Site não oficializado do Sport Clube Penalva do Castelo.
A força penalvense desde 1945 no desporto e no futebol com paixão...

segunda-feira, 14 de maio de 2012

3ª C - 2011/12 (2ª Fase - Fase Manutenção/Descida): S.C. Penalva do Castelo 2 x F.C. Oliveira do Hospital 4



Penalva do Castelo adia a seu objectivo da manutenção depois de ser surpreendido em casa pela turma de Oliveira do Hospital!! Não faltou emotividade e motivos de interesse, no qual a eficácia-aproveitamento foi mais benéfica para os visitantes, que já estão garantidos nos nacionais!!

Ficha de Jogo:

Sport Clube Penalva do Castelo
1 Bruno Ferrary
4 Diogo Sousa
5 Nelson Cardoso
7 Mika Lopes
8 Bruno Loureiro
9 Luís Cardoso
11 Tiago Henriques
14 Chico Pereira
17 Faria
19 Djibril Sarr
23 Sérgio Fonseca ©

Substituições:  Mika Lopes por 18 Reuss (63`) e Faria por 6 Gamarra (69`).

Suplentes não utilizados:
12 Vítor Vareiro
2 Gonçalo Ferreira
3 Manekas
16 Cristóvão
21 Alex Cruz

Treinador: António Carlos "Tótá"

X

Futebol Clube de Oliveira do Hospital
75 Rui Vale
2 Mauro Alves
3 Diogo Brito
4 Carlos Almeida
9 Bruno Cardoso ©
11 Craveiro
15 Gerome Ouiya
19 Fernando Pedro
20 Iano
22 David Hemery
25 Geovane

Substituições:  David Hemery por 6 Alex Henriques (Intervalo), Carlos Almeida por 17 Ivan Marcelo (71`) e Gerome Ouiya por 16 Luís Pedro (82`).

Suplentes não utilizados:
1 Rafa
7 Paulo Alves
13 Cláudio Andrade
18 Nuno Cunha


Treinador: José Pedro

13 Maio 2012
Jogo no Parque Desportivo de Santa Ana, em Penalva do Castelo
Assistência: cerca de 200 pessoas


Árbitro: Pedro Meireles (A.F. Porto)
Auxiliares: Miguel Meireles & Filipe Bessa


Ao intervalo: 1-1
Resultado Final:  2-4
Marcadores: Gerome Ouiya (8´), Djibril Sarr (45+1`), Diogo Brito (62`), Ivan (76`), Ivan (79´) e Djibril Sarr (g.p.) (86`).


Acção disciplinar: Cartão Amarelo para Carlos Almeida (42´), Faria (66`), Diogo Brito (85`), Chico Pereira (87`) e Rui Vale (88`).










Tarde de temperatura soalheira no Parque Desportivo de Santa Ana, aguardava um importantíssimo encontro entre equipas separadas por dois pontos, e que neste encontro poderiam almejar a tão desejada manutenção no terceiro escalão nacional de futebol, que muito provavelmente terá os seus dias contados na próxima temporada.

De um lado, os penalvenses, que vinham de uma derrota em Oliveira de Frades, do outro, a turma oliveirense, que tinha obtido um moralizador triunfo em casa da Sanjoanense. Os resultados falavam por isso, e o estado de espírito de certa forma era diferente.
Mas certamente que os penalvenses tinham a factor casa para levar a melhor sobre a equipa orientada pelo técnico experiente, José Pedro, que é uma equipa em crescendo nesta segunda fase, perdendo somente um encontro, que teve lugar na primeira ronda.
Hoje disputava-se a oitava, e poderia de certa forma, conferir a decisão final no seu destino para qualquer uma das equipas ou mesmo para as duas.
A sorte ou o destino acabou por sorrir para a formação que viajou do distrito de Coimbra, já que surpreendeu de certa forma no seu próprio reduto, vencendo por quatro bolas a duas.

Primeiro tempo começa equilibrado e na primeira situação de golo do encontro, Gerome, muito rápido na desmarcação, esgueira-se pelo corredor esquerdo do seu ataque e frente ao guardião Ferrary, executa um chapéu de belo efeito para o fundo da baliza do Penalva.
O Oliveira adiantava-se no marcador e o Penalva respondeu de seguida, com Luís Cardoso a ficar perto do empate.

Era em contra-golpe puro, que os oliveirenses procuravam gerir a vantagem mínima e tentar ampliar-la. Neste desafio particularmente, teve os seus alas em boa forma e Geovane, perto do  quarto de hora, ameaçou com perigo, marcar o segundo.
Contudo a melhor situação de golo, pertenceu aos penalvenses ao minuto 20, quando Mika Lopes, por duas situações, esteve à beira de empatar. Na segunda situação inclusive, a bola rematada acabou por embater na barra da baliza do experiente Rui Vale.

O Penalva era a equipa com mais posse de bola e assumia as despesas do jogo, mas as dificuldades em penetrar na muito povoada e bem organizada defensiva dos oliveirenses, eram visíveis e o nervosismo dos atletas penalvenses também não ajudava.

