Site não oficializado do Sport Clube Penalva do Castelo.
A força penalvense desde 1945 no desporto e no futebol com paixão...

terça-feira, 17 de junho de 2014

Balanço Final Benjamins Sub-10 SCPC 2013-14

Benjamins (Sub-10):

Sport Clube Penalva do Castelo
x
Terminaram a Temporada




Analise Geral

A equipa dos Benjamins no escalão de Sub-10 do Sport Clube terminou a sua participação no campeonato oficial no passado dia 31 de Maio de 2014 como também a sua participação nos diversos torneios de encerramento em que se comprometeram, no passado dia 14 de Junho 2014, chegando assim o término da Temporada 2013-14.
Atingindo no computo geral o décimo quinto lugar da classificação geral do campeonato depois de decorrida a fase final e última desta temporada desportiva, sendo uma honrosa prestação, a que teve a formação penalvense mais nova, num escalão etário, onde o factor resultado é pouco relevante, tendo em conta o propósito e espírito de formação de desportista jovem. Revelaram, entre várias virtudes, uma enorme dedicação, espírito de equipa e companheirismo.

Num escalão que foi disputado em duas fases, no qual na primeira, disputou-se num sistema de campeonato onde o factor proximidade juntou doze equipas num agrupamento - Zona Norte, de acordo com os critérios do organismo tutelar (AF Viseu) - tendo os penalvenses obtido a oitava posição. Enquanto que na complementar e última fase, ficou agrupada com quatro equipas - os sétimos e oitavos classificados das duas séries (Norte e Sul),  no qual a equipa de "palmo e meio" de Penalva do Castelo realizou um percurso que terminou no terceiro lugar ficando apurada no computo geral no 15º lugar.

Num escalão em que não se dá tanta primazia aos resultados, mas sim à aprendizagem, que certamente também passa por construir uma mentalidade competitiva, a formação penalvense efectuou um percurso bastante interessante ao longo da temporada em que a esmagadora maioria dos atletas inscritos fazia a sua estreia oficial em termos de competição, exceptuando apenas Guilherme Vaz Pinto que tinha já na temporada passada feito o seu primeiro ano de competição apesar da tenra idade.

1ª Fase

Numa primeira fase em que os penalvenses faziam a estreia, começaram de uma forma tímida em Lamego mas dado o valor do adversário, que acabou por se sagrar vice-campeão distrital do escalão, pode- se considerar um resultado pouco relevante tendo em conta que a formação conseguiu reagir logo à segunda jornada, conseguindo vencer e somar os primeiros três pontos. Seguiram-se duas derrotas consecutivas frente a adversários mais experientes para depois ultrapassar a melhor fase da temporada com cinco jogos consecutivos a pontuar, entre eles uma excelente vitória em casa do Viseu e Benfica que terminou nos primeiros lugares da série. Passou-se depois uma fase menos boa com apenas uma vitória e três pontos em seis jogos seguidos para uma ponta final marcada por intermitência de resultados entre vitória seguida de derrota. A formação penalvense acabou por ficar na oitava posição da tabela geral, considerando-se um desfecho bastante digno tendo em conta a falta de experiência e por outro lado a evolução demonstrada. Num campeonato dominado pelo conjunto de Lamego e seguido por alguns clubes mais experientes, existiu de certa forma um desequilibro, nomeadamente entre os nove primeiros e os três últimos finais.

2ª Fase

Na fase final da competição, apenas num grupo de quatro equipas, onde se discutia o apuramento final dos 13º, 14º, 15º e 16º classificados, os penalvenses enfrentaram adversários de posições e classificações muito idênticas tendo aí encontrado o Castro Daire que foi adversário na primeira fase e que acabou por vencer a série de uma forma concludente tendo ainda defrontado os Galfarritos (Molelos), no qual somou quatro pontos entre seis possíveis e o Santo André (Mangualde), no qual nos confrontos somou apenas um ponto. No total foram cinco pontos somados o que equivaleu o terceiro lugar da respectiva série.

Golos

Em matéria de golos, o Penalva acabou por sofrer mais do que marcar, tendo na estatística uma média de mais de 2,3 golos marcados por jogo frente a 2,9 golos sofridos, na primeira fase, contra 2 marcados frente a 3,2 sofridos, na segunda fase.

Em dados estatísticos, os Infantis Sub-13 de Penalva realizaram 28 partidas, tendo obtido nas mesmas, dez (10= 9+1) triunfos, quatro (4= 2+2) empates e catorze (14= 11+3) derrotas. Golos marcados foram sessenta e dois (62= 50+12) contra oitenta e três sofridos (83= 64+19).

Quanto ao comando técnico, esteve a cargo na totalidade pelo técnicos-directores António Pinto, auxiliado por André Lopes. Enquanto António Pinto tinha transitado dos Infantis Sub-13 no ano anterior, André Lopes fez a sua estreia como dirigente-técnico auxiliar.

Futuro

Quanto ao futuro da equipa, ela poderá no próximo ano continuar toda junta, já que uma maioria vai subir para o escalão de Sub-11, estando o clube ainda a ponderar os escalões de futebol 7 em que vai competir.

No total foram dezasseis (16) atletas inscritos:  André Sales, Gonçalo Gomes, Guilherme Rodrigues, Guilherme Vaz Pinto, Hugo Matos, Lucas Órfão, Luís Carlos Aires, Mael Toscano, Maurício Florentino, Nuno Gomes, Rodrigo Chaves, Simão Ferreira, Simão Pedro, Tiago Gomes e Tomás Nunes. Destes referidos, onze (11) sobem para o escalão etário de Sub-11 enquanto cinco (5) vão-se ainda manter elegíveis para o escalão de Sub-10.

Mensagem final

Sem excepção, Parabéns a todos, atletas, incluindo os familiares dos respectivos que acompanharam o percurso diário de forma incondicional, como técnicos-directores e a todos os que contribuíram para que a temporada desportiva se realiza-se com sucesso. Vocês fazem parte do orgulho penalvense...vocês foram os nossos campeões...:)





Classificação após a 22ª e Última Jornada - Benjamins (Sub-10) Distrital 1ª Fase - Série A1 2013-14:


Classificação após a 10ª e Última Jornada - Benjamins (Sub-10) Distrital 2ª Fase - Série D2 (Apuramento 13º, 14º, 15º e 16º classificados) 2013-14: