Site não oficializado do Sport Clube Penalva do Castelo.
A força penalvense desde 1945 no desporto e no futebol com paixão...

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Resultados Equipas Seniores concelhias - 14ª Jornada - 1ª Distrital Norte (24 Fevereiro 2013)


Neste último domingo (24 Fevereiro 2013), realizou-se a 14ª Jornada da fase regular do Campeonato da 1ª Divisão Distrital - Zona Norte da Associação de Futebol de Viseu, referente à quinta ronda da segunda volta do respectivo campeonato.
Ambas as equipas deslocaram-se ao concelho de Cinfães, em que o Sezurense jogou no terreno do Nespereira enquanto o Roriz jogou no campo do Oliveira do Douro.
Confira alguns dados sobre esse jogo, como todos os restantes resultados e classificação da mesma série.

  Nespereira FC 3 x ARC Sezurense 2

Sezurense derrotado por apenas um golo em Nespereira, precisamente o último adversário com quem pontuou pela última vez! Nespereira consegue um tangencial triunfo e volta ao segundo lugar da classificação, o de acesso ao play-off de subida!!

Na quinta ronda da segunda volta da fase regular do campeonato, o Sezurense deslocava-se ao recinto do Nespereira, equipa do concelho de Cinfães. De certo um adversário de boa memória para a formação do concelho de Penalva do Castelo, no qual somou na primeira volta e até ao presente, o único ponto. Poderia começar a crónica com os valentes e bravos 12 jogadores de Sezures que estiveram presentes no Parque de Jogos Isidro Nunes do Amaral Semblano ou então pelo regresso aos triunfos da equipa de Nespereira que assim voltaram ao segundo posto e lugar de acesso ao play-off de subida. Motivos ambos que deram expressão relevante a este desafio.

De facto a equipa orientada por José Freitas deslocava-se ao recinto da formação orientada por Rui Teles com apenas 12 jogadores disponiveis, fruto de muitas ausências por motivos diversos e desistências que se registam na turma sezurense. Dai realçar o seu comportamento durante toda a partida. A sua atitude. A sua dignidade. A sua vontade. O seu inconformismo com a sua prestação até ao presente, nesta temporada, marcada sobretudo por poucos pontos e golos. Como era natural, o favoritismo recaía para a equipa local, em parte pelos seus argumentos de possuir outro plantel, outras soluções, outras ambições neste momento, que passam por se qualificar na segunda posição da tabela geral ao fim da fase regular, dado que o primeiro lugar, parece estar e diga-se justo, entregue à equipa do Ferreira de Aves. Sendo assim, a equipa visitada desde cedo tomou a iniciativa maior de comandar os acontecimentos principais do desafio. As situações criadas de golo acabaram por ser desperdiçadas pela falta de pontaria e a inspiração de Henrique Costa, que à semelhança do encontro na primeira volta, sobressaiu e negou por diversas vezes o golo ao adversário. Se as dificuldades já eram muitas para abordar este encontro com expectativa, o Sezurense ficou ainda mais debilitado ao minuto 34 aproximado, por ter que fazer entrar, já, o seu único suplente, por troca de João Eusébio, que teve que abandonar as quatro linhas por lesão. A resistência dos sezurenses, se assim podemos afirmar, durou até sensivelmente ao minuto 40, do primeiro tempo, quando Vítor Diogo colocou os visitados, impulsionados pelo muito público já habitual comparecer nos jogos em casa, em vantagem, minima, que durou até ao intervalo. Apesar de o Nespereira dominar o encontro, a equipa de Sezures, tentava a sua sorte e a espaços chegava à baliza contrária, criando pelo menos duas oportunidades.

