Site não oficializado do Sport Clube Penalva do Castelo.
A força penalvense desde 1945 no desporto e no futebol com paixão...

quarta-feira, 25 de junho de 2014

Balanço Final Juniores Sub-19 SCPC - Temporada 2013-14

Juniores (Sub-19 ):

Sport Clube Penalva do Castelo
x
Terminaram a Temporada






Analise Geral

A equipa dos Juniores do Sport Clube terminou a sua participação no campeonato oficial no passado dia 29 de Março de 2014, atingindo o terceiro lugar da classificação geral ao fim da fase regular na Zona Norte do respectivo campeonato, sendo uma honrosa prestação, em parte tendo em conta as dificuldades que tiveram para constituir um plantel que oferecesse muitas garantias e expectativas. Com uma regularidade constante, a turma penalvense realizou uma temporada muito digna, mesmo que não tenha atingido a fase final da competição, reservada apenas para os dois primeiros. Pela terceira temporada consecutiva atinge o terceiro posto e fica afastado da fase final da competição por uma "unha negra". Se na temporada passada foi apenas pela diferença de golos e desvantagem no confronto directo com o segundo, esta época foi pela diferença de um ponto e apenas dois para o primeiro - a formação do SC Lamego. Foram apenas duas derrotas obtidas no total, mas com um campeonato tão curto (18 jornadas), a margem de erro era muito pequena. A série composta apenas por 9 equipas, é muito curta pelo está longe do que seria o ideal do ponto de vista competitivo. É uma questão a rever, uma vez mais, pelo organismo tutelar, A. F. Viseu, no sentido de conferir mais competitividade e evolução do próprio futebol no distrito. Mesmo com poucas equipas existiu desequilibro notório entre, basicamente, os cinco primeiros para os quatro últimos.

De trás para a frente: a sua prestação até começou com um "passo em falso", ao sair derrotado da casa do vice-líder (Sátão) e empatado na segunda rodada em casa frente ao Moimenta da Beira, mas a partir da terceira ronda, os penalvenses encontraram o caminho das vitórias e logo em casa do sempre dificílimo conjunto de Cinfães, conseguindo quatro triunfos consecutivos. Depois veio nova derrota e de certa forma decisiva, na casa do Lamego, que mesmo se sagrando campeão de série, foi uma formação muito débil na fase final da competição, sem nenhum ponto somado e com muitos golos sofridos. A partir desta derrota, no terreno lamacense, os juniores penalvenses não mais cederam qualquer derrota ao ultrapassarem nove jogos consecutivos a pontuar o que ainda assim acabou por ser insuficiente para ficar num dos dois primeiros classificados.

O plantel: Mesmo neste último escalão etário de formação, alguns atletas faziam a estreia pela camisola do Penalva e pela competição oficial de futebol 11. O plantel acabou assim por ser um pouco desequilibrado ao longo da temporada salientando no entanto poucas desistências com o decorrer da temporada (apenas dois não terminaram a temporada: Marco Adro e David Gomes). Já que tendo em conta a pouca experiência de alguns atletas inscritos, as soluções equalitativas não abundaram. Alguns juvenis ainda fizeram parte das escolhas para alguns encontros no sentido de dar equilíbrio competitivo.

Não houve um marcador de serviço a destacar-se mas podem-se fazer algumas referências individuais, salientando neste caso alguns casos como: Luís Filipe Almeida, pelo motivo de ter sido o melhor marcador. Hugo Rebelo pela veia goleadora para um defesa, e diversos juniores de último ano como Pedro Martins, Carlos Carvalho, Ricardo Lemos, Rogério Campos, Ricardo Fernandes, Rafael Carvalho e Nuno Rafael pelas diversas chamadas à equipa sénior como de promoção para a próxima temporada, no caso de alguns. Muitos outros merecem um destaque especial, mas apenas mencionamos alguns referidos por motivos mais óbvios.

Estatística

Em dados estatísticos, os juniores de Penalva realizaram 16 partidas, tendo obtido nas mesmas - dez (10) triunfos, quatro (4) empates e duas (2) derrotasGolos marcados foram trinta e quatro (34) contra quinze (15) sofridos. A segunda volta foi mais positiva e benéfica em pontos do que a primeira, mas a diferença foi muito curta - apenas dois pontos. Média de golos marcados foi de 2,1 enquanto a média de golos sofridos foi de 0,9.

Técnico

Quanto ao comando técnico, esteve a cargo na totalidade pelo mister Sérgio Nunes, que fez a estreia como técnico a representar o Sport Clube Penalva do Castelo.

Futuro


Quanto ao futuro dos jogadores desta temporada, digamos que é repartido, mas que contudo são mais os que sobem do que os que ficam.Uma parte continua com idade para prosseguir neste escalão enquanto outra mais que metade fará a subida ao escalão superior - Seniores.

Subidas para a idade sénior na próxima temporada (11): Carlos Carvalho, David Gomes, Marcos Adro, Nuno Rafael, Pedro Martins, Rafael Pina, Rafael Carvalho, Ricardo Fernandes, Ricardo Lemos, Rogério Campos e Telmo Eusébio.

Ficam para a próxima temporada disponíveis neste escalão (7): Fábio Ferreira, Francisco Almeida, Hugo Rebelo, João Silva, Luís Filipe Almeida, Pedro Formoso e Rafael Ascenção.


Mensagem final

Sem excepção, Parabéns a todos, atletas, incluindo também os familiares dos respectivos que acompanharam o percurso diário de forma incondicional, como o técnicos e o director (João Luís) e a todos os que contribuíram para que a temporada desportiva se realiza-se com sucesso. Vocês fazem parte do orgulho penalvense...vocês foram os nossos campeões...:)






Classificação após a 18ª e Última Jornada - Juniores (Sub-19) Distrital Fase Regular - Zona Norte 2013-14: