Site não oficializado do Sport Clube Penalva do Castelo.
A força penalvense desde 1945 no desporto e no futebol com paixão...

quinta-feira, 25 de junho de 2015

Balanço Final dos Iniciados Sub-15 Sport Clube Penalva do Castelo - Temporada 2014|15

Iniciados (Sub-15):

Sport Clube Penalva do Castelo
x
Terminaram a Temporada


Analise Geral:

A equipa dos Iniciados do Sport Clube terminou a sua participação no campeonato oficial no passado dia 08 de Março de 2015, atingindo o quinto lugar (5º) da classificação geral ao fim de terminada a fase regular da Zona Centro do respectivo campeonato, sendo uma honrosa e prestigiada classificação tendo em conta as condicionantes e possibilidades dos penalvenses.
Sem uma regularidade constante, a turma penalvense realizou uma temporada muito digna, mesmo que não tenha atingido a fase final da competição, reservada apenas para os dois primeiros. Chegando a demonstrar que com mais sorte ou regularidade, a equipa tinha ou demonstrou valor e potencial para ficar numa posição um pouco mais acima da que obteve (pelo menos um lugar), mas como se sabe a classificação final é a soma de todas as jornadas. Foram várias goleadas a favor como algumas sofridas num escalão onde ainda o factor físico (capacidade atlética) ainda faz alguma diferença já que é visível muito desiquilibrio entre os atletas deste escalão - o primeiro acima do futebol 7. A turma penalvense sabia das dificuldades iniciais para ter uma equipa com soluções para lutar ou ambicionar outros patamares e fez da união uma força extra para realizar um campeonato muito interessante, que culminou com uma bela performance desportiva com 25 golos positivos entre os marcados e sofridos. Terminou e acabou com um triunfo gordo. A classificação final demonstrou uma espécie de duas divisões no campeonato (5 primeiros e os 7 últimos, dado que apenas os primeiros referidos conseguiram uma performance desportiva positiva (diferença entre golos marcados e sofridos)).

De trás para a frente - a sua prestação começou com uma vitória estrondosa e moralizadora frente à equipa B do Académico de Viseu por 8-1 tendo na primeira volta somado cinco vitórias no total em onze possíveis. O melhor período a pontuar surgiu no final da primeira volta e inicio da segunda com 5 vitórias em 6 jogos consecutivos, tendo depois passado o período mais dificel da temporada (3 derrotas consecutivas) para terminar em grande estilo ao somar pontos consecutivos nos últimos quatro encontros da fase regular. Na segunda volta do campeonato, a equipa penalvense conseguiu vencer mais vezes do que na primeira mas também sofreu mais um derrota em relação à primeira metade do campeonato o que equivaleu empatar menos. Dos resultados mais conseguidos frente a equipas melhor classificadas ficou na retina o empate com o Viseu e Benfica (3º classificado) como outro empate frente ao 4º classificado - Oliveira de Frades, com quem acabou por travar um duelo interessante pelo quarto lugar ao longo de praticamente toda a temporada.

Mais de metade dos atletas que representaram o escalão transitou do mesmo clube - o Sport Clube, mas uma outra parte dos atletas fez a estreia pela camisola do penalvense sendo provenientes do colectivo satense a maioria como outro do Académico de Viseu e outro ainda, a fazer a estreia como federado, sendo no computo geral um plantel que acabou por ser homogéneo ao longo da temporada salientando poucas desistências com o decorrer da temporada - apenas duas (Alexandre Costa e Francisco Ferreira). Ainda é de destacar que os Iniciados se debateram com algumas lesões mais prolongadas o que ainda acabou por outro lado por promover esporadicamente a chamada de atletas de idade de Sub-13, provenientes do Futebol 7, casos de Hélder Cabral, João Henriques, João Tiago, Gonçalo Dias e João Artur Almeida.

Marcadores de serviço a destacarem-se, foram mais que um podendo-se fazer algumas referências individuais, salientando neste caso alguns casos que já vinham da temporada anterior como: Rodrigo Albuquerque e Pedro Almeida - dois atletas de segundo ano (que acabaram por ser os melhores marcadores) tal como ainda João Garcia e David Teixeira (nestes seus regressos ao clube penalvense) e ainda casos de David Abrantes e Rúben Ferreira, como de Francisco Rodrigues e Fábio Lourenço (que acabaram por ser chamados aos treinos de observação da selecção distrital no escalão de Sub-14, sendo que o caso de Francisco Rodrigues merece maior destaque por ter figurado na lista final para disputa do conceituado Torneio Lopes da Silva no escalão de Sub-14 (embora não tenha infelizmente por motivos físicos dado o seu contributo real na competição). Muitos outros merecem ou mereciam destaques especiais, mas apenas mencionamos os referidos por motivos mais óbvios ou que de facto estiveram mais em evidência pelo golos marcados quer pela chamada à selecção distrital.

Estatística:

Em dados estatísticos, os Iniciados de Penalva do Castelo realizaram 22 partidas, tendo obtido nas mesmas - onze (11) triunfos (metade dos jogos realizados), quatro (4) empates e sete (7) derrotas. Golos marcados foram setenta e seis (76) contra cinquenta e um (51) sofridos. A primeira volta foi menos benéfica em pontos do que a segunda (mais derrotas mas mais vitórias). Média de golos marcados foi de 3,45 (4º melhor ataque do campeonato) enquanto a média de golos sofridos foi de 2,32. Pontos foram no total 37 somados no totalidade.

Técnicos:


Quanto ao comando técnico, esteve a cargo na totalidade pelo mister Joel Moreira mais também com o contributo de Fernando Coelho (este de forma menos directa já que foi o técnico principal do escalão inferior de Sub-13). Quanto ao apoio directivo esteve a cargo de João Figueiredo na sua maioria e ainda com o apoio de Pedro Ferreira. Todos (à excepção de Pedro Ferreira)  fizeram a estreia a representar o Sport Clube.



Futuro:


Quanto ao futuro dos jogadores desta temporada, digamos que é repartido, mas que contudo são mais os que sobem do que os que ficam. Uma parte continua com idade para prosseguir neste escalão enquanto a outra (mais de metade) fará a subida ao escalão superior - Juvenis. Em relação ao comando técnico ainda está a ser ponderado (ao que apuramos) o técnico que irá comandar este escalão na proxima temporada.


Subidas para a idade juvenil na próxima temporada (12): Cristiano Pessoa, David Teixeira, Diogo Melo, Francisco Ferreira, Ivan Figueiredo, João Garcia, Marco Ferreira, Miguel Albuquerque, Pedro Machado, Pedro Almeida, Rodrigo Albuquerque e Rúben Lopes.

Ficam para a próxima temporada disponíveis neste escalão (7): Alexandre Costa, Dani Melo, David Abrantes, Fábio Lourenço, Francisco Rodrigues, Guilherme Lopes e Rúben Ferreira.



Mensagem final:

Sem excepção, Parabéns a todos pelo vosso empenho e dedicação, sejam atletas principalmente, incluindo também os familiares dos respectivos que acompanharam o percurso diário de forma incondicional, como o técnico e os directores e a todos os que contribuíram para que a temporada desportiva se realiza-se com sucesso. Vocês fazem parte do orgulho penalvense...:)












Classificação após a 22ª e Última Jornada - Iniciados (Sub-15) Distrital Fase Regular - Zona Centro 2014|15: