Site não oficializado do Sport Clube Penalva do Castelo.
A força penalvense desde 1945 no desporto e no futebol com paixão...

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Artigo de Reflexão: O que sabemos mais sobre terramotos ou sobre os ossos dos adolescentes?


Epidemiologia

Tema: "O que sabemos mais sobre terramotos ou sobre os ossos dos adolescentes?"


Artigo publicado no jornal Público 7 Setembro 2012

Autor: Andrea Cunha Freitas

 
Os rapazes adolescentes que praticam determinados tipos de desporto conseguem "melhores" ossos, ou seja, uma densidade mineral óssea mais alta. Em Portugal, os enfartes do miocárdio aumentam cerca de 60% quando ocorre um terramoto ligeiro. Os partos prematuros aumentam 1,2% por cada subida de um grau na temperatura entre os meses de Abril e Outubro. Estes são apenas três exemplos dos muitos trabalhos apresentados esta semana, no Porto, durante o Congresso Europeu de Epidemiologia.

(Foto: Adriano Moreira)

A equipa de investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (FMUP) apresenta esta sexta-feira os resultados obtidos com um trabalho que começou com uma primeira avaliação em 2003 a um grupo de 1137 adolescentes com 13 anos e que acompanhou estes rapazes e raparigas até aos 17 anos de idade, de forma a saber mais sobre os benefícios já conhecidos do desporto na massa óssea. "Já se sabia que o desporto faz bem aos ossos. O que percebemos agora é que diferentes tipos de desporto têm diferentes impactos nesse aumento da densidade mineral óssea", sublinha Elisabete Ramos, uma das autoras do estudo. Exemplos? "A natação, por exemplo, não tem grande impacto nos ossos porque não implica carga, não temos o peso da gravidade. Terá noutros aspectos, mas não neste", aponta.

Na lista das actividades físicas com mais impacto na massa óssea está, por exemplo, correr, a prática de futebol ou andebol. Porém, este benefício só ficou provado nos rapazes. E as raparigas? "Não é possível afirmar o mesmo. É provável que também obtenham o mesmo benefício, mas o que constatamos é que as meninas praticam pouco desporto e, por isso, não conseguimos uma associação estaticamente significativa", responde Elisabete Ramos, que esclarece que cerca de 60% das raparigas não praticam desporto na adolescência, enquanto os rapazes se ficam pelos 35%. Com estes ganhos de densidade mineral óssea durante a adolescência - sublinhe-se que só é possível ganhar massa óssea até determinada idade (entre os 20 e os 25 anos) - os adolescentes conseguem prevenir, por exemplo, o risco de osteoporose. Este trabalho de investigação que deverá ser retomado para uma nova avaliação destes adolescentes não atletas está inserido no vasto projecto Epiteen, que quer "compreender de que forma os hábitos e comportamentos adquiridos na adolescência se vão reflectir na saúde do adulto". Iniciado no ano lectivo de 2003/2004, o estudo abrange 2943 participantes nascidos em 1990, que serão acompanhados ao longo da vida.

Nem todos os desportos se traduzem em benefícios para os ossos dos mais novos. O futebol sim

(Foto: Adriano Moreira)

No Congresso Europeu de Epidemiologia foi divulgado ainda um outro estudo de investigadoras portuguesas (do Instituto Superior de Saúde Pública da Universidade do Porto e da FMUP). A partir de uma avaliação dos registos hospitalares de 59 municípios com 1,7 milhões de habitantes, as investigadores Ana Isabel Ribeiro e Maria de Fátima Pinto estabeleceram uma associação entre um aumento na ordem dos 60% da taxa de episódios cardíacos (não letais) e a actividade sísmica com a ocorrência de terramotos de baixa magnitude.

De Itália, chega ainda a conclusão de um trabalho que relacionou o calor com os partos prematuros. Segundo os investigadores de Roma por cada grau a mais entre Abril e Outubro há mais 1,2% de partos prematuros. E, mais uma vez de investigadores da FMUP, há ainda os resultados de um trabalho que revela que quatro anos após o parto, "o risco de hipertensão nas mulheres que tiveram pressão alta na gravidez foi quase seis vezes superior entre as que tiveram um menina e três vezes maior nas que deram à luz um rapaz". Ou seja, fica o alerta para um grupo de risco que deve ser acompanhado.

Estes são apenas alguns dos muitos possíveis exemplos de alguns dos avanços reportados nas múltiplas áreas de estudo da epidemiologia, a ciência que estuda a distribuição e os factores condicionantes e/ou determinantes dos problemas de saúde na população. Para Henrique Barros, professor da FMUP e presidente da comissão de organização do encontro, esta é a ciência que "fomenta a colocação das questões mais pertinentes e, na maior parte dos casos, dá as respostas mais adequadas aos grandes desafios da saúde e da doença nas comunidades".