Site não oficializado do Sport Clube Penalva do Castelo.
A força penalvense desde 1945 no desporto e no futebol com paixão...

domingo, 27 de janeiro de 2013

Seniores SCPC 2012-13 (1ª Fase - 16ª Jornada): CD Estarreja 0 x SC Penalva do Castelo 0

Penalva do Castelo com exibição personalizada empata no terreno do líder Estarreja, sendo inclusive a primeira a equipa a ganhar pontos no terreno dos estarrejenses! Um desafio intenso e disputado com uma justa divisão de pontos! Um importante ponto para os penalvenses que confere continuar no sétimo lugar mas com francas possibilidades de entrar no grupo dos seis primeiros classificados!!

Ficha de Jogo:

Clube Desportivo de Estarreja
99 Pedro Monteiro
17 Justiça
21 Nuno Cruz
4 Gustavo
18 Pedro Lemos
25 Rui Pinho
11 André Melo
22 João Paulo
20 Hélder Sousa
9 Bonfim ©
23 Jorginho

Substituições: João Paulo por 10 Bruno Costa (32`), Jorginho por 3 Carlitos (46´) e Hélder Sousa por 24 Beato (88`).

Suplentes não utilizados:
1 Fábio Matos
8 Tarola
16 Pedro Almeida
5 Pedro Costa

Treinador: Sandro Botte

Sport Clube de Penalva do Castelo
99 Bruno Ferrary
21 Joe
5 Alfredo Pinto
23 Sérgio Fonseca ©
3 Diogo Cunha
6 Gamarra
8 Rui Santos
20 Gui
22 Egipto
9 Zé Henrique
11 Dédé

Substituições: Gui por 10 Miguel Pereira (78`) e Zé Henrique por 7 Zé Carlos (87´).

Suplentes não utilizados:
1 Bruno Gonçalves
12 Joãozito
13 Ascenso
17 Alex Sousa
77 Tiago Gonçalves

Treinador: Rogério Sousa

27 Janeiro 2013
Jogo no Estádio Dr. Tavares da Silva, na cidade de Estarreja.
Assistência: cerca de 250 pessoas
Árbitro: Óscar Andrade (A.F. Guarda)
Auxiliares: José Martins & Élio Nascimento
Ao intervalo: 0-0
Resultado final: 0-0
Marcadores: -
Acção disciplinar: Cartão Amarelo para Joe (17´), André Melo (35`), Egipto (48`), Bruno Costa (75`), Hélder Sousa (77`), Gamarra (79`) e Rui Pinho (86`). Cartão Vermelho directo para Pedro Lemos (81`).









No campo Dr. Tavares da Silva, em Estarreja, localidade que este mês comemora o 8º aniversário da elevação a cidade, encontraram-se equipas separadas por dezoito pontos na tabela classificativa. O Estarreja na liderança da prova, sem perder qualquer ponto a jogar na condição de visitado à entrada para esta ronda defrontava o Penalva do Castelo que procurava somar pontos para voltar a reentrar no lote da primeira metade da classificação, recorde-se, apenas os lugares classificativos que garantem disputar na 2ª fase, os lugares de promoção ou assim quisermos chamar, os de manutenção nos campeonato nacionais.
A missão dos penalvenses não era nada fácil tendo em conta que os estarrejenses são a formação da 3ª Divisão Nacional com mais pontos somados até esta jornada e ainda não tinham cedido qualquer ponto a jogar diante dos seus adeptos.
É certo que para os penalvenses a ambição e a motivação era forte para este encontro, tendo em conta que defrontava a formação que até então se tem revelado mais consistente e com o facto de os beira-altinos não quererem continuar a perder pontos que o afastem da discussão do grupo dos seis primeiros na tabela geral.
Não é menos verdade, que o Penalva se tem revelado mais talhado para jogos com equipas que estão melhores posicionadas na classificação e em suma, este desafio não fugiu a essa regularidade.

O resultado final acabou por ficar em branco, com as equipas assim a dividirem pontos.
Não houve golos mas não faltou emoção, intensidade, nem bom futebol, nem situações de golo.
No fundo um bom jogo entre duas equipas que quiseram jogar futebol de qualidade, que se respeitaram e que de certa forma não justificaram a diferença pontual que existe entre as duas.
O encontro teve muitos momentos em que se jogou de igual para igual, de olhos nos olhos, conferindo assim uma justa igualdade no marcador.

