Site não oficializado do Sport Clube Penalva do Castelo.
A força penalvense desde 1945 no desporto e no futebol com paixão...

terça-feira, 2 de junho de 2015

Analise às Equipas Seniores concelhias - (GDC Roriz & ARC Sezurense) - Temporada 2014|15: Rescaldo Final


As equipas seniores do Grupo Desportivo e Cultural de Roriz e da Associação Recreativa e Cultural de Sezurense concluíram mais uma participação no campeonato distrital e muito provavelmente obtiveram as melhores classificações e performances desportivas da sua história ou historial!

Classificação Final - 1ª Divisão Viseu - Zona Norte 2014|15: 

  

Colectivo de Roriz: 

formação rorizense, que foi orientada pelo técnico Sérgio Macário obteve a oitava posição classificativa ao fim de disputadas as 22 jornadas do respectivo campeonato - 1ª Divisão Distrital. Uma vez mais inserida na Zona Norte, onde habitualmente o campeonato é mais competitivo em relação à Zona Sul, a turma rorizense teve um percurso ao longo da temporada com altos e baixos como se foi dando a conhecer. Os altos foram as vitórias em vários picos da temporada e os baixos foram as derrotas em outros tantos picos da temporada. Ou seja não se conseguiu manter uma série de resultados positivos (e desejados) por grandes períodos de tempo. Não que a equipa não tenha demonstrado potencial (aquele triunfo ao campeão de série por 2-0 fica na retina e foi o marco maior da temporada) mas nem sempre se consegue o que se deseja, o que se procura ou que se trabalhou e se merece. Como diz um nosso amigo comentador desportivo: "Uma equipa não ganha sempre quando se quer mas quando se pode". Isto quer dizer que nem sempre um encontro corre bem, por algum motivo ou outro e não é que se tenha jogado menos que o adversário ou se tenha sido inferior. Como exemplo o jogo na recepção aos Vouzelenses que esteve empatado até bem perto do fim e o golo da vitória da formação adversário nasce de um lance ocasional como ainda é falhada uma grande penalidade a favorecer o Roriz. E também por exemplo na receção ao vice-lider (Os Ceireiros) que venceu os rorizenses com um golo nascido de um lance (grande penalidade) muito duvidosa. Tal como estar a vencer uma grande parte do encontro e o adversário conseguir empatar em cima dos 90 minutos ou nos descontos. Chama-se a isto contingências de um jogo de futebol, que está comprovado que não é uma ciência exacta. Por isso mesmo ou por este motivo torna este desporto tão vibrante e apaixonante.

Numa analise geral, o campeonato realizado pelo desportivo do Roriz foi francamente positivo e de acordo com os dados históricos provavelmente pode-se considerar a melhor classificação de sempre do seu historial tendo em conta que actualmente não existe uma terceira divisão ou escalão distrital onde o Roriz em anos anteriores também realizou boas campanhas. Terminando no oitava lugar, com três equipas que ficaram atrás, inclusive chegando a ficar com os mesmos pontos do sétimo lugar. Também é meritório falar da performance de golos, que foi positiva (saldo entre golos marcados e sofridos). Merece destaque que o Roriz foi ou teve um ataque mais concretizador (mais golos marcados) que o campeão da série - Alvite, a quem venceu e infrigiu a primeira derrota da temporada.

Estatisticamente, os números obtidos pelo colectivo que representou (dignamente) a freguesia de Pindo e o concelho de Penalva do Castelo mostram que em 20 jogos realizados (22 jornadas), foi obtido:
- 7 vitórias (5 em casa e 2 fora)
- 2 empates (1 em casa e 1 fora)
- 11 derrotas (4 em casa e 7 fora)

