Site não oficializado do Sport Clube Penalva do Castelo.
A força penalvense desde 1945 no desporto e no futebol com paixão...

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Seniores SCPC 2012-13 (1ª Fase - 19ª Jornada): SC Penalva do Castelo 1 x UD Sampedrense 0

Penalva do Castelo vence pela margem mínima turma de São Pedro do Sul e aproxima-se dos seis primeiros numa fase crucial da temporada! Um desafio que ficou marcado pelo golo solitário de Zé Henrique e pelas expulsões em catadupa para a Sampedrense!

Ficha de Jogo:

Sport Clube de Penalva do Castelo
99 Bruno Ferrary
21 Joe
5 Alfredo Pinto
23 Sérgio Fonseca ©
3 Diogo Cunha
6 Gamarra
20 Gui
22 Egipto
18 Flávio Cardoso
7 Zé Carlos
11 Dédé

Substituições: Gamarra por 10 Miguel Pereira (46´), Zé Carlos por 9 Zé Henrique (61`) e Dédé por 77 Tiago Gonçalves (80`).

Suplentes não utilizados:
1 Bruno Gonçalves
12 Joãozito
2 Tiago Borges
13 Ascenso

Treinador: Rógerio Sousa

X

União Desportiva de Sampedrense
87 André Maló
7 Baixote
4 Gouveia
5 João Heitor ©
3 Márcio Anastácio
8 Ferreirinha
6 Hélder Jorge
33 Carlitos
25 Luís Costa
10 Beto
20 Tagui

Substituições: Ferreirinha por 21 Neves (45`) e Hélder Jorge por 89 Marilson Fredy (71`). 

Suplentes não utilizados:
1 Márcio Rodrigues
14 Marco Castanheira
26 Alvaro Esteves
17 Moreira
11 Caniggia

Treinador: Tiago Ferreira

17 Fevereiro 2013
Jogo no Parque Desportivo de Santa Ana, em Penalva do Castelo.
Assistência: cerca de 200 pessoas
Árbitro: Raul Valega (A.F. Porto)
Auxiliares: Nuno Rodrigues & Osvaldo Ferreira
Ao intervalo: 0-0
Resultado final: 1-0
Marcadores: Zé Henrique (83`).
Acção disciplinar: Cartão Amarelo para Carlitos (21`e 65`), Hélder Jorge (24`), Sérgio Fonseca (51`), Zé Henrique (75`), Márcio Anastácio (78`), Luís Costa (81`), Tagui (90+2`). Cartão Vermelho por acumulação de Amarelos a Carlitos (65`). Cartão Vermelho directo a Luís Costa (81`), Baixote (87`) e Moreira (banco de suplentes) (90+2`).










Num dia em que a chuva regressou à região centro, o Penalva do Castelo voltou também aos triunfos, depois de perder na ronda anterior em Avanca. Numa fase crucial da temporada e ainda ou mais decisiva para os penalvenses, o encontro da 19ª jornada, reservava um confronto com os sampedrenses, que tinham nesta partida a última tentativa de se aproximar da primeira metade da tabela, sendo que ultrapassavam um período positivo de resultados.

A formação penalvense sabia da importância do encontro e mesmo sem contar com a disponibilidade de alguns dos seus atletas, assumiu as despesas do encontro, chamando para si a responsabilidade maior em prosseguir a perseguição aos seis primeiros da tabela geral em comparação à Sampedrense, um pouco mais distante na classificação mas ainda com hipóteses matemáticas de atingir a primeira metade da tabela.

O inicio foi algo monótono, com estudo mutuo das equipas, sendo que as mesmas se encaixaram no sistema táctico de cada uma. Sendo assim o perigo juntos das balizas foi acontecimento raro se ver nos primeiros 15 minutos. O colectivo penalvense, neste encontro a actuar equipado de amarelo, teve mais posse de bola mas o que é certo é que a equipa que viajou de São Pedro do Sul foi mais acutilante e perigosa entre o minuto 15 e o 27. Por duas situações, protagonizadas pelo mesmo atleta, Tagui, esteve mais perto de abrir o activo, do que os penalvenses. Em ambas as situações, Ferrary mostrou-se atento e segurou o esférico com segurança. Depois ao minuto 27, foi o Penalva do Castelo que assustou o último reduto contrário, com uma cabeceamento muito perigoso de um dos centrais que subiu até à grande área contrária, depois de pontapé de canto.
Goradas estas possibilidades de se abrir o marcador no parque Desportivo de Santa Ana, a partida caiu um pouco de intensidade entre a meia hora e o tempo de intervalo e os remates de longe foram os lances previligiados para tentar o golo em ambos as balizas, diga-se sem sucesso.
A entrega dos principais protagonistas foi visível. A luta pelo esférico também se fez notar, sendo que as oportunidades claras de golo foram acontecimentos pouco vistos nos primeiros 45 minutos e assim saiamos para tempo de descanso com um nulo no marcador.