Na etapa complementar, o Nespereira Futebol Clube consegue juntar às oportunidades criadas, um jogo mais consistente, bem como os golos, tendo alargado o marcador passados cinco minutos aproximados do reatamento. O mesmo protagonista "do costume". Vítor Diogo a concretizar com sucesso e classe uma oportunidade de golo, bisando na partida. O atleta atacante que se assume como a referência atacante dos locais, já referida em crónicas anteriores, é um jogador que sobressaiu claramente neste colectivo, sendo assim verdadeiramente, um jogador para outros patamares competitivos. O Sezurense, como se sabe, apesar de ocupar a cauda da tabela, não se dá por vencida e procura, mesmo que a espaços curtos, chegar ao golo e num lance de distração da equipa da casa consegue reduzir o marcador. Litos oportuno e eficaz, regressa aos golos, pessoalmente e colectivamente, já que foram cinco desafios concecutivos "de seca" de golos para o Sezurense. O atleta sezurense, que nas últimas temporadas se conferiu como o melhor marcador, somava assim apenas o segundo golo da temporada ao minuto 59. Isto já numa altura em que as dificuldades para os sezurenses ficaram ainda mais acrescidas. Nico foi expulso da partida e deixou o Sezurense a jogar com menos uma unidade. O Nespereira apesar de ver a sua vantagem reduzida, continuava por cima do jogo e marca novamente passados sensivelmente 10 minutos, desta vez de grande penalidade. Jorginho chamado à conversão não falhou. A equipa da casa chegava muitas vezes à área adversária, mas o guarda redes Henrique Costa continuava a negar muitas vezes o golo, bem como se dava seguimento a haver algum desacerto dos locais. A equipa do Sezures, batalhava e de bola parada chegava à área contrária criando por vezes algumas dificuldades. Numa dessas situações e em mais uma desatenção, o Sezures reduz novamente o marcador, ao minuto 83 aproximado. Desta vez apareceu Fábio Pardal a concretizar. Uma estreia em matéria de golos para o defesa sezurense, que faz este ano a estreia no futebol sénior, depois de realizar toda a sua formação no Sport Clube Penalva do Castelo. O resultado não mais foi alterado, num jogo em que a equipa da casa criou, diga-se m abono da verdade, oportunidades de golo suficientes para uma vitória mais gorda e o Sezurense, procurou com as suas armas que têm, mostrar que a tabela classificativa engana e que não é equipa para ter apenas um ponto.

Assim se resume este encontro, que por pouco não voltou a ser talismã para o Sezurense em matéria de pontos e que deu outra lufada de ar fresco ou animo, por assim dizer, às ambições e possibilidades do Nespereira, que está a realizar uma das melhores ou mais regulares temporadas da sua história. Nesta matéria contrasta com o Sezurense, mas não aparecendo os resultados, fica a dignidade, a luta, a entrega, reforçada pelas imensas dificuldades que acumularam para discutir este encontro. Nesse capitulo não pode haver motivos para desanimar e de queixa. Quem sabe um tónico motivador para o próximo encontro a disputar em casa, frente ao Arguedeira.

Ficha de Jogo:

Nespereira Futebol Clube
84 Edgar Vasconselos
4 Nuno Cardoso ©
6 Quim Vieira
8 Sérgio Duarte
9 Jorginho
18 Pepe
28 Paulito
29 Barnabé
30 Vilarinho
35 David
99 Vítor Diogo

Substituições: Quim Vieira por 7 Thiago (46`), Paulito por 20 Vítor Hugo (77`) e Barnabé por 21 Filipe Silva (78`). 

Suplentes não utilizados:
1 Ricardo Semblano
5 Geninho
11 Simão
31 Fonseca

Treinador: Rui Teles

X
Associação Recreativa e Cultural Sezurense
34 Henrique Costa
2 Hélder Pacheco
4 Ricardo Costa
5 Fábio Pardal
7 Samuel Abreu
9 Ricardo Correira
11 Litos ©
16 Tiago Murrão
17 Steven Cunha
18 João Eusébio
20 Nico

Substituições: João Eusébio por 8 Henrique Caetano (34´).

Suplentes não utilizados:
-

Treinador: José Freitas

24 Fevereiro 2013
Jogo no Campo do Parque de Jogos Isidro Nunes do Amaral Semblano, em Nespereira, localidade e freguesia do concelho de Cinfães.
Árbitro: Luís Vicente (A.F. Viseu)
Ao intervalo: 1-0
Resultado final: 3-2
Marcadores: Vitor Diogo (38`), Vítor Diogo (50`), Litos (59`), Jorginho (g.p.) (68`) e Fábio Pardal (83`).
  
