Site não oficializado do Sport Clube Penalva do Castelo.
A força penalvense desde 1945 no desporto e no futebol com paixão...

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Seniores SCPC 2012-13 (1ª Fase - 1ª Jornada): SC Penalva do Castelo 1 x AD Grijó 3


No primeiro desafio da nova temporada, o Penalva do Castelo perde em casa frente ao Grijó! Não foi a melhor estreia nem a sorte quis estar do lado dos penalvenses!

Ficha de Jogo:


Sport Clube de Penalva do Castelo
1 Pedro Cruz
3 Diogo Cunha
6 Gamarra
7 Zé Carlos
10 Miguel Pereira
12 Joãozito
18 Flávio Cardoso
20 Gui Gil
21 Joe
22 Egipto
23 Sérgio Fonseca ©


Substituições: Diogo Cunha por 2 Tiago Borges  (66`), Gui Gil  por 9 Zé Henrique (66`) e Miguel Pereira por Alex Sousa (85`).

Suplentes não utilizados:
1 Bruno Ferrary
5 Alfredo Pinto
77 Tiago Gonçalves

Treinador: Rogério Sousa


Associação Desportiva de Grijó
12 Hélder Cardoso
2 Maté
4 Vítor Hugo
5 João Magalhães
6 Pedro Nova
10 Toninho
13 Artur
14 Bruno Chaves
16 Pedro Sá
20 Bruno Volta ©
22 Bruno Faria
                                                                                                                              
Substituições: Pedro Sá por 7 Ricardo Félix (73`), Bruno Faria por 18 Pedrinho (85`) e Toninho por 17 Tavares (90`).


Suplentes não utilizados:
1 Beleza
11 Óscar Beirão
15 Bruno Carvalho
23 Batista

Treinador: Óscar Nogueira

02 Setembro 2012
Jogo no Parque Desportivo de Santa Ana, em Penalva do Castelo
Assistência: cerca de 250 pessoas

Árbitro: Rui Fernandes (A.F. Guarda)
Auxiliares: Rui Ventura & Marco Vieira

Ao intervalo: 1-2
Resultado final: 1-3
Marcadores: Diogo Cunha (15`), Bruno Volta (21`), Toninho (37` e 84`).

Acção disciplinar: Cartão Amarelo para Pedro Nova (80`) e Egipto (83`).



Na jornada inaugural desta nova temporada desportiva, quis o destino e ditou o sorteio, que a formação de Grijó visita-se o terreno do Penalva do Castelo.
Tínhamos assim um confronto inédito entre as duas formações dado que, nomeadamente, a equipa do concelho de Vila Nova de Gaia, esta temporada transitou da série B para a série C.
Uma boa assistência e uma boa tarde para assistir ao primeiro encontro da temporada, a contar para o campeonato da 3ª Divisão Nacional, que como se sabe, vai terminar e ser suprimida nesta actual temporada.
Para os penalvenses, era mesmo o primeiro encontro oficial desta nova época desportiva, enquanto o Grijó já tinha realizado um partida, a contar para a Taça de Portugal, no fim de semana anterior.
Feitas as apresentações, quanto ao jogo em si, naturalmente e como se trata do primeiro desafio, nada melhor que começar a triunfar. Esse destino e por assim dizer, sorte, coube à formação orientada pelo técnico Óscar Nogueira.
Apesar de um inicio algo receoso de parte a parte, perfeitamente normal para a primeira ronda e numa altura que as equipas ainda não tem conhecimento entre si nem o entrosamento, provavelmente, que mais desejam.
Coube ao anfitrião assumir mais as despesas do jogo e assim foi, dado que o Penalva mais audaz, marcou primeiro, praticamente na sua primeira oportunidade verdadeira de golo.
Diogo Cunha de cabeça, oportuno dentro da grande área, aproveita um pontapé de canto a beneficiar os penalvenses, para transformar em golo e assim marcar o primeiro golo da temporada. Uma estreia da melhor maneira para o jogador que esta temporada se estreia pela camisola dos penalvenses.
Eficácia, dava assim vantagem ao Penalva, quando atinjiamos o quarto de hora de jogo.
Os visitantes reagiram passados 5 minutos. Também num canto, o capitão Bruno Volta, oportuno e no sitio certo, cabeceia certeiro para o fundo da baliza de Pedro Cruz, depois de defesa incompleta do mesmo.
Igualdade no marcador ao minuto 21 e assistia-se nestes instantes, a um jogo aberto de parada e resposta.
A formação orientada pelo técnico Rogério Sousa à passagem da meia hora, desperdiçou uma bela oportunidade golo, quando Miguel Pereira (um atleta regressado às origens da sua formação desportiva), em boa posição, rematou com perigo, para intervenção segura da guardião contrário, Hélder Cardoso.
Pouco depois, foi Maté, do Grijó, a rematar com perigo, para fora, num rápido contra-ataque.
Era um período em que o Grijó tomou algum ascendente sobre o Penalva, e o segundo golo aparece ainda antes do intervalo. E que golo! Toninho enche o pé direito de fora da grande área, e num potente e colocado remate atira para fora do alcance do guardião Pedro Cruz.
A equipa gaiense virava o resultado para seu favor, mas contudo o Penalva do Castelo efectuou ainda antes do intervalo uma resposta muito positiva e contaram-se duas belíssimas situações para repor a igualdade no marcador.
Primeiro Egipto (um dos novos reforços e regressados à turma penalvense, depois de na temporada se sagrar o melhor marcador da 1ª Divisão Distrital de Viseu - Zona Norte), aproveitando um ressalto na grande área do Grijó, remata com estrondo à barra da baliza contrária e mais tarde Sérgio Fonseca de cabeça, respondendo a um cruzamento, ficaram muito perto de marcar.

Assim não quis a sorte e o destino e ao intervalo, o resultado era favorável à equipa que viajou do distrito do Porto.
Não se adivinhava nada fácil, a tarefa dos penalvenses no segundo tempo, em ultrapassar a bem organizada e compacta equipa visitante. Tanto mais que a estratégia dos forasteiros, em vantagem, passava mais por controlar as movimentações dos penalvenses e em rápidos contra-ataques, colocar em sentido o Penalva.
O Penalva revelava dificuldades em chegar ao último terço de terreno adversário e o entrosamento nem sempre se fazia com o melhor seguimento.
Jogando mais tranquilo, o Grijó revelava-se a equipa mais perigosa nestes instantes e num espaço de quatro minutos cria duas situações de apuro para o último reduto penalvense. Primeiro num remate para fora de Bruno Faria e depois por Toninho, no qual Pedro Cruz se impôs bem, parando o remate do prático jogador que esta temporada trocou o Cesarense pelo Grijó.
Ultrapassando o minuto 65, o Penalva fez de uma assentada duas alterações que logo depois começaram a surtir efeito, já que Zé Henrique, rápido na sua movimentação, ganhou boa posição dentro da grande área, mas é claramente afastado em falta por um defensor visitante mas no qual o arbitro nada assinalou, o que seria um grande penalidade a favorecer os penalvenses.
O Penalva estava assim mais afoito no ataque, mas marcar era o mais dificel e o Grijó com a sua estratégia de contenção ia levando água ao seu moinho, mesmo que por vezes com algum anti-jogo por demoras na reposição da bola em jogo.
Chegávamos aos últimos dez minutos do tempo regulamentar e muito provavelmente o lance que veio a decidir o vencedor do encontro. Zé Carlos ganhou uma falta dentro da grande área e assim uma grande penalidade a favorecer a sua equipa.
Soberana ocasião para o Penalva empatar o encontro. Gamarra, chamado à conversão, remata colocado, mas o guardião visitante adivinhou o lado e com uma estirada decidida, defende a falta o remate da marca dos nove metros.
Hélder Cardoso, esse mesmo atleta do Grijó, viria a ser assim preponderante na sua equipa e em grande parte responsável por conseguir os três pontos em casa do Penalva.
Sempre vai dizendo a velha máxima, que quem não marca, sofre e assim foi.
Na cobrança de um livre directo, Toninho apareceu novamente na partida, fazendo um soberbo golo. Remate muito colocado e a força necessária para surpreender o guardião Pedro Cruz.
A par do guardião Hélder Cardoso, Toninho, estes viriam assim a assumir os destaques individuais do jogo e do precioso triunfo da sua formação.

Numa altura em que menos dominava, o Grijó viria praticamente a sentenciar o vencedor do encontro, com a obtenção do terceiro golo ao minuto 84.
Ao Penalva cabia-lhe o mais rápido possível conseguir a resposta em golo, porque o tempo restante também não jogava a seu favor.
Gamarra ainda tentou novamente a sua sorte num remate de longa distância mas lá estava novamente Hélder Cardoso, a parar o remate que levava colocação.

Havia mais cinco minutos de compensação para se jogar, mas pouco ou nada mais hà a acrescentar ao encontro que ditou o Grijó como feliz vencedor. Ao Penalva do Castelo resta-lhe agora pensar no próximo encontro e corrigir os apontamentos que correram pior e olhar para o futuro com esperança e optimismo. Foi apenas a primeira partida. Também mais sorte se deseja para os penalvenses.

Quanto ao trabalho da equipa de arbitragem, ficou marcado por alguns erros.
Próxima partida do campeonato, a segunda, está agendada para 23 de Setembro de 2012, na condição de visitado no campo do Aguiar da Beira.

[Crónica|Ficha de Jogo: CinZa]











[Fotos: CinZa © direitos reservados]

Vídeo com resumo da partida:

http://www.youtube.com/watch?v=bcop4X8hOnw&feature=player_embedded

[Vídeo in SporTViseu]

Resultados e Classificação:

1ª Jornada - 3ª Divisão Nacional Série C 2012/13 - 1ª Fase (Fase Regular):

Penalva do Castelo 1 x Grijó 3
União de Lamas 2 x Aguiar da Beira 1
Alba 1 x Parada 2
Sampedrense 1 x Salgueiros 08 3
Avanca 2 x Estarreja 1
Oliveira do Bairro 2 x Oliveira de Frades 1

Classificação após a 1ª Jornada - 3ªC 2012-13 - 1ª Fase (Fase Regular):