Site não oficializado do Sport Clube Penalva do Castelo.
A força penalvense desde 1945 no desporto e no futebol com paixão...

segunda-feira, 18 de maio de 2015

Dia Internacional dos Museus (18 Maio 2015)



Para a vida moderna, apreciar artesanato e relíquias culturais nos museus já se tornou uma maneira de divertimento popular. Em 1977, quando foi estabelecido o dia 18 de Maio como o Dia Internacional dos Museus, e a data define a criação de uma ponte que liga estreitamente o desenvolvimento dos museus com a sociedade e celebra a popularização dos espaços.

Em 1977, para promover o desenvolvimento saudável da causa global dos museus e atrair atenção e participação do público, a Associação Mundial de Museus anunciou que o dia 18 de Maio seria definitivamente o Dia Internacional dos Museus.

O Dia Internacional dos Museus, que se celebra anualmente a 18 de maio, vai ser dedicado este ano ao contributo dos espaços museológicos para promover uma sociedade sustentável.

"Museus para uma sociedade sustentável" será o tema proposto pelo Conselho Internacional de Museus (sigla ICOM, em inglês), entidade que promove a iniciativa para as comemorações, instituída em 1997, com o objetivo de reforçar os laços dos museus com a sociedade.

O tema proposto para 2015 tem como objetivo "promover a consciência para os efeitos da atuação humana sobre o ambiente, e destacar o papel dos museus no desenvolvimento de novos métodos de pensar e de agir, que garantam o respeito pelos limites e pela diversidade da natureza".

Comemorações em Penalva do Castelo: