Site não oficializado do Sport Clube Penalva do Castelo.
A força penalvense desde 1945 no desporto e no futebol com paixão...

domingo, 14 de outubro de 2012

Seniores SCPC 2012-13 (1ª Fase - 5ª Jornada): SC Penalva do Castelo 0 x CD Estarreja 0


Jogo muito disputado com nulo no marcador, entre o Penalva e o Estarreja!

Ficha de Jogo:

Sport Clube de Penalva do Castelo
99 Bruno Ferrary
3 Diogo Cunha
5 Alfredo Pinto
6 Gamarra
7 Zé Carlos
9 Zé Henrique
10 Miguel Pereira
18 Flávio Cardoso
21 Joe
22 Egipto
23 Sérgio Fonseca ©

Substituições: Miguel Pereira por 13 Ascenso (54`), Egipto por 11 Dédé (62`) e Zé Carlos por 77 Tiago Gonçalves (76`).

Suplentes não utilizados:
1 Pedro Cruz
2 Tiago Borges
12 Joãozito

Treinador: Rogério Sousa

Clube Desportivo de Estarreja
99 Pedro Monteiro
4 Gustavo
7 Carela
10 Bruno Costa
11 André Castro
17 Justiça
18 Pedro Lemos
20 Hélder Ferreira
23 Jorginho
24 Rui Beato
25 Rui Pinho ©

Substituições: Jorginho por 3 Carlitos (46´), Hélder Ferreira por 9 Bonfim (71`) e André Castro por 22 João Paulo (79`).

Suplentes não utilizados:
1 Fabio Matos
8 Tarola
16 Pedro Almeida
21 Nuno Cruz

Treinador: Sandro Botte


14 Outubro 2012
Jogo no Parque Desportivo de Santa Ana, em Penalva do Castelo.
Assistência: cerca de 250 pessoas
Árbitro: Tiago Gonçalves (A.F. Castelo Branco)
Auxiliares: Ricardo Fernandes & Flávio Antunes
Ao intervalo: 0-0
Resultado final: 0-0
Marcadores: -
Acção disciplinar: Cartão Amarelo para Gamarra (53`) e Justiça (74`).









Tarde própria e caracteristica de Outono aguardava um reencontro, sete anos depois, entre o Penalva do Castelo e o Estarreja. A turma que viajou do distrito de Aveiro, trazia a vice-liderança consigo enquanto a formação da região Dão-Lafões, o quinto lugar, para esta quinta ronda da fase regular do campeonato, que apura os seis primeiros e os seis últimos.
O encontro estava rodeado de bastante expectativa, mesmo que as equipas tenham vindo de resultados opostos ou antogónicos na ronda anterior.
Ambas procuravam os três pontos e se manter na primeira metade da tabela classificativa.

Apesar de várias oportunidades de golo e de emotividade junto das balizas, o marcador ao longo da partida não sofreu alteração e o empate a zero foi o resultado que perdurou e ficará para a estatística e história das duas formações da região centro.

