Site não oficializado do Sport Clube Penalva do Castelo.
A força penalvense desde 1945 no desporto e no futebol com paixão...

domingo, 7 de outubro de 2012

Seniores SCPC 2012-13 (1ª Fase - 4ª Jornada): SC Salgueiros 08 3 x SC Penalva do Castelo 1


Arbitragem desde cedo "cortou as pernas" ao Penalva, que mesmo em inferioridade numérica realizou uma exibição positiva, contudo acabando por se "afundar" no terreno do histórico Salgueiros!

Ficha de Jogo:

Sport Clube Salgueiros 08
24 Miguel Matos
2 Joel Monteiro
3 Albertino ©
5 Moreira
7 Rui João
11 Toste
17 Correia
19 Luca
21 Vítor Fróis
27 Fábio Pereira
28 Quim Ferraz

Substituições: Fábio Pereira por 9 Quim Simões (60`), Correia por 14 Alex Cabral (66`) e Quim Ferraz por 16 Pinheiro (75`).

Suplentes não utilizados:
50 Chico
23 Bruno Pereira
25 Couto
88 Carminé

Treinador: Carlos Secretário

Sport Clube de Penalva do Castelo
1 Pedro Cruz
2 Tiago Borges
5 Alfredo Pinto
6 Gamarra
7 Zé Carlos
12 Joãozito
18 Flávio Cardoso
20 Gui
21 Joe
22 Egipto
23 Sérgio Fonseca ©

Substituições: Tiago Borges por 3 Diogo Cunha (46`), Joãozito por 11 Dédé (63`) e Flávio Cardoso por 77 Tiago Gonçalves (78`).

Suplentes não utilizados:
1 Bruno Ferrary
9 Zé Henrique
10 Miguel Pereira

Treinador: Rogério Sousa


07 Outubro 2012
Jogo no Estádio do Padroense Futebol Clube, na localidade de Senhora da Hora, em Matosinhos.
Assistência: cerca de 750 pessoas
Árbitro: João Calado (A.F. Coimbra)
Auxiliares: Assis Marques & Tiago Silva
Ao intervalo: 1-1
Resultado final: 3-1
Marcadores: Zé Carlos (29`), Correia (30´), Correia (62`) e Rui João (86´).
Acção disciplinar: Cartão Amarelo para  Tiago Borges (31´), Dédé (78`) e Vítor Fróis (90+3`).
Cartão Vermelho directo a Gui (14`).





O carisma do jogo era inédito, já que o Penalva do Castelo defrontava pela primeira vez no seu historial em campeonatos seniores, o histórico clube de Salgueiros, que tem na actualidade outra designação em comparação ao que ostentou quando militou na liga principal de futebol não há muitos anos e que esta temporada está de volta aos campeonatos nacionais, fruto de se ter sagrado campeão distrital da Associação de Futebol do Porto na temporada transacta.
Ambas as equipas partiam para esta quarta ronda contabilizando seis pontos na tabela classificativa o que deixava antever uma partida interessante pela disputa dos três pontos.
A jogar na condição de visitado, no estádio do Padroense Futebol Clube, casa partilhada ou emprestada, e perante umas boas centenas de adeptos e num bom ambiente de espectáculo, o Salgueiros venceu a partida por três bolas a uma.
O resultado final acaba por não relatar os acontecimentos sequenciais do desenrolar do encontro e o triunfo salgueirista foi pouco convincente.
Apesar de o vencedor ser indiscutivel, o Penalva mesmo que tenha perdido, realizou uma partida positiva e destemida, merecendo outro desfecho final, conjugando que cedo tenha ficado com menos um elemento em campo e ter sido o primeiro a marcar na partida. O encontro ficará contudo inevitavelmente marcado pela expulsão de Gui do Penalva ao quarto de hora de jogo. Uma decisão inacreditável e injustificada do arbitro da partida, que levou a que o Penalva passa-se a jogar com menos um, desde o minuto 15. O Salgueiros, desse factor aproveitou, para acabar por vencer o Penalva do Castelo, mas apenas no segundo tempo o pode, de certa forma, justificar. Pouca alma para tamanho numero de adeptos. Se o favorito, pelos pergaminhos de cada equipa, apontasse para a vitória do Salgueiros, o Penalva lutou e esforçou-se para levar outro resultado de Matosinhos. Os salgueiristas partiam com mais responsabilidades por jogarem perante o seu público e serem inevitavelmente o principal candidato à subida. Mas por outro lado, o Penalva desde cedo ficou limitado na sua ambição de conseguir um resultado positivo por uma decisão errada da equipa de arbitragem. Mesmo assim, até foi a formação que no primeiro tempo realizou a exibição mais conseguida. Zé Carlos foi o primeiro a marcar na localidade de Senhora da Hora. Correia do Salgueiros marcou dois golos, dando a volta ao marcador ao qual se juntou mais tarde, um tento de Rui João em contra-ataque, para assim oferecer os três pontos em disputa ao conjunto orientado pelo ex-internacional de futebol por Portugal, e agora técnico, Carlos Secretário.