Assistia-se a um encontro muito movimentado, mesmo com o calor intenso que se fazia sentir já que as equipas estavam decididas e incisivas na procura do golo.
O Oliveira do Hospital, mesmo com menos posse de bola, sempre que conseguia chegar à baliza contrária, fazia-o com muito perigo e novamente Geovane, consegue espaço nas costas dos defensores penalvenses, mas frente à Ferrary, rematou fraco para defesa segura do mesmo.

Djibril Sarr era a unidade com mais acutilância na turma orientada pelo técnico Tótá e em cima do minuto 40, rematou com muito perigo para a baliza contrária. Poucos minutos depois, já no primeiro minuto de compensação da primeira parte, o mesmo avançado, consegue o espaço necessário dentro da grande área e com um bom domínio do esférico consegue ficar frente a Rui Vale com óptima posição para marcar e foi isso que conseguiu fazer.
Diga-se que o primeiro tempo acabou com inteira justiça no marcador, depois de uma igualdade a uma bola e bela disputa de jogo, com as equipas a demonstrarem bons apontamentos técnicos.

Na etapa complementar, o jogo voltou com o mesmo ritmo da primeira metade e pedia-se mais dinamismo nas movimentações penalvenses.
Jogava-se de forma aberta com a bola a rondar alternadamente as duas balizas.

Bruno Ferrary acabou por sobressair, já que teve de aplicar-se e demonstrar qualidade entre os postes para segurar alguns remates perigosos dos oliveirenses.
Minuto 62. Existe uma excelente defesa do guardião penalvense que parou o remate para pontapé de canto. Na cobrança do mesmo, nasce o segundo golo do Oliveira, por intermédio de Diogo Brito, que fica com a bola à sua mercê dentro da grande área, depois de uma bola rechaçada pela defensiva do Penalva.
Era de certa forma um balde de água fria servido com frieza pelos oliveirenses, que demonstraram uma boa eficácia à frente da baliza contrária.

O futebol agradável e a bola perto dos ferros que delimitam as balizas era o que se assistia nestes instantes e num espaço de um minuto, uma bela situação para cada equipa marcar.
Primeiro Carlos Almeida a rematar com muito perigo para Diogo Sousa cortar em cima da linha. A mesma situação do outro lado, com Sérgio Fonseca, que hoje regressou, passados seis jogos do seu último contributo, a cabecear para um defensor contrário tirar também em cima da linha de baliza.

A toada ofensiva de ambas as equipas continuava e Djibril Sarr, teve na sua cabeça uma bela oportunidade para novamente empatar o marcador, mas o seu cabeceamento saiu ligeiramente por cima.

E de certa forma, foi o aproveitamento das situações de golo que desequilibrou o marcador nesta partida, já que o Oliveira do Hospital, respondeu com o terceiro e o quarto num espaço de três minutos. Entre o minuto 76 e 79. O mesmo protagonista, Ivan. Acabadinho de entrar no encontro, seguramente na primeira e na segunda vez que toca no esférico, bisa no marcador e praticamente sentencia a partida. Castigo demasiado pesado para os penalvenses. Mas futebol é assim mesmo, contam as que entram.

Refira-se que o estado de confiança também ajudou a desequilibrar, já que os os oliveirenses poucos pontos tem perdido nesta segunda fase. Outro factor que fez alguma diferença, foi o termo físico.
O Penalva já pouco poderia acalentar, mas desistir nunca foi a palavra de ordem ou de marcha, já que o marcador ainda sofreu uma desvantagem, isto já com Gamarra em campo, ele que também voltava a dar o seu contributo aos penalvenses, depois de praticamente três meses sem competir por problemas físicos. A salientar também que outros dois atletas não puderam dar o seu contributo à formação que represente o distrito de Viseu. Califa e Papy.

Então o último golo que se assistiu nesta partida, coube a Djibril Sarr, na transformação de uma grande penalidade a castigar falta dentro da grande área de Diogo Brito.
Já estávamos perto do final do tempo regulamentar e de certa forma, as formações já estavam conformadas com o resultado.
Pouco depois terminada a partida, com o último apito do arbitro portuense, que realizou um trabalho regular.

O Penalva do Castelo perdia em casa e cedia assim três pontos que conferiram ao Oliveira do Hospital a manutenção matemática antecipada. Também nesta ronda o Oliveira de Frades garantiu um lugar para a próxima edição da 3ª Divisão Nacional.
Os penalvenses também o podem fazer, na próxima e penúltima ronda, desta fase final da competição quando irá receber a Desportiva de Sanjoanense. Pelo menos o empate já garante um lugar de manutenção, mas certamente os penalvenses jogam sempre para vencer.......Força Penalva...:)

Outras Fotografias:











[Crónica|Ficha de Jogo: CinZa]
[Fotos: Cristóvão Monteiro]

Resultados e Classificação:

8ª Jornada - 3ª Divisão Nacional 2011/12 - 2ª Fase (Fase de Manutenção/Descida):


Oliveira de Frades 6 x Valecambrense 0
Penalva do Castelo 2 x Oliveira do Hospital 4
Canas de Senhorim 1 x Sanjoanense 1

Classificação após a 8ª Jornada - 2ª Fase (Fase de Manutenção/Descida):