Site não oficializado do Sport Clube Penalva do Castelo.
A força penalvense desde 1945 no desporto e no futebol com paixão...

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

Resultados Equipas Seniores concelhias - 5ª Jornada - 1ª Distrital Norte (02 Dezembro 2012)


Neste último domingo (02 Dezembro 2012) realizou-se a 5ª Jornada do Campeonato da 1ª Divisão Distrital - Zona Norte da Associação de Futebol de Viseu.
A equipa Sezurense recebeu o Nespereira enquanto o Roriz também na condição de visitados, defrontou o Oliveira do Douro.
Confira alguns dados sobre esses jogos, como todos os resultados e classificação da mesma série.

  ARC Sezurense 1 x Nespereira FC 1
Sezurense marca dois mas empata partida com o Nespereira, somando assim o primeiro ponto da temporada! Um desafio marcado por uma boa e disciplinar disputa aliada à muita entrega evidenciada pelos jogadores, que terminou numa aceitável repartição de pontos!!


Associação Cultural e Recreativa de Sezurense
1 Henrique Costa
2 Tiago Murrão
3 Raphael Panarra
4 Hélder Pacheco
5 Samuel Abreu
6 Zé Ricardo ©
7 Fábio Pardal
8 Steven Cunha
9 Ricardo Correia
10 João Eusébio
11 Nico

Substituições: João Eusébio por 15 Henrique Caetano (74`), Steven Cunha por 13 Fábio Ervilha (85`) e Nico por 14 Luís Carlos (90+1´).

Suplentes não utilizados:
12 Ricaro Diniz
Treinador: José Freitas

X

Nespereira Futebol Clube
84 Edgar Vasconcelos
4 Nuno Cardoso ©
5 Geninho
7 Thiago Oliveira
8 Sérgio Duarte
9 Jorginho
10 Sérgio Silva
11 Simão
31 Tiago Fonseca
32 Marcelo Arouca
99 Vítor Diogo

Substituições: Thiago Oliveira por 18 Pepe (46`), Jorginho por 29 Bernabé (70`) e Tiago Fonseca por 19 Zé Carlos (81´).

Suplentes não utilizados:
1 Ricardo Semblano
20 Vítor Hugo
21 Filipe Silva
30 Vilarinho
Treinador: Rui Teles

02 Dezembro 2012
Jogo no Campo das Cruzes, em Sezures, freguesia do concelho de Penalva do Castelo.
Assistência: Cerca de 150 pessoas.
Árbitro: Hélder Ferreira (A.F. Viseu - Mortágua)
Assistentes: Gonçalo Ferreira &
Ao intervalo: 1-1
Resultado Final: 1-1
Marcadores: Tiago Murrão (p.b.) (11`) e Samuel Abreu (27`).
Acção Disciplinar: Cartão Amarelo para Steven Cunha (30`), Zé Ricardo (66`) e Vítor Diogo (80`).

Na quinta ronda da fase regular do campeonato, o Sezurense pontuou pela primeira vez esta temporada, empatando diante dos seus adeptos com o Nespereira Futebol Clube, por uma bola. Um ponto que tem a ênfase de saber praticamente à vitória. Diante de um candidato ao primeiro lugar, ainda sem pontuar nas primeiras quatro rondas, a turma do concelho de Penalva do Castelo, realizou uma partida muito esforçada de certa forma meritória de um ponto. Se o Nespereira vinha com a intenção de levar os três pontos de Sezures, não é menos verdade que a equipa local também fez tudo por conquistar o primeiro resultado positivo da temporada.

Com um inicio de jogo algo confuso, é a equipa do concelho de Cinfães que primeiro se adianta no marcador. Ou melhor, é o Sezurense que para isso contribuiu directamente. Ainda no primeiro quarto de hora de jogo, o defensor Tiago Murrão no sentido de aliviar uma bola coloca-a na própria baliza. São já três auto-golos do colectivo orientado por José Freitas nesta temporada. Mais que os golos marcados até ao momento! O Sezurense tentou responder à desvantagem, contribuindo para um jogo com oportunidades de golo falhadas de parte a parte, até que perto da meia hora de jogo, o atacante Samuel Abreu inspira-se individualmente e obtêm para a sua equipa, o golo do empate. Um excelente momento no campo das Cruzes, coroado com um golo dos locais. O atleta sezurense esteve, aliás, em destaque na partida, porque não só marcou o golo da sua equipa como também criou e desperdiçou as melhores situações de golo para a turma visitada. O Nespereira por outro lado revelou alguma desorientação no primeiro tempo, fruto e mérito da actuação do adversário que hoje esteve decidido a pontuar pela primeira vez. Desta forma, os golos da partida estavam feitos ao intervalo.

Na etapa complementar, voltou-se a assistir a um jogo muito bem disputado pelas duas equipas, que se entregaram no sentido de proporcionar um bom espectaculo a um numero considerável de público que se deslocou esta tarde à freguesia de Sezures. Foi o colectivo do norte do distrito de Viseu que assumiu a partida em grande parte, mas encontrou uma defesa contrária que chegou para as "encomendas". Em diversas situações foi o guardião Henrique que conseguiu resolver, diga-se em verdade, que esteve em grande destaque entre os postes sezurenses como também a forma aguerrida que os colegas de equipa tentaram sempre evitar que a bola chegasse ao fundo da sua baliza.

Os situações de golo para o Nespereira eram constantes, inclusive uma delas a bater na barra após remate de Jorginho como também o Sezurense espreitou o contra-ataque com perigo para o adversário. Contudo estava "escrito" no destino da história desta temporada, que na quinta ronda, o Sezurense obteria o seu primeiro ponto enquanto que a formação orientada por Rui Teles, com este empate perdia um dos dois primeiros lugares na classificação.

Ainda por fim, destacar o trabalho da equipa de arbitragem, que se pode considerar positivo, apesar de uma ou outra situação duvidosa, como é normal num jogo de futebol e próprio de um ser humano, caso tenha falhado em alguma decisão mais duvidosa.
O outro destaque final vai por inteiro para o desportivismo no final da partida. É digno de salutar o comportamento disciplinar que estas duas equipas tiveram depois do apito final. Assim continuem. O futebol só tem a ganhar. Foi uma boa tarde. Um jogo bem disputado. Até uma próxima...   

Para o próximo fim de semana, com a realização da 6ª ronda, o Sezurense desloca-se até Tarouca para defrontar o Arguedeira, no sentido de continuar a pontuar. O Nespereira prossegue o seu campeonato com a recepção ao Lamelas, para um duelo de candidatos à subida.

[Ficha & Crónica de Jogo: CinZa]















[Fotos: CinZa © direitos reservados]


GDC Roriz 3 x GDCP Oliveira do Douro 1
  Roriz conquista primeira vitória da temporada frente ao Oliveira do Douro! Depois de um primeira parte pouco conseguida, a turma rorizense puxou dos galões no segundo tempo e venceu o encontro por dois golos de diferença!!


Grupo Desportivo e Cultural de Roriz
1 Luís Correia
3 André Silva
4 Emanuel Ferreira
5 Marcelo Coelho
6 Zé Lúcio ©
7 Rúben Sarmento
8 Gonçalo Cardoso
9 Gonçalo Costa
10 Cabral
11 Sebastião
17 Luís Tostas

Substituições: Sebastião por 15 Vicente (54`), Gonçalo Cardoso por 13 Nuno Guterres (65`) e Rúben Sarmento por 16 Mareko (90`).

Suplentes não utilizados:
12 Sérgio Sacho
14 Cláudio Pina

Treinador: Sérgio Macário

X

Grupo Desportivo da Casa do Povo de Oliveira do Douro
31 Nuno Piquet
2 Daniel Teixeira
4 Bruno Silva
7 Sérgio Brochado
10 Renato
11 Palito ©
16 Fábio Teixeira
17 Fábio Vides
28 Quintas
37 Nelinho
77 Fábio Pinto

Substituições: Quintas por 8 Tiago Teixeira (46`), Fábio Pinto por 6 Pedro Cardoso (76`) e Nelinho por 9 Bino (84`).

Suplentes não utilizados:
13 Filipe
18 Ramires
19 Tiago Ramires
23 Tiago Pereira

Treinador: Renato Costa

02 Dezembro 2012
Jogo no Campo Municipal da Cerca, em Penalva do Castelo.
Assistência: Cerca de 100 pessoas
Árbitro: Jorge Ramos (A.F. Viseu - Nelas)
Ássistentes: Luís Castaínca & Fábio Loureiro
Ao intervalo: 0-1
Resultado Final: 3-1
Marcadores: Renato (7`), Gonçalo Costa (64`), Zé Lúcio (68`) e Rúben Sarmento (89`).

Acção Disciplinar: Cartão Amarelo para Pedro Cardoso (50`e 74`), Vicente (61`), Bruno Silva (67`) e Fábio Teixeira (82`). Cartão Vermelho por acumulação de Amarelos para Tiago Teixeira (74`). 

No quinto jogo do campeonato, o Roriz jogava perante os seus adeptos com a equipa do Oliveira do Douro, que tinha viajado do concelho de Cinfães. Certamente com o intuito e oportunidade de tentar somar a primeira vitória da temporada, os rorizenses encaravam esta partida com o momento certo para triunfar pela primeira ocasião esta temporada. Enquanto os oliveirenses queriam prosseguir o seu trajecto interessante até agora, apenas marcado com uma derrota e poucos golos sofridos.
Se dado às últimas exibições, se poderia conferir alguma margem de confiança para os rorizenses, não é menos verdade, que o capitulo da finalização tem sido um ponto crucial para os resultados positivos não aparecerem. Com se sabe, não só de produção ofensiva vive uma equipa como também salientar o capitulo defensivo, no qual também o Roriz tem evidenciado dificuldades.

A tarde era agradável no campo da Cerca, em Penalva do Castelo, para assistir a um duelo que se previa imprevisivel no resultado final, tendo em conta os resultados obtidos pelas duas equipas nesta temporada como pelo histórico dos confrontos. A equipa que viajou do concelho de Cinfães, tinha até então uma das defesas menos batidas deste campeonato como também contava apenas com uma derrota.

Foi basicamente como esse sentimento, que o Roriz mais intranquilo entrou na partida ao contrário do Oliveira do Douro que evidenciou mais tranquilidade. O primeiro golo da partida não tardou a aparecer e para os visitantes. Renato aparece desmarcado nas costas da defesa rorizense para frente ao guardião da casa, atirar certeiro para o fundo das redes. De facto foram os visitantes que primeiro justificaram marcar, porque foram efectivamente os que tiveram mais perto de o fazer nos primeiros instantes.

O Roriz a correr cedo atrás do prejuízo, começou a assumir a partida decididamente, mas demorou até encontrar o esperado fio de jogo que proporciona-se oportunidades para marcar. Digamos que até à primeira meia hora se assistiu a um encontro muito disputado no meio campo. Até ao intervalo, registo apenas para duas boas situações para o Roriz empatar a contenda da partida. Em ambas valeu o guardião Piquet que atento evitou primeiro um remate certeiro de Sebastião e seguidamente outro de Gonçalo Costa, que apareceu em boa posição para o fazer.

Diríamos que a vantagem ao intervalo da equipa orientada por Renato Costa se aceitava mas não é menos verdade que pouco ou nada mais fez para aumentar a mesma. A desvantagem cedo do Roriz teria certamente o elo de despertar e motivar ainda mais os jogadores para procurar e oferecer a primeira vitória aos seus adeptos.

Foi então que o colectivo orientado por Sérgio Macário entrou decidido na etapa complementar, com o intuito de procurar outro resultado. A sua exibição neste segundo tempo foi mais inspirada e ao minuto 64, chegava o tão desejado momento de concretização. Gonçalo Costa de cabeça finalizou uma jogada colectiva e impôs um já merecido empate na partida. Os rorizenses a partir daí ainda mais se galvanizaram e não tardaram a obter a reviravolta no marcador. Zé Lúcio na conversão de um livre directo puxa dos galões e remata certeiro e decido para o fundo da baliza do Oliveira do Douro.
A equipa local passava assim para a frente do marcador e na entrada para o último quarto de jogo de jogo, vai beneficiar de uma grande penalidade, que diga-se e referira-se novamente com em jogos anteriores, iria ser desperdiçada. Desta vez foi Cabral quem se ariscou na marca dos nove metros mas ainda não foi desta que se concretizou uma favor do Roriz. E já lá vão 3 grandes penalidades falhadas em 5 jogos. Um facto algo incrível e invulgar!
Apesar do penalti falhado, o Roriz ficou a jogar com mais uma unidade em campo, devido à expulsão de Tiago Teixeira que esteve na origem da falta para a grande penalidade, elemento que tinha entrado ao intervalo na formação cinfanense.

Numa posição preveligiada em campo, o Roriz esteva em vantagem, ainda que mínima, e com mais uma unidade, tendo assim uma soberana ocasião para conquistar o seu primeiro triunfo. O Oliveira do Douro pouca ou insuficiente reacção tinha então evidenciado para procurar o empate neste segundo tempo.

Foi já à um minuto do fim do tempo regulamentar que a turma do concelho de Penalva do Castelo confirmou o seu triunfo, com a obtenção do terceiro golo, este da autoria de Rúben Sarmento, que isolado marcou à segunda tentativa, depois do primeiro remate ser defendido pelo guardião contrário.

Foi uma vitória incostestavel da equipa do Roriz, mas acrescente-se algo sofrida que  certamente era desnecessário, mas ao fim ao cabo foi atingido o mais importante. Importa também por outro lado, referir que existiu mérito do adversário, que mesmo com um tipo de jogo impróprio e não muito bonito conseguiu evitar durante mais de uma hora que o adversário não marcasse.
Diríamos que está feito o mais dificel para o Roriz, que foi conseguir a primeira vitória da temporada, depois de certamente, a procurar e perseguir à bastante tempo. 

Por fim apenas uma menção para o trabalho do trio de arbitragem, que tal como a vitória do Roriz, foi incontestável, fazendo valer e provando o seu estatuto de categoria nacional.

Na próxima ronda, o Roriz que pode agora respirar com mais confiança, joga novamente na condição de visitado, recebendo o Alvite do concelho de Moimenta da Beira. O Oliveira do Douro prossegue o seu campeonato na próxima ronda, com a recepção ao Ferreira de Aves, do concelho de Sátão.

[Ficha & Crónica de Jogo: CinZa]

















[Fotos: CinZa © direitos reservados]

Resultados 5ª Jornada - Seniores 1ª Divisão Distrital Fase Regular - Zona Norte:

Os Ceireiros 3 x Arguedeira 2
Ferreira de Aves 4 x Vilamaiorense 0
Roriz 3 x Oliveira do Douro 1
Sezurense 1 x Nespereira 1
Alvite 2 x Lamelas 2

Classificação após 5ª Jornada - Seniores 1ª Divisão Distrital - Fase Regular - Zona Norte 2012-13:


Lista de Marcadores das equipas concelhias:
+ Samuel Abreu (Sezurense) 2 golos
+ Rúben Sarmento (Roriz) 2 golos
+ Fábio Cabral (Roriz) 1 golo
+ Gonçalo Costa (Roriz) 1 golo
+ Zé Lúcio (Roriz) 1 golo