Site não oficializado do Sport Clube Penalva do Castelo.
A força penalvense desde 1945 no desporto e no futebol com paixão...

domingo, 30 de setembro de 2012

Seniores SCPC 2012-13 (1ª Fase - 3ª Jornada): SC Penalva do Castelo 3 x GD Parada 2

Solução para o triunfo veio do banco e na inspiração de Zé Carlos!! Segundo triunfo do Penalva no campeonato e três importantes pontos conquistados perante encontro inédito com o Parada!!

Ficha de Jogo:


Sport Clube de Penalva do Castelo
1 Pedro Cruz
3 Diogo Cunha
5 Alfredo Pinto
6 Gamarra
7 Zé Carlos
12 Joãozito
18 Flávio Cardoso
20 Gui
21 Joe
22 Egipto
23 Sérgio Fonseca ©

Substituições: Gui por 10 Miguel Pereira (59`), Joãozito por 77 Tiago Gonçalves (59`) e Flávio Cardoso por 17 Alex Sousa (71`).
 
Suplentes não utilizados:
99 Bruno Ferrary
2 Tiago Borges
11 Dani Pina

Treinador: Rogério Sousa


Grupo Desportivo de Parada
44 Tó Oliveira ©
4 Luís Carlos
5 Leandro
7 Manú
9 Mota
10 Oceano
11 Tó-Jó
13 Gustavo
17 Ricardo Silva
19 Reuss
20 Nelson Ramos

Substituições: Tó-Jó por 8 Tiago Vilar (66`).

Suplentes não utilizados:
12 Capela
3 Ivo
15 Roberto

Treinador:  Paulo Martins

30 Setembro 2012
Jogo no Parque Desportivo de Santa Ana, em Penalva do Castelo
Assistência: cerca de 200 pessoas

Árbitro: Ivan Vigário (A.F. Porto)
Auxiliares: José Ferreira & Hélder Casanova

Ao intervalo: 1-1
Resultado final: 3-2
Marcadores: Zé Carlos (4`), Manú (45`), Diogo Cunha (p.b.) (56`), Zé Carlos (85`) e Alex Sousa (89´).
Acção disciplinar: Cartão Amarelo para Mota (22`), Diogo Cunha (26`), Leandro (30`e 89`), Luís Carlos (31`), Reuss (49`), Zé Carlos (57`), Tiago Vilar (73`), Alex Sousa (89`), Pedro Cruz (90+3) e Gustavo (90+6).
Cartão Vermelho por acumulação de Amarelos para Leandro (89´).









Em confronto inédito, apesar de serem duas equipas do mesmo distrito, a formação de Penalva do Castelo recebia e defrontava o Grupo Desportivo de Parada, que pertence ao concelho de Castro Daire e que esta temporada faz a sua estreia absoluta em campeonatos nacionais.
Encontro entre duas formações que tinham somado um triunfo nas duas primeiras rondas, deixava antever uma partida recheada de equilíbrio e motivos de interesse com vencedor incerto.
Transpondo para as quatro linhas este enquadramento teórico, foi de uma forma muito arredondada que isso mesmo se veio a verificar.
Cinco golos. Vencedor e marcador incerto até ao apito final. Momentos de emotividade. Golos de belo efeito e de boa execução técnica e em suma uma vitória para o Penalva, de forma justa, porque foi a equipa que demonstrou mais audácia e vontade de ganhar.
Mesmo que em muitos momentos do encontro se tenha assistido a mau futebol, em consequência de muitas jogadas inconsequentes, o Penalva foi quem dominou mais tempo, quem dispôs de mais oportunidades de golo e mais ambição de conquistar os três pontos, apesar de o Parada demonstrar valor e potencial para poder vir a realizar uma boa temporada.
As figuras da partida acabaram por ser Zé Carlos e os jogadores que foram lançados do banco de suplentes do Penalva no decorrer do encontro.
Destaque para uma recta final de partida com muita emoção, no qual os jogadores penalvenses estão de parabéns pela excelente atitude, insistência e acreditar até ao final da partida, que valeram assim três importantes pontos, a somar aos três conquistados na ronda anterior, que deixam a formação orientada pelo técnico Rogério Sousa num bom caminho, quando na próxima ronda vai defrontar o histórico e grande favorito à subida de divisão, o Salgueiros 08.

Começando pelo inicio da partida. Primeiro remate do encontro, surgiu o golo inaugural do marcador. Zé Carlos desmarca-se bem nas costas da defensiva do Parada e de ângulo já reduzido, efectua um colocado remate para o fundo da baliza de Tó Oliveira, que hoje regressou a Penalva, desta vez como adversário, tal como Leandro, Tó-Jó e Reuss. Boa execução do atleta penalvense e estava feito o primeiro golo da partida para o Penalva do Castelo.
O Parada acusou o golo sofrido e o Penalva por outro lado, tinha entrado na partida galvanizado e com ritmo elevado e decidido a resolver cedo a partida. O Parada não conseguia reagir e esteve perto de sofrer o segundo à passagem do minuto 14, quando Egipto em soberana posição frente à baliza contrária, cabeceia por cima.

Uma entrada de rompante, conferia uma justíssima vantagem para os penalvenses, que foram a formação mais incisiva e mais rápida nos movimentos. O Parada jogava na expectativa e de forma lenta, cabendo assim ao Penalva, o comando das operações do encontro.

