Site não oficializado do Sport Clube Penalva do Castelo.
A força penalvense desde 1945 no desporto e no futebol com paixão...

terça-feira, 12 de maio de 2015

Veteranos penalvenses venceram a Guarda na décima sexta partida da temporada desportiva 2014/15 e participaram no 8º Aniversário da mesma colectividade



No passado sábado, 09 de Maio de 2015, a equipa de Veteranos|Velhas-Guardas do Sport Clube Penalva do Castelo realizou mais um encontro de carácter amigável - o décimo sexto da actual temporada desportiva 2014/15.

O adversário de mais uma "jornada" amigável, foi a formação que representa o Núcleo das Velhas Guardas da A.C.D.G./A.D. Guarda, para um encontro inédito no escalão de veteranos entre os dois colectivos, mas que já foram adversários oficiais nos campeonatos nacionais (anos 80 e 90) embora o conjunto da Guarda tenha actualmente outra denominação.
Foi uma deslocação inédita à cidade mais alta de Portugal no sentido de participar no respectivo encontro englobado nas comemorações de mais um aniversário (8º) da respectiva colectividade.

Primeiro em relação ao Futebol - o resultado do encontro de futebol foi favorável aos penalvenses frente aos egitanienses.
  2-4 foi o resultado final verificado.
  
Em partida disputada no Campo do Zambito, nos arredores da cidade da Guarda, marcou a favor dos penalvenses:
Vaz Pinto (2x), Tó-Zé Machado e Jorge Vieira.

Tratou-se de um encontro disputado debaixo de bastante calor nas recentes, modernas e belas instalações do Campo do Zambito, junto ao Instituto Politécnico da Guarda.



Às 17h30 deu-se o inicio da partida, passados 10 minutos já o Penalva se adiantava no marcador por intermédio de Jorge Vieira que finalizou uma bela jogada colectiva.
Durou pouco tempo a vantagem dos penalvenses, já que o colectivo da Guarda conseguiu empatar na sequência de um canto onde apareceu um jogador dos locais mais oportuno e lesto do que a defensiva visitante.
Os penalvenses reagiram bem e chegaram a marcar por intermédio de Sérgio Rocha praticamente no minuto a seguir mas o golo foi anulado por indicação do auxiliar, mas o atleta do Penalva estava a atrás da bola quando recebeu o passe.
Mesmo assim, os penalvenses conseguiram reagir e marcar novamente (este a contar) nos instantes seguintes, depois de Tó-Zé Machado aparecer bem de cabeça a responder a um cruzamento.
Praticamente a chegar ao minuto 30, tempo para mais um golo mal anulado aos forasteiros por indicação do mesmo auxiliar.
Como também outro idêntico passados alguns minutos, este ainda de forma mais caricata!
Destaque também para o guardião titular da Guarda que mostrou argumentos bastantes competitivos ao efectuar por duas ou três vezes, excelentes defesas à remates dos penalvenses.
Chegávamos ao intervalo com o marcador a assinalar 1-2.

Na etapa complementar, os penalvenses efectuaram algumas alterações na sua constituição, como é habitual neste tipo de jogos, tal como os visitados, mas continuaram a jogar de forma ofensiva e mais perto do golo.
Vaz Pinto acabou por ser a figura maior na segunda parte já que foi ele que marcou os dois restantes golos que fecharam o marcador em 2-4 tendo a Guarda ainda marcado outro golo, por sinal de belo efeito num remate muito colocado de fora da área, na altura a fazer o 2-4. O 1-4 também é um golo de salientar depois de uma bela jogada e finalização do veterano Vaz Pinto que apesar de possuir uma idade pós competitiva ainda demonstra muita arte e inspiração no último terço do terreno.
Já em ritmo baixo, chegávamos ao final deste encontro bem ganho pelos penalvenses que demonstraram, à semelhança da actual temporada, uma boa preparação e organização que têm valido estar e continuar invictos quando vamos no 16º encontro decorrido ou disputado!
Eram 19h00 quando se dava por terminado o encontro, de forma amistosa e muito digna - sempre de salientar!
Passaríamos mais tarde, depois do habitual banho, à "outra parte do encontro"!


Alinharam pelo Sport Clube Penalva do Castelo:
Hélder Cabo, Quim Domingos, João Cabo, Luís Claro, Tó-Zé Ferreira, Luís Filipe Pinto, Marco Pereira, Sérgio Rocha, Tó-Zé Machado, Vaz Pinto e Jorge Vieira.
Entraram com o decorrer do encontro:
Barreiros, Sérgio Macário, Rogério Secha, Manuel António, Rui Musgueira e Filipe Vale.
Orientação: Pedro Teixeira


















Na "parte final do encontro - 3ª parte", cumpriu-se o habitual convívio de confraternização em que ninguém ficou a perder num restaurante local da cidade da Guarda, marcado pela boa disposição que caracteriza as gentes egitanienses, que receberam de forma exemplar os penalvenses.
É um momento sempre de salientar também marcado pelo reavivar e troca de memórias das alturas em que era em modo de competição.
Tratou-se de uma confraternização em excelente ambiente e também servida com um belo repasto, onde muita gente esteve presente, de uma forma simbólica a participar e assim assinalar o 8º Aniversário do Núcleo das Velhas Guardas da A.C.D.G./A.D. Guarda.
 Mesmo a terminar decorreu a habitual troca de lembranças entre o colectivo local e o convidado (os penalvenses neste caso).

Os veteranos que representam o Sport Clube Penalva do Castelo fizeram e fazem questão de agradecer a excelente e exemplar recepção que o núcleo da Guarda teve perante os penalvenses como também agradece ao Município de Penalva do Castelo o apoio logístico prestado e disponibilizado nesta mesma deslocação. Tal como agradecer a disponibilidade de outros velhas-guardas penalvenses que também participaram (apesar de não terem entrado em campo) neste convívio e ajudaram ainda a engrandecer mais este encontro, como os senhores Guilherme Barros, Nestório Pinto, Marques e Vítor e ainda no apoio logístico caso de Nelson Santos (material desportivo) e João Poças (reportagem) sem esquecer os referidos atletas (mencionados na ficha de jogo) e respectivo treinador ou orientador (Pedro Teixeira).

Ficou já entretanto agendado um novo encontro entre os dois colectivos, desta vez em Penalva do Castelo, mas apenas a contar para a próxima temporada desportiva - 2015|16 (muito provavelmente para Setembro de 2015). 


















...........................................................................................

O périplo dos encontros de carácter amigável para os penalvenses vai continuar em breve - estando agendado para o dia 16 de Maio 2015, a recepção ao Avanca, do distrito de Aveiro para um novo reencontro entre os dois conjuntos.