Desde o apito inicial até ao final, o encontro foi emotivo, em parte também devido as dimensões mais reduzidas do campo do Estarreja, que mesmo com a chuva que caiu não se encontrava em muito mau para praticar futebol. Tinhamos assim um jogo propicio a que a bola ande constantemente a rondar as balizas. Não é menos verdade que os guarda-redes não fizeram muitas defesas, em grande parte justificado pelas defesas que se superiorizaram aos atacantes e se anularam uma à outra.

O jogar diante dos seus entusiastas adeptos, os atletas comandados por Sandro Botte entraram mais pressionantes como é normal para as equipas visitadas, mas o Penalva aos poucos também conseguiu estender o seu futebol à largura do campo todo.
É verdade que o Estarreja teve mais remates no primeiro tempo, mas o Penalva também criou algumas situações de apuro ao último reduto adversário. A maioria dos remates acabou por sair ao lado das balizas. Registo para o remate mais perigoso dos atletas comandados por Rogério Sousa a pertencer a Egitpo ao minuto 38.
Os primeiros 45 minutos terminavam assim como tinham começado. Não houve lugar a golos, mas valeu pelo espectáculo agradável proporcionado pelas duas formações, que já na primeira volta desta 1ª fase tinham empatado a zero no terreno do Penalva do Castelo.

Na etapa complementar, o Estarreja volta a entrar mais forte e mais pressionante e ao minuto 49 teve provavelmente a sua melhor situação de golo ao longo de toda a partida. Na sequência de um cruzamento de bola parada, Nuno Cruz na grande área do Penalva cabeceia ligeiramente para fora. Algumas faltas discutíveis à entrada do último reduto penalvenses, proporcionavam ao Estarreja lances de bola parada propicios para pressionar a defesa do Penalva. Ao minuto 53, foi Ferrary que evitou com uma defesa apertada, um cabeceamento perigoso e certeiro de um jogador adversário.
Depois de minutos em contenção defensiva, os penalvenses sacudiram a pressão dos locais e começaram a soltar-se mais no terreno, tendo em diversos momentos também algum ascendente na partida.
Ao minuto 65, é Gui que remata forte ligeiramente ao lado da baliza de Pedro Monteiro.
Continuava-se assim a assistir a um jogo intenso onde os níveis de concentração tinham que estar elevados.
Ao minuto 81, Egipto esgueira-se nas costas da defesa dos estarrejenses e Pedro Lemos impede o dianteiro penalvense de progredir isolado para a baliza contrária, recebendo um vermelho directo, como é legitimo nas regras de jogo.
A jogar com mais um elemento, o Penalva acabou por afastar a pressão dos visitados, criando mais alguns lances de se chegar perto da baliza de Pedro Monteiro. Num desses lances, Rui Santos ficou a pedir falta para grande penalidade.

O encontro terminava assim sobre alta tensão, mas estava destinado que as equipas ficariam empatadas e consequentemente a dividir pontos. Em suma, a exibição do Penalva não ficou a dever à do Estarreja, pelo que é certo e justo a divisão de pontos.
O trabalho da equipa de arbitragem na maioria das vezes também esteve ao nível do encontro, realizando assim uma exibição regular e positiva apesar de alguns lances mais duvidosos que no fundo acaba por se suceder em jogos intensivos.

Próxima partida do campeonato, a décima sétima da fase regular do campeonato, está agendada já para o próximo Domingo, concretamente no dia 03 Fevereiro de 2013. O Penalva do Castelo vai receber e defrontar o Grupo Desportivo de Oliveira de Frades, para mais um encontro entre equipas do mesmo distrito nesta série do terceiro escalão nacional de futebol. Certamente, mais um desafio de grande importância...uma nova ambição de vencer e lutar pelos objectivos traçados nesta primeira fase, que passam por ficar no grupo dos seis primeiros...pensando de jogo a jogo!!

[Crónica & Ficha de Jogo: CinZa]














[Fotos: CinZa © direitos reservados]

Resultados e Classificação:

16ª Jornada - 3ª Divisão Nacional Série C 2012/13 - 1ª Fase (Fase Regular):

Salgueiros 1 x Grijó 0
Parada 2 x Aguiar da Beira 0
Estarreja 0 x Penalva do Castelo 0
Oliveira de Frades 2 x União de Lamas 5
Avanca 0 x Alba 1
Sampedrense 5 x Oliveira do Bairro 2
Classificação após a 16ª Jornada - 3ªC 2012-13 - 1ª Fase (Fase Regular):