Site não oficializado do Sport Clube Penalva do Castelo.
A força penalvense desde 1945 no desporto e no futebol com paixão...

domingo, 15 de janeiro de 2012

3ª C - 2011/12 (1ª Fase - Fase Regular): G.D.R. Canas de Senhorim 1 x S.C. Penalva do Castelo 2


Penalva do Castelo e Canas de Senhorim proporcionam dérbi distrital disputado com o Penalva, mais maduro, confiante e matreiro a vencer o esforçado, renovado mas menos objectivo, esclarecido e confiante, formação de Canas de Senhorim!

Grupo Desportivo e Recreio de Canas de Senhorim
1 João Paulo
3 Diogo Cunha
4 Simão ©
9 João Miguel
10 Luís Lopes
15 Adriano Pereira
16 Leo Roque
17 Élio
18 Pedro André
19 Vitinho
29 Dédé

Substituições:
18 Pedro André por 7 Cruz (54`)
15 Adriano Pereira por 14 Zito (54`)
9 João Miguel por 25 Marco Xará (71`).

Suplentes não utilizados:
12 Canário
5 Roberto
6 Fino
13 Carlos Miguel.

Treinador: João Bento

Sport Clube Penalva do Castelo
1 Bruno Ferrary
4 Diogo Sousa
5 Nelson Cardoso
6 Gamarra
7 Mika Lopes
8 Bruno Loureiro
9 Luís Cardoso
10 Papy
19 Tiago Henriques
20 Califa
23 Sérgio Fonseca ©

Substituições:
19 Tiago Henriques por 14 Chico Pereira (Intervalo)
7 Mika Lopes por 2 Reuss (78`).

Suplentes não utilizados:
12 Vítor Vareiro
16 Cristóvão
17 Faria
21 Alex Cruz

Treinador: Tótá

Jogo no Complexo Desportivo – Campo Nº1, em Canas de Senhorim, concelho de Nelas
Assistência: cerca de 200 pessoas
Árbitro: Pedro Martins (A.F. Leiria)
Auxiliares: Carlos Frazão e Sebastien Van Braeke
Ao intervalo: 1-1
Marcadores: João Miguel (11`), Bruno Loureiro (35`) e Mika Lopes (52´).
Acção disciplinar: Cartão amarelo para Élio (21`), Nelson Cardoso (24´), Bruno Loureiro (32`e 43`), Cruz (78`), Luís Cardoso (78´), Bruno Ferrary (79´), Diogo Cunha (81`), Dédé (83`) e Califa (89`).
Cartão vermelho por acumulação de amarelos para Bruno Loureiro (43`).







Jogava o derbi distrital entre o Canas de Senhorim e o Penalva do Castelo, esta temporada pela segunda ocasião e pela primeira vez na história a contar para campeonatos nacionais no complexo desportivo de Canas de Senhorim.
Jornada referente à terceira da segunda volta da primeira fase do campeonato.
O Canas ocupando o 12º e último posto classificativo da tabela geral procurava o seu primeiro triunfo desta temporada enquanto o Penalva, 4º classificado à entrada para esta ronda, procurava consolidar um lugar entre os seis primeiros da geral ao mesmo tempo que tentar dar seguimento ao triunfo da jornada anterior, depois de cinco rondas sem conhecer o sabor dos três pontos.

Ocupando assim, posições bem distintas na classificação, o estado de espírito certamente que era bem diferente mas não menos que ambos os conjuntos procuravam apenas o triunfo. Passando da teórica para a prática, nesta tarde fria e com o relvado natural do complexo desportivo dos visitados em mau estado para a prática de futebol, a turma orientada por João Bento apareceu melhor no inicio do encontro até sensivelmente ao minuto 20. Com o Penalva mais apático nos primeiros minutos, o Canas tomou ascendente, sobretudo por se adaptar melhor às condições adversas do terreno de jogo, culminando com a obtenção do primeiro golo do encontro por intermédio do veterano João Miguel que aproveitou da melhor maneira uma defesa incompleta depois remate de Luís Lopes e mal aliviada pelo guardião Ferrary.
Se o Canas tinha dado o alerta ao minuto três com um golo invalidado, ao minuto onze foi mesmo a contar. Não foi o Penalva a reagir com seria de esperar mas sim o Canas a continuar no encontro mais dinâmico.

