Site não oficializado do Sport Clube Penalva do Castelo.
A força penalvense desde 1945 no desporto e no futebol com paixão...

domingo, 18 de novembro de 2012

Taça de Portugal 2012-13 (4ª Eliminatória): A Académica de Coimbra 0 x SC Penalva do Castelo 0 (1-0 após prolongamento)


Desafio relativo à 4ª Eliminatória da Taça de Portugal - edição de 2012-13. A equipa penalvense deslocou-se até à cidade de Coimbra para defrontar a principal equipa local, Associação Académica de Coimbra. Confronto entre equipas que militam em divisões bem diferentes, Penalva do Castelo na 3ª Divisão Nacional enquanto a Académica de Coimbra na 1ª Divisão Nacional.

Penalva despede-se dignamente e com orgulho com a sua prestação, da Taça de Portugal - edição 2012-13, com derrota no prolongamento em Coimbra, frente ao detentor do troféu da temporada passada!

Ficha de Jogo:

Associação Académica de Coimbra
1 Peiser ©
2 João Dias
13 João Real
14 Bruno China
20 Cleyton
26 Nivaldo
28 Wilson Eduardo
30 John Ogu
35 Reiner
36 Edinho
77 Afonso
                                                                                                
Substituições: John Ogu por 7 Marinho (78`), Nivaldo por 92 Salim Cissé (78´) e Afonso por 10 Magique (91´).

Suplentes não utilizados:
24 Fábio Santos
4 Flávio Ferreira
6 Keita
39 Carlos Saleiro

Treinador: Pedro Emanuel

X

Sport Clube de Penalva do Castelo
99 Bruno Ferrary
2 Tiago Borges
3 Diogo Cunha
6 Gamarra
7 Zé Carlos
9 Zé Henrique
12 Joãozito
18 Flávio Cardoso
20 Gui
22 Egipto
23 Sérgio Fonseca ©

Substituições: Zé Henrique por 13 Ascenso (52`), Flávio Cardoso por 10 Miguel Pereira (98´) e Zé Carlos por 77 Tiago Gonçalves (110´).

Suplentes não utilizados:
1 Pedro Cruz
5 Manekas
11 Dani Pina
17 Alex Sousa

Treinador: Rogério Sousa


18 Novembro 2012
Jogo no Estádio Efapel Cidade de Coimbra, em Coimbra.
Assistência: cerca de 1250 pessoas
Árbitro: João Ferreira (A.F. Sétubal)
Auxiliares: António Godinho & Pais António
4º Arbitro: Hugo Silva
Ao intervalo: 0-0
Resultado final: 0-0 (1-0 após prolongamento)
Marcadores: Edinho (g.p.) (108`).
Acção disciplinar: João Real (54`), João Dias (88`), Gamarra (90`), Gui (99`) e Ascenso (105`).

O Penalva do Castelo está fora da segunda competição nacional mais importante, depois de perder o duelo com o detentor do troféu da temporada passada na 4ª Eliminatória da Taça de Portugal - edição de 2012-13, a Académica de Coimbra.


Diga-se que foi a lei natural da diferença competitiva entre as duas equipas. É perfeitamente justificável pelas questões orçamentais e opções de equipa. Agora quanto ao desenrolar da partida, foi um digno registo e prestação da turma penalvense, que apesar de derrotada obrigou e levou o detentor do troféu ao prolongamento e acabou apenas por sofrer o golo contrário num lance de bola parada após castigo máximo dentro da grande área.


O tento solitário da partida foi apontado aos 108 minutos, quando já se jogava o segundo tempo do prolongamento, na conversão de uma grande penalidade, assinalada pelo árbitro João Ferreira, por alegada mão que não foi muito convincente, na bola do defesa Tiago Borges dentro de área, após remate de Wilson Eduardo.


Muito público que se deslocou de Penalva do Castelo, a responder assim à chamada deste histórico encontro para o Sport Clube Penalva do Castelo, que procurava continuar a registar mais páginas e capítulos gloriosos no seu historial.


Depois de eliminar o Fátima na ronda anterior, desta vez a deslocação foi ainda mais próxima, até à cidade de Coimbra, mas agora para defrontar uma equipa da liga maior do futebol nacional.

A primeira parte do desafio foi jogada num ritmo lento e muito previsível, embora fosse a Académica a criar as melhores oportunidades para abrir o ativo.


