Site não oficializado do Sport Clube Penalva do Castelo.
A força penalvense desde 1945 no desporto e no futebol com paixão...

sexta-feira, 19 de junho de 2015

Balanço Final dos Infantis Sub-12 Sport Clube Penalva do Castelo 2014|15

Infantis (Sub-12):

Sport Clube Penalva do Castelo
x
Terminaram a Temporada



Analise Geral:

A equipa dos Infantis no escalão de Sub-12 do Sport Clube terminou a sua participação no campeonato oficial no passado dia 16 de Maio de 2015, chegando assim o término da Temporada 2014|15.
Atingindo no computo geral o vigésimo terceiro (23º) lugar da classificação geral do campeonato depois de decorrida a fase final e última como decisiva desta temporada desportiva, sendo uma honrosa prestação, a que teve a formação penalvense no escalão etário de doze anos.

Num escalão que foi disputado em duas fases, no qual na primeira, se disputou num sistema de campeonato onde o factor proximidade juntou dez equipas num agrupamento - Zona Centro, de acordo com os critérios do organismo tutelar (AF Viseu) - tendo os penalvenses obtido a décima (10ª) posição. Enquanto que na complementar e última fase, ficou agrupada com quatro equipas - os nonos e décimos classificados das três séries (Norte, Centro e Sul),  no qual a equipa de Sub-12 de Penalva do Castelo realizou um percurso praticamente imaculado que terminou no primeiro (1º) ficando apurada no computo geral no vigésimo terceiro (23º) lugar.

Num escalão em que não se dá tanta primazia aos resultados, mas sim à aprendizagem, mas que passa também, certamente por construir uma mentalidade competitiva, a formação penalvense começou com muitas dificuldades mas em crescente evolução ao longo da temporada. Praticamente tendo feito um percurso evolutivo de trás para a frente, os penalvenses passaram assim por dificuldades iniciais de adaptação mas acabaram em grande estilo e com uma excelente performance desportiva. Sendo oportuno referir que a equipa foi constituída por uma grande parte (metade) de atletas do escalão inferior (Sub-11) para assim colmatar a falta de elementos no escalão de Sub-12 (outra metade).

1ª Fase:

Numa primeira fase em que os penalvenses faziam a estreia na temporada, as dificuldades foram logo visíveis ao não conseguir pontuar nos primeiros nove encontros, tendo apenas o conseguido na décima jornada (com empate), tendo depois até ao final sofrido apenas mais duas derrotas e conseguido nesse mesmo intervalo dois triunfos (ficando na retina um deles frente ao quarto classificado - Académico de Viseu). De uma forma geral, os penalvenses apenas conseguiram entrar "na carruagem" na jornada dez mas ainda a tempo de mostrar todo o seu potencial e valor real. De destacar que os penalvenses sempre acreditaram que poderiam evoluir e melhorar o que acabou por se conseguir e verificar com todo o mérito próprio. No total foram 9 pontos somados em 16 jornadas que equivaleu à nona (9ª) e última posição classificativa do agrupamento. Ficando contudo a sensação garantida que caso a primeira fase fosse mais extensa, os penalvenses teria conseguido outra posição superior.

2ª Fase:

Na fase final e decisiva da competição, apenas num grupo de quatro equipas, onde se discutia o apuramento final dos 23º, 24º, 25º e 26º classificados, os penalvenses enfrentaram adversários de posições e classificações muito idênticas na primeira fase tendo aí se destacado com outra performance desportiva (completamente diferente da primeira fase). Começando com um triunfo virtuoso em Mangualde, no qual se seguiram mais quatro vitórias (quase todas elas folgadas) tendo apenas sido "travado" na sua marcha triunfal na última jornada com um empate na recepção ao Canas de Senhorim. No total foram quinze (15) pontos somados o que equivaleu o primeiro lugar destacado da respectiva série onde os penalvenses demonstraram claramente a sua superioridade sobre estes adversários e que tinham (muito provavelmente) potencial para outro lugar na classificação geral do campeonato, mas que acabou por ser condicionada pela globalidade da primeira fase.

Golos:

Em matéria de golos, o Penalva acabou por sofrer mais do que marcar, tendo na estatística uma média de 3,5 golos marcados por jogo frente a 4,45 golos sofridos, no global do campeonato e das duas fases, sendo contudo uma distinção muito considerável entre a primeira fase (mais golos sofridos do que marcados) e a segunda (mais golos marcados do que sofridos).

Em dados estatísticos, os Infantis Sub-12 de Penalva do Castelo realizaram 22 partidas, tendo obtido nas mesmas: sete (7= 2+5) triunfos, quatro (4= 3+1) empates e onze (11= 11+0) derrotas. Golos marcados foram setenta e sete (77= 33+44) contra noventa e oito sofridos (98= 87+11).

.............................................................................................................................

Quanto ao comando técnico, esteve a cargo na totalidade pelo técnico Pedro Miranda "Scuba", auxiliado pelo director Tó-Zé Matos. Ambos fizeram a sua estreia ao serviço do Penalva do Castelo, tanto o treinador como o director.

Futuro:

Quanto ao futuro da equipa, ela poderá ou não continuar junta no próximo ano, já que uma parte vai subir para o escalão de Sub-13 e outra poderá vir novamente do escalão inferior por falta de elementos que cheguem para fazer a equipa, estando o clube ainda a ponderar os escalões de futebol 7 em que vai competir.

No total foram apenas sete (7) atletas inscritos ou ilegíveis para actuar neste próprio escalão, tendo a companhia de outros seis do escalão inferior Sub-11 (já mencionados no balanço da referida equipa) e sendo que deles actuou sempre no escalão superior de Sub-13: Bruno Rodrigues, Bruno Almeida, Gabriel Gomes, João Lopes, João Simões, Rodrigo Pinto e Rui Coelho. Destes referidos, todos sobem para o escalão etário superior de Sub-13.

Mensagem final:

Sem excepção, Parabéns a todos pelo vosso empenho e dedicação, sejam atletas principalmente, incluindo também os familiares dos respectivos que acompanharam o percurso diário de forma incondicional, como técnicos-directores e a todos os que contribuíram para que a temporada desportiva se realiza-se com sucesso. Vocês fazem parte do orgulho penalvense...:)


 




Classificação após a 18ª e Última Jornada - Infantis (Sub-12) Distrital 1ª Fase - Zona Centro 2014|15:


Classificação após a 6ª e Última Jornada - Infantis (Sub-12) Distrital 2ª Fase - Série E2 (Apuramento 25º, 26º, 27º e 28º classificados) 2014|15: