Site não oficializado do Sport Clube Penalva do Castelo.
A força penalvense desde 1945 no desporto e no futebol com paixão...

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

Chefs promovem Queijo Serra da Estrela com menu de degustação na Casa da Ínsua (Penalva do Castelo) (15 Fevereiro 2014)


No próximo dia 15 Fevereiro de 2014, no Hotel Casa da Ínsua

*Ljubomir Stanisic, Miguel Castro e Silva, Miguel Laffan (estrela Michelin), Vítor Claro, Rui Paula e Paulo Cardoso vão criar seis pratos inéditos

 O Hotel Casa da Ínsua, em Penalva do Castelo, promove, no próximo dia 15 de Fevereiro, o evento "Queijo Serra da Estrela à Chef", que juntará seis dos melhores Chefs com o objectivo de promover e valorizar o Queijo Serra da Estrela DOP.

Ljubomir Stanisic, Miguel Castro e Silva, Miguel Laffan (chef com estrela Michelin), Vítor Claro, Rui Paula e Paulo Cardoso (chef residente) vão criar seis pratos que terão na sua base o Queijo Serra da Estrela certificado, compondo um menu de degustação elegante que servirá de pano de fundo a um debate sobre a revalorização do Queijo Serra da Estrela DOP, autêntico desde o século I.O evento, organizado numa parceria entre a Câmara de Penalva do Castelo e a Casa da Ínsua, pretende sensibilizar o consumidor final para a importância da certificação do Queijo Serra da Estrela, única garantia da genuinidade do produto. A iniciativa irá ainda alertar para o facto de o Queijo Serra da Estrela só poder ser produzido na sua área geográfica, com leite de ovelhas da raça Serra da Estrela ou Churra Mondegueira, que pastam e dormem nesta região.

“A preservação do Queijo Serra da Estrela está em risco. Com esta iniciativa, a Câmara de Penalva do Castelo quer chamar a atenção para o potencial económico deste produto tradicional e único, que tem de ser preservado pelas entidades públicas e privadas e acarinhado pelo consumidor”, defende Francisco Carvalho, presidente da Câmara de Penalva do Castelo.

“É com muita honra que o Hotel Casa da Ínsua e a Visabeira Turismo e Imobiliária se juntam a esta iniciativa, que se insere na nossa política de valorizar e proteger o que é feito em Portugal com qualidade e tradição. A Casa da Ínsua está entre os produtores certificados a nível nacional de Queijo Serra da Estrela DOP. Com este evento poderemos acompanhar o percurso do Queijo Serra da Estrela desde o pasto, passando pela plantação de cardo e pela queijaria que foi construída na nossa propriedade, até ao prato – com o queijo a ser usado como produto de excelência/produto gourmet por seis dos melhores chefs portugueses”, refere Frederico Costa, presidente do Conselho de Administração da Visabeira Turismo e Imobiliária.

O evento, que prevê o acompanhamento da produção tradicional do Queijo Serra da Estrela, desde a ordenha ao prato, passando pela selecção e pastagem dos animais, cultivo do cardo, produção do coalho, cura do queijo e confecção do menu de degustação, irá ser seguido de um painel de discussão que terá o mote "Como revalorizar o Queijo Serra da Estrela" e contará com presença de representantes do sector e especialistas. Está também prevista uma sessão de prova-cega de Queijo Serra da Estrela promovida pelos produtores locais.

Fonte: http://www.gazetarural.com/