Site não oficializado do Sport Clube Penalva do Castelo.
A força penalvense desde 1945 no desporto e no futebol com paixão...

domingo, 6 de janeiro de 2013

Seniores SCPC 2012-13 (1ª Fase - 13ª Jornada): SC Penalva do Castelo 1 x ADRC Aguiar da Beira 2

Penalva do Castelo entra no ano novo a perder no encontro regional com o vizinho Aguiar da Beira! Uma tarde pouco inspirada dos penalvenses que os cabicancas aproveitaram para vencer! Um resultado algo inesperado por parte do Penalva que perde dois lugares na classificação, mas continuando nos seis primeiros!!

Ficha de Jogo:

Sport Clube de Penalva do Castelo
99 Bruno Ferrary
2 Tiago Borges
5 Alfredo Pinto
6 Rui Santos
11 Dédé
12 Joãozito
13 Ascenso
18 Flávio Cardoso
20 Gui
22 Egipto
23 Sérgio Fonseca ©

Substituições: Gui por 7 Zé Carlos (46´), Joãozito por 9 Zé Henrique (52`) e Ascenso por 10 Miguel Pereira (61`).

Suplentes não utilizados:
1 Bruno Gonçalves
21 Joe
77 Tiago Gonçalves

Treinador: Rogério Sousa

Associação Desportiva, Recreativa e Cultural de Aguiar da Beira
1 Patrício
4 Pepe
7 Tiago Gomes
8 Clemente ©
10 Vítor Pinto
11 Josivan 
14 Tino
17 Celso
27 Patrick
29 Fabiano
99 Leandro Santos

Substituições: Fabiano por 20 Hélder Marcelino (26`), Vítor Pinto por 9 Tiago Rocha (60`) e Josivan por 28 Ananias (90`). 

Suplentes não utilizados:
71 João Diogo
6 Cláudio Vaz
21 Juninho
77 Possidónio

Treinador: Nuno Sena

06 Janeiro 2013
Jogo no Parque Desportivo de Santa Ana, em Penalva do Castelo.
Assistência: cerca de 200 pessoas
Árbitro: João Matos (A.F. Viana do Castelo)
Auxiliares: Pedro Lopes & João Duarte
Ao intervalo: 0-1
Resultado final: 1-2
Marcadores: Leandro Santos (30`), Josivan (49) e Pepe (p.b.) (89`).
Acção disciplinar: Cartão Amarelo para Joãozito (28`), Ascenso (45`), Celso (47`), Clemente (65`),  Zé Carlos (67`), Alfredo Pinto (68) e Zé Henrique (72`). Cartão Vermelho directo para Clemente (72`).





 


No primeiro desafio do ano novo de 2013, em dia comemorativo dos Reis, encontraram-se no Parque Desportivo de Santa Ana, equipas bem conhecidas e vizinhas geograficamente.
A tarde era de temperatura soalheira, prometendo condições para um espectáculo agradável.
O que é certo é que não faltou público nem não faltou empenho às duas equipas. Mas o especactulo e a qualidade do futebol apresentando esteve algo longe daquilo que já se viu esta temporada no Parque Desportivo de Santa Ana.

Antes do apito inicial, foi guardado um minuto de silêncio devido ao falecimento do antigo árbitro internacional José Rosa Dias Nunes.

Começando pelo resultado final, a vitória do Aguiar da Beira por duas bolas a uma sobre o Penalva do Castelo. Esse seria de todo algo inesperado, por diversos motivos. 13 pontos separavam as duas equipas e praticamente as duas equipas lutam por objectivos distintos nesta fase da temporada. O Penalva ainda com boas possibilidades de ficar apurado na primeira metade da tabela classificativa e assim, consequentemente, não ficar logo em posição de despromoção, enquanto o Aguiar, que já não deve ter grande crença em ficar ao lote dos seis primeiros, dada a diferença pontual e os resultados por si obtidos até ao momento. Realçando também que os penalvenses vinham a atravessar um bom momento de resultados positivos enquanto os cabicancas até então ainda não tinham uma única vitória fora de portas.
É certo que tratando-se de derbi regional com as equipas a conhecerem-se mutuamente, o resultado final poderia se considerar imprevisivel. Também não será de todo justo dizer que o Aguiar não mereceu ganhar o encontro, porque em futebol como se sabe contam os que entram e não os que são falhado. Muitas vezes neste tipo de encontros uma equipas joga o que a outra deixar, teoria que se pode aplicar a esta partida. De certa forma não foi uma partida feliz nem de boa recordação para os penalvenses, onde a desinspiração foi geral.

