Site não oficializado do Sport Clube Penalva do Castelo.
A força penalvense desde 1945 no desporto e no futebol com paixão...

domingo, 19 de fevereiro de 2012

3ª C - 2011/12 (1ª Fase - Fase Regular): S.C. Penalva do Castelo 4 x S.C. Alba 0


Penalva do Castelo garante importante e imaculado triunfo frente à melhor defesa da respectiva série! Uma excelente exibição, na qual não faltaram bonitos golos que podem conferir a confiança e a moral necessária para enfrentar as últimas três partidas, nas quais ainda está em aberto a discussão dos seis primeiros lugares!!


Ficha de Jogo:

Sport Clube Penalva do Castelo
1 Bruno Ferrary
4 Diogo Sousa
5 Nelson Cardoso
6 Gamarra
7 Mika Lopes
8 Bruno Loureiro
9 Luís Cardoso
10 Papy
19 Djibril Sarr
20 Califa
23 Sérgio Fonseca ©

Substituições: Djibril Sarr por 18 Reuss (74`), Papy por 14 Chico Pereira (76`) e Mika Lopes por 17 Faria (86`).

Suplentes não utilizados:
12 Vítor Vareiro
11 Tiago Henriques
16 Cristóvão
21 Alex Cruz

Treinador: Tótá

X

Sport Clube de Alba
16 Luís Quinteiro
4 Néné
8 Sucena
9 Zé Bastos
12 Praga
18 Tiago Vieira
20 Alex ©
22 Ruizinho
25 Eduardo Henriques
31 Bruno Resende
82 Simões

Substituições: Alex por 7 Nelson Amaral (42`), Ruizinho por 21 Ribeiro (46`) e Eduardo Henriques por 99 Sousa (69`).

Suplentes não utilizados:
24 Pedro Gomes
10 Diego Leite
28 TóJó
37 Cálix

Treinador: Óscar Mendes

19 Fevereiro 2012
Jogo no Parque Desportivo de Santa Ana, em Penalva do Castelo.
Assistência: cerca de 200 pessoas
Árbitro: Joaquim Gayo (A.F. Braga)
Auxiliares: Santos Silva & Paulo Miranda
Ao intervalo: 2-0
Marcadores: Djibril Sarr (20´), Luís Cardoso (30´), Bruno Loureiro (82`) e Chico Pereira (88´).
Acção disciplinar: Cartão Amarelo para Alex (8´), Praga (68´), Zé Bastos (75`) e Sucena (90+1`).







Manda a tradição celebrar em tempo de entrudo (Carnaval) e foi isso mesmo que o Penalva do Castelo pode fazer depois de este encontro, no qual conseguiu um triunfo robusto e sem margem de discussão quanto à justiça do vencedor frente ao líder da classificação e a melhor defesa da série à entrada para esta jornada. Certamente pelos dados estatísticos juntamente com os últimos resultados de ambas as equipas, o desfecho deste encontro seria de certa forma improvável em questão de numero de golos. No plano teórico este era o lançamento do encontro, mas passando para a prática só não acredita quem não assistiu à partida.
Tal forma foi a superioridade dos penalvenses neste embate frente à formação que viajou de Albergaria a Velha que a a mesma pouco justificou em campo o estatuto de ostentava nesta jornada.

As primeiras da partida nesta tarde bem agradável para a prática de futebol e convidativa para a assistência, foi dada pelo cumprimento de um minuto de silêncio em memória de Vítor Peralta, um antigo director da Federação Portuguesa de Futebol que faleceu durante esta última semana.

Seguidamente o encontro iniciou-se sem superioridade de qualquer uma das equipas sobre a outra, depois de uma fase de estudo mutuo.
A primeira situação de emotividade junto das balizas foi dado ao minuto 9, ao ser assinalada uma grande penalidade a favor do conjunto orientado pelo técnico Tótá. Alex foi o jogador sancionado pela falta quando a bola tocou num dos seus braços.
Bruno Loureiro chamado à conversão não foi capaz de bater o guardião Luís Quinteiro, já que este adivinhou o lado e fez a mancha ao remate do centro-campista penalvense que de certa forma, o cobrou algo denunciado.
Na resposta, logo no minuto seguinte, é o guardião Bruno Ferrary que é chamado a intervir à cobrança de um livre directo à sua baliza, defendendo para canto.

Falhando uma flagrante ocasião de golo, ao desperdiçar uma grande penalidade, poderia-se esperar que o Alba pudesse ganhar estimulo e alento para enfrentar o encontro mas na verdade foi o Penalva que demonstrou que estava nesta partida com a lição bem estudada e cheio de vontade voltar aos triunfos depois de duas derrotas nas jornadas antecedentes.

Foi então à passagem do minuto 20, que o primeiro momento de espectáculo foi presenciado por algum público que hoje se deslocou ao Parque Desportivo de Santa Ana. Djibril, a unidade penalvense mais avançada no encontro, mostrou serviço e excelente pormenor técnico ao efectuar um remate colocado que deixou o guardião contrário "pregado" ao chão.
Com um magnifico golo, a equipa da casa abriu o activo da partida.

O Penalva do Castelo tomava assim o ascendente da partida como se moralizava para o resto do encontro. O Alba, sobretudo fazendo valer o seu elevado porte atlético da grande maioria dos seus elementos, assentou o seu futebol de forma directa e sem grandes preciosismos. Só que hoje por outro lado encontrou uma bem atenta defesa visitada que não deu qualquer hipóteses em nenhuma linha do ataque contrário.
O futebol demonstrado pelo Alba, sobretudo de forma pouco fluido e pelo ar revelou-se incipiente com o desenrolar do encontro, mesmo contando nas suas fileiras com jogadores de bastante experiência seja nesta divisão como em superiores.