Em termos evolutivos do campeonato, a equipa rorizense começou com uma derrota em Oliveira do Douro (equipa que esta temporada esteve mais competitiva que nos anos anteriores e que venceu o Roriz pelas duas vezes), seguindo-se duas vitórias cheias de brio e com muitos golos frente a dois adversários que até então ou historicamente costumam se revelar muito complicados para os rorizenses tal como merece destaque a forma como as conseguiu - reviravolta no caso do jogo com o Nespereira. A vitória convincente por 0-4 em casa do Vilamaiorense foi também um dos grandes destaques da temporada. Seguiu-se o pior ou menos conseguido período da temporada com quatro derrotas consecutivas (não é menos verdade destacar que duas delas (na condição de visitado) foram pela margem mínima e de uma forma muito infeliz (injusta e ingrata) como tivemos oportunidade de assistir, frente ao Vouzela e aos Ceireiros). Seguiram-se três jogos consecutivos a pontuar, o primeiro com uma vitória estrondosa e histórica neste campeonato como para o historial do Roriz. Triunfo por 10-1 é resultado de enaltecer, seja frente a que adversário for. Neste encontro ficou demonstrado um enorme potencial ofensivo que o Roriz revelou ao longo da temporada. Seguiram-se duas derrotas (frente às equipas do concelho de Cinfães). Voltou o triunfo frente e na recepção ao Vilamaiorense (com quem esta temporada se conseguiu vencer pelas duas vezes e marcar sete golos sem qualquer um sofrido ou de resposta). Seguiram-se outras duas derrotas frente a equipas que andaram nos primeiros lugares da classificação (Os Ceireiros - vice-campeão e o Arguedeira - 4º classificado).
Depois no último quarto do campeonato, seguiram-se três vitórias consecutivas e a primeira com um grande destaque ao conseguir com muito de mérito próprio, vencer o Alvite por duas bolas a zero e infringir a segunda derrota e quase única no campeonato à formação do concelho de Moimenta da Beira. As duas últimas rodadas do campeonato foram ou acabaram por ser marcadas com derrota - em Vouzela pela diferença mínima e em Sezures por uma maior diferença (derbi concelhio, onde particularmente, no total dos dois encontros, o Roriz conseguiu um empate e uma derrota). Não foi a forma mais desejada para terminar o campeonato mas o balanço faz-se na globalidade da temporada, que foi, como já indicamos, francamente positivo!

Ainda em termos competitivos, falar na segunda competição federada organizada pelo organismo tutelar (A.F. Viseu) - Taça de Viseu ou Sócios de Mérito, onde o Roriz ficou pela 2ª Eliminatória da competição e no primeiro encontro que disputou no campo, já que na tinha ficado isento e automaticamente apurado para a segunda rodada da competição secundária. A turma do Silgueiros foi o vencedor do duelo com o Roriz (um clube histórico da cidade de Viseu que este ano voltou a competição e conseguiu um lugar de apuramento para a divisão maior (Divisão de Honra) fruto do terceiro lugar obtido na geral do campeonato da 1ª Divisão e depois de vencer o play-off de subida dos vice-campeões e também apuramento do 3º e 4º lugar da geral da divisão (frente a equipa Os Ceireiros - melhor resultado obtido ao fim de três jogos realizados).

Em termos de atletas ou elementos que fizeram parte da equipa ao longo da temporada, também se pode dizer que não correu da forma mais desejada já que foram muitos encontros sem contar o maior potencial da equipa. Um facto que também explica a menor regularidade obtida nos resultados pelos rorizenses. Houve várias mexidas, partidas sem elementos que viriam a ser fulcrais ao longo do campeonato. O plantel que esta temporada representou o colectivo rorizense foi construído em grande parte de raiz ou seja com elementos novos. Desde a baliza até ao ataque, onde merece destaque o reforço e os números (que falam por si) demonstrado pela vinda de Amílcar Figueiredo (que acabou por ser o melhor marcador da equipa). Gonçalo Costa (também ele reforço com o andar do campeonato) veio dar um contributo importante. Márcio Marques (confirmou o seu potencial apesar da idade, revelando-se um jogador regular e influente na equipa). Carlos Neves (acabou por ser uma das grandes revelações da temporada, apesar de não ter feito uma parte do campeonato) foi um dos elementos novos que demonstrou também potencial e que deu nas vistas. André Loureiro, também ele um dos reforços para esta temporada, foi um elemento regular e dos mais utilizados da equipa. Emanuel Pimba, o guardião que fez grande parte ou a maioria da temporada (acabando por desistir já perto do final) também revelou bons atributos apesar de nem sempre ter estado regular, fruto essencialmente da sua juventude e ainda inexperiência. André Amaral (sempre importante quando foi chamado apesar de não ter estado disponível em algumas partidas). Daniel Cabral também foi dos reforços para esta temporada e que sempre que chamado à equipa, cumpriu. E por fim sempre de mencionar a importância dos elementos mais experientes da equipa e que vêem ao longo das últimos anos a serem os pilares da equipa, falando concretamente de: Alex Sousa (que foi inclusive o segundo melhor marcador da equipa) e que começou a temporada a todo o gás, Nelson Lamegal, Rui Pinto, Nuno Guterres, Zé Lúcio, Emanuel Ferreira, Luís Tostas, Diogo Sousa (com alguns golos), Pedro Pina e ainda Luís Correia (que apesar de não ter começado a temporada inscrito ainda foi importante na equipa nos últimos encontros a defender a baliza dos rorizenses). Por fim ainda foram utilizados outros elementos que se estrearam esta temporada na equipa ou colectivo, apesar de alguns não terem terminado a temporada ou seja de levar de inicio ou fim por um motivo ou outro - casos de Gastão, Mauro Galega, Hélder Mendonça e Pedro Pestana.

Por fim, desejar as melhores continuações ou felicitações ao colectivo do Grupo Desportivo e Cultural de Roriz, que desportivamente continuem a representar dignamente o concelho de Penalva do Castelo (como o têm feito) e se possível com os melhores resultados ao seu alcance! Da parte dos intervenientes desta colaboração, pedir alguma desculpa por algum facto importante que possa não ter sido mencionado e merecido, que poderá nós ter escapado ou não do nosso conhecimento. De maneira alguma seria a nossa intenção! Tentamos transmitir o que também nós chega (de acordo com a colaboração) dado que não conseguimos acompanhar sempre em todos os encontros ou como desejaríamos ou como seria o ideal. A nossa intenção é divulgar, dar a conhecer, dentro das nossas possibilidades e disponibilidades, as actividades deste clube ou colectividade a representar o futebol distrital e o mais importante, o concelho de Penalva do Castelo, que é a nossa maior intenção ou objectivo!

Parabéns a todos, sem excepção (jogadores, equipa técnica e equipa directiva)...todos nós fazemos parte do orgulho do concelho de Penalva do Castelo!

Lista de Marcadores:


+ Amílcar Figueiredo (12 golos)
+ Alex Sousa (9 golos)
+ Márcio Marques (5 golos)
+ Diogo Sousa (3 golos)
+ Gonçalo Costa (3 golos)
+ Carlos Neves (2 golos)
+ Hélder Mendonça (1 golo)
+ André Loureiro (1 golo)
+ Auto-Golo (1 golo)

Algumas das fotografias captadas e mais representativas ao longo da temporada:








Colectivo de Sezures:

A formação sezurense, que foi orientada pelo técnico Luís Filipe Pinto, obteve a sexta posição classificativa ao fim de disputadas as 22 jornadas do respectivo campeonato - 1ª Divisão Distrital. Uma vez mais inserida na Zona Norte, onde habitualmente o campeonato é mais competitivo em relação à Zona Sul, a turma sezurense teve um percurso ao longo da temporada com pontos positivos e outros menos positivos como se foi dando a conhecer. Como a classificação assim o pode indicar, precisamente meio da tabela, o percurso dos sezurenses foi praticamente feito de forma intermédia. Um facto pode saltar logo à vista é o que se prende com os jogos em casa e os jogos fora de portas. Os números assim o comprovam: uma distinção relevante entre os jogos na condição de visitado - campo de terra batida e os jogos na condição de visitante - nomeadamente em terrenos de campos relvados (sintéticos) em grande maioria. Ficando assim na retina alguns encontros bem conseguidos no Campo das Cruzes ao longo da temporada.

Numa analise geral, o campeonato realizado pelo Sezurense foi francamente positivo e de acordo com os dados históricos provavelmente pode-se considerar a melhor classificação de sempre do seu historial tendo em conta que actualmente não existe uma terceira divisão distrital onde o Sezurense em anos anteriores também realizou boas campanhas, inclusive com subidas a esta mesma divisão. Terminando no sexto lugar, com cinco equipas a ficaram atrás dela. Também é meritório falar da performance de golos, que foi positiva (saldo entre golos marcados e sofridos). Merece destaque que o Sezurense foi ou teve um ataque muito concretizador (mais golos marcados) - o terceiro melhor da série e melhor que o campeão - Alvite.

Estatisticamente, os números obtidos pelo colectivo que representou (dignamente) a freguesia de Sezures e o concelho de Penalva do Castelo mostram que em 20 jogos realizados (22 jornadas), foi obtido:
- 9 vitórias (8 em casa e 1 fora)
- 4 empates (4 fora)
- 7 derrotas (2 em casa e 5 fora)

Em termos evolutivos do campeonato, a equipa sezurense começou com uma vitória caseira diante do Oliveira do Douro, seguida de uma derrota no campo da outra equipa do concelho de Cinfães - Nespereira (que também joga em terra batida e que acabou por derrotar o Sezurense em ambas as partidas realizadas entre ambos). Seguiu-se um novo triunfo em casa para depois voltar às derrotas fora de portas e no terreno do vice-campeão (Os Ceireiros), pela margem mínima. Na sexta jornada e na recepção ao Arguedeira, o colectivo sezurense obteve uma das vitórias mais bem conseguidas da temporada, frente à equipa que ficou em quarto lugar e que lutou pelos lugares de subida ao longo do campeonato. Seguiram-se duas derrotas frente a equipas que ficaram à sua frente na classificação - frente ao Alvite em casa e fora frente aos Vouzelenses. No caso do desaire frente ao Alvite (campeão de série) comprovou que no Campo das Cruzes apenas venceu ou pontuou quem tinha um campo igual ao do Sezurense - campo de terra batida. Seguiu-se o melhor período a pontuar da temporada, com quatro jogos consecutivos nesta condição, fruto de duas vitórias e dois empates e em oito jogo seguidos, apenas por uma vez foi interrompido este ciclo a pontuar, precisamente com a outra derrota caseira que faltava mencionar, neste caso com o Nespereira à 14ª jornada. Entre a 15ª e a 18ª jornada foi novamente um ciclo a pontuar, inclusive com dois triunfos caseiros frente a equipas que ficaram nos primeiros três lugares da frente e que jogaram habitualmente em terreno de relva sintética - falamos das formações: Os Vouzelenses e Os Ceireiros. Foram duas vitórias pela margem mínima (2-1) mas dignas de registo. Seguiu-se a deslocação ao terreno do lider e aí os sezurenses saíram derrotados novamente à semelhança da primeira volta. Com a recepção ao lanterna vermelha, o Sezurense voltou a triunfar e conseguiu uma das vitórias mais folgadas (7-0) da sua história em competição oficial, seguindo-se uma nova derrota em campo de relva sintética (frente ao Arguedeira). As duas últimas rodadas do campeonato foram felizes para o Sezurense que somou mais quatro pontos fruto de um empate e uma vitória (neste caso no derbi concelhio, frente e na recepção ao Roriz). Foi então da melhor forma que o Sezurense terminou a sua participação no campeonato onde já tinha assegurado antecipadamente o sexto lugar e que não deu para chegar mais perto de outra posição classificativa superior.

Ainda em termos competitivos, falar na segunda competição federada organizada pelo organismo tutelar (A.F. Viseu) - Taça de Viseu ou Sócios de Mérito, onde o Sezurense também fez história, ao chegar a uma eliminatória onde nunca tinha chegado - Oitavos de Final (3ª Eliminatória). Isento na primeira eliminatória, os sezurenses defrontaram o Viseu e Benfica na 2ª rodada da competição secundária da A.F. de Viseu e na qual saíram vencedores por inteiro mérito próprio: 1-0. Um triunfo categórico frente a um colectivo com muita história em Viseu e com outros argumentos orçamentais e competitivos. Na terceira eliminatória da competição, quis o destino que viesse a celhar o detentor do trofeu e uma equipa que acabou por chegar à final novamente da competição esta temporada (apesar de derrotado) e ter eliminado, relembre-se, o Sport Clube Penalva do Castelo, nas meias-finais. A jogar do Campo das Cruzes, a formação de Vila Nova de Paiva acabou por vencer por 0-2 e assim ser a única equipa da temporada a ganhar no terreno dos sezurenses, jogando habitualmente em terreno de relva sintética.

Em termos de atletas ou elementos que fizeram parte da equipa ao longo da temporada, como se sabia desde o inicio da temporada, não tinha sofrido grandes alterações ou significativas o que ajuda em grande parte a explicar a solidez ao longo da temporada. Também as desistências foram muito poucas ou mesmo nenhumas, ao que apuramos, apenas uma - Ricardo Lemos. Dos poucos elementos novos, destaca-se a regularidade e influência de Ricardo Alexandre (apesar de não ter dado o seu contributo em algumas partidas). A técnica e o potencial do Tiago Ganês (que se estreava no futebol sénior - ele que fez a sua formação juvenil no Sport Clube Penalva do Castelo), principalmente na última metade do campeonato. Marcelo Coelho, outro dos reforços, também teve participações regulares na equipa tal como Rafael Carvalho e Jaime Augusto (outras estreias interessantes e promissoras em futebol sénior).
E por fim é sempre de mencionar a importância dos elementos mais experientes da equipa e que vêem ao longo dos últimos anos a serem os pilares da equipa, falando concretamente desde a baliza (Sérgio Sacho e Henrique Costa que alternaram a baliza entre si), como da defesa - Nico Dias (muito regular), Steven Cunha (muito voluntorioso), Hélder Pacheco (com veia goleadora, esta temporada), Ricardo Costa e Gonçalo Ferreira (outros esteios defensivos e já confirmações), como passando pelo meio campo, onde se destaca mais uma vez a entrega de Zé Ricardo, o virtuosismo de Cabral ( 3 golos) como a vontade de Sebastião (3 golos) até ao ataque, onde estiveram os melhores marcadores da equipa - Miguel Pereira (com 9 tentos) e Tiago Gonçalves (com 7 + 1 golos) até à ponta do ataque - João Osório (outros dos melhores marcadores da equipa - 6 golos).

Por fim, desejar as melhores continuações ou felicitações ao colectivo da Associação Recreativa e Cultural de Sezurense, que desportivamente continuem a representar dignamente o concelho de Penalva do Castelo (como o têm feito) e se possível com os melhores resultados ao seu alcance. Da parte dos intervenientes desta colaboração, pedir alguma desculpa por algum facto importante que possa não ter sido mencionado ou referido por nós ter escapado ou não do nosso conhecimento. De maneira alguma seria a nossa intenção! Tentamos transmitir o que também nós chega (de acordo com a colaboração) dado que não conseguimos acompanhar sempre em todos os encontros ou como desejaríamos ou como seria o ideal. A nossa intenção é divulgar, dar a conhecer, dentro das nossas possibilidades e disponibilidades, as actividades deste clube ou colectividade a representar o futebol distrital e o mais importante, o concelho de Penalva do Castelo, que é a nossa maior intenção ou objectivo!

Parabéns a todos, sem excepção (jogadores, equipa técnica e equipa directiva)...todos nós fazemos parte do orgulho do concelho de Penalva do Castelo!

Lista de Marcadores:


Miguel Pereira (9 golos)
+ Tiago Gonçalves (7 golos no campeonato + 1 na taça de viseu)
+ João Osório (6 golos)
+ Hélder Pacheco (4 golos)
+ Cabral (3 golos)
+ Sebastião Ferreira (3 golos)
+ Gonçalo Ferreira (2 golos)
+ Zé Ricardo (2 golos)
+ Tiago Ganês (2 golos)
+ Steven Cunha (1 golo)
+ Ricardo Alexandre (1 golo)

Algumas das fotografias captadas e mais representativas ao longo da temporada: