Site não oficializado do Sport Clube Penalva do Castelo.
A força penalvense desde 1945 no desporto e no futebol com paixão...

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

XVI Festa da Castanha e do Vinho em Pindo - Penalva do Castelo (16 Novembro 2013)


A Câmara Municipal de Penalva do Castelo e a Junta de Freguesia de Pindo promovem a XVI FESTA DA CASTANHA E DO VINHO, cujo certame tem início às 13:30 horas do próximo dia 16 de novembro no pavilhão da Junta de Freguesia.

Os objetivos essenciais desta festa são a divulgação da castanha e do vinho – dois produtos que representam um contributo insubstituível para a economia de muitas famílias do concelho de Penalva do Castelo - e a fruição de agradáveis momentos de convívio entre a população desta freguesia e os forasteiros.
O território da freguesia de Pindo é marcado pela existência de dezenas de produtores do afamado vinho do Dão, que aproveitam a excelente exposição solar das encostas da margem direita deste rio para as suas produções. Nesta freguesia também são produzidas, anualmente, algumas toneladas de castanhas.
A partir das 13:30 horas e durante o evento estará patente uma mostra/exposição de artesanato e funcionará uma exposição/venda de produtos endógenos da região.
Às 15.00 horas inicia-se o momento musical, que conta com a atuação do Grupo de Cantares de Pindo, Rancho Folclórico de S. Pedro de France, Tuna de S. Martinho de Pindo e Grupo Aldiz.
Neste certame os visitantes poderão ainda apreciar o "caldo de castanhas", que é um prato caraterístico da gastronomia regional.
Com a XVI Festa da Castanha e do Vinho, a Câmara Municipal de Penalva do Castelo e a Junta de Freguesia de Pindo pretendem apoiar os produtores locais de castanha e de vinho do Dão, promovendo estes produtos de excelência e o desenvolvimento económico do concelho. Esta iniciativa conjunta, constitui uma importante montra de produtos locais e uma oportunidade de convívio.