A resposta com perigo do conjunto de Parada de Ester surgiu perto da meia hora, quando num corte defeituoso da defensiva do Penalva, a bola sobra para um jogador contrário que remata com muito perigo ao lado da baliza de Pedro Cruz.
O lance acabou por gerar motivos de protesto por banda da turma orientada por Paulo Martins, sendo que se reclamou grande penalidade por uma pertença mão dentro da grande área do Penalva. Os efusivos protestos do técnico da formação de Castro Daire, valeram-lhe a expulsão do banco de suplentes e do terreno de jogo.

A partida entrou num fase mais lenta e de ritmo baixo, já que o Penalva não conseguiu manter o ritmo com que entrou e o Parada começou a obrigar a jogar-se mais no miolo do terreno de jogo e de forma mais feia ou se quisermos dizer, mais física e menos técnica.
Quanto pouco fazia se prever, em cima do intervalo, o Parada chega à igualdade. Canto marcado por Leandro do lado esquerdo e Manú a aparecer no coração da grande área sozinho a cabecear para o fundo da baliza de Pedro Cruz. Era o último suspiro e lance do primeiro tempo e o Parada conseguia obter um golo que lhe conferia a igualdade no marcador.

No regresso para o segundo tempo, é o Parada que surge mais afoito, deixando o Penalva mais recuado no campo.
Não foi por mérito próprio que a turma do norte do distrito de Viseu chegou ao segundo golo mas sim de uma infelicidade e uma má comunicação entre o guarda-redes Pedro Cruz e o defesa Diogo Cunha, quando este último ao tentar atrassar de cabeça para o seu guardião, coloca a bola no fundo da baliza, que certamente menos queria.
O Parada dava a volta no marcador e a tarefa do Penalva sair deste encontro com um resultado positivo ficava muito mais complicada.

De emediato reagiu o técnico Rogério Sousa, ao trocar dois elementos ofensivos por outros dois mais frescos, no sentido de tentar mudar o rumo dos acontecimentos.
As alterações de momento não surtiram efeito mas mais adiante na partida, iriam ter os seus frutos para o Penalva.

Passava-se a jogar de forma mais partida, porque o Penalva acentuou a pressão exercida sobre o Parada, que agora em vantagem, tinha baixado o bloco ofensivo para assim se resguardar e não se expôr em demasia.
Foi a fase mais mal jogada do encontro, porque das muitas tentativas que o Penalva exercia eram inconsequentes e muitos passes sucessivos eram falhados, tanto e principalmente da parte dos penalvenses como também da parte do Parada, que passava a jogar de uma forma mais matreira e lenta.
O nervosismo e alguma inexperiência dos jogadores penalvenses eram visiveis, juntando ao tipo de jogo "chato" optado pelo Parada, que tentava enervar os penalvenses e "queimar" tempo.

O Penalva tinha a posse de bola mas não revelava poder de resposta, apesar das movimentações rápidas dos jogadores entrados neste segundo tempo, Miguel Pereira, Tiago Gonçalves e Alex Sousa.
A persistência e a audácia acabou por dar os seus frutos e quando atinjiamos o minuto 85, Zé Carlos teve um momento de grande inspiração, ao marcar um belo golo com uma execução de qualidade superior, rematando sem hipoteses para o fundo da baliza do Parada.
Golo sensacional do Penalva e o marcador assinalava novamente uma igualdade.
O golo trouxe mais motivação à turma penalvense e a emoção estave bem presente e perdurou até ao minuto 90 no Parque Desportivo de Santa Ana.

Os penalvenses continuaram a pressionar e pouco depois chegaram ao terceiro golo. Cruzamento da direita e a cabeça de Alex Sousa a finalizar para o fundo da baliza de Tó Oliveira pela terceira vez nesta partida.
Desta vez era o Penalva a operar uma remontagem no marcador que perdurou até ao apito final, mesmo que ainda se tenham jogado 7 minutos para lá dos noventa regulamentares. Até ao apito final, nota apenas para a expulsão de Leandro, por eventuais protestos depois do terceiro golo do Penalva, deixando o Parada com menos uma unidade até ao final.
Pouco mais a acrescentar, referindo que o trabalho da equipa de arbitragem não foi facil nesta partida. Algumas dúvidas ficaram em diversos lances mas mesmo assim a sua prestação não deixou de ser positiva.
 
Próxima partida do campeonato, a quarta, está agendada para 07 de Outubro de 2012.
O Penalva do Castelo visita o campo do clube histórico Salgueiros, no qual os penalvenses defrontam o grande e o princial candidato à subida, naquele que será um confronto inédito no historial dos dois clubes, prática que tem sido recorrente esta temporada.

[Crónica|Ficha de Jogo: CinZa]


















[Fotos: CinZa © direitos reservados]


Vídeo com resumo da partida:

[Vídeo in SporTViseu]

Resultados e Classificação:

3ª Jornada - 3ª Divisão Nacional Série C 2012/13 - 1ª Fase (Fase Regular):

Grijó 2 x Aguiar da Beira 0
Penalva do Castelo 3 x Parada 2
União de Lamas 1 x Salgueiros 0
Alba 0 x Estarreja 1
Sampedrense 0 x Oliveira de Frades 1
Oliveira do Bairro 3 x Avanca 3

Classificação após a 3ª Jornada - 3ªC 2012-13 - 1ª Fase (Fase Regular):