Site não oficializado do Sport Clube Penalva do Castelo.
A força penalvense desde 1945 no desporto e no futebol com paixão...

domingo, 28 de outubro de 2012

Seniores SCPC 2012-13 (1ª Fase - 6ª Jornada): GD Oliveira de Frades 2 x SC Penalva do Castelo 2


Derby distrital bem disputado acaba empatado a duas bolas!! Penalva esteve mais perto de vencer, mas as equipas do mesmo distrito e que lutam pelo mesmo objectivo acabaram por repartir pontos!!

Ficha de Jogo:

Grupo Desportivo de Oliveira de Frades
1 André Martins
2 Nélson Cardoso
3 Mauro Pereira
8 Meireles ©
9 Ruca
10 Sucena
11 Aidos
14 Leandro Mendes
15 Mika Gonçalves
17 Pedro´s
21 Nélson Rato

Substituições: Aidos por Pedro Ribeiro (22`), Nelson Rato por 6 Rafael Melo (74`) e Meireles por 22 Diogo Nunes (77`).

Suplentes não utilizados:
12 André Silva
4 Tiago Dias
16 Jimmy
18 Ricardo Figueiredo

Treinador: Pedro Lopes

Sport Clube de Penalva do Castelo
99 Bruno Ferrary
3 Diogo Cunha
5 Alfredo Pinto
7 Zé Carlos
9 Zé Henrique
11 Dédé
18 Flávio Cardoso
20 Gui
21 Joe
22 Egipto
23 Sérgio Fonseca ©

Substituições: Zé Henrique por 13 Ascenso (64`), Egipto por 77 Tiago Gonçalves (70`) e Flávio Cardoso por 10 Miguel Pereira (88`).

Suplentes não utilizados:
24 Carlitos Carvalho
2 Tiago Borges
12 Joãozito

Treinador: Rogério Sousa


28 Outubro 2012
Jogo no Parque Desportivo - Campo Nº 1, em Oliveira de Frades.
Assistência: cerca de 200 pessoas
Árbitro: Helder Lamas (A.F. Braga)
Auxiliares: Nelson Cunha & Rui Mota
Ao intervalo: 1-1
Resultado final: 2-2
Marcadores: Aidos (8`), Dédé (34`), Sérgio Fonseca (48`) e Pedro Ribeiro (73`).
Acção disciplinar: Cartão Amarelo para  Pedro´s (33`), Mauro Pereira (47` e 55`), Ruca (67`), Joe (79`) e Dédé (90+2`).
Cartão Vermelho por acumulação de Amarelos a Mauro Pereira (55`).