Na etapa complementar, a formação orientada pelo técnico Rogério Sousa entrou mais determinada em busca do seu objectivo, que passava por garantir os três pontos.
Passando a jogar mais pressionante, os penalvenses obrigaram de certa forma os sampedrenses a remeterem-se mais para o seu sector defensivo sem que contudo não descurassem o contra-ataque e o erro do adversário, porque Tagui desde o inicio do encontro demonstrou irreverência e velocidade para colocar qualquer defesa em sentido. As situações de perigo junto da baliza alternavam. Diríamos que o Sampedrense foi conseguindo conter e "segurar" as movimentações mais incisivas do Penalva e o nulo persistia estávamos a meados do segundo tempo.
Zé Henrique era lançado no encontro por banda dos locais enquanto o técnico Tiago Ferreira fazia entrar Marilson. Ganhava-se mais velocidade e profundidade na partida, sendo que ficou mais a ganhar o Penalva, que reforçou o seu poderio atacante e que mais tarde viria a dar os seus frutos.

Ao minuto 65, registo, para a primeira expulsão do encontro. Carlitos vê a segunda cartolina amarela e a consequente expulsão do encontro. O cartão vermelho mostrado não iria ficar por aqui e ao minuto 81, foi a vez de Luís Costa, abandonar as quatro linhas, de certo por protestos.
Logo depois, os penalvenses beneficiaram de um livre junto à grande área contrária e Zé Henrique vai aparecer ao primeiro poste a desviar de cabeça para o fundo da baliza de André Maló.
Estava feito o golo único do encontro e aquele que viria a dar os três importantes pontos aos visitados. O treinador do Penalva ganhava também a sua aposta em colocar em campo o jovem e dinamico dianteiro, Zé Henrique.

Os penalvenses já nesta fase acentuaram o seu domínio no encontro, já que também passaram a jogar com mais duas unidades do que o adversário. Praticamente a chegar ao último minuto do tempo regulamentar, Baixote também foi admoestado com o cartão vermelho directo, por uma suposta e de certo agressão a um atleta penalvense. Passavamos a ter em jogo 11 contra 8, unidades. E daí para a frente o encontro começou a ficar sem história futebolistica para contar, já que o tempo de desconto foi passado por nova contrariedade para o colectivo da região de Lafões.

Foi a vez do delegado ao jogo e o massagista da equipa da Sampedrense serem também excluídos do recinto de jogo ao qual se juntou Moreira, um suplente que estava no banco, ficando certamente a ideia de que só o arbitro apenas o poderá justificar, mas de certo terá sido por protestos. Exagerado ou não, o que se pode relatar é que o jogo não tinha esta necessidade de chegar até este ponto, já que o mesmo se disputava de forma correcta. Meus amigo(a)s, não é nada bom no futebol vermos destas situações e tão pouco o arbitro tornar-se o protagonista da parte final do encontro, mediante o rigor apresentado, porque o jogo em si não era justificavel tal numero de cartões, mas mais que ninguem, o arbitro o poderá justificar e outras analises e ilações ficaram para os intervenientes directos dos acontecimentos.

Para a história principal deste encontro, fica o resultado, positivo como essencial e de importância elevada para as ambições dos penalvenses, de ainda conseguirem um lugar nos seis primeiros, quando faltam apenas disputar três encontros nesta fase regular do campeonato.
A Sampedrense ficará já praticamente afastada desta discussão, porque a diferença pontual é assinalável para o sexto classificado, posição que o Penalva do Castelo reparte com o Oliveira do Bairro, equipas que ainda ser opositoras e ainda mais que na próxima partida vai receber, o actual terceiro classificado, o Grijó.
O mais importante é seguir de jogo a jogo porque as contas só se fazem no final.

A "saga" final desta primeira fase do campeonato vai assim continuar no próximo fim de semana, sendo que a próxima partida, a vigésima, está agendada para o dia 24 de Fevereiro de 2013, com os penalvenses a efectuarem uma nova deslocação ao distrito de Aveiro, desta feita à Albergaria a Velha, para defrontar o Sport Clube de Alba. Mais um duelo de extrema importância. Mais uma luta pelos três pontos. Uma nova ambição.....com a melhor resultado sempre em mente! Penalva somos todos...juntos somos mais fortes!

[Crónica|Ficha de Jogo: CinZa]














[Fotos: CinZa © direitos reservados]

Vídeo com resumo da partida:


Resultados e Classificação:

19ª Jornada - 3ª Divisão Nacional Série C 2012/13 - 1ª Fase (Fase Regular):

Oliveira do Bairro 0 x Salgueiros 3
Parada 0 x Estarreja 1
Aguiar da Beira 2 x Oliveira de Frades 2
Grijó 3 x Avanca 1
Penalva do Castelo 1 x Sampedrense 0
União de Lamas 1 x Alba 0

Classificação após a 19ª Jornada - 3ªC 2012-13 - 1ª Fase (Fase Regular):


Lista de Marcadores Equipa Seniores SCPC 2012/13 (após 19ª Jornada):
+ Dédé 6 
+ Gamarra 4
+ Zé Carlos 4
+ Egipto 3
+ Sérgio Fonseca 2
+ Zé Henrique 2
+ Diogo Cunha 1
+ Alex Sousa 1
+ Gui 1
+ Rui Santos 1
+ Auto-Golos 2