Site não oficializado do Sport Clube Penalva do Castelo.
A força penalvense desde 1945 no desporto e no futebol com paixão...

domingo, 16 de dezembro de 2012

Seniores SCPC 2012-13 (1ª Fase - 11ª Jornada): SCPenalva do Castelo 2 x Oliveira do BairroSC 2

Penalva do Castelo empata a dois com a equipa do Oliveira do Bairro e mantêm-se entre os seis primeiros da classificação! Última ronda da 1ª volta conferiu um jogo bem disputado com quatro golos num terreno de jogo impróprio para futebol!!

Ficha de Jogo:

Sport Clube de Penalva do Castelo
99 Bruno Ferrary
2 Tiago Borges
5 Alfredo Pinto
6 Gamarra
7 Zé Carlos
11 Dédé
12 Joãozito
13 Ascenso
20 Gui
22 Egipto
23 Sérgio Fonseca ©

Substituições: Zé Carlos por 18 Flávio Cardoso (57´), Tiago Borges por 77 Rui Santos (61`) e Gamarra por 9 Zé Henrique (79`).

Suplentes não utilizados:
1 Bruno Gonçalves
3 Diogo Cunha
17 Alex Sousa
21 Joe

Treinador: Rogério Sousa

Oliveira do Bairro Sport Clube
1 Marco Santos
7 Alexis
8 Miguel Tomás
9 Luís Barreto
10 Daniel Fontes
12 Paulo Costa ©
22 Rui Castro
23 Mauro Pereira
25 Leandro
28 Hugo Paulo
29 Cílio Souza

Substituições: Hugo Paulo por 6 Zé Miguel (75`) e Miguel Tomás por 11 André Aranha (83`).

Suplentes não utilizados:
12 André Queirós
2 Gonçalo Bem-Haja
3 Artur
14 Gilberto
27 Ricardo Oliveira

Treinador: Rui França

16 Dezembro 2012
Jogo no Parque Desportivo de Santa Ana, em Penalva do Castelo.
Assistência: cerca de 200 pessoas
Árbitro: Sandro Soares (A.F. Leiria)
Auxiliares: Eduardo Gaspar & João Branco
Ao intervalo: 0-0
Resultado final: 2-2
Marcadores: Cílio Souza (59`), Dédé (61`), Cílio Souza (g.p.) (77`) e Dédé (90+2`).
Acção disciplinar: Cartão Amarelo para Rui Castro (15`), Hugo Paulo (20`) e Alfredo Pinto (76`).







No fecho da primeira volta da fase regular, encontraram-se "velhos" rivais nacionais no Parque Desportivo de Santa Ana onde as condições metereologicas, à semelhança de todo o território nacional, não eram as mais indicadas ou propicias para a prática de futebol como também para a assistência, mas diga-se, não deve ter dado o tempo por mal empregue, tal foi o jogo bem disputado pelas duas equipas. O empate a duas bolas foi o resultado verificado entre os penalvenses e os falcões do cértima. Equipas separadas por dois pontos na tabela classificativa, com os bairrantinos a contar com mais um jornada realizada por antecipação.

O inicio de jogo foi muito dividido onde foi notória a dificuldade das equipas conseguirem circular o esférico no terreno encharcado e pesado. Nenhuma das equipas se conseguiu superiorizar uma à outra onde os lances de maior perigo surgiram através de bola parada. No entanto realce para a prestação das equipas, que deram o seu melhor mediante as limitações impostas pelo terreno de jogo, proporcionando uma interessante disputa pelos três pontos. O Penalva do Castelo a espaços teve ligeiro ascendente e a situação onde esteve mais perto de marcar no primeiro tempo surgiu ao minuto 32, quando Zé Carlos já dentro da grande área contrária e em boa posição rematou ao lado da baliza defendida pelo guardião do Oliveira do Bairro, Marco Santos.

Ao intervalo, o marcador registava um nulo no marcador, que se justificava pelo equilíbrio evidenciado entre as duas equipas e que espelhava a prestação de ambas, onde foi notório que o maior inimigo das duas equipas foi o estado do terreno.

No inicio da etapa complementar, é a equipa visitante que entra mais determinada e nos primeiros três minutos a baliza defendida pelo guardião penalvense, Bruno Ferrary, passou por situações de valente susto. Primeiro em dois lances idênticos num minuto, onde os defensores do Penalva não afastaram a bola da sua zona de perigo na qual Luís Barreto na 1ª situação atirou fraco para defesa de Ferrary. Na segunda situação, foi Alexis que esteve bem perto de marcar, valendo a saída destemida entre os postes do guardião penalvense. O outro lance, referido de perigo iminente de golo, surgiu seguidamente por um remate de Paulo Costa que Bruno Ferrary mais uma vez esteve em bom plano, com uma intervenção decisiva a evitar o primeiro golo na partida aos visitantes.

