Site não oficializado do Sport Clube Penalva do Castelo.
A força penalvense desde 1945 no desporto e no futebol com paixão...

segunda-feira, 9 de dezembro de 2013

Acessibilidade para Todos e Cidadania é o mote para sessão de participação cívica em Penalva do Castelo (10 Dezembro 2013)


No dia 10 de dezembro, pelas 14h30, irá decorrer, na Biblioteca Municipal, a sessão coletiva de participação cívica dedicada à temática “Pensar a acessibilidade para todos enquanto exercício de cidadania”.


O programa da sessão coletiva consta essencialmente do seguinte:
14h30 – Acolhimento e enquadramento do Projeto
15h00 – Pequeno Grupo: “Repensar a acessibilidade para todos em Penalva do Castelo”
16h00 – Debate: “Decidir sobre a acessibilidade para todos: agora somos nós!”
16h30 – Encerramento e Convívio
Esta iniciativa enquadra-se no projeto ISA (Inclusão Social pela Acessibilidade), que é coordenado pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCEUP) e pelo Instituto Superior de Ciências da Saúde Norte (ISCSN), sendo apoiada pela Câmara Municipal, POPH, QREN, União Europeia e Governo Português.
A sessão tem o formato de workshop  e a duração aproximada de duas horas, proporcionando aos participantes mais uma oportunidade de expressar a sua opinião sobre o Plano de Acessibilidade Inclusiva relativo ao seu Município.
As psicólogas Alexandra Serra (professora e investigadora do ISCSN) e Teresa Santos (investigadora da FPCEUP) convidarão os grupos de participantes a partilhar ideias, debater pontos de vista, resolver situações e discutir cenários futuros sobre o Município de Penalva do Castelo.
A participação dos munícipes nesta sessão coletiva deverá ser assumida a título exclusivamente individual e não na qualidade de representantes de qualquer instituição ou serviço. Todas as informações ou dados veiculados estarão ao abrigo do anonimato e da confidencialidade.
As inscrições são gratuitas e devem ser efetuadas:
- No serviço de Ação Social, através do email: acção.social@cm-penalvadocastelo.pt
- Na Biblioteca Municipal

PROJETO ISA – INCLUSÃO SOCIAL PELA ACESSIBILIDADE
O Projeto ISA – Inclusão Social pela Acessibilidade – surge no quadro mais amplo do projeto desenvolvido pela PROASSOLUTIONS.Pt que sustenta a elaboração de um Plano Municipal para a Acessibilidade Inclusiva ou “Para Todos”.
Este projeto é cofinanciado pelo Município de Penalva do Castelo e pelo POPH (Programa Operacional Potencial Humano), através do designado Programa RAMPA – Regime de Apoio aos Municípios para a Acessibilidade.
O Projeto ISA, coordenado pela FPCE-UP, tem em vista promover a participação cívica e a inclusão efetiva dos munícipes no processo de desenvolvimento daquele plano municipal.
A sessão coletiva de participação cívica designada Pensar a Acessibilidade para Todos enquanto Exercício de Cidadania surge no âmbito deste vasto projeto.
Esta sessão consiste na 2ª fase (Estudo 2) de uma investigação mais ampla, tendo sido precedida de uma fase de consulta individual, mediante a realização de questionário ou entrevista a 345 munícipes de Penalva do Castelo, com idade superior a 14 anos (Estudo 1).
A sessão de participação coletiva tem dois objetivos principais: por um lado, pretende-se que seja um complemento aos resultados obtidos no Estudo 1; por outro lado, que a participação seja também um mecanismo de intervenção do Município junto da comunidade local.
As principais conclusões deste encontro serão apresentadas, publicamente, complementando os resultados do Estudo 1.

Fonte: http://www.cm-penalvadocastelo.pt