Site não oficializado do Sport Clube Penalva do Castelo.
A força penalvense desde 1945 no desporto e no futebol com paixão...

quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Câmara Municipal de Penalva do Castelo implementa Plano Municipal para a Igualdade


A Câmara Municipal de Penalva do Castelo está a implementar o “PLANO MUNICIPAL PARA A IGUALDADE DE PENALVA DO CASTELO”, que visa promover a Igualdade de Género no concelho.

Esta iniciativa resulta da aprovação de uma candidatura ao Programa Operacional Potencial Humano, Medida 7.2 – Planos para a Igualdade.

O “Plano Municipal para a Igualdade de Penalva do Castelo” visa concretizar os seguintes objectivos: diagnosticar a real situação da Igualdade de Oportunidades entre mulheres e homens; promover mudanças de comportamentos e desenvolver competências de cooperação entre sexos; construir estratégias de conciliação entre a vida profissional e familiar; disponibilizar recursos informativos e temáticos sobre a Igualdade de Oportunidades para que possam ser utilizados posteriormente; sensibilizar para o direito à igualdade e não discriminação; promover uma sociedade mais justa e mais coesa, procurando eliminar estereótipos, preconceitos, actos violentos, com vista ao estabelecimento de relações positivas entre os membros da sociedade; divulgar todos os princípios e valores inerentes ao combate à não discriminação, entre outros.

Para atingir esses objectivos, o Município de Penalva do Castelo encontra-se a desenvolver o “Diagnóstico de Igualdade de Género”, que pretende detectar diferenças que possam ser causadoras de desigualdade entre homens e mulheres e, desse modo, diagnosticar e caracterizar quais as medidas que têm de ser implementadas no domínio da Igualdade de Oportunidades. Pretende-se, acima de tudo, identificar necessidades de mudança para que o Plano Municipal possa conter novas metodologias de intervenção, internas e externas.

Todos os trabalhadores/colaboradores do Município estão a frequentar acções de informação/sensibilização sobre a temática da Igualdade de Género, tendo estes, também, escolhido o tema que dará rosto ao projecto: “A Igualdade faz o meu género”. Todos os residentes no concelho poderão também frequentar estas acções, mediante inscrição prévia na Câmara Municipal.

Com esta iniciativa, pretende-se que a Câmara Municipal adquira especial sensibilidade para esta questão tão actual e, paralelamente, adquira também as ferramentas necessárias para implementar a mudança exigida.

Fonte:http://www.cm-penalvadocastelo.pt/index.php?option=com_k2&view=item&id=89:camara-municipal-implementa-plano-municipal-para-a-igualdade&Itemid=310