Site não oficializado do Sport Clube Penalva do Castelo.
A força penalvense desde 1945 no desporto e no futebol com paixão...

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Seniores SCPC 2012-13 (1ª Fase - 10ª Jornada): CF União de Lamas 1 x SC Penalva do Castelo 2

Penalva do Castelo em destaque pela conquista de importantes pontos num campo até então imbatível! Uma reviravolta no segundo tempo permite aos penalvenses entrar novamente no grupo dos seis primeiros à entrada para a última ronda da 1ª volta da fase regular!!

Ficha de Jogo:

Clube de Futebol União de Lamas
1 David Santos
22 Marco Couto
14 Adelino
4 André Mendes
18 David Rocha
25 Américo Pereira ©
19 Léo Quirino
17 Xavi
11 Castro
26 Julio Rebelo
7 Káká

Substituições: André Mendes por 21 Rica (58`), David Rocha por 9 Diones (84´) e Xavi por 5 Tiago Fernandes (84`).

Suplentes não utilizados:
24 Hélio Buffon
13 Pedro Nunes
10 Rafa Ferreira

Treinador: Carlos Manuel

Sport Clube de Penalva do Castelo
99 Bruno Ferrary
12 Joãozito
3 Diogo Cunha
5 Alfredo Pinto
23 Sérgio Fonseca ©
6 Gamarra
13 Ascenso
20 Gui
18 Flávio Cardoso
7 Zé Carlos
22 Egipto

Substituições: Diogo Cunha por 11 Dédé (61`), Ascenso por 9 Zé Henrique (74´) e Joãozito por 2 Tiago Borges (82`).

Suplentes não utilizados:
24 Carlitos Carvalho
21 Joe
10 Miguel Pereira
77 Tiago Gonçalves

Treinador: Rogério Sousa


09 Dezembro 2012
Jogo no Estádio Comendador Henrique Amorim, em Santa Maria de Lamas, localidade e freguesia do concelho de Santa Maria da Feira.
Assistência: cerca de 300 pessoas
Árbitro: Cláudio Silva (A.F. Viana do Castelo)
Auxiliares: Paulo Vieira & Luís Costa
Ao intervalo: 0-0
Resultado final: 1-2
Marcadores: Xavi (g.p.) (70`), Sérgio Fonseca (76`) e Dédé (81`).
Acção disciplinar: Cartão Amarelo para Ascenso (16`), David Rocha (28`), Léo Quirino (53`), Diogo Cunha (54`), Castro (56´), Joãozito (63`), Egipto (68`), Sérgio Fonseca (70`), Bruno Ferrary (70`), Rica (75`), Marco Couto (77`) e Alfredo Pinto (90+1`).

Encontram-se no mítico e histórico estádio Comendador Henrique Amorim, outrora palco de jogos da II Liga de Futebol nacional, equipas separadas por 1 ponto na tabela classificativa e com trajectos algo distintos até esta 10ª jornada. O União de Lamas tinha vantagem em termos classificativos e jogava perante o seu fervoroso e entusiasta público defendendo inclusive a invencibilidade até esta ronda na condição de visitado. O Penalva do Castelo, um pouco mais abaixo na classificação, jogava a tentativa de voltar aos triunfos e lutar novamente por aceder a um lugar nos seis primeiros da tabela geral. As dificuldades para os penalvenses estavam então lançadas sendo de realçar por outro lado e no entanto que a ambição era real e presente. A formação orientada por Rógerio Sousa estava praticamente na máxima força em termos de plantel à excepção única do guardião Pedro Cruz, ausente por lesão. Quanto à turma orientada por Carlos Manuel, o objectivo certamente também era pontuar e depois de seis jogos sem vencer, voltar aos três pontos.

Foi então que o factor casa começou a imperar na partida, tendo o colectivo local entrou mais forte na partida, obrigando de certa forma os penalvenses a reajustamentos. Depois dos locais entrarem a mandar na partida, os visitantes, que viajaram do distrito de Viseu, passaram a equilibrar a contenta do encontro, criando perigo para a baliza do Lamas sobretudo de bola parada.

Passando depois a assistir-se a uma toada de jogo menos intensa de parte a parte, em que ambas as equipas não ariscaram muito levou a que o jogo conferisse um nulo no marcador ao fim dos primeiros 45 minutos.

Na etapa complementar, o desafio foi bem mais diferente e a emotividade e a dinâmica das formações passou a ser mais elevada.
O colectivo do concelho de Santa Maria da Feira entrou mais determinado e Káká atirou ao lado, numa soberana ocasião de golo para o marcador se alterar pela primeira vez. O União de Lamas não marcou neste clara situação de golo nem numa grande penalidade que a seguir se assistiu a beneficiar os locais. Américo Pereira chamado à conversão não converteu muito por mérito do guardião penalvense, Ferrary que foi enorme ao defender com determinação o remate certeiro do adversário.

O jogo prosseguiu e foi decorrendo, e de seguida nova falta para grande penalidade a beneficiar os visitados. Só que desta vez com o erro do arbitro, já que mais "ninguém" vislumbrou falta para castigo máximo. Desta vez, foi Xavi que foi chamado à conversão e não falhou. Fazendo assim o primeiro golo neste encontro e o que dava vantagem aos locais.

A turma preta e branca sofreu de seguida alterações na sua constituição, fazendo entrar Zé Henrique, e já antes Dédé, que trouxeram mais acutilância para o eixo ofensivo penalvense. A resposta dos forasteiros não se fez esperar muito tempo e na sequência de um canto, Egipto serve o capitão Sérgio Fonseca, que não perdoou e reestabeleceu o empate no jogo.

A emotividade estava ao rubro no encontro, tanto que a também a "chuva" de cartões amarelos se fez sentir. O Penalva do Castelo galvanizou-se pela obtenção do golo do empate e uns minutos mais tarde, acabou por fazer a "cambalhota" no marcador, com um grande golo de outro jogador lançado na partida pelo técnico Rogério Sousa na formação penalvense, Dédé, que marcou um golo de belo efeito.

Até ao fim assistiu-se à natural reacção e pressão dos visitados, mas os penalvenses cerraram "fileiras" na defesa e com uma grande atitude e espírito de sacrifício seguraram uma importante vitória num terreno até então imbatível.

"Grande" vitória do Penalva do Castelo no terreno do União de Lamas, fazendo com que as equipas troquem de posição ao fim de realizada a 10ª jornada da fase regular do campeonato. Numa partida em que o trabalho da equipa de arbitragem não esteve bem, acabando por prejudicar os penalvenses.

Grande atitude...assim se faz e constitui uma equipa forte e determinada em torno dos seus objectivos!

[Crónica e Ficha de Jogo: Rádio Lafões & CinZa]

Próxima partida do campeonato, a décima primeira e última referente à 1ª volta da fase regular do campeonato, está agendada para 16 de Dezembro de 2012. O Penalva do Castelo recebe o Oliveira do Bairro. Mais um desafio de grande importância aguardado para a próxima ronda...uma nova ambição de vencer e lutar pelos objectivos traçados!!

[Foto: Arquivo CinZa © direitos reservados]


Resultados e Classificação:

10ª Jornada - 3ª Divisão Nacional Série C 2012/13 - 1ª Fase (Fase Regular):

Oliveira do Bairro 0 x Estarreja 1
Oliveira de Frades 1 x Salgueiros 1
Avanca 5 x Parada 1
Sampedrense 0 x Aguiar da Beira 0
Alba 2 x Grijó 0
União de Lamas 1 x Penalva do Castelo 2

Classificação após a 10ª Jornada - 3ªC 2012-13 - 1ª Fase (Fase Regular):