Site não oficializado do Sport Clube Penalva do Castelo.
A força penalvense desde 1945 no desporto e no futebol com paixão...

domingo, 4 de março de 2012

3ª C - 2011/12 (1ª Fase - Fase Regular): Académico de Viseu F.C. 3 x S.C. Penalva do Castelo 0



Académico de Viseu Futebol Clube
12 Nuno Oliveira
2 Artur Filipe
3 Calico ©
5 Tiago Gonçalves
6 João Casal
11 Marco Almeida
18 João Paulo
20 Ricardo Ferreira
22 Bacari
23 Hélder Rodrigues
24 Luisinho

Substituições: Bacari por 15 Doumbouya (69`), Artur Filipe por 7 Luís Vouzela (75`) e Luisinho por 29 Baio (79`).

Suplentes não utilizados:
1 Augusto
4 Canelas
10 Rui Santos
19 Cabido

Treinador: António Lima Pereira

X

Sport Clube Penalva do Castelo

1 Bruno Ferrary
4 Diogo Sousa
5 Nelson Cardoso
6 Gamarra
7 Mika Lopes
8 Bruno Loureiro
9 Luís Cardoso
10 Papy
19 Djibril Sarr
20 Califa
23 Sérgio Fonseca ©

Substituições: Djibril Sarr por 18 Reuss (55`) e Mika Lopes por 17 Faria (66`).

Suplentes não utilizados:
12 Vítor Vareiro
11 Tiago Henriques
14 Chico Pereira
16 Cristóvão
21 Alex Cruz

Treinador: Tótá


04 Março 2012
Jogo no Estádio Municipal do Fontelo, em Viseu.
Assistência: cerca de 500 pessoas
Árbitro: Rui Torres (A.F. Braga)
Auxiliares: Pedro Ferreira & César Picas
Ao intervalo: 0-0
Marcadores: João Paulo (60´), Hélder Rodrigues (70`) e Doumbouya (88`).
Acção disciplinar: Cartão Amarelo Bacari (8`), Califa (15`e 62´), Artur Filipe (29`), Hélder Rodrigues (34´), Bruno Loureiro (58´), Papy (59´), Luís Cardoso (64´), Reuss (72`e 83`) e Nelson Cardoso (75`). Cartão Vermelho por acumulação de Amarelos a Califa (62`) e Reuss (83`).

Campeonato ao rubro, principalmente no que diz respeito à luta pelos seis primeiros lugares, como tem sido uma constante ao longo desta primeira fase.
Os penalvenses partiam para esta jornada defendendo o segundo lugar com um ponto de vantagem sobre os visieenses que se encontravam no sexto.
Ainda sem nenhuma equipa estar descansada classificativamente nos seis primeiros à entrada para esta jornada, era imprevisível afirmar-se que o Académico nesta jornada iria passar do sexto lugar para a liderança isolada e conferir-se como a primeira equipa para já, a garantir um lugar de manutenção directa e o direito de disputar os dois lugares de promoção.
Como também os penalvenses manterem um ponto apenas de vantagem do sétimo, aquele que tem sido o principal protagonista pela emotividade classificativa verificada nas últimas rondas, a formação da Sampedrense. Quanto na temporada passada o sétimo classificado na mesma série ficou-se pelos 29 pontos!

Nesta penúltima jornada, estava então aguardado um confronto de grande rivalidade no distrito de Viseu, entre o Penalva e o Académico, que na primeira volta tinham empatado a duas bolas no campo do parque de Santa Ana.
Os três pontos em jogo eram determinantes para ambas as equipas para não guardarem o seu objectivo para a última e escaldante ronda da fase regular do campeonato.

A partida iniciou-se com o cumprimento de um minuto de silêncio, em memória de Jaime Graça, um antigo internacional pela Selecção Nacional de Futebol, falecido durante esta última semana.

Quanto ao jogo, disputado sob uma boa moldura humana, revelou que o Penalva fosse a primeira equipa a colocar a baliza em apuros. No entanto, o Académico fazendo valer o factor casa, pegou no jogo e acentuou a sua toada atacante, remetendo o adversário para o seu meio campo, criando sucessivas oportunidades de golo, nomeadamente pelas movimentações rápidas de Luisinho e Hélder Rodrigues. Os penalvenses remeteram-se à defesa, apostando no contra-ataque.
Até a meia hora de jogo, eram os locais quem dominaram as intenções de jogo e os prinicipais momentos de golo passaram-se junto da baliza de Ferrary.
A intranquilidade e o querer fazer rápido e bem por parte do Académico era evidente na partida ao contrário do Penalva, que denotou estar mais tranquilo no encontro, no qual o empate podia ser um bom resultado.