Por sequência:

0 Mts. Apresentação das equipas. Uma curiosidade: ambos os capitães das equipas possuem 40 anos de idade. Muito público. Bom ambiente de espectáculo de futebol. Temperatura agradável. O Salgueiros saiu com o esférico da partida.

- Salgueiros com mais posse de bola e com mais iniciativa de jogo mas algo pressa de movimentos. O Penalva tem saído em contra-ataque com critério e de forma inteligente -

7 Mts. Penalva introduz a bola no fundo da baliza do Salgueiros, contudo o golo é anulado pelo arbitro da partida. Pontapé de canto. Alfredo salta mais alto e cabeceia para a direcção da baliza, encontrando Joe, que subtilmente desvia para dentro da baliza, estando ou não em posição de fora de jogo? Ficaram algumas dúvidas na legalidade ou não da jogada que daria o primeiro golo da partida ao Penalva.

14 Mts. Gui recebe vermelho directo e deixa o Penalva a jogar com menos um elemento em campo. Inacreditável a decisão do arbitro. Por diversas razões. Um jogador salgueirista esgueira-se nas costas da defesa do Penalva. Gui intercepta a bola e ao mesmo tempo contacta com Rui João. Injustificada a decisão de expulsar o jogador da partida. Primeiro o atleta penalvense toca na bola primeiro só depois é que existe contacto. Segundo motivo, o jogador salgueirista não tinha ganho uma posição clara nem nítida de isolado perante o adversário e em terceiro lugar, o jogador do Salgueiros não estava em posição frontal à baliza. Prejudicado: O Penalva. Beneficiado: O Salgueiros.

- O Salgueiros pressiona mais, como era de esperar e de forma natural. O Penalva passou agora a jogar em inferioridade numérica. Vida muito mais complicada para a formação penalvense. Em contra-ataque, os penalvenses contudo tem respondido bem. Flávio Cardoso com duas arrancadas pelo flanco direito, remata com algum perigo para a baliza de Miguel Matos -

29 Mts. GOLO - Penalva do Castelo. Zé Carlos o autor do tento que inaugurou o marcador na partida. Pontapé de canto. Uma primeira bola ressaltada pela defesa salgueirista, aparecendo depois na emenda, Zé Carlos, que de cabeça desfere um remate certeiro para o fundo da baliza de Miguel Matos. O Penalva colocava-se em vantagem.

30 Mts. GOLO - Salgueiros. Correia o autor do tento que iguala novamente a partida. Mal teve tempo de festejar, o Penalva, já que na jogada seguinte, o Salgueiros faz a igualdade a um. Correia oportuno dentro da grande área, remata com intenção e colocação, com o esférico ainda a desviar em Alfredo, e apenas a parar no fundo da baliza de Pedro Cruz.

- Jogo cresceu de emotividade nos últimos minutos -

- Até ao intervalo o ritmo de jogo baixou, prevalecendo o jogo a meio campo, escasseando as situações de emotividade junto das balizas -

45+1 Mts. Final do primeiro tempo. Intervalo no encontro. As equipas recolhem aos balneários.
Prevalece uma igualdade a uma bola. Plenamente justificada pelo desenrolar dos acontecimentos. O Salgueiros apesar de mais posse de bola, movimenta a bola com pouca dinâmica. O Penalva realizou uma exibição madura, conseguindo na maioria das vezes controlar a acção do adversário ao mesmo tempo que tem actuado de forma organizada. A expulsão de Gui foi um duro revés, já que perdeu uma unidade criativa no meio campo e menos um elemento para equilibrar a sua estrutura.

