Site não oficializado do Sport Clube Penalva do Castelo.
A força penalvense desde 1945 no desporto e no futebol com paixão...

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013

Seniores SCPC 2012-13 (1ª Fase - 14ª Jornada): GD Parada 2 x SC Penalva do Castelo 1

Penalva do Castelo soma segunda derrota consecutiva, desta feita frente ao lanterna vermelha, Parada, que assim quebrou o jejum de vitórias que durava desde a primeira jornada! Duas jornadas que se aparentavam acessíveis, os penalvenses não pontuaram e perderam a possibilidade de se impor nos seis primeiros classificados! A luta e o objectivo ainda não está perdido e o Penalva vai ser certamente guerreiro na próxima ronda para lutar pela vitória!!

Ficha de Jogo:

Grupo Desportivo de Parada
Tó Oliveira ©
Paulinho Gomes
Ivo
Cunha
Leandro
Kiko
Tiago Vilar
Rafael Melo
Ricardo Silva
Tó-Jó
Manú

Substituições: Ricardo Silva por Mota (34`), Paulinho por Luís Carlos (65´) e Tó-Jó por Ângelo (90+1`).

Suplentes não utilizados:
Capela
Roberto

Treinador: Paulo Martins

Sport Clube de Penalva do Castelo
99 Bruno Ferrary
2 Tiago Borges
5 Alfredo Pinto
6 Rui Santos
11 Dédé
13 Ascenso
18 Flávio Cardoso
20 Gui
21 Joe
22 Egipto
23 Sérgio Fonseca  ©

Substituições: Ascenso por 9 Zé Henrique (35`), Dédé por 17 Alex Sousa (67´) e Rui Santos por 10 Miguel Pereira (73`).

Suplentes não utilizados:
1 Bruno Gonçalves
3 Diogo Cunha
7 Zé Carlos
12 Joãozito

Treinador: Rogério Sousa

13 Janeiro 2013
Jogo no Estádio Municipal de Castro Daire, na vila de Castro Daire.
Assistência: cerca de 100 pessoas
Árbitro: Rui Figueiredo (A.F. Leiria)
Auxiliares: Michael Silva & Pedro Figueiredo
Ao intervalo: 1-0
Resultado final: 2-1
Marcadores: Rafael Melo (26´), Zé Henrique (51`) e Manú (84`).
Acção disciplinar: Cartão Amarelo para Bruno Ferrary (26`), Kiko (81`) e Gui (86`). Cartão Vermelho directo para Flávio Cardoso (90+4´).

No municipal de Castro Daire, casa emprestada do Grupo Desportivo de Parada para esta temporada, de estreia da equipa em campeonatos nacionais que tem sede na localidade de Parada de Ester, encontraram-se duas equipas que pertencem como se sabe à mesma Associação de Futebol de Viseu, mas apenas por uma vez se tinham até então defrontado, na circuntância, a contar para a primeira volta da fase regular da edição desta temporada. Trajectos diferentes até ao momento das duas formações marcam a prestação das duas equipas. O Parada procura ainda a primeira vitória em casa da temporada como um triunfo que foge desde a primeira ronda. O Penalva do Castelo procurava regressar aos triunfos depois de um desaire inesperado frente ao Aguiar da Beira na rodada anterior, para assim manter um lugar nos seis primeiros

Pouco público na vila castrense para assistir assim a uma derbi distrital numa tarde fria.
A partida iniciou-se com muitas cautelas de ambos os lados. Qualquer um dos conjuntos esperava o erro do adversário para poder facturar. Os dianteiros penalvenses tentaram atacar em combinação, normalmente entre Dédé e Egipto, mas as dificuldades em abrir a defesa contrária foram muitas. Nem mesmo a movimentação de Rui Santos a meio campo chegou para uma penetração mais fácil.
Por seu turno, os donos da casa, desfalcados de Oceano, expulso no jogo anterior, optaram pelo contra-ataque. Os forasteiros tentaram o golo, mas foi o Parada que na sequência de um livre o conseguiu, por Rafael Melo, um recente atleta que trocou o Oliveira de Frades pelo Parada, com Ferrary a não ficar bem na fotografia, vendo o cartão amarelo por protestos, alegando que o livre foi concretizado directamente, quando era indirecto.
Um golo que galvanizou a equipa da casa que pareceu ter a lição melhor estudada. O técnico Rogério Sousa mexeu no quadrez da sua equipa, reforçando o sector atacante, com a saída de Ascenso e a entrada do jovem dianteiro Zé Henrique. Com maior ou menor dificuldade, o intervalo chegou e, no global, a vantagem acabava por se aceitar, porque o Parada foi a única a marcar numa primeira parte algo equilibrada.

No reatamento, o Penalva do Castelo entrou determinado em mudar o rumo dos acontecimentos, e a prová-lo, aos 51 minutos, o jovem Zé Henrique, em grande jogada de combinação com Flávio Cardoso, acabou por empatar, relançando a discussão dos três pontos.
Com é óbvio, os locais reagiram. O técnico Paulo Martins fez sair Paulinho para entrar um jogador mais fresco, dado que o jogador substituído denotava algum cansaço, pois a partir da entrada do dianteiro Zé Henrique, teve que suar muito mais. O técnico penalvense não esperou muito para responder com a entrada de jogadores mais ofensivos. A verdade é que as equipas pareciam contentes com a igualdade e o duelo passou a ser muito morno.
No entanto, aos 84 minutos, Manú conseguiu tirar um coelho da cartola ao ensaiar um remate forte de meia distância, fuzilando autenticamente o guarda-redes Ferrary, incrédulo tal como os seus companheiros, pela espontaneidade do pontapé do jogador da casa.

A segunda vitória na prova do Parada estava quase garantida. Acrescia também o facto de ser o primeiro triunfo caseiro, o que fez com que os locais começassem a guardar o seu último reduto tapando as linhas de passe para a baliza de Tó Oliveira.
O Penalva do Castelo pressionou de forma intensa nos descontos e a aflição para os donos da casa foi uma constante. Mas a coesão da defensiva da turma do concelho de Castro Daire acabou por garantir os três pontos. Flávio Cardoso, mesmo em cima do apito final, recebeu a cartolina vermelha directa.
Arbitragem positiva.

Próxima partida do campeonato, a décima quinta da fase regular do campeonato, está agendada já para o próximo Domingo, concretamente no dia 20 Janeiro de 2013. O Penalva do Castelo vai querer recuperar o animo e os pontos perdidos nestas últimas duas rondas em que defrontou os dois últimos classificados, recebendo o histórico e um dos principais favorito aos lugares de subida, o Salgueiros 08. Certamente, mais um desafio de grande importância aguardado para a próxima ronda...uma nova ambição de vencer e lutar pelos objectivos traçados nesta primeira fase, que passam por ficar no grupo dos seis primeiros!

[Crónica & Ficha de Jogo: Rádio Lafões & CinZa]


[Foto: Arquivo CinZa © direitos reservados]

Vídeo com resumo da partida:

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=xriy0AW6mJw


[Vídeo in SporTViseu]


Resultados e Classificação:

14ª Jornada - 3ª Divisão Nacional Série C 2012/13 - 1ª Fase (Fase Regular):

Aguiar da Beira 1 x Grijó 3
Parada 2 x Penalva do Castelo 1
Salgueiros 2 x União de Lamas 0
Estarreja 1 x Alba 0
Oliveira da Frades 1 x Sampedrense 2
Avanca 1 x Oliveira do Bairro 3

Classificação após a 14ª Jornada - 3ªC 2012-13 - 1ª Fase (Fase Regular):