Começava o encontro com uma toada morna e algo lenta de movimentos das duas equipas. A iniciativa pertenceu aos visitados, mas foram os visitantes que se revelaram mais práticos, com menos passes chegavam com mais perigo à baliza, sendo que então a primeira verdadeira situação de golo pertenceu à formação do distrito de Guarda. Minuto 9, Leandro Santos apareceu em boa posição à entrada da grande área e com um remate forte, coloca Ferrary à prova. Guardião que tem estado constantemente em foco e destaque na turma penalvense este ao seu nível neste lance, mas mais tarde, à meia hora de jogo, vai ficar inevitavelmente ligado à jogada do primeiro golo do desafio. Bola cruzada para o interior da grande área na sequência de um livre cobredo por intermédio de Leandro Santos, o guarda-redes penalvense a não chegar à bola da melhor maneira e com uma saída não muito feliz e acertada, o esférico foi parar directo ao fundo da baliza do Penalva.

O que é certo é que inesperadamente e diga-se em abono da verdade, o Aguiar até ao momento pode-se considerar que foi a formação que mais fez para chegar ao golo ou pelo menos esteve mais incisiva para tal sequência.
À formação do distrito de Viseu, cabia-lhe agora correr atrás do prejuízo, sob forma de não ser surpreendida pelo adversário até então apenas contava com 2 golos marcados a jogar fora de casa e somando somente 1 triunfo nas primeiras 12 jornadas.
O que é certo é que a reacção dos penalvenses não foi suficientemente incisiva para chegar ao golo do empate e o lance mais perigo na grande área do Aguiar, até ao intervalo, apareceu ao minuto 41, na sequência de um canto, onde vários remates levaram o sentido da baliza, mas nenhuma ultrapassou a compacta e muito povoada defensiva dos forasteiros. Assim chegávamos ao término do primeiro tempo, com o Aguiar a sair em vantagem de forma surpreendente.

Pedia-se mais pressão dos comandados pelo técnico Rogério Sousa para na etapa complementar, no sentido de ainda conseguir mudar o rumo dos acontecimentos. O que é certo é que de forma feliz para os cabicancas e de forma infeliz para os penalvenses, o Aguiar da Beira voltou novamente a marcar e assim a ampliar a sua vantagem mínima obtida nos primeiros 45 minutos. Jogava pura de contra-ataque, na qual Ferrary ainda consegue chegar primeiro a um lance dividido mas do qual o esférico sobra para o oportuno Josivan, que no sitio certo depois do referido ressalto, fica em soberana posição para efectuar um remate certeiro para a baliza que ficou então deserta.
Mais um balde de água fria para a equipa do Penalva do Castelo, que certamente não contava com mais um golo do adversário e ainda para mais de forma tão fria e madrugadora do segundo tempo.

Foi então com uma desvantagem por dois golos, que os penalvenses ficaram definitivamente mais pressionantes e passaram praticamente o resto do encontro a jogar no meio campo do adversário.
Dédé foi o "rosto" do desperdiço dos penalvenses, tendo o mesmo criado e beneficiado de duas soberanas ocasiões para reduzir o vantagem dos visitantes ou mesmo empatar o jogo, tendo ambas contado com a prestação atenta do guardião Patrício que assim evitou cedo que o Penalva entra-se na discussão do resultado.
Sensivelmente a meio do segundo tempo, o Aguiar ainda iria ficar reduzido a 10 elementos, por expulsão do seu capitão, Clemente, num lance onde teve uma atitude pouco ou nada desportiva, tendo agredido um jogador da equipa do Penalva, na circuntância, Zé Henrique.

