Site não oficializado do Sport Clube Penalva do Castelo.
A força penalvense desde 1945 no desporto e no futebol com paixão...

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Resultados Equipas Seniores concelhias - 13ª Jornada - 1ª Distrital Norte (17 Fevereiro 2013)


Neste último domingo (17 Fevereiro 2013), realizou-se a 13ª Jornada da fase regular do Campeonato da 1ª Divisão Distrital - Zona Norte da Associação de Futebol de Viseu, referente à quarta ronda da segunda volta do respectivo campeonato.
A equipa do Sezurense recebeu e defrontou o Lamelas de Castro Daire. O Roriz também jogou na condição de visitado, recebendo o Vilamaiorense de São Pedro do Sul.
Confira alguns dados sobre esse jogo, como todos os restantes resultados e classificação da mesma série.

  ARC Sezurense 0 x ACDR Lamelas 4

Sezurense cede nova derrota e continua o seu percurso sem vencer! O Lamelas soma um importante triunfo continuando na perseguição aos dois primeiros classificados!!

Na quarta ronda da segunda volta da fase regular do campeonato, o Sezurense voltou a jogar na condição de visitado, recebendo pela primeira vez na sua história a equipa de futebol do Lamelas, que viajou do concelho de Castro Daire. O resultado que fica para a história estatística, foi que a equipa de Sezures perdeu por quatro bolas sem resposta, somando a oitava derrota, consecutiva, desde o empate frente ao Nespereira, o único jogo em que a turma orientada por José Freitas conseguiu pontuar até ao presente, continuando com a agravante e o handicap de somaram o quinto jogo seguido sem marcar. Uma prestação que continua longe dos pergaminhos deste clube e do valor real.
Uma coisa é certa, não tem faltado vontade, dedicação e esforço, mas como se sabe no desporto e como tudo na vida, a confiança é determinante para atingir e se conseguir um objectivo.
Por outro lado, o Lamelas foi novamente feliz no concelho de Penalva do Castelo, depois de já ter vencido na deslocação à outra equipa penalvense, o Roriz. Desta forma, numa fase crucial da temporada, somou o sexto desafio consecutivo a pontuar e continua na senda da luta pelos dois primeiros lugares, aqueles que podem dar a subida de divisão: o primeiro directamente e o segundo o direito de disputar o play-off. É certo que o campeonato é curto e consequentemente a margem de erro mais curta, mas as contas fazem-se no final e nas restantes cinco jornadas, julga-se que ainda tudo é possível.

Quanto ao jogo, disputado no campo das Cruzes, o terreno da equipa de Sezures, poderá se dizer que foi discutido no primeiro tempo. O Sezurense encontrava-se neste encontro muito desfalcado mas isso não foi motivo para lutar com as suas armas frente ao Lamelas, que têm e diria que é "obrigado" a ter outros argumentos, porque joga com outras armas, outro orçamento, outros objectivos, que passam por lutar pelos lugares de subida à divisão maior da Associação de Futebol de Viseu, de onde caiu esta temporada. Como muitas vezes se afirma no futebol, são 11 homens contra 11 homens onde tudo pode acontecer.
Em termos de produtividade atacante, é certo que a formação de Castro Daire conseguiu criar as melhores oportunidades de golo mas a formação de Penalva do Castelo foi aguentando a maior pressão ofensiva dos visitantes. Até ao minuto 40, porque é o momento que o primeiro golo do Lamelas surge. Foi um tento até obtido como alguma felicidade, mas como se sabe os que contam são os que entram.
Ao intervalo, a vantagem do Lamelas era curta mas justificável se bem que o esforço dos sezurenses poderia premiar outro resultado.

Na etapa complementar, os locais tentariam de certo mudar o rumo dos acontecimentos mas cedo sofreu outro duro revés ou seja o segundo golo, ao minuto aproximado 48, sendo que a partir daí, praticamente deixou de acreditar na discussão do resultado. O Lamelas, com a obtenção do segundo golo, tranquilizou e tomou conta decididamente do controle do encontro e ainda marcou mais dois tentos. O terceiro golo ao minuto aproximado 63 e o quarto, o que fechou a contagem final, ao minuto aproximado 82.

Acima de tudo e em suma, o mais importante para o Lamelas foram os três pontos e mais um ensaio conseguido de assalto aos dois primeiros lugares que ainda continuam relativamente distantes, mas com hipóteses matemáticas de lá chegar. Já que o jogo em si só teve história praticamente no primeiro tempo ou então se quisermos ser práticos até ao segundo golo dos visitantes.
No outro reverso, o Sezurense não deve baixar os braços mas sim continuar a assumir que tem limitações mas que em campo tem força física, animo, colectivo e vontade de mudar o rumo dos acontecimentos, que esta temporada estão longe dos desejados e pretendidos.
Fica a sincera homenagem destes bravos homens que tentam dignificar da melhor forma a colectividade que representam, a freguesia e o concelho, mesmo que sem os resultados finais desejados.

