Site não oficializado do Sport Clube Penalva do Castelo.
A força penalvense desde 1945 no desporto e no futebol com paixão...

segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Artigo de Reflexão e Informação: Os títulos e recordes que há para ganhar e bater no desporto em 2013

Desporto - Calendário

Tema: "Os títulos e recordes que há para ganhar e bater no desporto em 2013"

Artigo publicado in Jornal Público 28 Dezembro 2012

Autor: Marco Vaza


Mesmo sem Jogos Olímpicos, nem Campeonatos da Europa ou Mundo de futebol, o próximo ano terá muito desporto. Qualificações para o Mundial 2014 e Mundiais de atletismo e natação são os pontos fortes.

Em 2012 houve Micheal Phelps a tornar-se no mais medalhado de sempre em Jogos Olímpicos, Usain Bolt a confirmar-se como o mais rápido de sempre, a Espanha a consolidar o seu estatuto como uma das melhores equipas de futebol de sempre e Lance Armstrong a ficar para a história como a maior fraude desportiva de sempre. Mas 2013 promete igualmente ser pródigo em protagonistas. Logo nos primeiros dias vamos ter a resposta a uma das perguntas que mais vezes foi feita em 2012: quem merece ser eleito o melhor futebolista, Lionel Messi ou Cristiano Ronaldo?

Será já a 7 de Janeiro, em Zurique, que se vai ficar a saber quem leva a Bola de Ouro 2012. A fazer companhia a Messi e Ronaldo está Andrés Iniesta, eleito o melhor jogador do Euro 2012 dominado pela selecção espanhola (em 2011, o terceiro elemento foi Xavi Hernandez). Mas o prémio será discutido entre o argentino do Barcelona e o português do Real Madrid. Ambos já ganharam a distinção – Ronaldo em 2008 e Messi nos três anos seguintes. No prémio para os treinadores, também haverá um duelo tripartido entre Real Madrid, Barcelona e Espanha, com, respectivamente, José Mourinho, Pep Guardiola e Vicente del Bosque.


A selecção portuguesa vai continuar a sua campanha de qualificação para o Mundial 2014, que se realiza no Brasil. O percurso não tem sido famoso. A selecção de Paulo Bento soma duas vitórias, um empate (Irlanda do Norte) e uma derrota (Rússia) em quatro jogos, e está no terceiro lugar do Grupo F da zona europeia. Restam ainda seis jogos, mas o primeiro lugar, o único que dá o apuramento directo, parece difícil.


A Rússia tem dominado o apuramento e é mais razoável pensar que Portugal consiga chegar ao torneio através do play-off de apuramento, como aconteceu para o Mundial 2010 e Euro 2012 (ambos frente com à Bósnia). Para isso, terá de chegar ao segundo lugar, actualmente ocupado por Israel. Se tudo correr bem, Portugal será uma das 32 selecções presentes na Bahia para o sorteio dos grupos da fase final a 3 de Dezembro.

Sem Mundiais ou Europeus, há duas datas-chave no futebol internacional. Ainda em Janeiro, começa a Taça das Nações Africanas, organizada pela África do Sul. Na Europa, as competições europeias vão seguir o seu percurso normal até Maio, com a final da Liga Europa, em Amesterdão, e da Liga dos Campeões, em Londres. A única certeza é que o campeão europeu não será o mesmo do ano passado, já que o Chelsea, vencedor surpresa em 2012, não passou da fase de grupos.

 

No futebol nacional, se 2012 serve de indicador, a Liga vai ser disputada até ao fim. O Benfica entra em 2013 na frente, apenas porque tem mais um jogo que o FC Porto e, se ambos mantiverem o ritmo, as datas decisivas para a decisão do campeonato serão as dos confrontos entre as duas equipas para o campeonato: a 13 de Janeiro, na Luz, e a 12 de Maio, no Dragão, para a penúltima jornada. Como sempre, a Taça de Portugal fechará as “hostilidades” da temporada, a 26 de Maio.

 

Os próximos Jogos Olímpicos só serão em 2016, no Rio de Janeiro, mas 2013 vai ter competições mundiais de vários desportos olímpicos por excelência. Logo em Janeiro, a Espanha recebe o Mundial de andebol masculino, em que a França, actual detentora dos títulos mundial, europeu e olímpico, é o principal candidato.