Com menos um elemento, os locais poderiam ter mais chances de chegar com perigo à baliza do adversário, mas os cabicancas acabaram por se fechar a "sete chaves" e sempre que possível queimar tempo. Os penalvenses ainda iriam acabar por marcar o seu golo e levar o encontro para a indefinição final do vencedor. A um minuto do término do tempo regulamentar, num lance de insistência na grande área dos visitantes, um remate de um jogador penalvense acabou por ser desviado por Pepe que assim marcou na sua própria baliza, num lance que teve origem numa defesa incompleta de Patrício.

Vantagem pela diferença mínima ao minuto 90, a beneficiar o Aguiar da Beira, havia já pouco tempo para o Penalva do Castelo pressionar ainda mais, conferindo minutos frenéticos nos descontos, mas já era tarde e os cabicancas, uma vez mais utilizando lances ocasionais para perder tempo, acabaram por segurar a magra vantagem, levando os três pontos para o concelho vizinho geograficamente.

O trabalho da equipa de arbitragem, que teve muito que viajar até Penalva do Castelo, não esteve isento de erros, mas os quais não tiveram influência no resultado final verificado.

Estava assim consumada a 2ª derrota da temporada para o Penalva a jogar na condição de visitado, sendo que a primeira já tinha sido na primeira ronda do campeonato no passado mês de Setembro. Por outro lado, o Aguiar da Beira consegue o que ainda não tinha feito até então, vencer fora de casa, confirmando mais uma vez, ser um adversário muito incomodo para as equipas do distrito de Viseu. Dos 9 pontos somados até esta 13ª jornada, 5 deles são frente a equipas do seu distrito vizinho.
Este resultado vem também confirmar que no futebol nem tudo é linear e de acordo com a teoria e o factor psicológico também influência a prestação de uma equipa.

Julgamos que possa ter sido um "acidente de percurso" e que o Penalva consiga novamente mostrar o seu real valor no próximo encontro, continuando desta forma a perseguir o seu objectivo para esta primeira fase da temporada, que é conseguir um lugar no lote dos seis primeiros na tabela classificativa. No futebol há jogos e jogos e nenhum é igual, mas a vontade e a determinação deve ser sempre a mesma, seja contra adversários teoricamente mais acessíveis ou contra mais difíceis.

A marcha ascendente da 1ª fase da temporada continua, sendo que a próxima partida do campeonato, a décima quarta, está agendada para o dia 13 de Janeiro de 2013, em que os penalvenses vão defrontar o Grupo Desportivo de Parada de Castro Daire, para mais um duelo entre equipas do mesmo distrito, numa partida de carácter importante novamente. Mais uma luta pelos três pontos. Uma nova ambição.....com a vitória sempre em mente! Penalva somos todos...juntos somos mais fortes! Apoiara nas vitórias e nas derrotas! Até lá...desejos de uma Boa Continuação de Ano Novo e nunca deixem de acreditar nos seus sonhos e potencial...:) Uma palavra de apoio e incentivo à toda a equipa, porque como tudo na vida, nem sempre corre da melhor forma esperada...melhores dias virão certamente...:)

[Crónica|Ficha de Jogo: CinZa]






 
[Fotos: CinZa © direitos reservados]

Vídeo com resumo da partida:

http://www.youtube.com/watch?v=11c9725eeiY&feature=player_embedded


[Vídeo in SporTViseu]

Resultados e Classificação:

13ª Jornada - 3ª Divisão Nacional Série C 2012/13 - 1ª Fase (Fase Regular):

Oliveira do Bairro 1 x Grijó 4
Penalva do Castelo 1 x Aguiar da Beira 2
União de Lamas 4 x Parada 2
Alba 2 x Salgueiros 2
Sampedrense 0 x Estarreja 1
Avanca 3 x Oliveira de Frades 4

Classificação após a 13ª Jornada - 3ªC 2012-13 - 1ª Fase (Fase Regular):