Site não oficializado do Sport Clube Penalva do Castelo.
A força penalvense desde 1945 no desporto e no futebol com paixão...

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Futebol do concelho Penalva do Castelo: Resultados de Outras Equipas (22 Janeiro 2012)


Sezurense vence e entra com o pé direito na segunda metade do campeonato, repetindo o triunfo da primeira volta frente ao aguerrido e dificel Oliveira do Douro, num encontro marcado por cinco expulsões!!

Associação Recreativa e Cultural de Sezurense
1 Henrique Costa
2 João Lopes
3 Carlos Lopes
4 Ricardo Costa
5 Steven Cunha
6 Stefan
7 Luís Tostas
8 Filipe Pereira
9 Rui Lucas
10 Litos
11 Paulito Lourenço

Substituições: 10 Litos por 17 Rúben Sarmento (2ª parte), 7 Luís Tostas por 15 Fernandito (2ª parte) e 11 Paulito Lourenço por 14 Ivo Patricio (2ª parte).

Suplentes não utilizados:
12 Pio
13 Márcio Correia
16 Gui Amaral

Treinador: Paulo Marques

22 Janeiro 2012
Jogo no Estádio da Ranha, localidade e freguesia de Oliveira do Douro, concelho de Cinfães.
Árbitro: Carlos Rodrigues (A.F. Viseu - Santa Comba Dão)
Ao intervalo: 0-0
Marcadores: Steven Cunha (2ª parte) e Rúben Sarmento (2ª parte).

Na partida que dava inicio à segunda metade do campeonato da 1ª Divisão Distrital da Associação de Futebol de Viseu - Zona Norte, encontraram-se na região do baixo Douro, mais concretamente no concelho de Cinfães, a equipa do Grupo Desportivo Casa do Povo de Oliveira do Douro frente à Associação Recreativa e Cultural de Sezurense, que tem sede na freguesia de Sezures, concelho de Penalva do Castelo que viajou da Beira-Alta, sul do distrito de Viseu.

Na tabela classificativa, ambas as formações contabilizavam à entrada para esta jornada à mesma pontuação, com vantagem para a formação orientada por Paulo Marques, que na primeira volta tinha vencido pela margem mínima o mesmo adversário. Se o maior aliciante para este encontro poderia estar no factor desempate e luta pelo 10º lugar da tabela geral, para o conjunto de Sezures não só os três interessavam como também regressar aos triunfos, o que neste caso, já não se sucedia desde meados do mês de Novembro. Os dados a anteceder a partida eram então motivadores para o Sezurense, o mesmo veio então a concretizar-se no campo de pequenas dimensões, seguramente um dos mais pequenos do distrito em terreno de jogo.

Golos só no segundo tempo, depois de algum equilíbrio na primeira tarde e em que o Sezurense não foi muito esclarecido nas suas intenções ao mesmo tempo que evidenciou algum ascendente sobre a formação da casa, que da sua forma de jogar directa, não conseguiu impor o seu habitual modelo de jogo para o seu campo de reduzidas dimensões, no qual proporciona um futebol de muito contacto, já que o espaço entre os jogadores é menor que o habitual em campos de maiores dimensões. A maior eficácia dos sezurenses estava então reservada para a etapa complementar, na qual jogava já com mais uma unidade em campo. Primeiro Steven Cunha, o mais recente reforço do colectivo do concelho de Penalva do Castelo, num remate de belo efeito colocou os forasteiros em vantagem, seguido de mais tarde, do golo do recém-entrado Rúben Sarmento, o jovem jogador que fazia na temporada passada, parte da formação do Grupo Desportivo de Mangualde.