Natação tem o seu Mundial

Em Julho, abre-se uma nova era na natação mundial, depois do fim da era Michael Phelps, que abandonou em competição após chegar às 22 medalhas em Londres 2012. Nos Mundiais de Barcelona, entre 19 de Julho e 8 de Agosto, há candidatos à sua sucessão (Ryan Lochte, Chad le Clos, Yannick Agnel), mas nenhum terá a capacidade para fazer um número semelhante à “bala de Baltimore” e conquistar oito medalhas de ouro - foi o que Phelps fez em Pequim 2008.

Na natação feminina, os olhos vão estar em cima da adolescente chinesa Ye Shiwen, que bateu um recorde mundial e um olímpico em Londres. A norte-americana Missy Franklyn e a lituana Ruta Meilutyte são os outros jovens fenómenos a ter atenção em Barcelona.

Portugueses em acção
Ao contrário da natação, o atletismo vai manter a sua principal figura de Londres. Nos Jogos britânicos, Usain Bolt afirmou-se como o melhor velocista de todos os tempos e repetiu os seus títulos em 100m, 200m e 4x100m. Entre 10 e 18 de Agosto, nos Mundiais de Moscovo, o jamaicano vai tentar confirmar que este ainda é o seu tempo, apesar da concorrência do seu compatriota Yohan Blake. Para além dos duelos na velocidade, a prova estará recheada de “estrelas”. Só para citar alguns, o britânico Mo Farah, ouro olímpico em 5000m e 10.000m, ou o queniano David Rudisha, autor de um extraordinário recorde do mundo nos 800m (o primeiro a baixar dos 1m41s, com 1m40,91s).

Os Mundiais de atletismo é uma competição em que Portugal terá aspirações, dependendo de quem for a Moscovo, mas os últimos anos têm provado que há mais atletas portugueses com possibilidades em outras modalidades. Entre 25 e 28 de Abril, Budapeste recebe os Europeus de judo e Telma Monteiro, quatro vezes campeã da Europa, encabeça as esperanças portuguesas, depois da desilusão em Londres (derrotada no primeiro combate).


Uma das revelações da comitiva portuguesa em Londres foi a equipa de ténis de mesa composta por Marcos Freitas, João Monteiro e Tiago Apolónia, que volta a estar em acção em 2013 nos Mundiais de Paris entre 3 e 20 de Maio e nos Europeus da Áustria, entre 4 e 13 de Outubro.

Os únicos medalhados portugueses em Londres, os canoístas Fernando Pimenta e Emanuel Silva, também vão estar em acção em 2013 nos Europeus de Montemor-o-Velho entre 12 e 14 de Junho e nos Mundiais de Duisburgo entre 21 e 25 de Junho.
 

Se, em 2012 se assistiu à queda da lenda desportiva Lance Armstrong (cujo único resultado válido na Volta à França passou a ser um 36.º lugar em 1995), em 2013 poderá assistir-se à confirmação de um novo dominador no Tour, o britânico Bradley Wiggins (que também foi campeão olímpico em contra-relógio). Será uma edição histórica, a 100.ª da maior competição velocipédica mundial.

 

Uma das competições mais previsíveis dos últimos anos tem sido o Mundial de ralis. O francês Sebastien Loeb venceu as nove últimas edições, mas 2013 irá coroar um novo campeão, porque Loeb só vai competir em quatro provas, abrindo caminho a homens como Sebastien Ogier ou Jari-Matti Latvala.

 

A Fórmula 1 em 2013 também promete ser um assunto disputado até à última corrida e os candidatos deverão ser os mesmo do ano passado. Sebastian Vettel, que se sagrou o mais jovem tricampeão de sempre, e Fernando Alonso, mais Lewis Hamilton, que se mudou para a Mercedes, ocupando o lugar de Michael Schumacher, que se retirou em definitivo da competição.

 

No motociclismo, há uma mudança que promete dar que falar: Valentino Rossi está de regresso à Yamaha e vai fazer equipa com o campeão mundial em título Jorge Lorenzo. Um facto a lamentar para Portugal, é que o país perde a prova do calendário internacional, que detinha á alguns anos.


Guimarães, Cidade Europeia Desporto 2013


A cidade de Guimarães vai acolher, durante o ano de 2013, 20 mil atletas e organizar mais de uma centena de eventos no âmbito de Guimarães Cidade Europeia do Desporto 2013.

Natação, atletismo, ginástica, patinagem artística, equitação, hóquei em patins, andebol, futebol, ciclismo, karaté e judo são algumas das modalidades a decorrer durante o ano.