Site não oficializado do Sport Clube Penalva do Castelo.
A força penalvense desde 1945 no desporto e no futebol com paixão...

terça-feira, 8 de maio de 2012

Balanço Final Outras Equipas Seniores concelho de Penalva do Castelo Temporada 2011-12

Associação Recreativa e Cultural de Sezurense
Grupo Desportivo e Cultural de Roriz
x
Terminaram a sua participação

As restantes equipas seniores do concelho de Penalva do Castelo, Sezurense e Roriz, terminaram a sua participação no campeonato oficial no passado dia 22 de Abril de 2012. Dando assim por terminada a sua temporada no qual disputaram ambas a Zona Norte da 1ª Divisão Distrital organizada pela Associação de Futebol de Viseu. Para o Roriz foi a estreia nesta divisão, que em termos classificativos conferiu o 12º lugar. Já a turma do Sezurense, não foi a sua primeira aparição nesta divisão, que esta temporada passou a ser o último escalão distrital, no qual em termos de classificação final, obteve o 11º.

De forma geral, as equipas penalvenses realizam uma temporada pouco animadora em termos classificativos, mas convém relembrar que esta temporada reuniu-se o segundo escalão distrital juntamente com o terceiro que vigorava na temporada anterior. Mediante este agrupamento de 13 equipas, a competitividade aumentou e frente a adversários com outras ambições e orçamentos que estão ao nível de equipas da 3ª Divisão Nacional. Mas na maioria das vezes o futebol joga-se no plano prático e não no teórico, apesar de muitas das vezes prevalecer o factor mais lógico. Foi efectivamente uma prestação que dignificou o concelho de Penalva do Castelo mesmo com classificações modestas.

Numa divisão em que prevalece acima de tudo quem se adapta melhor ao tipos de terreno, que são vários, desde relvados sintéticos muito recentes e de grande categoria, dando o exemplo do campo de Resende como o de Vouzela, assim como o de Sernancelhe como campos de terra batida em reduzidas dimensões, caso do campo do Boassas, Oliveira do Douro e Nespereira. Mas também o factor experiência, aspirativo e organizativo dos respectivos conjuntos. Em termos reais, existem equipas que jogam o intuito mais de carácter participativo enquanto outras tem as metas bem definidas, daí que se reforcem consoante a sua ambição e poder económico, que passam por subir à divisão maior dos campeonatos distritais de Viseu.

Adversários que tem já bastante história nos campeonatos principais de Viseu, como o Moimenta da Beira, Ferreira de Aves, Carvalhais e os atrás referidos, Sernancelhe, o grande vencedor da série, o Vouzelenses, que ficou na segunda posição e o Resende que se classificou em terceiro lugar. Deixava assim antever um desequilíbrio no plano teórico para as equipas penalvenses, que ainda não tem tanto calejo nem história em comparação com outras formações adversárias. De referir também que alguns adversários representam o concelho respectivo, caso da turma de Sernancelhe, Vouzelenses, Resende e Moimenta da Beira, precisamente aquelas que ficaram nos quatro primeiros lugares da classificação final.

Classificação após a 26ª e Última Jornada - 1ª Divisão Distrital Zona Norte (2011-12):


Começando pela Associação Recreativa e Cultural de Sezurense, em dados estatísticos, realizaram 24 partidas, tendo obtido nas mesmas, cinco (5) triunfos, quatro (4) empates e quinze (15) derrotas. Golos marcados foram trinta e seis (36) contra cinquenta e dois (52) sofridos. Pontos, no total perfizeram dezanove (19).


Foi com um inicio bastante promissor que a turma da freguesia de Sezures iniciou a sua temporada, perfazendo 7 pontos nas primeiras três jornadas. Pelo meio também foi ultrapassada a 1ª Eliminatória da Taça Sócios de Mérito frente ao Moimenta do Dão. Estava dado o mote para um boa prestação na competitiva divisão, mas que não teve o seguimento regular mais adiante.
A primeira volta da temporada acabou por ser mais benéfica do que a segunda, em termos produtivos e pontuais. Na Taça, a eliminação foi perante a formação de Castro Daire, que milita na divisão superior.

Com mudança de comando técnico durante o defeso, a formação sezurense começou  com o leme entregue ao técnico Paulo Marques, que foi substituído interinamente pelo técnico José Freitas. Um dos feitos maiores da sua prestação, conferiu-se no empate no terreno do Ferreira de Aves, triunfo caseiro sobre o Carvalhais, que vinha esta temporada da divisão maior e também pelo empate na última ronda frente ao Moimenta da Beira.

Em termos de jogadores, a temporada também não foi fácil, já que se registaram alguns abandonos por diversos motivos. Mesmo acabando com limitações na constituição da respectiva equipa, a turma sezurense acabou em grande estilo, ao empatar com a formação de Moimenta da Beira, um assumido candidato à subida e que na primeira volta da temporada andou pela liderança.
Um misto de jogadores jovens e alguns já experientes, a equipa revelou em alguns desafios potencial para mais e melhor classificação.

O capitão Litos, acabou por ser o jogador mais desequilibrador e produtivo em termos de matéria de golos, conseguindo amealhar 15 na totalidade do campeonato mais 2 na Taça de Viseu. Também outros jogadores se revelaram e outros fizeram a sua estreia em campeonatos seniores.

