Site não oficializado do Sport Clube Penalva do Castelo.
A força penalvense desde 1945 no desporto e no futebol com paixão...

domingo, 16 de setembro de 2012

Taça de Portugal 2012-13 (2ª Eliminatória): SC Penalva do Castelo 1 x GD Peniche 0



Desafio que contava para a 2ª Eliminatória da Taça de Portugal - edição de 2012-13, a equipa penalvense recebia e defrontava a equipa do Grupo Desportivo de Peniche, conjunto que se deslocou da cidade Peniche. Confronto entre equipas que militam na 3ª Divisão Nacional só que em séries diferentes, sendo que a equipa dos alcochetanos milita na série E enquanto os penalvenses a série C.
Confronto inédito entre a formação penalvense e a equipa da região Oeste litoral que pertence à Associação de Futebol de Leiria.

Penalva triunfa pela margem minima Peniche e apura-se para a 3ª Eliminatória da Taça de Portugal 2012-13!

Ficha de Jogo:


Sport Clube de Penalva do Castelo
99 Bruno Ferrary
3 Diogo Cunha
5 Alfredo Pinto
6 Gamarra
7 Zé Carlos
9 Zé Henrique
18 Flávio Cardoso
20 Gui
21 Joe
22 Egipto
23 Sérgio Fonseca ©


Substituições: Flávio Cardoso por 12 Joãozito (61`), Egipto por 2 Tiago Borges (84`) e Zé Carlos por 77 Tiago Gonçalves (90+2`).

Suplentes não utilizados:
1 Pedro Cruz

Treinador: Rogério Sousa


Grupo Desportivo de Peniche
1 Carlos Alemão
2 Edgar
3 Edilson Silva ©
4 Roque
5 Jonathan
6 Emanuel Caneço
7 Ruben Sancheira
8 Ricardo Gata
9 Fábio Mateus
10 Luís Pinto
11 Bruno Vitorino
                                                                                                         
Substituições: Edgar por 14 Ricardo Pereira (30`), Emanuel Caneco por 15 João Rosado (66`) e Ricardo Gata por 13 Bruno Veríssimo (76`).

Suplentes não utilizados:
12 Ricardo Brito
16 Abel Vagos
17 Fernando Dias
18 André Simão

Treinador: Vasco Oliveira

16 Setembro 2012
Jogo no Parque Desportivo de Santa Ana, em Penalva do Castelo
Assistência: cerca de 200 pessoas

Árbitro: João Roque (A.F. Portalegre)
Auxiliares: Paulo Carilho & Manuel Anselmo

Ao intervalo: 0-0
Resultado final: 1-0
Marcadores: Joe (69`).

Acção disciplinar: Cartão Amarelo para Sérgio Fonseca (73`) e Zé Carlos (90+2`). Cartão Vermelho directo para Fábio Mateus (90+4`).








O Penalva do Castelo está apurado para a 3ª Eliminatória da Taça de Portugal, edição 2012-13. Um triunfo pela margem minima frente à formação de Peniche ditou o Penalva do Castelo como vencedor desta eliminatória que contava para a segunda ronda da segunda prova nacional de mais relevo.
Frente a frente, duas equipas que na ronda inaugural tinham ficado isentas e apuradas automaticamente para a rodada seguinte e que pertencem a distritos diferentes mas militam na mesma divisão nacional.
O único golo do encontro foi ao minuto 69. O atleta Joe, do Penalva do Castelo, deu o colorido ao marcador e a vitória preciosa para a turma orientada pelo técnico Rogério Sousa.
Duas equipas que tinham perdido o primeiro encontro do campeonato, encontraram-se ineditamente hoje no Parque Desportivo de Santa Ana, numa tarde de calor e em que o estimulo em jogo, era ficar apurado para a próxima ronda da Taça, que é a 3ª e que reune todas as equipas dos campeonatos nacionais.

Algum receio de parte a parte nos primeiros 25 minutos, contudo o Penalva mandou mais nas intenções e no ascendente. Perigo junto das balizas, maioritariamente de bolas paradas.
O jogo começou a soltar-se somente a partir do minuto 25, quando contra a corrente de jogo, o Peniche beneficia da primeira boa situação para marcar por intermédio de Ricardo Gata.
Seguidamente o Penalva respondeu e numa boa jogada individual de Egipto, o mesmo sofre falta clara dentro da grande área, mas o juiz principal, já um veterano nestas andanças, assim não o entendeu.
Aos penalvenses cabiam-lhe as despesas de jogo e ao minuto 33, a trave da baliza do Peniche devolveu um remate colocado de Zé Carlos, gorando-se assim uma boa oportunidade e uma soberana situação para o Penalva inaugurar o marcador.
Até ao intervalo, foi efectivamente a turma do distrito de Viseu que comandou o enconto, mas a bola, teimosamente não queria entrar em nenhuma das balizas, mesmo que o Penalva acaba-se o primeiro tempo com mais uma boa situação para marcar e colocar-se em vantagem. Zé Henrique remata para defesa apertada de Carlos Alemão e seguidamente Gui rematou forte, mas ao lado da baliza da jovem equipa do distrito de Leiria.

No segundo tempo, o jogo surgiu mais aberto e a formação orientada pelo técnico Vasco Oliveira apareceu mais atrevida, proporcionando um jogo mais extendido em campo. Contudo muitas jogodas eram inconsequentes, já que o último passe era falhado na grande maioria das tentativas ofensivas.
Ao minuto 64, ficou a sensação que o arbitro do encontro perduou mais uma falta para o castigo máximo na grande área dos penichenses. Zé Carlos tenta passar a bola por cima de um defensor do Peniche que terá jogado alegadamente com a mão.
O Penalva do Castelo efecivamente foi a equipa que demonstrou mais argumentos neste encontro e quando caminhavamos para os últimos vinte minutos do tempo regulamentar, materializa em golo o ascendente que teve durante a partida. Egipto executa um belo cruzamento para a grande área e Joe, autoritário de cabeça, finaliza com classe para o fundo das malhas da baliza do Peniche.
Estava feito o primeiro e o único golo deste encontro. Peniche ainda correu naturalmente atrás do prejuizo, mas encontrou uma organizada defensiva do Penalva, que apenas permitiu remates de longa distância, que levassem assim perigo à sua baliza. Bruno Veríssimo foi o último a colocar em perigo a baliza de Ferrary, mas a bola saiu ao lado.

Pouco depois chegava o final da partida e da eliminatória. Foi a formação da casa a sorrir, diga-se justamente e por mérito próprio e o apuramento para a 3ª Eliminatória da segunda competição nacional mais importante, foi concretizado.
Na próxima ronda entram todos os apurados nesta eliminatória mais as equipas do escalão maior que ainda estiveram isentas de disputar esta ronda.
Trabalho da equipa de arbitragem apenas a ficar marcado por duas eventuais grandes penalidades não assinaladas.
Parabéns ao Penalva do Castelo conjugando com o interesse da Associação de Futebol de Viseu, de manter e fazer chegar o mais longe possivel as equipas que lhe pertencem, como é o caso dos penalvenses.

[Crónica|Ficha de Jogo: CinZa]















[Fotos: CinZa © direitos reservados]

Vídeo com resumo da partida:


[Vídeo in SporTViseu]