Site não oficializado do Sport Clube Penalva do Castelo.
A força penalvense desde 1945 no desporto e no futebol com paixão...

domingo, 3 de fevereiro de 2013

Seniores SCPC 2012-13 (1ª Fase - 17ª Jor): SC Penalva do Castelo 4 x GD Oliveira de Frades 1


Penalva do Castelo vencem e convencem frente ao Oliveira de Frades, regressando aos triunfos numa altura crucial da temporada! Num desafio com um Penalva dominador, os quatro golos frente a uma de resposta acabaram por coroar uma exibição, bonitos golos e um resultado, bem conseguidos!

Ficha de Jogo:

Sport Clube de Penalva do Castelo
99 Bruno Ferrary
21 Joe
5 Alfredo Pinto
23 Sérgio Fonseca ©
3 Diogo Cunha
6 Gamarra
17 Rui Santos
20 Gui
22 Egipto
9 Zé Henrique
11 Dédé

Substituições: Dédé por 7 Zé Carlos (55´), Joe por 18 Flávio Cardoso (58`) e Rui Santos por 13 Ascenso (70`).

Suplentes não utilizados:
1 Bruno Gonçalves
12 Joãozito
10 Miguel Pereira
77 Tiago Gonçalves

Treinador: Rógerio Sousa

X

Grupo Desportivo de Oliveira de Frades
1 André Martins
2 Nelson Cardoso
3 Óscar Lopes
4 Tiago Dias
6 Chico Pereira
8 Meireles ©
9 Ruca
11 Aidos
13 Mauro Pinto
17 Pedro´s
21 Nelson Rato

Substituições: Chico Pereira por 20 Marco (60`), Mauro Pinto por 16 Jimmy (82`) e Tiago Dias por 7 Pedro Ribeiro (82`). 

Suplentes não utilizados:
12 André Silva
5 Canelas
19 Diogo Nunes

Treinador: Raúl Coutinho

03 Fevereiro 2013
Jogo no Parque Desportivo de Santa Ana, em Penalva do Castelo.
Assistência: cerca de 150 pessoas
Árbitro: Duarte Oliveira (A.F. Braga)
Auxiliares: Xavier Fernandes & Lecínio Vieira
Ao intervalo: 1-0
Resultado final: 4-1
Marcadores: Rui Santos (g.p.) (45), Gamarra (47`), Dédé (52`), Óscar Lopes (55`) e Egipto (71`).
Acção disciplinar: Cartão Amarelo para Chico Pereira (26`), Meireles (29`), Tiago Dias (45`), Zé Carlos (59`), Egipto (61`), Gamarra (85`) e Pedro´s (88`).









No fim de semana em que se celebrou a festa do Pastor e do Queijo na vila de Penalva do Castelo, encontraram-se equipas do mesmo distrito e opostas na classificação apesar de lutarem pelos mesmos objectivos, que passam por se qualificar nesta fase no lote dos seis primeiros da classificação. O Penalva neste encontro queria voltar aos triunfos e conseguir a aproximação ao sexto lugar. O Oliveira de Frades tinha praticamente a sua derradeira oportunidade de ainda ter esperança de chegar à primeira metade da tabela classificativa ao fim destas 22 jornadas da fase inicial e regular da temporada.

Tarde luminosa e a contrastar com os últimas semanas, que foram marcadas por chuva abundante, aguardava este encontro onde até o relvado já tinha melhorias significativas em relação ao último jogo disputado no Parque Desportivo de Santa Ana, onde recorde-se os penalvenses receberam e empataram com o Salgueiros.
Desta vez, a vitória foi o resultado favorável ao conjunto orientado pelo técnico Rogério Sousa, que assim regressou aos 3 pontos, algo que fugia já à 4 jogos. Um triunfo com muita importância nas ambições do Penalva numa altura crucial da temporada, que entra na recta final, em as equipas que ainda lutam pelos seis primeiros lugares estão ainda muito próximas. É certo que os dois primeiros classificados, neste momento disputam um campeonato à parte, sendo que as restantes ainda tem vários desafios para o concretizar, que passa por se qualificarem na primeira metade da tabela. Mas vamos de jogo a jogo.

Neste caso concreto, desde cedo o Penalva quis impor o seu ritmo de jogo, fazendo também valer o factor casa para tentar o mais cedo marcar e levar a água ao seu moinho.
Pertenceram aos penalvenses, então, as primeiras intenções de golo e ao minuto 7, surge a primeira situação de perigo junto das balizas. André Martins, o guardião lafonense estava atento ao remate de Dédé e evitou que o Penalva se adianta-se no marcador nos primeiros 10 minutos.
O ascendente do encontro pertencia assim em maior grau de acentuação ao Penalva. O Oliveira de Frades jogava mais na expectativa.
Contudo, apesar das diversas tentativas, os penalvenses não revelaram a maior clarividência no último terço do terreno gorando-se diversas situações em que a bola rondou a baliza contrária.
Assim decorreu o desafio praticamente até ao intervalo, onde as oportunidades claras de golo foram escassas, mas no minuto de compensação do primeiro tempo, surge o lance que origina o primeiro golo do encontro e do Penalva do Castelo.
Não foi totalmente percebível o lance que originou a grande penalidade. O arbitro de perto ajuizou a falta para a marca dos nove metros. Tiago Dias pela falta cometida foi admoestado com a cartonila amarela. Era uma oportunidade soberana para assistirmos ao primeiro tento da partida.
Na conversão da respectiva grande penalidade, Rui Santos atirou para o lado mais distante do guardião André Martins e inaugura o marcador no Parque Desportivo de Santa Ana.
Diga-se de forma inteiramente justa e meritória.
Logo depois, foi tempo de intervalo.
A vantagem mínima pertencia assim aos penalvenses.