O campeonato prossegue no próximo fim de semana, com a realização da 15ª da fase regular deste campeonato, que está agendada para o dia 03 de Março de 2013, vai proporcionar ao Sezurense jogar em casa ao receber e defrontar o Arguedeira, de Tarouca. Por seu lado, o Nespereira prossegue o seu campeonato na próxima ronda, com a deslocação ao recinto do Lamelas, um desafio que certamente proporcionará muita emotividade e importância classificativa para as duas equipas.

[Crónica & Ficha de Jogo: facebook|NespereiraFC & CinZa]





[Fotos: facebook|NespereiraFC & CinZa Aquivo © direitos reservados]
 

GDCP Oliveira do Douro 2 x GDCRoriz 0


Roriz sai derrotado por duas bolas a zero na deslocação ao recinto do Oliveira do Douro! Rorizenses continuam assim no penúltimo lugar enquanto os oliveirenses consolidam o sexto lugar da classificação!!

Na quinta ronda da segunda volta da fase regular do campeonato, o Roriz deslocava-se ao concelho de Cinfães, para defrontar em Oliveira do Douro, o grupo desportivo local, que até era de boa memória para a colectividade do concelho de Penalva do Castelo, dado que foi o adversário que o Roriz venceu pela primeira vez nesta temporada, precisamente na primeira volta. O Oliveira do Douro tinha neste desafio a oportunidade de voltar aos triunfos, algo que lhe fugia à 5 jornadas. Tendo um adversário ideal para o fazer, já que a história de confrontos é lhe favoravel e que pela forma e principios de jogo, algo distintos, lhe daria alguma vantagem para regressar aos três pontos.

Pode-se afirmar  que foi um jogo muito fraco de ambas as partes. Principalmente uma tarde para esquecer do Roriz! Contudo, o Oliveira do Douro também pouco mais fez mas marcou e como de diz na giria futebolistica, o que conta e o resultado, e que o mesmo é feito pelos golos que entram!

Primeiro golo do jogo, sensivelmente à meia hora de jogo, nasce de um canto, onde surge Fábio Teixeira ao primeiro poste a desviar para dentro da baliza. Até aí, assistia-se a um jogo dividido, mas sem grandes ocasiões de perigo dignas de registo.
Jogo de muita de luta no meio campo, onde as dimensões do campo, favoreciam claramente o Oliveira do Douro. O Roriz tinha grandes dificuldades em realizar uma jogada organizada. Embora os ultimos 10 minutos da primeira parte fossem os melhores da turma orientada por Sérgio Macário.
Aqui surge a melhor oportunidade de golo durante todo o jogo. Jogada iniciada no meio campo, Lilo tira dois adversarios da frente e remate de fora da área, com a sequência da bola, a embater no poste, onde surge depois Rúben Sarmento na recarga com tudo para fazer golo, pratciamente de baliza aberta, mas nem na bola acerta. Mais tarde, o mesmo atleta rorizense voltou a ter mais uma boa ocasião para fazer golo, embora, esta de grau de dificuldade mais elevado, mas desperdiça também.
Acabavam a primeiros 45 minutos com o Roriz por cima, mas valia o golo da turma orientada pelo jogador-treinador Renato Costa.

Inicio da etapa complementar, mais do mesmo. Muito pouco futebol jogado, onde Roriz começa a arriscar um pouco mais, abrindo mais espaço nas costas da sua defesa, que diga-se, até esteve muito bem, tirando o lance do segundo golo do jogo, onde ficou a pedir fora de jogo e não acompanhou Palito, que isolado faz o segundo golo, ao minuto 80 aproximado.
O Roriz ainda mexeu na sua equipa e conseguiu ter algum ascendente sobre o adversário nos últimos 10 minutos, mas sem criar grandes lances de perigo para o guardião Piquet, que teve uma tarde tranquila, diga-se de passagem, mas que acabou por sofer mais um pequeno susto, com mais um remate de meia distância a embater na trave, depois de remate de Gonçalo Cardoso.

Fim do jogo, pouco há mais para acrescentar. Vitória justa do Oliveira do Douro, pois fiz dois golos contra zero do Roriz, que tirando os dois remates de fora da área que levaram a bola aos ferros, pouco conseguiu incomodar o último reduto dos oliveirenses. Mas por fim, reforçando que o Oliveira do Douro também esteve pouco inspirado neste encontro! Mas a vontade e atitude, de forma generalizada também dá pontos e aí, acabou por um prémio justo para a equipa de Cinfães, que nesse capitulo, foi superior à equipa de Penalva do Castelo.
De salientar como nota compelementar, que eram e foram 8, o número de jogadores indisponiveis no Roriz, de dar o seu contributo neste desafio que conferiu ao Oliveira do Douro mais três pontos que lhe garantem reforçar o 6º lugar na classificação enquando o Roriz continua no 9º e penultimo lugar, somando o quinto jogo consecutivo sem vençer. Acontecerá como ao Oliveira do Douro, depois de cinco jogos, voltou aos triunfos, tendo que para isso, contudo, jogar de forma geral, com mais atitude, mais vontade, mais determinação: condições essenciais para se ter sucesso.

Ficha de Jogo:

Grupo Desportivo Casa do Povo de Oliveira do Douro
1 Nuno Piquet
2 Daniel Teixeira
7 Sérgio Brochado
8 Tiago Teixeira
23 Tiago Pereira
37 Manuel Amaral
6 Pedro Cardoso ©
10 Renato Costa
16 Fábio Teixeira
77 Fábio Pinto
11 Palito

Substituições: Fábio Pinto por 18 António Ribeiro (75`), Pedro Cardoso por 28 Fábio Adrião (85`) e Renato Costa por 13 António Pereira (90`). 

Suplentes não utilizados:
12 Isidro
17 Fábio Vides
19 Tiago Silveira

Treinador: Renato Costa (jogador-treinador)

X

Grupo Desportivo e Cultural de Roriz
25 Luis Correia
16 Nuno Guterres
13 Nelson Lamegal
66 Emanuel Ferreira
5 Claudio Pina
86 Lilo
15 Cabral
7 Marcelo Coelho
76 Marco Rodrigues
28 Rúben Sarmento
9 Sebastião ©

Substituições: Sebastião por 10 Vicente (70´) e Marcelo Coelho por 14 Gonçalo Cardoso (80`).

Suplentes não utilizados:
99 Sérgio Sacho

Treinador: Sérgio Macário

24 Fevereiro 2013
Jogo no Estádio da Ranha, em Oliveira do Douro, localidade e freguesia do concelho de Cinfães.
Árbitro: David Cardoso (A.F. Viseu)
Ao intervalo: 1-0
Resultado final: 2-0
Marcadores: Fábio Teixeira (25`) e Palito (80`).
 
O campeonato prossegue no próximo fim de semana, com a realização da 15ª da fase regular deste campeonato, que está agendada para o dia 03 de Março de 2013, vai proporcionar ao Roriz jogar novamente fora de portas, com a deslocação ao concelho de Moimenta da Beira, para defrontar o Alvite. Por seu lado, o Oliveira do Douro prossegue o seu campeonato na próxima ronda, com a visita ao campo do Ferreira de Aves, do concelho de Sátão e lider classificativo.

[Crónica: Luís Ferreira & CinZa]











[Fotos: Luís Ferreira © direitos reservados]



[Fotos: Arquivo CinZa © direitos reservados]

Resultados 14ª Jornada - Seniores 1ª Divisão Distrital Fase Regular - Zona Norte:

Arguedeira 3 x Os Ceireiros 1
Vilamaiorense 0 x Ferreira de Aves 2
Oliveira do Douro 2 x Roriz 0
Nespereira 3 x Sezurense 2
Lamelas 0 x Alvite 0

Classificação após 14ª Jornada - Seniores 1ª Divisão Distrital - Fase Regular - Zona Norte 2012-13:


Lista de Marcadores das equipas concelhias:
+ Rúben Sarmento (Roriz) 3 golos
+ Samuel Abreu (Sezurense) 2 golos
+ Zé Lúcio (Roriz) 2 golos 
+ Cabral (Roriz) 2 golos
+ Litos (Sezurense) 2 golos
+ Gonçalo Costa (Roriz) 1 golo
+ Nuno Guterres (Roriz) 1 golo 
+ António Eduardo (Roriz) 1 golo
+ Marco Rodrigues (Roriz) 1 golo
+ Fábio Pardal (Sezurense) 1 golo