Site não oficializado do Sport Clube Penalva do Castelo.
A força penalvense desde 1945 no desporto e no futebol com paixão...

terça-feira, 29 de maio de 2012

Balanço Final Infantis Sub-13 SCPC 2011-12

Infantis (Sub-13):

Sport Clube Penalva do Castelo
x
Terminaram a sua participação

















A equipa de Infantis no escalão de Sub-13 do Sport Clube terminou a sua participação no campeonato oficial no passado dia 19 de Maio de 2012. Atingindo o quarto lugar da classificação geral do campeonato depois de decorrida a fase final e última desta temporada desportiva, foi a honrosa prestação da formação penalvense de idade de Sub-13, que teve assim uma performance desportiva muito positiva.

 Num escalão que foi disputado em duas fases, no qual na primeira, disputou-se um campeonato onde o factor proximidade juntou sete equipas, enquanto na secundar fase agrupou os primeiros classificados no qual a equipa do último ano do escalão de Infantis de Penalva do Castelo realizou um percurso exemplar, terminando numa bela quarta posição, igualando a melhor classificação obtida até então na história dos penalvenses neste escalão.

Num escalão em que não se dá tanta primazia aos resultados, mas sim à aprendizagem, que certamente também passa por construir uma mentalidade competitiva, a formação penalvense efectuou um percurso imaculado na primeira metade da temporada, deixando a entender com o decorrer das jornadas, que tinha capacidade de estar entre os melhores. O melhor exemplo deste potencial ficou patente no percurso 100% vitorioso na primeira fase da temporada e um inicio prometedor na segunda fase com um triunfo inaugural.

Numa primeira fase, vincadamente marcado por algum desequilibro entre as formações, o adversário mais difícil que a formação penalvense enfrentou foi o Estrelas do Mondego, mas que o Penalva acabou também por superar. Na segunda fase, previsivelmente o equilíbrio e as dificuldades iriam aumentar. Entre as seis melhores, pelo menos os primeiros classificados das respectivas séries incluídas na primeira fase, não querendo dizer necessariamente que seriam as melhores, a competitividade seria a ordem do dia. Com um inicio vitorioso, deixou no ar que se poderia discutir os primeiros classificados também desta série. Com o decorrer da segunda fase, duas equipas acabaram por sobressair sobre outras, e a equipa de Santa Comba Dão e a equipa do Viseu 2001 acabaram por superar de certa forma a concorrência. Aí os penalvenses ficaram de certa forma arredados da discussão dos dois primeiros lugares. Restava então lutar pelos restantes lugares, do terceiro ao sexto, jogando para a melhor posição alcançável e se possível superar o quarto lugar obtido no mesmo escalão à cerca de 3 temporadas atrás. O Cinfães acabou por ser uma formação que cresceu da primeira fase para a segunda e vencendo em Penalva no jogo que provavelmente discutia decididamente o terceiro classificado, acabou por também ficar à frente os penalvenses. Para a última ronda estava reservada a decisão final dos respectivos lugares, desde a terceira posição à sexta e última desta série. Já encontrado o campeão do escalão, a formação do Pinguinzinho (Santa Comba Dão) e o respectivo vice-campeão, a equipa de Viseu (Viseu 2001), que foi o adversário na derradeira ronda dos penalvenses, que assim cedeu uma derrota no campo do Penalva, conferindo assim que os penalvenses acabassem a temporada em grande estilo ou com uma performance desportiva digna e positiva.

Sobretudo a formação penalvense sentiu falta de mais elementos, já que a equipa era demasiado limitada em numero de opções, apenas colmatada quando não faltava nenhum elemento inscrito ou quando outros elementos do escalão inferior davam o seu contributo neste escalão. Foi marcado uma quantia assinalável de golos. Uma média de mais de 7,8 golos marcados por jogo frente a 1,3 golos sofridos, na primeira fase, contra 2,2 marcados frente a 3,4 sofridos, na segunda fase.

Em dados estatísticos, os Infantis Sub-13 de Penalva realizaram 22 partidas, tendo obtido nas mesmas, dezasseis (16= 12+4) triunfos, zero (0) empates e seis (6= 0+6) derrotas. Golos marcados foram cento e dezasseis (116= 94+22) contra cinquenta sofridos (50= 16+34).

Quanto ao comando técnico, esteve a cargo na totalidade pelo técnico Joaquim Domingos, auxiliado por Luís Cabral. Ambos tinham transitado da temporada passada da formação penalvense do mesmo escalão.

Os golos marcados, tiveram uma repartição praticamente por apenas quatro elementos. Destacando-se Fábio Amaral com meia dezena de golos (50) na sua conta pessoal, seguido de Diogo Silva com 28 golos enquanto Luís Pedro Cabral com 18 e Flávio Pereira com 16 dividiram praticamente os restantes golos. Alguns elementos acabaram por se revelar, outros confirmaram os seus créditos já anteriormente revelados. Praticamente os quatro melhores marcadores foram aqueles que se destacaram mais se bem que os restantes também tiveram um papel preponderante na prestação dos penalvenses.

Quanto ao futuro dos jogadores desta temporada, como este é um escalão que abrange apenas a idade de 13 anos ou imediatamente inferior, a totalidade dos elementos  fará a subida ao escalão superior, que á os Iniciados, que é um escalã ode transição do futebol 7 para o futebol 11, subindo a este mesmo escalão de Infantis Sub-13, os jogadores de 12 anos que para a próxima temporada completam 13 anos.

A larga maioria dos elementos inscritos neste escalão terminam a temporada em actividade e dando o seu contributo, referindo que apenas Dario Matos, André Rodrigues e Nelson Ferreira não estiveram presentes na grande totalidade das jornadas ou não chegaram ao fim em competição, concretamente de Nelson Ferreira.

Sem excepção, Parabéns a todos, atletas, incluindo os familiares dos respectivos atletas que acompanharam o percurso diário, como técnicos, directores e todos os que contribuíram para que a temporada desportiva se realiza-se com sucesso. Vocês fazem parte do orgulho penalvense...:)

Classificação após a 14ª e Última Jornada - Infantis (Sub-13) Distrital 1ª Fase - Série E1 2011-12:

 
Classificação após a 10ª e Última Jornada - Infantis (Sub-13) Distrital 2ª Fase - Série A2 (Primeiros) 2011-12:


Lista de Marcadores (116 Golos Marcados):

+ Fábio Amaral 50 golos
+ Diogo Silva 28 golos
+ Luís Pedro Cabral 18 golos
+ Flávio Pereira 16 golos
+ Ricardo Lemos 1 golo
+ Nelson Ferreira 1 golo
+ Marcos Ferreira 1 golo
+ Auto-Golo 1 golo