Site não oficializado do Sport Clube Penalva do Castelo.
A força penalvense desde 1945 no desporto e no futebol com paixão...

sábado, 20 de junho de 2015

Balanço Final dos Infantis Sub-13 Sport Clube Penalva do Castelo 2014|15

Infantis (Sub-13):

Sport Clube Penalva do Castelo
x
Terminaram a Temporada



Analise Geral:

A equipa dos Infantis no escalão de Sub-13 do Sport Clube terminou a sua participação no campeonato oficial no passado dia 16 de Maio de 2015, chegando assim o término da Temporada 2014|15.
Atingindo no computo geral o vigésimo sexto (26º) lugar da classificação geral do campeonato depois de decorrida a fase final e última como decisiva desta temporada desportiva, sendo uma honrosa prestação, a que teve a formação penalvense no escalão etário de treze anos.

Num escalão que foi disputado em duas fases, no qual na primeira, se disputou num sistema de campeonato onde o factor proximidade juntou dez equipas num agrupamento - Zona Centro, de acordo com os critérios do organismo tutelar (A.F. Viseu) - tendo os penalvenses obtido a nona (9ª) posição. Enquanto que na complementar e última fase, ficou agrupada com quatro equipas - os nonos e décimos classificados das três séries (Norte, Centro e Sul),  no qual a equipa de Sub-13 de Penalva do Castelo realizou um percurso mais regular que culminou no segundo (2º) lugar ficando apurada no computo geral no vigésimo sexto (26º) lugar.

Num escalão em que não se dá tanta primazia aos resultados, mas sim à aprendizagem, mas que passa também, certamente por construir uma mentalidade competitiva, a formação penalvense, dentro das suas possibilidade e limitações, teve um percurso regular na parte intermédia da classificação ao longo da temporada, sendo de destacar que conseguiu uma melhor performance na segunda fase em relação à primeira. Os penalvenses não foram o mais felizes na primeira fase mas acabaram em grande estilo e com uma boa performance desportiva durante a fase final da competição. Esta equipa teve a particularidade de começar e terminar com a mesma formação ou mesmo número de elementos que foram inscritos e mais de 95% com a mesma idade à excepção do guarda-redes. Apenas dois fizeram a estreia de forma federada no futebol.

Hélder Cabral destacou-se como o melhor marcador da equipa onde praticamente todos os elementos (à excepção do guarda-redes) conseguiram marcar pelo menos um golo ao longo da temporada. De forma esporádica, mais alguns elementos do escalão Sub-12, deram também o seu contributo (com golos) em algumas partidas.

1ª Fase:

Numa primeira fase em que os penalvenses faziam a estreia na temporada, a entrada no campeonato foi feita com dificuldades ao não conseguir pontuar nos primeiros três encontros, mas intercalada com duas vitórias, seguida de outras duas derrotas para depois voltar a triunfar e logo frente a uma equipa que ficou uns lugares à frente na classificação. Até ao final foram mais as derrotas que os jogos a pontuar o que impediu de ficar melhor classificada e na qual tinha potencial e aspirações. Faltou um pouco de sorte nas partidas entre equipas praticamente do mesmo valor ou do mesmo campeonato (como se costuma dizer). De uma forma geral, os penalvenses tiveram uma primeira volta melhor do que a segunda, ficando separados apenas por dois pontos pelas duas equipas imediatamente acima na tabela geral. No total foram 13 pontos somados em 18 jornadas que equivaleu à nona (9ª) e penúltima posição classificativa do agrupamento.

2ª Fase:

Na fase final e decisiva da competição, apenas num grupo de quatro equipas, onde se discutia o apuramento final dos 25º, 26º, 27º e 28º classificados, os penalvenses enfrentaram adversários de posições e classificações muito idênticas na primeira fase tendo aí se destacado com outra performance desportiva (bem diferente da primeira fase). Começando com um triunfo precioso, no qual se seguiu uma derrota caseira com a equipa que mais luta deu aos penalvenses na fase final - Os Ceireiros, e com quem travou um duelo bastante interessante pelo primeiro lugar. Seguiram-se mais duas vitórias tendo apenas sido "travado" novamente no reencontro com a turma da Beselga (Os Ceireiros). No total foram doze (12) pontos somados o que equivaleu o segundo lugar (2º) da respectiva série onde os penalvenses demonstraram (e conseguiram) o seu real valor, ficando a sensação que tinham (muito provavelmente) potencial para outro lugar na classificação geral do campeonato, mas que acabou por ser condicionada pela globalidade da primeira fase e a falta de sorte em alguns encontros mais equilibrados (já referido atrás).

Golos:

Em matéria de golos, o Penalva acabou por sofrer mais do que marcar, tendo na estatística uma média de 2,38 golos marcados por jogo frente a 4,75 golos sofridos, no global do campeonato e das duas fases, sendo contudo uma distinção considerável entre a primeira fase (mais golos sofridos do que marcados) e a segunda (mais golos marcados do que sofridos).

Em dados estatísticos, os Infantis Sub-13 de Penalva do Castelo realizaram 24 partidas, tendo obtido nas mesmas: oito (8= 4+4) triunfos, um (1= 1+0) empate e quinze (15=13+2) derrotas. Golos marcados foram cinquenta e sete (57= 29+28) contra cento e quatorze sofridos (114= 100+14).

..........................................................................................................................

Quanto ao comando técnico, esteve a cargo na totalidade pelo técnico Fernando Coelho, auxiliado pelo director Tiago Santos. O treinador fez a sua estreia ao serviço do Penalva do Castelo, enquanto o director tinha transitado dos Iniciados da temporada passada.

Futuro:

Quanto ao futuro da equipa, ela poderá continuar junta no próximo ano, à excepção do guarda-redes, já que praticamente a maioria vai subir para o escalão de Sub-14 (Iniciados).

No total foram apenas nove (9) atletas inscritos ou ilegíveis para actuar neste próprio escalão, tendo a companhia de um do escalão inferior Sub-12 (já mencionado no balanço da referida equipa) tendo o mesmo actuado sempre no respectivo escalão superior de Sub-13: Gonçalo Dias, Hélder Cabral, João Artur Almeida, João Fernandes, João Henriques, João Pedro Tiago, João Henriques, Júlio Albuquerque e Marcelo Vitória. Destes referidos (à excepção do Sub-12 mencionado - Bruno Almeida), todos sobem para o escalão etário superior de Sub-14 (Iniciados) e assim deram por terminada a sua formação em escalões de Futebol 7, sendo também de destacar e referir que alguns tiveram já a oportunidade de experimentar o escalão superior e o primeiro de Futebol 11 na ordem etária, em diversos encontros oficiais.

Mensagem final:

Sem excepção, Parabéns a todos pelo vosso empenho e dedicação, sejam atletas principalmente, incluindo também os familiares dos respectivos que acompanharam o percurso diário de forma incondicional, como técnicos-directores e a todos os que contribuíram para que a temporada desportiva se realiza-se com sucesso. Vocês fazem parte do orgulho penalvense...:)












Classificação após a 18ª e Última Jornada - Infantis (Sub-13) Distrital 1ª Fase - Zona Centro 2014|15:


Classificação após a 6ª e Última Jornada - Infantis (Sub-13) Distrital 2ª Fase - Série E2 (Apuramento 25º, 26º, 27º e 28º classificados) 2014|15: