Site não oficializado do Sport Clube Penalva do Castelo.
A força penalvense desde 1945 no desporto e no futebol com paixão...

quarta-feira, 16 de maio de 2012

VIII Percurso Pedreste Caminhos dos Galegos em Mareco - Penalva do Castelo (03 Junho 2012)



VIII PERCURSO PEDESTRE HISTÓRICO-CULTURAL
“Caminho dos Galegos”

O Agrupamento de Escolas de Penalva do Castelo irá promover, com a colaboração da Câmara Municipal de Penalva do Castelo e o apoio das Juntas de Freguesia de Mareco, Castelo de Penalva e de Travanca de Tavares, a realização do VIII PERCURSO PEDESTRE HISTÓRICO-CULTURAL “CAMINHO DOS GALEGOS”, no próximo dia 3 de junho de 2012.

Esta atividade tem proporcionado a vinda de pessoas de outros locais do País, para conhecer Penalva do Castelo. A última edição, realizada no dia 29 de maio de 2011, foi mais uma edição cumprida com sucesso. Entre participantes e colaboradores, o número de pessoas rondou as 600!
Trata-se de uma atividade de pedestrianismo, numa extensão de cerca de 8 km, aberta à participação de todos os interessados, nomeadamente dos que apreciam o prazer proporcionado por uma caminhada e pela observação de belezas naturais, num percurso devidamente arranjado e sinalizado, em terras de Penalva (no mesmo concelho) e de Tavares (concelho de Mangualde). O percurso é circular, inicia-se no Largo da Sede da Junta de Freguesia de Mareco e termina no mesmo local.
Para além da componente turístico-desportiva de ar livre, irão ser representados, por alunos, professores e funcionários, alguns quadros históricos que irão fazer recuar os participantes ao tempo das peregrinações a Santiago de Compostela. Alguns quadros históricos representados são, por exemplo: a Bênção de um Peregrino, o Hospital do Caminho, a Guarda da Ponte (portagem), o Moinho (jogos), os Salteadores. Ao longo do caminho, encontram-se também o Almocreve com a sua égua, Nobres a passearem a cavalo, o Mendigo pedindo a sua esmola, Artistas com músicas melodiosas, Bobos da Corte e ainda uma pequena Feira com a venda de alguns produtos de artesanato. Haverá ainda almoço, um brinde e animação.
A concentração dos participantes ocorrerá pelas 9h00, no Largo da Junta de Freguesia de Mareco. O “Caminho dos Galegos” está sinalizado a partir do centro da Vila de Penalva do Castelo.

Os interessados deverão inscrever-se para o nº 232 640 080 (telefone da Escola-sede) até 30 de maio. As inscrições são limitadas a 500 participantes. Os maiores de 15 anos pagarão €6,00 (€8,50 a partir de 31 de maio e se não forem atingidas as 500), estando incluídos uma lembrança e o almoço.
Venha até Mareco, percorra o “Caminho dos Galegos”, recorde a Rota de Santiago e aprecie a beleza das paisagens no coração do Dão!

Os Coordenadores do Projeto:
Professores Cláudia Pinto e Francisco Guedes