Continuando com a sua maior fluidez de jogo e bom entendimento no meio campo para a frente de ataque, o Penalva era de facto a equipa que mandava na partida e a única capaz de criar real perigo juntos das balizas. Com alguma naturalidade que o segundo golo aconteceu ainda antes do intervalo. Meia hora de jogo, foi a vez do outro elemento mais avançado do Penalva, Luís Cardoso, materializar em golo o ascendente penalvense nesta importante partida. Puro oportunismo e bom posicionamento no meio da defensiva do Alba. Ganhado espaço à mesma, ficando em posição frontal à baliza, não desperdiçou para elevar a contagem a dois golos sem resposta.

Termina a etapa inicial do encontro, no qual a turma que veste de preto e branco obteve com mérito próprio e personalidade, uma vantagem de dois golos de diferença. E por outro lado a turma orientada pelo técnico Óscar Mendes a demonstrar pouco para justificar outro resultado.

Na etapa complementar, o tónico do encontro não se alterou mesmo com alterações registadas pela equipa que viajou do distrito de Aveiro.
A equipa do distrito de Viseu continuou a sua marcha decidida para sair vencedor deste encontro, mesmo que a equipa albergariense tenha subido ligeiramente de produção com o quarto de hora do segundo tempo. As oportunidade de golo não surgiam para o Alba e foi o Penalva que em cima do minuto 60 esteve pertissimo de voltar a visar a baliza contrária com sucesso. Na circunstância Bruno Loureiro, ele que apesar de ter falhado a grande penalidade, foi uma unidade preponderante na manobra ofensiva do Penalva.

Foi ao minuto 70, que provavelmente a turma que veste de azul e amarelo, dispôs da sua melhor situação para marcar. Zé Bastos, a unidade mais avançada e mais perigosa dos forasteiros, ganhou espaço na direita e ao tirar as medidas à baliza de Ferrary, remata forte, mas o esférico sai ligeiramente ao lado do poste mais próximo.

Praticamente ao entrar-mos nos últimos dez minutos da partida, a mesma corria de feição para o Penalva que conseguia segurar a sua vantagem e controlar a manobra do adversário.
Assistia-se a uma exibição segura dos penalvenses, sendo que ainda estava reservado para estes últimos minutos, dois golos dos mesmos.

O primeiro deles ao minuto 82. Bruno Loureiro, com a sua técnica individual bem apurada, consegue entrar dentro da grande área e em boa posição, desta vez não falha, coroando assim com um golo uma bela exibição. Passava assim a ser de três a vantagem dos penalvenses e praticamente o encontro estava sentenciado. Era visível que o Alba estava já conformado com a desvantagem confortável do adversário ao mesmo tempo que o Penalva continuou a espreitar jogadas de colocassem o adversário longe do seu meio campo. Foi já com o jogo algo partido, que Luís Cardoso se isola depois de contra-ataque e na cara de Quinteiro remata para excelente defesa do mesmo. Na recarga a bola sobra para Chico Pereira, que sem oposição, só teve que rematar colocado para a baliza. O elemento penalvense, que tinha entrado à pouco, demonstrou oportunismo e no sitio certo apareceu para marcar o quarto do encontro e da mesma equipa.

Praticamente chegávamos ao final do encontro, ainda com quatro minutos de compensação para jogar em que já nada de muito relevante ocorreu para a ficha de jogo.

Estava assim consumado o regresso aos triunfos do Penalva e logo numa partida e ronda de extrema importância, já que as equipas ficaram ainda mais próximas umas das outras, no que diz respeito aos seis primeiros como também a Sampedrense não desarmou em relação a lutar ainda por espreitar um lugar nos lugares de manutenção directa, isto quando faltam apenas três encontros para terminar a fase regular e nove pontos estão ainda em jogo, seguramente que três desses serão ainda necessários ao Penalva para garantir automaticamente um lugar entre os primeiros da classificação.

O Penalva, pode novamente ter motivos para acreditar nas suas boas e reais capacidades, que hoje ficaram demonstradas em campo como também ganhar a confiança que é necessária para encarar as partidas restantes da primeira fase do campeonato.

Por fim, referência ao trabalho da equipa de arbitragem, que viajou do distrito de Braga e teve uma actuação excelente em campo. Desempenhando o seu papel de forma segura e de forma isenta. Saiu o espectáculo como a sua exibição, valorizada. Nota soberba.

O Alba sai desta jornada desconfortado ao mesmo tempo que a sofreu num só encontro quase metade dos golos que tinha sofrido ate então em dezoito jornadas.

Para a próxima ronda, a antepenúltima, o Sport Clube Penalva do Castelo viaja até São João da Madeira para defrontar a Associação Desportiva de Sanjoanense.


Outras Fotografias:







[CinZa]


Resultados e Classificação:

19ª Jornada
- 3ª Divisão Nacional 2011/12 - 1ª Fase (Fase Regular):


Valecambrense 2 x Canas de Senhorim 3
Avanca 2 x Nogueirense 1
Oliveira do Hospital 1 x Bustelo 4
Sanjoaense 1 x Sampedrense 3
Oliveira de Frades 2 x Académico de Viseu 0
Penalva do Castelo 4 x Alba 0

Classificação após a 19ª Jornada - 1ª Fase (Fase Regular):