jogo frente a 4,1 golos sofridos - na primeira fase, contra 4,5 marcados frente a 2,5 sofridos - na segunda fase.

Em outros dados estatísticos, os Infantis Sub-12 de Penalva realizaram 24 partidas, tendo obtido nas mesmas, seis (6= 3+3) triunfos, quatro (4= 4+0) empates e catorze (14= 13+1) derrotas. Golos marcados foram cinquenta e sete (57= 39+18) contra noventa e três sofridos (93= 83+10).

Quanto ao comando técnico, esteve a cargo na totalidade pelos técnicos António Rodrigues e José Luiz Pina que tinham transitado de temporada no mesmo escalão de Sub-12.

Futuro

Quanto ao futuro da equipa, ela poderá no próximo ano continuar toda junta, já que uma maioria vai subir para o escalão de Sub-13, estando o clube ainda a ponderar os escalões de futebol 7 em que vai competir.

No total foram dezasseis (16) atletas inscritos: André Almeida, Bruno Almeida, Diogo Ribeiro, Flávio Cabral, Gabriel Gomes, Hélder Cabral, João Artur Almeida, João Campos Fernandes, João Pedro Henriques, João Pedro Lopes, João Pedro Tiago, João Pedro Rodrigues, Júlio Albuquerque, Leonardo Gonçalves, Rodrigo Pinto e Rui Coelho. Destes referidos, nove (9) sobem para o escalão etário de Sub-13 enquanto sete (7) se mantêm elegíveis etariamente para disputar este escalão de Sub-12 na próxima temporada.

Mensagem final

Sem excepção, Parabéns a todos, atletas, incluindo os familiares dos respectivos que acompanharam o percurso diário de forma incondicional, como técnicos-directores e a todos os que contribuíram para que a temporada desportiva se realiza-se com sucesso. Vocês fazem parte do orgulho penalvense...vocês foram os nossos campeões...:)





Classificação após a 22ª e Última Jornada - Infantis (Sub-12) Distrital 1ª Fase - Série A1 2013-14:


Classificação após a 6ª e Última Jornada - Infantis (Sub-12) Distrital 2ª Fase - Série E2 (Apuramento 17º, 18º, e 19º classificados) 2013-14: