Site não oficializado do Sport Clube Penalva do Castelo.
A força penalvense desde 1945 no desporto e no futebol com paixão...

domingo, 3 de maio de 2015

Seniores SCPC 2014|15 (5ª Eliminatória da Taça de Viseu): SC Paivense 3 X SC Penalva do Castelo 3 (6x3 após prolongamento)


Penalva do Castelo cai na Taça de Viseu em Vila Nova de Paiva após prolongamento! Uma partida muito incaracteristica e sobretudo influenciada pelo trabalho da equipa de arbitragem que prejudicou os penalvenses, ditou o afastamento, pelo segundo ano consecutivo, da final da segunda competição distrital! Depois de 3-3 no final do tempo regulamentar, os penalvenses apenas caíram no prolongamento, onde já à muito jogavam com menos duas unidades! Foi uma luta desigual!

O Penalva do Castelo não se vai deixar abater por este infortuno nem com esta condicionantes geradas por decisões polémicas de arbitragem, para os dois encontros decisivos do campeonato nos próximos fins de semana!
Vamos mostrar novamente quem nós somos! Tivemos e temos carácter!
Penalva do Castelooooooooooo!
Sport Clube Penalva do Castelo alinhou com: 
1 André Maló
2 Nelson Cardoso
3 Jorge Cunha
4 João Marcelo
5 Alfredo Pinto
6 Gui
7 Nuno Rafael
8 Gamarra (C)
9 Aldino
10 Egipto
11 João Ricardo

Banco de Suplentes:
12 Pedro Martins
13 Fábio Machado
14 Rogério Campos (Utilizado)
15 Raphael Almeida (Utilizado)
16 Mauro Almeida (Utilizado)
17 Kokora
18 Naka

Treinador: Rogério Sousa

Marcadores:
- Aldino
- Gui
- João Ricardo



(Fotografias Arquivo - Março 2015)
-------------------------------------------------------------------------------------------------

[Crónica de Jogo]

Nesta tarde muito cinzenta em Vila Nova de Paiva, à semelhança do resto do continente neste último Domingo, jogava-se uma das duas partidas das meias-finais da segunda competição da Associação de Futebol de Viseu e consequentemente o acesso à final da competição secundária de Viseu. O Penalva do Castelo tinha a ambição de voltar a disputar este troféu que já venceu por uma vez na sua história e que pelo menos à mais de 15 anos que não tem essa possibilidade (em grande parte devido aos penalvenses participarem nos campeonatos nacionais nos últimos anos).

Defrontavam-se duas equipas com posições classificativas distintas no campeonato sendo de realçar que a turma de Vila Nova de Paiva defende o troféu conquistado na temporada passada. O Penalva do Castelo, recorde-se, à semelhança do que acabou por se suceder nesta temporada, alcançou as semi-finais.

Duas formações que por curiosidade ainda não tinham feito golos uma à outra esta temporada - em dois jogos oficiais mais um amigável.

O Penalva do Castelo, que está na luta pela liderança do campeonato, teve uma entrada autoritária e boa na partida saindo ao intervalo em vantagem por 0-1. A partida nos primeiros quarenta e cinco minutos acabou por ser bem disputada. Acabou por ser eficaz, a turma penalvense, que por mérito próprio levava uma vantagem mínima para o descanso.

A etapa complementar acabou por ser incaracterística, por vários motivos e relatos - bastantes paragens de jogo, duas expulsões para o colectivo penalvense e várias alternâncias no marcador.

Não temos hábito nem intenção de falar sobre as decisões da equipa de arbitragem nos jogos, mas desta vez pareceu-nos demasiado evidente para ficar impávidos ou indiferentes, tal foi a decisão (exagerada) do arbitro mostrar dois vermelhos directos ao Penalva do Castelo e outros lances que viriam a ter influência directa no resultado e o que isto pode vir a ter nas duas jornadas restantes (e decisivas) do campeonato, já que os castigos acumulam entre o campeonato e a Taça. De certo poderá ter ficado no ar essa interrogação ao demais espectador!

Vamos adiante, para realçar o grande carácter desta equipa do Penalva do Castelo e o espírito de sacrifício demonstrado mesmo com estas duas adversidades ou dificuldades extra, reforçada por um lesão mais a um elemento penalvenses ao qual desejamos as rápidas melhoras! Mesmo em inferioridade numérica, os penalvenses foram incansaveis na procura de novo golo e que o conseguiram por muito mérito próprio mais duas vezes, estando assim a estar a vencer ou em posição de vantagem no marcador por 0-3 decorria o minuto 80! Ainda faltavam vários minutos para terminar e naturalmente era tempo para guardar a vantagem preciosa mas de certo a tarefa não era nada fácil face às contingências proporcionadas perante uma equipa que claramente soube tirar partido ou tirou proveito desta superioridade numérica. Chegando praticamente em cima dos 90 minutos com o marcador a assinalar 2-3! Ainda não ficamos por aqui em termos de lances polémicos de arbitragem já que nós foi relatado que ficou uma grande penalidade clara por marcar a favor dos penalvenses e no seguimento da mesma jogada, o Paivense acabou por fazer o 3-3 num tento cheio de sorte ou felicidade de costa a costa!

Teríamos que ter prolongamento já que neste tipo de partidas tem que haver vencedor no mesmo dia ou no mesmo seguimento do encontro. Naturalmente, as dificuldades iriam acrescer para a tarefa dos penalvenses levar de vencida a eliminatória mesmo sem tirar o mérito ao adversário. No entanto tratando-se de uma missão ou luta desigual. 11 contra 9 em mais meia hora por disputar acabou por ser fatal para o Penalva do Castelo que acabou por acusar o desgaste de jogar com menos dois homens em campo do que o adversário e ainda mais num terreno mais pesado com o acumular da chuva que se fez sentir nesta tarde.

Apesar da excelente tentativa de contrariar tantas adversidades e espírito de sacrifício demonstrado pelos penalvenses, que é de louvar, enaltecer e salientar! Em sentido contrário é lamentar o trabalho da equipa de arbitragem que não esteve ao nível da importância do encontro! É com este carácter que nós dá (ainda) mais força para vencer e não é desta forma que vão deixar abaixo o Penalva do Castelo!

-------------------------------------------------------------------------------------------------

Todos os resultados da 5ª Eliminatória (Meias-finais):

SC Paivense  3 - 3 SC Penalva do Castelo (6-3 após prolongamento)
CR Ferreira de Aves 0 - FC Carregal do Sal 2

Passam agora a ser 2, as equipas em competição. O Paivense - detentor do troféu, e o Carregal do Sal. O desafio da Final têm data agendada para 23 de Maio de 2015 (Sábado).