Site não oficializado do Sport Clube Penalva do Castelo.
A força penalvense desde 1945 no desporto e no futebol com paixão...

domingo, 23 de setembro de 2012

Seniores SCPC 2012-13 (1ª Fase - 2ª Jornada): ADRC Aguiar da Beira 0 x SC Penalva do Castelo 1

Chuva abençoada garante primeiro triunfo dos penalvenses no campeonato! A disputar um derbi regional, o Penalva somou os primeiros pontos com mérito próprio!

Ficha de Jogo:

Associação Desportiva Recreativa e Cultural de Aguiar da Beira
1 Patrício
2 Patrick
4 Pepe
5 Marco Aurélio
8 Clemente ©
9 Tiago Rocha
11 Josivan
16 Fabiano
17 Celso
18 Ananias
20 Renan

Substituições: Tiago Rocha por 19 Ricardo Cabral (46`), Ananias por 7 Hélder Marcelino (55`) e Marco Aurélio por 6 Cláudio Vaz (66`).

Suplentes não utilizados:
12 Bruno Gonçalves
10 Vítor Pinto
14 Tino

Treinador: Nuno Sena

Sport Clube de Penalva do Castelo
1 Pedro Cruz
3 Diogo Cunha
5 Alfredo Pinto
6 Gamarra
7 Zé Carlos
9 Zé Henrique
18 Flávio Cardoso
20 Gui
21 Joe
22 Egipto
23 Sérgio Fonseca ©


Substituições: Zé Henrique por 10 Miguel Pereira (46`), Zé Carlos por 77 Tiago Gonçalves (85`) e Egipto por 2 Tiago Borges (90+1`).

Suplentes não utilizados:
1 Bruno Ferrary
11 Dani Pina
12 Joãozito

Treinador: Rogério Sousa

23 Setembro 2012
Jogo no Estádio Municipal, em Aguiar da Beira
Assistência: cerca de 200 pessoas
Árbitro: Pedro Oliveira (A.F. Aveiro)
Auxiliares: Vítor Almeida & Pedro Ribeiro
Ao intervalo:0-1
Resultado final:0-1
Marcadores: Gamarra (g.p.) (38`).
Acção disciplinar: Cartão Amarelo para Pedro Cruz (16`) e Patrick (37`).








Derbi regional entre equipas que apesar de pertenceram a distritos diferentes, fazem fronteira geográfica, disputado neste dia seguinte ao inicio formal do Outono e que por coincidência marcou o regresso da chuva "a sério" depois de um longo período de seca.
Chuva esta que se pode dizer e apelidar, abençoada, para o conjunto de Penalva do Castelo, que no belo estádio municipal de Aguiar da Beira garantiu a primeira vitória no campeonato da temporada.
Não é demais referir e mencionar, as magnificas instalações que a formação do distrito da Guarda e campeão distrital na temporada passada, possui ao seu dispor como para oferecer aos visitantes.
A vitória da turma orientada pelo técnico Rogério Sousa foi pela diferença mínima, mas é indiscutivel quanto à justiça do vencedor deste encontro entre equipas que se conhecem relativamente bem.
Esse factor, alias, foi determinante sensivelmente até aos primeiros vinte minutos, em que se assitiu a um jogo encaixado, sem grandes rasgos de emoção junto das balizas.
Refira-se que a chuva e o vento intenso, que fez questão de aparecer ocasionalmente, dificultou as movimentações dos atletas em diversos momentos do jogo.
Mais adiante, o Penalva aos poucos foi pressionando mais o adversário e ganhando ascendente na partida e à passagem do minuto 37, vai beneficiar de uma falta para grande penalidade. Egipto num jogada individual dentro da grande área, dribla Patrick, com o mesmo de seguida a cometer falta para o castigo máximo. Infracção indiscutivel e o Penalva a beneficiar de uma soberana ocasião para se adiantar no marcador. Gamarra, chamado à conversão, não falha, diga-se desta vez, já que no primeira jornada tinha desperdiçado idêntica situação soberana. Um remate muito colocado, fora do alcance da alta envergadura do guardião Patrício, abria o marcador na terra dos cabicancas.
Esperava-se uma natural resposta da turma orientada por Nuno Sena, na verdade ela aconteceu, mas foi o Penalva que aproveitou o maior balanceamento do Aguiar da Beira para o ataque, para voltar a estar muito perto de marcar novamente, em duas situações consecutivas em jogadas de contra-ataque.
Pouco depois, era tempo de intervalo e as equipas recolhiam aos balneários.
A etapa complementar começou um pouco à semelhança do primeiro tempo, sem se verificar um domínio visível de uma equipa sobre outra, mas foi novamente o Penalva a revelar-se a equipa com mais argumentos para voltar a marcar e o endiabrado Egipto, executa um potente remate colocado para Patrício realizar a defesa da tarde, que numa estirada decidida parou o remate do dianteiro penalvense para canto.
O Aguiar da Beira, praticamente só de bolas paradas, conseguia chegar com algum perigo à baliza de Pedro Cruz e num pontapé de canto, o capitão aguiarense, Clemente, remata ao lado para atenção redobrada do sector defensivo penalvense.
A equipa da casa, sobretudo revelada muitas dificuldades para ligar o seu jogo no último terço do terreno e assim, a sua construção de jogo revelava-se insuficiente para chegar com perigo à baliza defendida por Pedro Cruz. Conseguindo controlar com sucesso a movimentação do adversário, o Penalva criou em contra-ataque, algumas situações de perigo iminente para o último reduto do Aguiar. Sendo que os 65 minutos, Zé Carlos teve nos pés uma soberanissima ocasião para atirar a contar, o que poderia ser o segundo golo, mas o demorado remate e o atenção do guardião Patrício, evitaram nova alteração no marcador.
Gorando-se esta belíssima situação para o Penalva dilatar a sua vantagem, iríamos assistir a um jogo ainda com resultado incerto, mesmo a toada de jogo nesta altura fosse mais contida, sobretudo por parte dos penalvenses, que também já estavam mais preocupados em segurar a vantagem do que aumenta-la.
Já depois de três minutos de compensação, o desafio daria-se por terminado pelo último apito do arbitro do encontro, que juntamente com a sua equipa, realizaram um trabalho seguro e positivo.

Depois da vitória sobre o Peniche na 2ª Eliminatória da Taça de Portugal no último fim de semana, o Penalva prosseguiu o caminho dos triunfos e ganhou nova confiança e animo para o próximo encontro. De um a um, encarando os desafios com seriedade e confiança, como quem diz..."de grão a grão...enche a galinha o papo" se fazem as conquistas, neste caso os objectivos.

Próxima partida do campeonato, a terceira, está agendada para 30 de Setembro de 2012. O Penalva do Castelo "veste a pele" de anfitrião ao estreante Grupo Desportivo de Parada, num derbi distrital inédito na história dos dois clubes.

[Crónica|Ficha de Jogo: CinZa]









[Fotos: CinZa © direitos reservados]


Resultados e Classificação:

2ª Jornada - 3ª Divisão Nacional Série C 2012/13 - 1ª Fase (Fase Regular):

Grijó 3 x Oliveira do Bairro 1
Parada 0 x União de Lamas 2
Aguiar da Beira 0 x Penalva do Castelo 1
Salgueiros 2 x Alba 1
Estarreja 2 x Sampedrense 0
Oliveira de Frades 3 x Avanca 3
Classificação após a 2ª Jornada - 3ªC 2012-13 - 1ª Fase (Fase Regular):