Aos 12 minutos, Nivaldo rematou dentro de área e obrigou Bruno Ferrary a defender com a perna para canto e, 10 minutos depois, Edinho de cabeça permitiu ao guarda-redes penalvense efetuar uma excelente defesa, desviando com os dedos a bola para canto.
A melhor ocasião do Penalva do Castelo ocorreu aos 29 minutos, por intermédio de Zé Carlos, que chegou ligeiramente atrasado a um cruzamento muito perigoso da turma de Penalva do Castelo.


O segundo tempo trouxe mais velocidade, sobretudo no último quarto de hora do tempo regulamentar, quando a ''briosa'' procurava chegar ao golo e evitar o prolongamento, empurrando o adversário para o seu meio-campo.


O avançado Edinho ainda introduziu a bola na baliza aos 82 minutos, mas o lance foi anulado por alegado fora de jogo.
O mesmo jogador atirou às malhas laterais aos 85 minutos, correspondendo a um cruzamento de Marinho que, juntamente com Cissé, lançados no jogo aos 78 minutos, trouxeram uma nova dinâmica à Académica.


Muito bem organizado na defesa, mesmo que neste encontro fosse alterada em relação à maioria dos jogos oficiais desta temporada, fruto de estar privada de 3 elementos castigados, depois de expulsão na jornada anterior em São Pedro do Sul. E jogando em contra-ataque durante todo o jogo, o Penalva do Castelo conseguiu levar a partida para o prolongamento, um prémio merecido para a forma desinibida e corajosa como a equipa se apresentou em Coimbra.


No prolongamento, Edinho ameaçou aos 94 minutos, num remate ao poste, na cobrança de um livre direto junto à grande área dos visitantes, antes de converter a grande penalidade que permitiu aos ''estudantes'' qualificarem-se para os oitavos de final da Taça de Portugal.


A Académica podia ainda ter chegado ao segundo golo aos 116 minutos, mas o remate de Salim Cissé dentro da área, após um passe de Edinho, bateu na barra da baliza defendida por Bruno Ferrary.
O Penalva do Castelo nunca se intimidou e procurou o golo da igualdade, embora sem criar ocasiões flagrantes de golo.


Parabéns ao vencedor...Académica de Coimbra!
Parabéns ao vencido....Penalva do Castelo!

Opiniões dos treinadores durante a reportagem final:

«A minha equipa fez um grande jogo. Taticamente e fisicamente estivemos muito bem. Cumprimos o objetivo que era dignificar o clube e isso foi importante. Estou muito satisfeito com os meus atletas. Nós mostrámos aqui que trocamos bem a bola e que temos qualidade. A certa altura tive esperança de conseguir levar o jogo para o desempate nas grandes penalidades, mas não conseguimos. O jogo acaba por se decidir numa grande penalidade, mas não na lotaria como gostaríamos.»

Rogério Sousa (treinador do Penalva do Castelo)

«O nosso objetivo foi cumprido, tivemos o que merecemos e passámos. Penso que o Penalva fez grande jogo com boa organização, e critério naquilo que fez. E nós tivemos de nos esforçar e ir atrás do objetivo que pretendíamos. Custou-nos mais, vai-nos sair do corpo e é uma lição.»

«Hoje em dia não há jogos fáceis, como ficou provado perante os jogos de hoje. Temos de dar mérito ao adversário que veio aqui lutar pelo sonho durante 120 minutos, mas nós é que alcançámos o nosso objetivo. Sabíamos com o que estávamos a contar e tivemos de assumir o jogo e ir atrás do resultado, nem sempre da melhor maneira. Marcámos um golo de grande penalidade que vai deixar sempre as pessoas na dúvida sobre aquilo que foi a história do jogo, mas acho que o resultado acaba por ser lógico e justo.»
«Quero dar os parabéns ao Penalva pelo que fez, pelo apoio que teve e entusiasmo que trouxe a este jogo e à Taça de Portugal.»

Pedro Emanuel (treinador da Académica de Coimbra)


A equipa está de parabéns e não se podia exigir mais tendo em conta a diferença entre as equipas!
Despedida com excelente dignidade da equipa que representou o concelho de Penalva do Castelo e o distrito de Viseu na Taça de Portugal desta temporada.

Mesmo perdendo...Grande atitude, dignidade, entrega e coragem!! Penalva do Castelo sempre...:)

[Crónica|Ficha de Jogo: Mais Futebol & CinZa]

[Fotos: vários autores © direitos reservados]