Na etapa complementar da partida, logo nos primeiros minutos tivemos o espaço de tempo mais electrizante do encontro. Três golos nos primeiros 10 minutos.
Primeiro o segundo do Penalva. Um golo de belo efeito, diga-se, em que o interprete final foi Gamarra, que finalizou com classe um passe também ele, de qualidade, de Egipto. Cruzamento da direita e o meio campista penalvense no interior da grande área a rematar forte fora do alcance de André Martins.
Melhor entrada não podia ter o Penalva no reinicio do encontro.
A pressão do conjunto que veste de preto e branco continuou e Egipto esteve muito perto de marcar o terceiro, que veio a acontecer ao minuto 52. Nova jogada pelo lado direito do ataque penalvense e Dédé desmarcado na interior da grande área, a encostar sem dificuldade para o fundo da baliza do Oliveira de Frades, que entrou macio neste segundo tempo.
Com uma vantagem de três golos e com um domínio acentuado no encontro, os penalvenses tinham tudo para somar os três pontos neste jogo.
A turma orientada pelo técnico Raul Coutinho acabou por reagir e num lance de bola parada reduziu e marcou o seu golo neste encontro. Alguma hesitação da defesa penalvense e Óscar Lopes oportuno a aproveitar uma defesa incompleta de Bruno Ferrary, para fazer o 3 a 1.

Depois deste momento mais vivo no encontro, a toada de jogo acalmou onde foi notório que o Penalva não queria deixar o adversário animar o encontro.
Passávamos então a ter um desafio mais monótono, em que o ascendente continuava a pertencer em maior dose ao Penalva do Castelo que ao mesmo tempo também estava agora mais preocupado em gerir a vantagem.
Apesar disso mesmo, o conjunto da beira-alta acabaria por marcar mais um golo. Este possivelmente o melhor da tarde. Tendo um protagonista. Egipto. Ele que numa jogada individual atirou por fim para o quarto do score da sua equipa. Um golo do atleta penalvense que coroou também uma bela exibição pessoal neste encontro.
A bem dizer, ao minuto 71 tínhamos praticamente o vencedor encontrado mais ainda que o domínio da partida pertencia praticamente por inteiro aos penalvenses.
Também do outro lado, tínhamos uma equipa já desmotivada e descrente na discussão do resultado.
Já na recta final da partida, o Penalva ainda teve mais situações para marcar, nomeadamente por intermédio de Zé Henrique, por duas vezes, mas o marcador não iria sofrer mais alterações.
Vitória certa e justa do Penalva do Castelo sobre o Oliveira de Frades que não merece contestação, tal como o trabalho da equipa de arbitragem que praticamente passou despercebido do encontro, como de pede e lhe compete.


A recta final da 1ª fase da temporada continua no próximo fim de semana, sendo que a próxima partida do campeonato, a décima oitava, está agendada para o dia 09 de Fevereiro de 2013, no caso dos penalvenses, que realizaram jogo em dia antecipado, na deslocação ao distrito de Aveiro, novamente ao concelho de Estarreja, desta vez para defrontar a Associação Atlética de Avanca, para mais um duelo de extrema importância. Mais uma luta pelos três pontos. Uma nova ambição.....com a vitória sempre em mente! Penalva somos todos...juntos somos mais fortes!

[Crónica|Ficha de Jogo: CinZa]









[Fotos: CinZa © direitos reservados]

Vídeo com resumo da partida:

Resultados e Classificação:

17ª Jornada - 3ª Divisão Nacional Série C 2012/13 - 1ª Fase (Fase Regular):

Oliveira do Bairro 2 x Parada 0
Aguiar da Beira 1 x Salgueiros 0
Grijó 2 x Estarreja 0
Penalva do Castelo 4 x Oliveira de Frades 1
União de Lamas 2 x Avanca 2
Alba 2 x Sampedrense 1

Classificação após a 17ª Jornada - 3ªC 2012-13 - 1ª Fase (Fase Regular):


Lista de Marcadores Equipa Seniores SCPC 2012/13 (após 16ª Jornada):
+ Dédé 6 
+ Gamarra 4
+ Zé Carlos 3
+ Egipto 3
+ Sérgio Fonseca 2
+ Diogo Cunha 1
+ Alex Sousa 1
+ Gui 1
+ Zé Henrique 1
+ Rui Santos 1
+ Auto-Golo 1