Ficha de Jogo:

17 Fevereiro 2013
Jogo no Campo das Cruzes, em Sezures, localidade e freguesia do concelho de Penalva do Castelo.
Assistência: cerca de 50 pessoas
Árbitro: Joel Portelada (A.F. Viseu)
Auxiliares: Rui Rosa & André Martins

Sezurense:
Ricardo Diniz, Hélder Pacheco, Fábio Pardal, Ricardo Costa, Raphael Panarra, Henrique Caetano, Nico, Ricardo Correia, Steven Cunha, Samuel Abreu e Litos (c).
Banco de Suplentes: Luís Carlos e João Eusébio
Treinador: José Freitas

Lamelas:
David Ramos, Marco Quintela, Luís Martins, Nélson Gomes, Telmo Rodrigues, Bruno Pinto, Spike, Dário, João Pedro, Ventura e PJ (c).
Banco de Suplentes: Rafa, Bruno Lopes, Marco Lourenço, Telmo Ferreira, Pedro Pontes, Vítor Ferreira e Mika Ferreira.
Treinador: João Gouveia

  O campeonato prossegue no próximo fim de semana, com a realização da 14ª da fase regular deste campeonato, que está agendada para o dia 24 de Fevereiro de 2013, vai proporcionar ao Sezurense viajar até ao concelho de Cinfães, para defrontar o Nespereira Futebol Clube. Por seu lado, o Lamelas prossegue o seu campeonato na próxima ronda, com a recepção ao Alvite, do concelho de Moimenta da Beira, num encontro que promete muitas emoções fortes e importância classificativa para as duas equipas.

[Crónica & Ficha de Jogo: CinZa]











[Fotos: Telmo Francisco © direitos reservados]
 

GDC Roriz 1 x UD Vilamaiorense 1


Roriz perdulário empata a uma bola sobre o apito final com a equipa do Vilamaiorense! Um desafio em que os rorizenses estiveram muito próximos de vencer, sobre o qual os elementos de Vila Maior tiveram a felicidade de marcar nos descontos sobre descontos!!

Na quarta rodada a contar do inicio da segunda volta do campeonato, encontraram-se em Penalva do Castelo, duas equipas próximas na classificação e que praticamente lutam pelos mesmos lugares da classificação, que não sendo os de acesso à subida de divisão, são os que estão imediatamente abaixo.
Duas formações que se conhecem relativamente bem em parte devido aos já alguns confrontos realizados entre si, seja em Penalva do Castelo seja em Vila Maior (São Pedro do Sul).
Um histórico de confrontos que tem sido mais favorável à colectividade de lafões e que este encontro acabou por favorecer novamente o Vilamaiorense do que o Roriz, já que os rorizenses foram a formação que esteve mais perto de vencer, sendo que o golo dos visitantes surgiu apenas nos descontos, ou melhor, diríamos descontos sobre descontos e em termos mais práticos no último lance do desafio e do apito final.

Começando pelo inicio da partida. Uma primeira parte mal jogada de parte a parte em que contudo os rorizenses foram a formação que tentou jogar e praticar melhor futebol ou se assim quisermos dizer, um futebol mais atraente. Os tempos de paragem sobrepusseram-se a um desafio mais emotivo e mais corrido. Sobretudo de bola parada, foi a ocorrência mais propicia a emoção junto das balizas.
Em termos de oportunidades de golos, foi o Roriz que beneficiou da mais clara, mas Marco Rodrigues não esteve inspirado para desfeitear o guardião Bartolo.
Primeiro tempo terminado. Nulo no marcador, de certa forma a ajustar-se, se bem que a vantagem de alguma das duas equipas poderia pertencer aos locais pela maior acutilância.

Na etapa complementar surgem os golos e mais motivos de interesse.
A formação orientada por Sérgio Macário entrou mais determinada, querendo "utilizar" o estatuto de local para comandar as operações do encontro.
O golo acabou por aparecer de forma natural, ao minuto aproximado 57. Lance rápido de transição defesa ataque, Rúben Sarmento solicitado em velocidade nas costas da defesa do Vilamaiorense, e depois de uma boa condução e domínio do esférico, conseguiu introduzir a bola no fundo das redes à guarda de Bartolo.
Estava assim materializado em golo, a superioridade evidenciada até então pela equipa do concelho de Penalva do Castelo, que acabou por não ter mais consequência de golos, apesar de mais situações perigosas junto da baliza contrária.
A formação orientada por Isaías Soares tentou de seguida inverter o resultado desfavorável mas sem resultados práticos e com pouca acutilância.
A partida passa depois por novo momento de ritmo baixo devido a novas paragens algo prolongadas, para depois chegar-mos aos minutos finais, aqueles que ainda iriam trazer mais acontecimentos de registo e de certa forma interesse à partida.

