Site não oficializado do Sport Clube Penalva do Castelo.
A força penalvense desde 1945 no desporto e no futebol com paixão...

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

XXI Feira do Pastor e do Queijo em Penalva do Castelo (03 Fevereiro 2012)


A Câmara Municipal de Penalva do Castelo promove, no próximo dia 3 de Fevereiro, a partir das 9.00 horas, em conjunto com a Associação de Trabalhadores do Município, a XXI FEIRA/FESTA DO PASTOR E DO QUEIJO.

Esta iniciativa é organizada, sob diversos formatos, desde 1983, afirmando-se como um eco da importância sócio-economica que o queijo tem no concelho. De facto, a produção artesanal do Queijo Serra da Estrela é uma das potencialidades endógenas das terras de Penalva, uma vez que, todos os anos são produzidas, no concelho, dezenas de toneladas deste produto. Na sequência da XXI FEIRA/FESTA DO PASTOR E DO QUEIJO irá decorrer, nos dias 4 e 5 de Fevereiro, a iniciativa “SABORES DE PENALVA”, na qual a Câmara Municipal oferece aos clientes dos restaurantes aderentes do concelho uma prova de Queijo Serra da Estrela.

No dia 4 de Fevereiro a iniciativa “SABORES DE PENALVA” estará a decorrer nos seguintes restaurantes: “Churrasqueira”, “O Telheiro”, “O Templo”, e o “Hotel Portas do Dão”. No dia 05 de Fevereiro, a iniciativa decorre nos seguintes estabelecimentos: “Carneiro”, “Conquista Talentosa”, “Familiar”, “Hotel de Charme – Casa da Ínsua”, “Parque de Santiago”, “Santo Ildefonso” e “Snack Bar 259”. Durante os dias 4 de 5 de Fevereiro, estará presente, no Largo do Pelourinho, uma Exposição/Venda de produtos regionais e de artesanato. Nos mesmos dias, pelas 14.30 horas, será realizada a visita guiada a uma queijaria licenciada, com a concentração de participantes junto ao antigo edifício dos Paços do Concelho.

Esta é uma das novidades da 21ª edição da Festa/ Feira do Pastor e do Queijo, que pretende, assim, proporcionar o contacto directo dos visitantes com o processo de produção do Queijo da Serra, contribuindo também como uma forma de divulgação e promoção integrada das potencialidades deste produto. Os Bombeiros Voluntários de Penalva do Castelo, também se associam ao evento com a realização do Passeio de BTT “Rota do Queijo”, com início no Quartel dos Bombeiros Voluntários, a partir das 08.30 horas.

PROGRAMA

03 DE FEVEREIRO (SEXTA-FEIRA)

8.00 Horas Abertura da XXI FEIRA/FESTA DO PASTOR E DO QUEIJO.
9.30 Horas – Arruada pela Banda Musical e Recreativa de Penalva do Castelo.
10.15 Horas – Actuação de grupo de música tradicional.
11.00 Horas – Recepção às entidades oficiais (Edifício dos Paços do Concelho). Visita à FEIRA DO QUEIJO e Mostra de Artesanato. Visita à Exposição de Trabalhos Escolares.
11.15 Horas – Actuação da Banda Musical e Recreativa de Penalva do Castelo.
11.30 Horas – Actuação de grupo de música tradicional.
12.30 Horas – Cerimónia, com intervenções das entidades oficiais.
13.00 Horas – Almoço/Convívio e Prova de QUEIJO SERRA DA ESTRELA, Vinho “DÃO PENALVA DO CASTELO” e Maçã Bravo de Esmolfe.

04 DE FEVEREIRO (SÁBADO)

11.30 Horas – Exposição/venda de produtos regionais, vinhos do Dão de Penalva do Castelo e artesanato (Largo do Pelourinho).
12.00 Horas – Prova de Queijo da Serra nos restaurantes aderentes à iniciativa “SABORES DE PENALVA”: “Churrasqueira”; “O Telheiro”; “O Templo” e “Hotel Portas do Dão”.
14.30 Horas – Visita guiada a queijaria (concentração junto ao antigo edifício dos Paços do Concelho).
Se possível, efectuar a inscrição através do e-mail: gab.comunicacao@cm-penalvadocastelo.pt

05 DE FEVEREIRO (DOMINGO)
08.30 Horas – Passeio BTT “Rota do Queijo” (Organização Bombeiros Voluntários de Penalva do Castelo).
11.30 Horas – Exposição/venda de produtos regionais, vinhos do Dão de Penalva do Castelo e artesanato (Largo do Pelourinho).
12.00 Horas – Prova de Queijo da Serra nos restaurantes aderentes à iniciativa “SABORES DE PENALVA”: “Carneiro”; “Conquista Talentosa”; “Familiar”; “Hotel de Charme – Casa da Ínsua”; Parque de Santiago”; “Santo Ildefonso e “Snack-bar 259”.
14.30 Horas – Visita guiada a queijaria (concentração junto ao antigo edifício dos Paços do Concelho).

Se possível, efectuar a inscrição através do e-mail: gab.comunicaçã o@cm-penalvadocastelo.pt

Fonte: http://www.cm-penalvadocastelo.pt/index.php?option=com_k2&view=item&id=79:xxi-feirafesta-do-pastro-e-do-queijo&Itemid=319