Site não oficializado do Sport Clube Penalva do Castelo.
A força penalvense desde 1945 no desporto e no futebol com paixão...

domingo, 10 de fevereiro de 2013

Seniores SCPC 2012-13 (1ª Fase - 18ª Jornada): AA Avanca 3 x SC Penalva do Castelo 2

Penalva do Castelo perde nos descontos com o Avanca e atrasa-se pela luta dos seis primeiros, continuando com a maldição e predição de não conseguir vencer no terreno do Avanca!!

Ficha de Jogo:

Associação Atlética de Avanca

72 Renato
3 Pedro Pesquina
4 Tiago Amaral
22 Pereira
24 Sérginho
13 Fábio Ferreira
18 Luís Bornes
7 Miguel Ângelo
11 André Costa
9 Acosta
21 Marmelo

Substituições: André Costa por 23 Bruno Bastos (55`), Marmelo por 8 Hugo Santos (74`) e Pereira por 15 Cassamá (83`).

Suplentes não utilizados:

1 Bruno Silva
16 André Félix
17 Diogo Pires

Treinador: Luís Ferreira

Sport Clube de Penalva do Castelo

99 Bruno Ferrary
21 Joe
5 Alfredo Pinto
23 Sérgio Fonseca ©
3 Diogo Cunha
13 Ascenso
20 Gui
22 Egipto
18 Flávio Cardoso
9 Zé Henrique
11 Dédé

Substituições: Gui por 7 Zé Carlos (60`), Alfredo Pinto por 2 Tiago Borges (67`) e Joe por 10 Miguel Pereira (70`).

Suplentes não utilizados:

1 Bruno Gonçalves
12 Joãozito

Treinador: Rogério Sousa

09 Fevereiro 2013
Jogo no Estádio da Associação Atlética de Avanca, na vila e freguesia de Avanca, no concelho de Estarreja.
Assistência: cerca de 150 pessoas
Árbitro: Renato Mendes (A.F. Braga)
Auxiliares: Filipe Faria & Paulo Gonçalves
Ao intervalo: 0-1
Resultado final: 3-2
Marcadores: Fábio Ferreira (p.b.) (18`), Acosta (57`), Marmelo (62`), Zé Carlos (77`) e Miguel Ângelo (90+2`).
Acção disciplinar: Cartão Amarelo para Luís Bornes (16`), Sérgio Fonseca (44`), Joe (45`), Bruno Ferrary (57`), Flávio Cardoso (59), Ascenso (83`) e Bruno Bastos (90+4`).








Jogo em dia antecipado, por motivos dos festejos carnavalescos nesta região com tradição de entrudo, o Avanca recebia em sua casa o Penalva do Castelo. Equipas que lutam pelo mesmo objectivo de se qualificar na primeira metade da tabela classificativa, sendo que o Penalva está melhor posicionado para entrar no mesmo grupo alvo. Os resultados últimos conferiam uma dose de confiança para este importante encontro, mas não nós esquecemos que o Avanca tinha praticamente a última tentativa de ainda ter hipóteses matemáticas de entrar no lote dos seis primeiros a cinco jornadas do final da fase regular e por outro lado, é de fazer referência que outro dado não jogava a favor dos penalvenses, que era o histórico destes confrontos disputados em terras do prémio Nobel da Medicina, do qual o Penalva nunca venceu.

Os penalvenses entravam neste encontro com algumas limitações, principalmente por motivos físicos não se encontrando portanto nas melhores condições para discutir e abordar na melhor força este jogo.
O início do encontro foi morno, sendo o mesmo muito disputado a meio campo, sem grandes situações de golo iminente junto das balizas.
Eis que ao minuto 18 surge o primeiro golo do encontro. Cruzamento de Diogo Cunha na direcção da baliza avancanense e Fábio Ferreira de forma infeliz a tentar cortar o esférico, cabeceia para o interior da própria baliza. A turma de Penalva adiantava-se no marcador e inaugurava o placar no parque desportivo da Associação Atlética de Avanca.
O ritmo de jogo continuava baixo, em grande parte devido às muitas paragens de jogo proporcionadas pelas assistências médicas prestadas aos jogadores, fruto da muita disputa de jogo, mas na qual não proporcionava assim um bom espectáculo aos não muitos adeptos que se deslocaram às belas instalações da turma visitada.

O jogo encontrava-se dividido mas o Penalva estava mais acutilante tendo mesmo ainda, antes do final do primeiro tempo, duas boas situações para marcar o segundo. Primeiro a bola vai à trave da baliza de Renato, por intermédio de remate espontâneo de Gui, com o guarda-redes batido. Na segunda vez, foi o guardião avancanense que evitou nova tentativa de golo, com uma boa e atenta defesa.
Contudo, o Avanca foi uma equipa que tentou responder, mas fê-lo com pouca objectividade e assim não teve oportunidades claras de chegar a marcar e empatar.
Ao intervalo, a vantagem pertencia aos penalvenses fruto de um autogolo do adversário e ia para o descanso numa posição privilegiada no marcador.

O Avanca na etapa complementar entra mais decidido em tentar mudar o rumo dos acontecimentos e roubar a vantagem dos penalvenses.
Com um reinício do avancanenses muito pressionante, o Penalva passou a contar com mais dificuldades e a jogar mais longe da baliza contrária.
Em cinco minutos, o colectivo orientado por Luís Ferreira virou o marcador a seu favor. Primeiro aos 57 minutos, com o oportuno Acosta a rematar para o fundo da baliza de Ferrary, depois de uma defesa incompleta do mesmo. Depois aos 62 minutos, o golo da reviravolta, com Marmelo a movimentar-se rápido pelo lado direito do ataque da sua equipa e frente a Ferrary a rematar colocado fora do alcance do mesmo.

Dinâmica e com querer assim se pode definir a exibição do Avanca nestes primeiros 20 minutos do segundo tempo. O Penalva com menos reacção neste reinício do encontro perdia a sua vantagem e colocava-se numa posição perigosa para perder o encontro.
Contudo o golo segundo dos avancanenses e as substituições efectuadas pelo técnico Rogério Sousa fez de certa forma acordar a equipa de Penalva e mais tarde Zé Carlos estava no sítio certo para marcar novo golo e empatar a contenda da partida. Foi um regresso aos golos do atleta penalvense que durava à longas jornadas, que concluiu com sucesso um lance de insistência do ataque penalvense num jogada em que Diogo Cunha e Flávio Cardoso intervieram de forma decisiva.

Estava assim guardado para o segundo tempo, os melhores momentos deste encontro em termos de emotividade, mas que foi traiçoeiro para as ambições dos penalvenses, já que nos descontos quando o empate seria o resultado mais provável, que o Avanca obteve o golo da vitória. A partida era disputada de forma intensa e num livre cruzado para o interior da grande área da equipa preta e branca, aparece o oportuno Miguel Ângelo no coração da grande área, a rematar cruzado para o interior das redes defendidas por Ferrary. Foi um golo desesperante, certamente, para o Penalva do Castelo que queria pelo menos levar um ponto de Avanca. O tempo de resposta dos penalvenses já não era praticamente nenhum e assim terminávamos o encontro, uma vez mais, favorável para os avancanenses, tendo em conta e reforçando o histórico dos encontros que prevaleceram novamente o Avanca e no qual o Penalva ainda não logrou vencer nesta terra do concelho de Estarreja.

Por fim fazendo referência ao trabalho da equipa de arbitragem, que digamos não foi muito regular nem coerente em muitos momentos do jogo.

Esta derrota é de certa forma um passo atrás para os penalvenses que contudo têm e continuam com boas hipóteses de chegar aos seis primeiros, tendo nas restantes quatro jornadas a oportunidade de o fazer. Como se costuma dizer é uma luta intensa até ao fim, que certamente só será conseguida com o acreditar, vontade e força anímica. Força Penalva!

Próxima partida do campeonato, a décima nona da fase regular do campeonato, está agendada já para o próximo Domingo, concretamente no dia 17 Fevereiro de 2013. O Penalva do Castelo vai receber e defrontar a União Desportiva de Sampedrense, para mais um encontro entre equipas do mesmo distrito nesta série do terceiro escalão nacional de futebol. Certamente, mais um desafio de grande importância...uma nova ambição de vencer e lutar pelos objectivos traçados nesta primeira fase, que passam por ficar no grupo dos seis primeiros...pensando de jogo a jogo!!

[Crónica & Ficha de Jogo: CinZa]














[Fotos: CinZa © direitos reservados]

Resultados e Classificação:

18ª Jornada - 3ª Divisão Nacional Série C 2012/13 - 1ª Fase (Fase Regular):

Salgueiros 4 x Parada 1
Estarreja 1 x Aguiar da Beira 0
Avanca 3 x Penalva do Castelo 2
Oliveira de Frades 2 x Grijó 5
Sampedrense 0 x União de Lamas 0
Alba 2 x Oliveira do Bairro 1

Classificação após a 18ª Jornada - 3ªC 2012-13 - 1ª Fase (Fase Regular):


Lista de Marcadores Equipa Seniores SCPC 2012/13 (após 18ª Jornada):
+ Dédé 6 
+ Gamarra 4
+ Zé Carlos 4
+ Egipto 3
+ Sérgio Fonseca 2
+ Diogo Cunha 1
+ Alex Sousa 1
+ Gui 1
+ Zé Henrique 1
+ Rui Santos 1
+ Auto-Golos 2