Estava consumada assim a quarta vitória dos sezurenses no campeonato e logo no primeiro encontro da segunda volta do campeonato, que confere assim um bom pronuncio para atacar e lutar por uma melhor classificação na tabela geral. O jogo praticamente com o vencedor decidido viveu os piores momentos na etapa final, quando os nervos e os actos irreflectidos apareceram à flor da pele de alguns jogadores, nomeadamente por banda da formação visitada, que se viu excluída de mais três elementos ao qual se juntou um elemento sezurense, o guardião Henrique Costa. Ao todo na partida, foram mostrados cinco cartões vermelhos, o que pouco ou nada dignificam o futebol.

O Sezurense foi assim um feliz e justo vencedor numa partida com um final atípico e pouco bonito no futebol. Coragem certamente teve a equipa de arbitragem, num jogo dificel de ajuizar e num campo onde os relatos pouco abonatórios e simpáticos sucedem-se, ao manter a frieza e aplicar as leis de jogo.

O conjunto que é dirigido pelo técnico Paulo Marques passa assim a somar 13 pontos e consolida o 10º lugar da tabela geral ao mesmo tempo que se aproxima do nono lugar. Na próxima jornada existe derbi concelhio, no qual o conjunto da freguesia de Sezures vai receber o vizinho conjunto da freguesia de Pindo, ambos do concelho de Penalva do Castelo.



Roriz traído pelos pontapés de canto e por erros da equipa de arbitragem soma novo desaire frente à formação da Beselga, que ao vencer sobe ao oitavo lugar classificativo!!

Ficha de Jogo:

Grupo Desportivo e Cultural de Roriz
25 Luís Correia
2 Ricardo Alexandre
4 Marco Gomes
5 Cláudio Pina
6 Zito ©
8 Vicente
9 Sebastião
10 Egipto
17 Marcelo Coelho
20 Noita
24 Rui Pinto

Substituições: 24 Rui Pinto por 66 Emanuel Ferreira (74´) e 17 Marcelo Coelho por 11 Pedro Santos (76`).

Suplentes não utilizados:
23 Sérgio Sacho
77 Filipe Ziro

Treinador: Sérgio Macário

Grupo Cultural e Desportivo Os Ceireiros
23 Celso Fonseca
5 Simões
6 Néné
7 Rui da Prova
8 Ricardo Leitão
9 Tó-Zé ©
13 Calano
14 Micael Santos
18 Lucindinho
19 Zé Ricardo Mizuela
20 Fábio Guterres

Substituições: 20 Fábio Guterres por 17 Campos (Intervalo), 14 Micael Santos por 2 Gazela (60`) e 18 Lucindinho por 16 David Padeiro (78`).

Suplentes não utilizados:
1 Tiago Augusto
3 Victor Azevedo
4 Ilidio Santos

Treinador: Marco Pinto

22 Janeiro 2012
Jogo no Campo Municipal da Cerca, em Penalva do Castelo
Assistência: Cerca de 75 pessoas
Árbitro: Marco Fonseca (A.F. Viseu - Lamego)
Auxiliares: Ivo Azevedo & Fábio Azevedo
Ao intervalo: 1-1
Marcadores: Vicente (4`), Lucindinho (44`) e Campos (69´).
Acção disciplinar: Cartão Amarelo para Marco Gomes, Cláudio Pina, Noita, Egipto, Néné, Rui da Prova, Tó-Zé e David Augusto.
Cartão Vermelho directo para Pedro Santos.




Nesta tarde solarenga, aguardava-se com alguma expectativa o inicio da segunda volta do campeonato, com a formação rorizense a receber a turma beselguense.
Com classificações e resultados recentes diferentes, o sentimento unia as equipas em torno de lutar pelo triunfo, no qual a formação do concelho de Penalva do Castelo procurava dar uma sapatada na crise de resultados negativos enquanto a turma que viajou do concelho de Penedono vinha em busca de um triunfo para se aproximar da primeira metade da tabela classificativa.

Confronto entre formações que ultimamente tem se defrontado com alguma regularidade, nos quais desafios, a formação orientada por Marco Pinto tem levado a melhor em termos de resultado mas que tem proporcionado desafios de equilíbrio, decididos pela eficácia.
Este não fugiu a essa regra, e assim, uma vez mais, a formação orientada por Sérgio Macário se revelou talismã para os Ceireiros.

Se no inicio da partida, na qual a formação visitada começou praticamente em vantagem quando Vicente concluiu uma jogada de bom envolvimento do sector ofensivo rorizense, se acreditou que era hoje o dia que voltavam aos resultados positivos. O que parecia começar a construir um triunfo para a equipa que joga habitualmente no campo municipal da Cerca, que se encontra em condições cada vez mais em estado elevado de degradação para a prática de futebol, nomeadamente pelo seu piso de terra batida muito irregular, em cima do intervalo começou-se a tornar novamente um sonho frustrado da equipa que ocupa a ingrata penúltima posição classificativa. Lucindinho concluiu com eficácia um lance fortuito dentro da grande área do Roriz, depois de um pontapé de canto.

Ao intervalo o empate era o resultado que se verificava, e de certa forma justificado, depois de o conjunto rorizense entrar melhor na partida e a equipa beselguense equilibrar as intenções, conseguindo chegar à igualdade no seu melhor período na partida.

Na etapa complementar, a equipa da casa, fazendo valer o seu factor casa, entrou a pressionar os forasteiros, passando novamente a dominar as intenções de jogo. Criando alguma situações de golo mas demonstrando pouco esclarecimento na hora de finalizar, o Roriz foi a equipa que mais fez para chegar ao segundo golo, mas esse viria a acontecer para o lado contrário. Novamente depois de um pontapé de canto e de novo com algumas facilidades consentidas pela defensiva rorizense. Campos, que tinha entrado ao intervalo, foi o autor do golo feliz dos visitantes nesta segunda parte e aquele que acabou por garantir o triunfo dos Ceireiros.

A equipa do Roriz não baixou os braços, fazendo de certa forma recuar a compacta equipa da Beselga. Foram ainda visíveis lances onde o Roriz poderia ter chegado ao merecido empate, mas a sorte e a equipa de arbitragem não quis que assim fosse o destino. Egipto por duas situações pareceu efectivamente derrubado dentro da grande área mas o arbitro nada assinalou, fazendo assim "vista grossa" ao que poderia ter dado a oportunidade de o Roriz marcar.

Os nervos aumentaram no final da partida, com a equipa da casa a queixar do trabalho da equipa de arbitragem, e ao que parece com razão. Pedro Santos, pouco tempo depois de entrar, viria a receber ordem de expulsão depois de uma acto irreflectido de contestação ao critério da terceira equipa presente em campo, alem das duas principais.

O resultado final é assim penalizador e imerecido para os visitados, que demonstraram em mais um jogo o seu inconformismo pela posição que ocupam na tabela classificativa e por outro lado, feliz para a equipa visitante, que regressou à Beselga com três pontos na bagagem.

Sabendo do incomodo classificativo e de alguma normal falta de confiança pelos resultados negativos que tem obtido, a equipa do Roriz dignificou mais uma vez a sua camisola e instituição que tem sede no concelho de Penalva do Castelo.
Aliado a um trabalho de equipa de arbitragem que prejudicou principalmente a turma de Roriz, assim torna-se ainda mais dificel sair da situação delicada em que se encontra na tabela classificativa, mas o que não deve ser motivo para não deixar de acreditar no seu valor, que melhores dias e resultados são possíveis obter.

Outras Fotografias:






Resultados e Classificação:

14ª Jornada
-
1ª Divisão Distrital Zona Norte (2011-12):

Sernancelhe 1 x Resende 1
Nespereira 3 x Ferreira de Aves 1
Vilamaiorense 5 x Boassas 0
Moimenta da Beira 1 x Os Vouzelenses 1
Oliveira do Douro 0 x Sezurense 2
Roriz 1 x Os Ceireiros 2

Folgou: Carvalhais

Classificação após a 14ª Jornada - 1ª Divisão Distrital Zona Norte (2011-12):