Afastado o perigo nos minutos iniciais do segundo tempo, o Penalva tentou responder, mas foram mesmos os forasteiros, que viajaram da região da Bairrada que inauguraram o marcador no Parque Desportivo de Santa Ana. Minuto 59, o veterano Cílio Souza, que esteve muito activo e em evidência na partida, remata colocado de fora da área fora do alcance de Ferrary. Desta vez o guardião penalvense não conseguiu evitar o golo da equipa contrária e eram os falcões do cértima, os primeiros a marcar no encontro.
Os bairrantinos não tiveram muito tempo para festejar, já que dois minutos mais tarde, apareceu o atacante penalvense Dédé, também ele esteve em evidência pela positiva no encontro, dentro da grande área contrária, a desviar um cruzamento para o fundo da baliza. Oportuno e com sentido posicional, o jogador caboverdiano. Neste lance também merece referência o trabalho de Egipto pelo lado esquerdo do ataque penalvense, que conduziu e cruzou o esférico até à grande área do Oliveira do Bairro.

Estava visto que tínhamos um jogo interessante e aberto onde as equipas não se remetiam à defesa e que procuravam incansavelmente o golo que desse a vitória e os três pontos. Em suma, um bom espectáculo apesar do terreno de jogo em mau estado.

Já depois do minuto 70, é o Penalva a estar mais perto de marcar, onde o capitão Sérgio teve uma chance soberana de marcar depois de um pontapé de canto. O cruzamento levava um tudo ou nada força demais e o desvio do atleta penalvense não levou a direcção certa da baliza.
Bola cá bola lá, pouco depois é na grande área do Penalva que surge o perigo e Alfredo Pinto, no entender do arbitro, joga com a mão na bola onde seguidamente é marcada uma grande penalidade a favor dos visitantes. Não foi nítido se o defensor penalvense jogou ou não com intenção com a mão na bola, dando neste caso o beneficio da dúvida ao arbitro do jogo.
Cílio Souza, o atleta brasileiro que já possui um currículo vasto em várias equipas de outra nomeada, chamado à conversão do castigo máximo não desperdiça e coloca novamente a sua equipa em vantagem.

O Penalva do Castelo correu novamente atrás do prejuízo, de ainda poder chegar a novo golo que pelo menos lhe conferi-se um ponto. A persistência e fé dos penalvenses deu os seus frutos e já depois do tempo regulamentar, no segundo minuto de desconto, Dédé marca novamente para os locais, restabelecendo de novo o empate que acabou por persistir até ao apito final. A jogada nasce de um pontapé de canto, depois é o trabalho individual do jogador penalvense que se destaca, no qual conseguiu espaço e precisão de remate, em que o esférico só parou no fundo da baliza de Marco Santos.

Estava feito o resultado final. Igualdade a duas bolas. O resultado aceita-se pela prestação e o trabalho das duas equipas em campo. Destaque como curiosidade maior, para os quatro golos do encontro serem apontados por apenas dois jogadores. Será de referir que ambos os colectivos demonstraram argumentos para os seis primeiros lugares.

Por fim uma palavra sobre o trabalho do trio de arbitragem que viajou do distrito de Leiria e realizou um trabalho positivo, entre um ou outro lance mais duvidoso.

A próxima partida do campeonato, a décima segunda, está agendada ainda para este ano civil, mas apenas para o dia 29 de Dezembro de 2012, em que os penalvenses vão defrontar a AD Grijó de Vila Nova de Gaia., em mais uma partida de carácter importante. Mais uma luta pelos três pontos. Uma nova ambição.....com a vitória sempre em mente! Penalva somos todos...juntos somos mais fortes! Até lá...desejos de um Santo e Feliz Natal...:)

[Crónica|Ficha de Jogo: CinZa]
 






[Fotos: CinZa © direitos reservados]


Resultados e Classificação:

11ª Jornada - 3ª Divisão Nacional Série C 2012/13 - 1ª Fase (Fase Regular):

Estarreja 2 x Oliveira de Frades 1
Salgueiros 4 x Avanca 0
Parada 2 x Sampedrense 3
Aguiar da Beira 0 x Alba 1
Grijó 2 x União de Lamas 2
Penalva do Castelo 2 x Oliveira do Bairro 2

Classificação após a 11ª Jornada - 3ªC 2012-13 - 1ª Fase (Fase Regular):