Lista de Marcadores Sezurense - Campeonato (35 Golos):

* Litos 15 golos
* Fernandito 7 golos
* Ivo Patrício 2 golos
* Paulito Lourenço 2 golos
* Gui Amaral 2 golos
* Rúben Sarmento 2 golos
* Auto-Golos 2 golos
* Márcio Pereira 1 golo
* Rui Lucas 1 golo
* Carlos Lopes 1 golo
* Steven Cunha 1 golo


Lista de Marcadores Sezurense - Taça Sócios de Mérito (4 Golos):

* Litos 2 golos
* Fernandito 1 golo
* Ivo Patrício 1 golo

 Quanto ao futuro da colectividade, é ainda cedo para algum avanço, mas o clube continua vivo e com força para continuar a representar a freguesia de Sezures e o concelho de Penalva do Castelo de forma digna, como tem feito. Neste sentido, segundo informações recolhidas, o clube começou já os preparativos para enfrentar os próximos tempo e a próxima temporada desportiva, que são certamente difíceis, tendo em conta o momento da sociedade portuguesa, mas ao mesmo tempo, um desafio que se coloca para as gentes de Sezures, que de certo irão encarar com confiança e de forma equilibrada.











Seguindo com o Grupo Desportivo e Cultural de Roriz, em dados estatísticos, realizaram 24 partidas, tendo obtido nas mesmas, cinco (5) triunfos, quatro (4) empates e quinze (15) derrotas. Golos marcados foram trinta e cinco (35) contra cinquenta e sete (57) sofridos. Pontos, no total perfizeram dezanove (18).


Foi com um inicio bastante modesto que a turma da freguesia de Roriz iniciou a sua temporada desportiva, perfazendo apenas 1 ponto nas primeira três jornadas. Pelo meio a turma rorizense ficou eliminada logo na 1ª Eliminatória da Taça Sócios de Mérito frente ao Santiago de Cassurães. Fazendo a estreia nesta divisão, a equipa que joga habitualmente na vila de Penalva do Castelo, teve grande parte dos confrontos inéditos em termos de histórico.

Em termos de comando técnico durante o defeso, a formação rorizense teve estabilidade, já que o técnico Sérgio Macário manteve-se durante do inicio ao fim. Um dos feitos maiores da sua prestação, conferiu-se no empate caseiro frente ao Vouzelenses, que foi o vice-lider nesta zona, o empate no terreno do Vilamaoirense e o triunfo fora de portas sobre o Carvalhais na última ronda, que vinha esta temporada da divisão maior. Em muitos desafios ficou a sensação de injustiça no marcador, mesmo frente a equipas que ficaram no topo da classificação. A segunda volta da temporada foi mais conseguida que a primeira, e existiram uma série de jogos em que a turma rorizense perdeu pela diferença mínima.

Talvez se arrisque dizer, que praticamente estava a começar o campeonato para a formação rorizense nas últimas rondas, depois de começar a conciliar as suas boas exibições com os resultados que tardaram em aparecer.

Praticamente na máxima força para estas últimas rondas, o Roriz foi sempre um adversário que vendeu cara a derrota em algumas partidas que não se inferiorizou ao adversário, mesmo em confronto com equipas de um orçamento a "quilómetros" de distância.
A vontade e o querer sempre esteve lá, mas a confiança não era a mais desejada, já que os resultados teimavam em ser positivos.
Nunca é tarde para acreditar no potencial desta equipa e foi isso mesmo que certamente o técnico rorizense teve como lema até à última partida.

Com uma equipa bastante jovem e sem muita experiência, o técnico rorizense sempre privilegiou um futebol jogado com rigor táctico e futebolístico, mesmo que os resultados não aparecessem. 

Dignidade no seu expoente máximo, mesmo sem grandes resultados, o bom comportamento extendeu-se dentro e fora de campo, onde os rorizenses certamente revelaram uma excelente posição.

Em termos de jogadores, a temporada também não foi fácil, mesmo não se registando abandonos de salientar, em que apenas André Amaral não terminou o seu compromisso. Mas em parte algumas lesões prolongadas, como a de Alex Sousa, acabaram por criar limitações em algumas fases importantes da temporada.

O atacante Egipto, acabou por ser o jogador mais desequilibrador e produtivo em termos de matéria de golos, conseguindo amealhar 19 na totalidade do campeonato, nada mais nada menos que mais de metade do total dos golos marcados na totalidade.
Sem o colectivo nada é possível em futebol e a restante equipa como os demais acompanhantes, desde técnicos como directivos, deram uma exemplo máximo de dignidade e humildade.


Lista de Marcadores Roriz - Campeonato (35 Golos): 
* Egipto 19 golos
* Vicente 4 golos
* Alex Sousa 3 golos
* Ricardo Alexandre 2 golos
* Sebastião 2 golos
* André Andrade 1 golo
* Noita 1 golo
* Cláudio Pina 1 golo
* Cabral 1 golo
* Auto-Golo 1 golo


 Quanto ao futuro da colectividade, é ainda cedo para algum avanço, mas o clube continua vivo e com força para continuar a representar a freguesia de Pindo e o concelho de Penalva do Castelo de forma digna, como tem feito. Neste sentido, segundo informações recolhidas, o clube começou já os preparativos para enfrentar os próximos tempo e a próxima temporada desportiva, que são certamente difíceis, tendo em conta o momento da sociedade portuguesa, mas ao mesmo tempo, um desafio que se coloca para as gentes de Roriz, que de certo irão encarar com confiança e de forma equilibrada.