Site não oficializado do Sport Clube Penalva do Castelo.
A força penalvense desde 1945 no desporto e no futebol com paixão...

domingo, 25 de março de 2012

3ª C - 2011/12 (2ª Fase - Fase Manutenção/Descida): G.D.R. Canas de Senhorim 4 x S.C. Penalva do Castelo 1


Penalva do Castelo inicia segunda fase com derrota pesada em Canas de Senhorim!! Em derbi distrital com novo capitulo, a formação canense foi mais tranquila e eficaz no encontro e somou o seu primeiro triunfo em casa da temporada!! O primeiro desafio não correu de feição para os penalvenses e agora há que olhar já para o próximo!!


Ficha de Jogo:


Grupo Desportivo e Recreio de Canas de Senhorim
12 Canário
2 Nando Veiga
3 Diogo Cunha
4 Simão ©
9 João Miguel
15 Adriano Pereira
16 Leo Roque
17 Élio
18 Pedro André
19 Vitinho
29 Dédé

Substituições: Dédé por 5 Roberto (67`), Élio por 14 Zito (75`) e João Miguel por 10 Luís Lopes (79`).

Suplentes não utilizados:
1 Laceiras
6 Ricardo
13 Carlos Miguel
25 Marco Xará

Treinador: João Bento

X

Sport Clube Penalva do Castelo
1 Bruno Ferrary
4 Diogo Sousa
5 Nelson Cardoso
7 Mika Lopes
8 Bruno Loureiro ©
9 Luís Cardoso
10 Papy
11 Tiago Henriques
14 Chico Pereira
19 Djibril Sarr
20 Califa

Substituições: Tiago Henriques por 18 Reuss (6`), Nelson Cardoso por 12 Vítor Vareiro (41`) e Mika Lopes por 13 Tiago Gonçalves (76`).

Suplentes não utilizados:
3 Manekas
17 Faria
21 Alex Cruz

Treinador: Tótá


25 Março 2012
Jogo no Complexo Desportivo - Campo Nº 1, na freguesia e vila de Canas de Senhorim, concelho de Nelas.
Assistência: cerca de 150 pessoas
Árbitro: Pedro Mesquita (A.F. Vila Real)
Auxiliares: António Coelho & Luís Sousa
Ao intervalo: 2-0
Marcadores: Diogo Cunha (7`), Élio (g.p.) (43`), Adriano Pereira (61`), Zito (83`) e Djibril Sarr (84`).
Acção disciplinar: Cartão Amarelo para Leo Roque (25`), Bruno Ferrary (38` e 40`), Vitinho (53`), Chico Pereira (68`), Pedro André (81`), Adriano Pereira (90`) e Zito (90+1`).
Cartão Vermelho por acumulação de amarelos a Bruno Ferrary (40`).






Na primeira jornada da 2ª fase do campeonato, no qual os penalvenses disputam o campeonato da manutenção e descida, quis o destino que o primeiro confronto do Penalva fosse no recinto do Canas de Senhorim. Um derbi distrital para abrir esta fase decisiva do campeonato, no qual as equipas fogem aos lugares da linha de água, aqueles que dão a despromoção aos campeonatos distritais.
Na fase regular do campeonato, o mesmo encontro, foi favorável ao conjunto de Penalva do Castelo que venceu por duas bolas a uma o conjunto do concelho de Nelas.

Desta vez, foi a turma canense que levou a melhor, e assim garantiu a sua primeira vitória na condição de visitado da temporada e logos por três golos de diferença.
Um triunfo que cedo começou a ser construído. Pelos 7 minutos de jogo, Diogo Cunha eleva-se mais alto que toda a defensiva penalvenses e com um golpe de cabeça coloca a bola no fundo das redes do Penalva pela primeira vez.
Houve reacção da formação penalvense e aos 12 minutos, Bruno Loureiro efectua o primeiro remate com perigo para a baliza de Canário. Valeu a defesa do mesmo.
Neste momento já, o técnico Tótá tinha sido obrigado a trocar Tiago Henriques por Reuss.

O ritmo de jogo era baixo, muito por culpa do calor, algo intenso e impróprio para a época, que certamente limitou a acção física dos jogadores.

O Canas em vantagem por um golo, jogava mais em jeito de contra-ataque, cabendo ao Penalva a iniciativa de jogo.
Aos 39 minutos, uma bela situação de golo, ia dando o empate, depois de Luís Cardoso cabecear com muito perigo e Canário defender para canto por instinto.

Contra a corrente de jogo na altura, chegou uma situação que daria origem ao segundo golo do Canas e que iria de certa forma marcar o encontro, quando Bruno Ferrary, no entender do arbitro, terá cometido falta sobre um atacante canense. Não foi muito visível, mas com o acesso às filmagens é de certa forma perceptível que o Ferrary não cometeu falta, o que pode ser atestado pela reacção do mesmo quando lhe mostrou a segunda cartolina amarela e a consequente expulsão. Com razão ou não...com justiça ou não...o que é certo é que o Canas, por intermédio de Élio, não desperdiçou a oportunidade de marcar o segundo e sair ao intervalo em vantagem por duas bolas.

Na etapa complementar, dificuldades iriam ser acrescidas para o colectivo que viajou da vila de Penalva do Castelo, já que em desvantagem no marcador e em inferioridade numérica, a tarefa de discutir o resultado era árdua.
Foi complicada de certa forma por um má decisão da equipa de arbitragem e por outro lado pela quase grande desinspiração dos atletas penalvenses.
Nervosismo e pouca eficácia foi visível nos pés de Luís Cardoso, que em dois minutos teve duas boas situações para dar outra expressão ao marcador penalvense.
O Canas mesmo a vencer por dois de diferença, sempre que possível e de certa forma previsível, já que o risco tomado pelo Penalva era maior, chegava também com perigo à baliza do guardião Vítor Vareiro, que entretanto tinha entrado no encontro.

Aos 59, num rápido contra-ataque, Élio teve uma soberana ocasião de golo, mas atirou ao lado.
Praticamente no minuto seguinte, o mesmo tipo de jogada repetiu-se para a formação orientada por João Bento, e desta vez Adriano Pereira não desperdiça, colocando assim praticamente um ponto final no vencedor desta partida entre equipas do mesmo distrito.

Era visível o desanimo dos penalvenses, que contrastava com o dos canenses, por mais paradoxo que seja, jogaram este encontro com mais tranquilidade que o Penalva.
A eficácia revelava-se inimiga dos penalvenses e pouco depois do minuto 60, Reuss, desperdiça também ele uma boa situação para reduzir.

Entretanto entravamos seguidamente nos últimos 15 minutos, e o Penalva começava de certa forma a dar-se como conformado com o resultado.

Para piorar ainda as contas da partida para o Penalva, Zito, ao minuto 83, marca o quarto para os visitados, depois de emendar à boca da baliza, um cruzamento-remate de um colega de ataque.
No minuto seguinte surgiu o tão desejado momento de eficácia para o Penalva. Desta feita foi Djibril que conseguiu o tento de honra dos penalvenses.

Com a partida decidida, que era completamente contra as pretensões do colectivo de Penalva, o jogo nada mais de relevante trouxe aos poucos espectadores que assistiam a esta partida para um campeonato nacional, a não ser uma inexplicável série de admoestações de amarelos para jogadores canenses.
Não se percebeu muito bem o critério que o arbitro teve ao longo de todo o encontro ou provavelmente não seria para perceber. O que é certo é que o seu trabalho não foi regular e ficou também manchado pelo lance que ditou a expulsão do guardião penalvense.


Em jeito de resumo, foi uma partida com um vencedor certo, não que justificasse esta diferença de golos, já que o valor e o futebol jogado pelas duas equipas não espelha este resultado, mas o que conta são os que entram. E aí o Canas esteve bem melhor que o Penalva, ao marcar quatro, dois em cada parte, com apenas um de resposta dos penalvenses, já nos últimos 10 minutos da partida.
O ritmo da partida foi baixo, em parte condicionado pelo calor que se fez sentir perante pouco público para um desafio entre equipas do mesmo distrito em campeonato nacional. O futebol jogado também não foi do melhor e o vencedor foi encontrado pela eficácia.
O Penalva sentiu bastante as ausências que tinha para este encontro e paradoxalmente, o Canas demonstrou mais tranquilidade do que o Penalva.
Um triunfo, que foi o primeiro do Canas na temporada, na condição de visitado, que poderá dar um tónico importante, já nas poucas hipóteses que os canenses tem de manter nos campeonatos nacionais. Quanto ao Penalva desperdiça uma boa situação para se impor na tabela classificativa e vê dois adversários igualar-los em pontos. Nada está perdido ainda, é certo, e não é para deitar a toalha ao chão obviamente, mas certamente deve-se reflectir que é preciso algo mais para dar a volta a esta situação, que não se avizinha fácil de ultrapassar, mas a vida é feita de desafios e os penalvenses tem todas as condições de dar a volta por cima. A esperança só "morre" no final, e agora há que olhar em frente neste momento.
Arbitragem irregular.

Próxima ronda, os penalvenses tem agendado mais um encontro com uma equipa do mesmo distrito, mas concretamente o Oliveira de Frades.
Um belo desafio para o Penalva voltar a demonstrar o seu potencial que já foi visível durante esta temporada e que todos os penalvenses acreditam que podem voltar a ver...:)

Outras Fotografias:



[CinZa]

Vídeo com resumo da partida:

http://www.youtube.com/watch?v=BAL9XOIdg-E&feature=player_embedded

[Vídeo de Daniel Ferreira in SporTViseu]


Resultados e Classificação:

1ª Jornada
- 3ª Divisão Nacional 2011/12 - 2ª Fase (Fase de Manutenção/Descida):


Oliveira de Frades 3 x Oliveira do Hospital 1
Canas de Senhorim 4 x Penalva do Castelo 1
Sanjoanense 2 x Valecambrense 0

Classificação após a 1ª Jornada - 2ª Fase (Fase de Manutenção/Descida):