45 Mts. Reinicio da partida para se jogar o segundo tempo. O Penalva fez uma substituição. Ficou Tiago Borges no balneário e entrou Diogo Cunha para o seu lugar.

- Inicio de etapa complementar em que o Salgueiros tem novamente mais bola, mas o Penalva não se desmonta, jogando em unidade e preferencialmente em contra-ataque, tentando surpreender os locais. O Salgueiros parece um pouco mais solto neste segundo tempo e é visível que o Penalva a jogar com menos um vai ter trabalho redobrado -

62 Mts. GOLO - Salgueiros. Novamente Correia a ser o autor do golo, que assim dá a volta ao marcador e o Salgueiros é agora a equipa que se posiciona na frente do marcador. O experiente avançado salgueirista aparece no sitio certo para finalizar de cabeça um cruzamento. Simples e eficaz. Ficou por completar a marcação por parte do Penalva ao dianteiro do Salgueiros.

- De imediato, na resposta ao golo sofrido, o técnico Rogério Sousa, coloca um ponta de lança em campo, passando a jogar de forma directa. Dédé, o atleta na circunstância vai fazer a estreia com a camisola penalvense. O mais recente reforço do Penalva era lançado na partida no sentido de tentar dar outro figurino positivo na partida para os penalvenses.

- Passava-se a assistir a uma jogo mais amorfo e adormecido, já que o Salgueiros com mais posse de bola era lento nas suas movimentações e o Penalva aproveitava para manter o adversário afastado da sua defesa ao mesmo tempo que tentava contra-atacar, mas sem resultados práticos -

- O Salgueiros era a equipa mais perigosa, mas nem por isso era uma formação muito incisiva e determinada nas suas acções -

79 Mts. Quim Simões remata com muito perigo já dentro da grande área do Penalva, valendo a coragem de Alfredo que colocou o corpo à bola, cortando assim para canto.

86 Mts. GOLO - Salgueiros. Rui João o autor do terceiro logo dos salgueiristas. O Penalva beneficiava de livre para cruzamento para a grande área, ariscando ao colocar muitos homens na grande área. O Salgueiros consegue interceptar a bola e lançar rápido para o ataque. A defesa ficou descompensada e em puro contra-ataque, diga-se fatal, o Salgueiros fica com espaço, cabendo a Rui João o remate final, quando tinha apenas Pedro Cruz pela frente.

- Quase a chegar ao fim do tempo regulamentar, o Salgueiros marca o terceiro e deixa o Penalva tem tempo de reacção e assim praticamente coloca um ponto final no vencedor do encontro -

+ 4 Minutos de Compensação

- Nada mais de relevo a registar até ao apito final. Termina a partida de seguida -

- O Salgueiros vence por três bolas a uma. Os adeptos e a claque Alma Salgueirista que marcaram presença nas bancadas festejam o triunfo, mas não devem ter ficado muito convencidos com a exibição da sua equipa, que teve espaço de manobra mais elevado na partida do que o Penalva, já que o arbitro fez questão de limitar e condicionar desde cedo a estratégia dos penalvenses, ao expulsar injustamente um atleta, e de conseguir assim levar outro resultado do encontro, o que não seria escândalo nenhum -

Próxima partida do campeonato, a quinta, está agendada para 14 de Outubro de 2012. O Penalva do Castelo recebe o Estarreja, que volta esta temporada à 3ª Divisão e a defrontar os penalvenses.

[Crónica|Ficha de Jogo: CinZa]















[Fotos: CinZa © direitos reservados]

Resultados e Classificação:

4ª Jornada - 3ª Divisão Nacional Série C 2012/13 - 1ª Fase (Fase Regular):

Aguiar da Beira 2 x Oliveira do Bairro 0
Parada 1 x Grijó 2
Salgueiros 3x Penalva do Castelo 1
Estarreja 2 x União de Lamas 0
Oliveira de Frades 0 x Alba 1
Avanca 0 x Sampedrense 1

Classificação após a 4ª Jornada - 3ªC 2012-13 - 1ª Fase (Fase Regular):