Muita disputa pelo esférico não faltou e o jogo foi dinâmico até ao apito final.
A equipa orientada pelo técnico Sandro Botte foi o colectivo que entrou mais pressionante, dando pouca margem de progressão aos atletas penalvenses, que somente a partir do quarto de hora começaram a subir no terreno.
O Estarreja jogava sobretudo em velocidade do meio campo para a frente e os seus alas, Carela e Bruno Costa ganharam protagonismo na dinâmica que colocaram no ataque estarrejense.
A equipa orientada pelo técnico Rogério Sousa, conseguiu equilibrar a partida e a partir dos 15 minutos colocou à prova Pedro Monteiro por duas situações.
Com o jogo equilibrado, as equipas foram-se encaixando uma na outra e passou-se a jogar mais no meio campo, sem que se descurassem a velocidade dos atacantes de ambas as equipas.
Á passagem da meia hora, Bruno Costa do Estarreja, colocou também à prova Ferrary, com este a defender apertado para canto.
Mais tarde respondeu o Penalva, e Zé Henrique atira com estrondo à trave da baliza estarrejense, gorando-se uma bela situação para se inaugurar o marcador no Parque Desportivo de Santa Ana.
Pouco depois chegava o intervalo. Zero a zero no marcador, assinalava o marcador num primeiro tempo em que o equilíbrio foi a nota dominante.
No reatamento do encontro, é o Estarreja que entra mais decidido e a todo o gás, criando duas situações de muito apuro para o sector penalvense mais recuado, valendo Ferrary a negar o remate colocado do recem entrado Carlitos.
Ainda na recarga o esférico acaba por embater na trave da baliza penalvense e pouco depois passava o perigo para a turma que habitualmente veste de preto e branco.
O Estarreja continuava perigoso nas suas acções, demonstrando claramente neste encontro, equipa para lutar pelos seis primeiros da tabela classificativa, mesmo para uma formação que vem do campeonato distrital de Aveiro, fruto de se sagrar campeão distrital na temporada passada.
O Penalva encontrava algumas dificuldades em ligar os seus sectores, nomeadamente entre o meio campo e o ataque, e numa dessas jogadas o esférico sobrou para o adversário, sendo quase surpreendido com um contra-ataque rápido dos estarrejenses.
Carela, em posição duvidosa de fora de jogo, ganha terreno e fica isolado perante Ferrary com os penalvenses a pedir interrupção da partida. Só que o guardião penalvense esteve em dia sim, claramente e nega mais uma vez uma boa situação de golo para os visitantes, esta provavelmente a melhor oportunidade do Estarreja em toda a partida.
Seria praticamente a última grande situação de golo para o colectivo que veste de cor de laranja e azul no jogo.
A partir do quarto de hora da etapa complementar, o Penalva começou a ganhar o duelo físico e passou mais constantemente a ameaçar a baliza contrária.
Primeiro Dédé ao minuto 69, com um remate rasteiro ao lado. Depois, num livre cruzado, Sérgio Fonseca ganhou nas alturas e o remate sai um tudo ou nada junto ao poste da baliza de Pedro Monteiro.
Os visitados tomavam assim mais ascendente na partida a partir desde momento do jogo, deixando o Estarreja entregue preferencialmente ao contra-ataque.
Tiago Gonçalves, lançado nesta parte final pelo técnico penalvense, teve nos pés uma boa situação para alterar o marcador, mas em boa posição rematou ligeiramente ao lado. Já em tempo de compensação e praticamente na última jogada no encontro, foi a vez de Alfredo Pinto nas alturas, falhar mais uma soberana ocasião para o nulo no marcador ser desfeito.
Assim não quis o destino desta boa partida disputada e pouco depois o arbitro do encontro dava por terminado o mesmo.
Divisão de pontos que se aceita.
Arbitragem regular.

Próxima partida do campeonato, a sexta, está agendada apenas para 28 de Outubro de 2012, já que no próximo fim de semana terá lugar a disputa de mais uma eliminatória da Taça de Portugal, em que os penalvenses vão defrontar o Clube Desportivo de Fátima. Sendo que, a proxima jornada tera lugar apenas na semana seguinte, em que o Penalva do Castelo vai até à região de Lafões defrontar um clube também ele do distrito de Viseu, o Grupo Desportivo de Oliveira de Frades.

[Crónica|Ficha de Jogo: CinZa]










[Fotos: CinZa © direitos reservados]

Vídeo com resumo da partida:


[Vídeo in SporTViseu]

Resultados e Classificação:

5ª Jornada - 3ª Divisão Nacional Série C 2012/13 - 1ª Fase (Fase Regular):

Aguiar da Beira 2 x Parada 2
Grijó 0 x Salgueiros 1
Penalva do Castelo 0 x Estarreja 0
União de Lamas 1 x Oliveira de Frades 1
Alba 2 x Avanca 0
Oliveira do Bairro 2 x Sampedrense 0

Classificação após a 5ª Jornada - 3ªC 2012-13 - 1ª Fase (Fase Regular):