Continuamos a crónica pela habitual e celebre afirmação de que quem não marca sofre e já nos descontos da partida, o Vilamaiorense vai empatar.
O Roriz com as melhores situações de golo e quem sabe as que poderia ter "matado" o jogo e o Vilamaiorense mais prático e eficaz num lance mesmo a terminar o encontro, a conseguir o empate a uma bola.
Antes de chegar ao relato do empate, referência para duas expulsões no encontro, uma para cada lado.
Primeiro Luís Tostas do Roriz e depois Sérgio Almeida do Vilamaiorense. Ambas por acumulação de amarelos. Este empate em expulsões pareceu que iria dar o mote ao empate também no marcador e assim foi que a partida só terminou com o golo dos visitantes.

Foram dados 4 minutos de compensação e o golo do empate surge aproximadamente já para lá do sexto minuto depois do tempo regulamentar. Foram descontos sobre descontos que é certo, não se justificaram de forma aparente.
Quem aproveitou este "tempo extra" foi o colectivo de Vila Maior que nunca deixou de acreditar noutro resultado até que conseguiu por intermédio de Carlos Pinto levar um ponto do campo da Cerca. Pontapé de canto e o médio do Vilamaiorense a ser oportuno na abordagem do lance.

Diríamos que o Roriz tem que se queixar de si próprio, por ter desperdiçado lances sobre lances para aumentar a vantagem e tranquilizar a sua posição no marcador e por outro lado do trabalho da equipa de arbitragem que não terá sido coerente ao dar tanto tempo de descontos sobre descontos.
É também por fim, um ponto que é quase como um prémio para o Vilamaiorense, que não deixou de acreditar num resultado positivo, mesmo que em jogo jogado e organização, tinha sido inferior ao do adversário.
Meus amigo(a)s, no futebol o que contam são mesmo os números e assim fica para a história, empate a uma bola entre o Roriz e o Vilamaiorense.

Ficha de Jogo:

17 Fevereiro 2013
Jogo no Campo Municipal da Cerca, em Penalva do Castelo.
Assistência: cerca de 75 pessoas
Árbitro: David Augusto (A.F. Viseu)
Auxiliares: João Santos & José Henriques

Roriz:
Luís Correia, André Silva, Nelson Lamegal, Emanuel Ferreira, Cláudio Pina (c), Gonçalo Cardoso, Luís Tostas, Cabral, Marco Rodrigues, Rúben Sarmento e António Eduardo.
Banco de Suplentes: Nuno Guterres, Vicente, Mareko, Lilo, Marcelo Coelho e Sebastião.
Utilizados: Lilo, Vicente e Sebastião.
Treinador: Sérgio Macário

Vilamaiorense:
Bartolo, Sérgio Almeida (c), Rafael Moreira, Miguel Vargas, Bruno Regueira, Aníbal, Carlos Pinto, Ninja, Joel Pinto, Dani Pereira e Pedro Almeida.
Banco de Suplentes: Tiago Figueiredo, Ricardo Mouta, Guilherme e Bruno Rocha.
Utilizados: Guilherme e Bruno Rocha
Treinador: Isaías Soares

  O campeonato prossegue no próximo fim de semana, com a realização da 14ª da fase regular deste campeonato, que está agendada para o dia 24 de Fevereiro de 2013, vai proporcionar ao Roriz viajar até ao concelho de Cinfães, para defrontar o Grupo Desportivo da Casa do Povo de Oliveira do Douro. Por seu lado, o Vilamaiorense prossegue o seu campeonato na próxima ronda, com a recepção ao líder Ferreira de Aves, do concelho de Sátão.

[Crónica & Ficha de Jogo: CinZa]
















[Fotos: CinZa © direitos reservados]

Resultados 13ª Jornada - Seniores 1ª Divisão Distrital Fase Regular - Zona Norte:

Ferreira de Aves 2 x Arguedeira 2
Roriz 1 x Vilamaiorense 1
Alvite 1 x Oliveira do Douro 0
Os Ceireiros 4 x Nespereira 3
Sezurense 0 x Lamelas 4

Classificação após 13ª Jornada - Seniores 1ª Divisão Distrital - Fase Regular - Zona Norte 2012-13:


Lista de Marcadores das equipas concelhias:
+ Rúben Sarmento (Roriz) 3 golos
+ Samuel Abreu (Sezurense) 2 golos
+ Zé Lúcio (Roriz) 2 golos 
+ Cabral (Roriz) 2 golos
+ Litos (Sezurense) 1 golo 
+ Gonçalo Costa (Roriz) 1 golo
+ Nuno Guterres (Roriz) 1 golo 
+ António Eduardo (Roriz) 1 golo
+ Marco Rodrigues (Roriz) 1 golo