Título: "Estádios do Futuro"
Muitos de nós se interrogam como será o futuro, que vantagens e desvantagens trará e quais as suas consequências na nossa vida, é neste âmbito que indaguei saber como deverá ser o estádio do futuro para os adeptos de futebol.
A nossa sociedade encontra-se num processo de contínua formação e expansão, não é um elemento estático, ela está em constante mutação e como tal, a sociedade contemporânea está inserida num processo de mudança em que as novas tecnologias são as principais responsáveis pelas grandes modificações na nossa vida.
Os estádios do futuro deverão ter duas melhorias fundamentais, a facilidade de acesso a comida e bebida (bares e restaurantes) e as informações dadas aos adeptos referentes ao jogo, tais como vídeos com repetições de lances determinantes, estatísticas, entre outros.
Os futuros estádios devem melhorar claramente nestes pontos, tanto a nível de infraestruturas, com a utilização de múltiplos ecrãs nas bancadas, corredores, restauração, quer em melhorias tecnológicas, como por exemplo, através do telemóvel aceder a dados estatísticos relevantes sobre as equipas em pleno jogo.
De acordo com Santos (2012) os adeptos valorizam bastante as inovações que lhes poderão permitir encomendar comida e bebida a partir do lugar e também têm especial interesse em que lhes seja facultado o acesso às informações do jogo, tal como teriam se estivessem confortavelmente sentados nos seus sofás.
As melhorias trariam vantagens não só aos adeptos mas também às equipas e aos patrocinadores.
Segundo o estudo desenvolvido por Santos (2012) os inquiridos manifestam mais vontade de aderir aos estádios com estes entretenimentos e até expressam vontade de chegar ao estádio mais cedo, abrindo assim, uma janela de oportunidade para aumentar o consumo, criando-se mais uma ocasião para otimizar economicamente diversos estabelecimentos incluídos no estádio, estando os adeptos dispostos a pagar por estes serviços individualmente.
Mas como se pode financiar este investimento?! Através dos “sponsors”, uma vez que um investimento desta natureza pode atingir custos substanciais, parte deles podem ser suportados pelos patrocinadores. Estes poderiam expor as suas marcas através das infraestruturas que ajudariam a estipendiar. Em contrapartida os estádios comprometiam-se através de ecrãs publicitários e outros meios adequados a promover as marcas dos seus patrocinadores, cativando os mais variados segmentos de mercado para obter o retorno financeiro objetivado por eles.
Considero uma enorme oportunidade para os clubes e patrocinadores metamorfosearem a experiência empírica dos adeptos no estádio, fomentando mais novas fontes de receita.
Com todas estas situações bem implementadas e minuciosamente bem organizadas saem todos a ganhar (equipa, patrocinadores e adeptos)!
Leandro Monteiro
Referências Bibliográficas:
Santos, J. P. (2012). O seu sofá no estádio do futuro. Tecnologia - Revolucionando a experiência do adepto. Tese de Mestrado em Marketing. ISCTE, Lisboa.