Encontram-se na região de lafões, duas equipas do mesmo distrito a disputar a série C da 3ª Divisão Nacional e que esta temporada perseguem o mesmo objectivo, evitar não descer aos campeonatos distritais.
Separadas por dois pontos à entrada para esta sexta ronda, o Oliveira de Frades e o Penalva do Castelo ofereceram um jogo bem disputado que acabou por ficar igualado a duas bolas. Curiosidade: o mesmo resultado verificado na temporada anterior, a contar para a fase regular do campeonato. Semelhanças: Emoção, golos, incerteza no marcador até ao apito final.
Mais perto de vencer esteve o Penalva do Castelo, mesmo apesar de começar a perder, logo aos 8 minutos, por um golo de Aidos, que oportuno e aproveitando um desentendimento e hesitação do sector mais recuado penalvense, colocou os oliveirenses em vantagem. O Penalva efectuou uma boa resposta e ainda acabou por dar a volta ao marcador no inicio do segundo tempo, por intermédio do seu capitão, Sérgio Fonseca. Na primeira metade da partida, ao minuto 34, Dédé tinha colocado o marcador empatado a uma bola. Foi a estreia do atleta guineense a marcar pela camisola penalvense. Jogadas de qualidade e emoção junto das duas balizas não faltou e os golos poderiam ter surgido para qualquer uma das partes, mas o Penalva revelou-se mais eficaz neste capitulo, aproveitando também o efeito moralizador e os indices de maior confiança por na passada semana ter ultrapassado mais uma eliminatória da Taça de Portugal, diante do conjunto de Fátima, da 2ª Divisão Nacional.
No melhor periodo dos penalvenses, aquando do golo do empate e golo da reviravolta, o dianteiro Dédé ainda enviou uma bola ao poste da baliza de André Martins.
O Oliveira teve o inicio da partida, o seu momento mais conseguido do primeiro tempo. Num dos lances mais inspirados, marcou por Aidos. O outro lance mais periogo, foi Bruno Ferrary que evitou a concretização com sucesso de Sucena.
O empate a uma bola foi o resultado ao intervalo. Aceitava-se.
Praticamente no inicio da etapa complementar, foi o Penalva mais oportuno e Sérgio Fonseca, de cabeça, efectuou a cambalhota no marcador. A emoção estava presente novamente, já depois de uma primeira parte bem disputada. Mauro Pereira em poucos minutos cometeu duas faltas que lhe valeram dois amarelos e o consequente vermelho que o fez ir "tomar banho" mais cedo e deixar os oliveirenses reduzidos a dez elementos.
Na cobrança da falta que originou a inferioridade numérica da turma orientada por Pedro Lopes. Gui, neste desafio regressado à formação orientada por Rogério Sousa depois de cumprir dois jogos de castigo, atirou à barra da baliza do guardião André Martins. Era a segunda bola enviada pelos penalvenses nos ferros da baliza dos oliveirenses.
A tarefa do Oliveira de Frades pontuar ficava ainda mais dificultada. A perder e com menos uma unidade em campo, chegar ao golo só seria possível com muita determinação ou através de algum erro do adversário. No inverso, os penalvenses estavam em previligiada posição para aguentar a vantagem e garantir os três pontos.
O Oliveira de Frades "optou" por ariscar e pressionar os penalvenses, o que lhe valeu o golo do empate pelo jogador lançado no encontro, Pedro Ribeiro. Por algum mérito, é de dizer mas também por algum felicidade e consentimento dos penalvenses, que não foram lestos nem práticos na abordagem do lance que originou o empate a duas bolas, decorria o minuto 73.
Como seria de esperar o encontro guardaria emotividade para o último quarto de hora de jogo. Assistiu-se assim a um jogo elecrizante, com jogadas rápidas e perigosas sucessivas de parte a parte e o Penalva carregava novamente com o intuito de ainda tentar chegar a novo golo.
O marcador não mais se alterou e a repartição de pontos foi o destino para as duas equipas que fazem parte do mesmo distrito nesta série da 3ª Divisão Nacional. Contudo a vitória poderia pender para algum dos lados o que não seria injusto. O Penalva esteve mais perto de o conseguir é certo, mas os oliveirenses também fizeram por tentar chegar ao golo que conferisse pontuar.
Pontuar fora de casa é sempre positivo mas na classificação geral, o mais penalizado foi o Penalva do Castelo, que saiu do grupo dos seis primeiros classificados, aquele que como se sabe, evita a descida automática aos campeonatos distritais logo na primeira fase do campeonato.
Mais jogos e desafios para vençer estão num futuro próximo.

Próxima partida do campeonato, a sétima, está agendada para 04 de Novembro de 2012. O Penalva do Castelo recebe o Avanca, aquela tal equipa que tem ultimamente pontuado quase sempre contra os penalvenses. Conseguirá o Penalva contrariar a tendência dos últimos confrontos com a turma avancanense? Ficará este desafio para o próximo domingo!
Respeito! Determinação! Ambição! Confiança! União! Penalva em busca sempre da vitória...:)

[Crónica|Ficha de Jogo: Jorge Lima & CinZa]
 

[Foto: Jorge Lima © direitos reservados]

Resultados e Classificação:

6ª Jornada - 3ª Divisão Nacional Série C 2012/13 - 1ª Fase (Fase Regular):

Parada 1 x Oliveira do Bairro 3
Salgueiros 2 x Aguiar da Beira 0
Estarreja 2 x Grijó 0
Oliveira de Frades 2 x Penalva do Castelo 2
Avanca 1 x União de Lamas 1
Sampedrense 1 x Alba 2

Classificação após a 6ª Jornada - 3ªC 2012-13 - 1ª Fase (Fase Regular):