Aos poucos, a turma orientada pelo técnico Tótá, conseguiu responder de igual para igual, passando também a criar alguns lances e momentos de alguma aflição para a baliza à guarda do ex-penalvense Nuno Oliveira. Luís Cardoso era a unidade mais acutilante dos penalvenses e numa boa jogada serviu Nelson Cardoso, que atirou perigosamente ao lado da baliza contrária.
Mas esta seria uma primeira parte com poucos apontamentos futebolísticos, com muita combatividade e disputa a meio campo. Hélder Rodrigues, outro ex-penalvense e extremo-esquerdo do Académico, seria o último a estar na “cara” do golo, num contra-ataque rápido lançado por Luisinho.
O intervalo chegou com o marcador em branco, apesar de o Académico ser a equipa que mais lances de perigo criou, há mérito para os penalvenses saírem para o descanso com uma igualdade no marcador, depois de conseguirem anular a estratégia adversária em termos de finalização.

Na etapa complementar, o desenrolar do encontro acabaria por ser diferente, e aí os academistas entraram mais decididos, apostando ainda mais no ataque, procurando desta forma, incessantemente a baliza à guarda de Ferrary, que se revelou como uma unidade muito determinada na formação que viajou da vila vizinha de Penalva.

A bola não entrava em nenhuma das balizas, e o Académico que tinha sido a equipa que mais procurou fazer-lo, começava a dar sinais de algum nervosismo até que um livre cobrado de forma irrepreensível por João Paulo, deu outro rumo ao encontro, neste caso a favorecer a turma orientada pelo técnico António Lima Pereira.
Este facto veio galvanizar a equipa da casa e o Penalva não conseguiu responder da maneira mais prática, já que pouco depois do primeiro golo, as aspirações em chegar ao golo do empate, viriam ainda a complicar-se mais, com a expulsão de Califa, por acumulação de amarelos, de certa forma desmontando a boa organização defensiva até então.

A partir daí, o protagonismo seria assumido por completo pelo Académico, que aumentaria para 2-0, pelo oportuno Hélder Rodrigues, a rematar forte e batendo desta forma o guardião adversário. Perante a desvantagem numérica e pelo marcador, a tarefa do Penalva era árdua e perto do final, sofreria o 3-0, num lance de insistência do atacante viseense Doumbouya, que de cabeça fez o terceiro da sua equipa. Até ao término, mais uma expulsão para a formação visitante, com claro excesso de rigor do árbitro da partida. Reuss que haveria entrado nesta segunda parte, a semelhança de Califa, também a receber dois amarelos e a consequente expulsão.

E assim pouco depois terminava o encontro com o Académico a vencer por três bolas sem resposta e a conferir-se como a primeira e única equipa para já, a garantir uma vaga nos seis primeiros.
Para a equipa de arbitragem, fica reservada uma nota baixa, sobretudo por muitas decisões erradas e duvidosas.

Os penalvenses continuam contudo no respectivo grupo mas ainda não descansada, apenas com um ponto de vantagem sobre a Sampedrense, que curiosamente, tal como os penalvenses, depende apenas se si própria para na derradeira jornada ficar apurada como um dos seis primeiros da classificação geral.
Certamente vamos ter emoção até ao último minuto da restante jornada desta primeira fase, na qual os penalvenses vão receber o Avanca, que possui exactamente o mesmo numero de pontos, 36. O Académico, já descansado visitará o campo do Bustelo. Enquanto a Sampedrense recebe o Oliveira do Hospital.

Confiança precisa-se para os lados de Penalva e se depender dela não precisara na última jornada de se preocupar com terceiros para conseguir chegar ao seu objectivo principal da temporada.
O valor está presente nesta equipa penalvense, bastará confiar em si própria e aplicar-la na derradeira ronda. A tarefa não será nada fácil, mas também nunca foi de facilidades que se conseguiram os objectivos. Força Penalva!!

[Crónica elaborada segundo relatos de Silvino Cardoso in Diário de Viseu e de Nuno Cabral in SporTViveu]




[Fotografias de Silvino Cardoso]

[CinZa]

Vídeo com resumo da partida:

http://www.youtube.com/watch?v=RxIAqiynRsI&feature=player_embedded

[Vídeo de Daniel Ferreira in SporTViseu]


Resultados e Classificação:

21ª Jornada
- 3ª Divisão Nacional 2011/12 - 1ª Fase (Fase Regular):


Avanca 0 x Sanjoanense 0
Valecambrense 1 x Sampedrense 3
Oliveira do Hospital 1 x Nogueirense 0
Oliveira de Frades 1 x Canas de Senhorim 0
Alba 1 x Bustelo 1
Académico de Viseu 3 x Penalva do Castelo 0

Classificação após a 21ª Jornada - 1ª Fase (Fase Regular):