Depois de passar um período de equilíbrio e muito disputado a meio campo, a maior confiança e superioridade do Penalva veio ao de cima. Com o Canas a recuar um pouco no terreno, o Penalva passou a jogar mais no meio campo contrário e com perigo. Minuto 28. Duas belíssimas situações onde se chegou a perspectivar o empate. Em ambas apareceu o guardião João Paulo, que no cômputo geral, viria a revelar como a unidade canense mais inspirada na partida do lado do Canas. O Penalva mandava agora no jogo e tomava mais ascendente na partida e volvidos cinco minutos, volta a dispor de mais duas situações de real perigo em que o empate esteve à vista. Adivinhem quem lá estava mais uma vez para parar o remate de Luís Cardoso. João Paulo muito atento, ia evitando e adiando o golo adversário. Bruno Loureiro no seu melhor enquanto não chegou o minuto 43, arrancou decidido e furar a defensiva canense depois de passe em profundidade de Papy e batendo toda a linha defensiva do Canas, incluindo guarda-redes, rematou sem dificuldade com sucesso para a baliza aberta, chegando desta forma a igualdade no marcador que se ajustava com o decorrer da partida e que se estendeu até ao descanso, sem antes visualizar uma situação que tem sido ultimamente habitual nos jogos do Penalva, que passou por mais uma exclusão de um elemento. Bruno Loureiro desta vez no seu pior, pelo entender do árbitro e apenas ele poderá justificar, a simular uma falta e a protestar a mesma. Os ânimos estavam exaltados na partida depois do golo do empate que foi muito contestado pelas hostes do Canas, a reclamar uma falta que antecedeu o golo e já antes de Bruno Loureiro ter ido tomar banho mais cedo foi a vez do massagista do Canas de Senhorim ter abandonado o terreno de jogo por eventuais protestos. Em boa hora chegava o intervalo para refrear os ânimos e dar algum descanso aos principais intervenientes nesta disputada partida, mesmo que fosse notórias as dificuldades que os jogadores tinham em circular o esférico neste incaracterístico relvado, agastado pela chuva antes da partida. A igualdade no marcador, essa era perfeitamente ajustável aos primeiros 45 minutos.

Na etapa complementar, o Canas entrou novamente mais dinâmico que o Penalva, agora com mais uma unidade em campo. Passando a ter mais posse de bola, a formação canense iria procurar soluções para voltar à vantagem mas a turma orientada por Tótá passou a jogar preferencialmente em contra-ataque e novamente a criar mais perigo junto da baliza contrária, com a consequência que aos 50 minutos iria dar a cambalhota no marcador. Mika Lopes muito rápido fura a defensiva canense depois de passe comprido de Gamarra e frente ao melhor elemento dos visitados neste encontro, foi oportuno e desta vez não deu hipóteses ao mesmo no remate certeiro. O jogo no campo das estratégias montadas para este segundo tempo recaia a favor dos penalvenses, que mesmo em inferioridade numérica, foi a equipa mais acutilante. Registando-se algumas alterações no colectivo do concelho de Nelas e que relembre-se faz a sua estreia em campeonatos nacionais esta temporada, não conseguiu encontrar o melhor discernimento nas suas jogadas de ataque que não levaram o melhor seguimento ao mesmo tempo que a defensiva do Penalva, hoje com a reposição do seu esquema habitual (o capitão Sérgio estava de volta, depois de cumprir castigo) se superiorizou.

Assim, o colectivo que viajou do concelho vizinho de Penalva do Castelo, com mais tranquilidade, confiança e com individualidades mais experientes, foi a formação que esteve sempre mais perto de marcar do que a formação que o ocupa a posição ingrata de lanterna vermelha. Luís Cardoso, a unidade mais avançada do Penalva que trabalhou bastante neste desafio aos 64 minutos e Chico Pereira, também ele um regressado à competição neste encontro, ao minuto 71, desperdiçaram flagrantes ocasiões de aumentar a vantagem dos penalvenses. Para evitar isso mesmo e manter o Canas em condições de discutir o resultado até ao final, contou novamente com João Paulo em grande estilo para evitar que os penalvenses festejassem novamente o golo.
O Canas revelava pouco discernimento e solução para chegar à igualdade, mesmo que ao minuto 77, Bruno Ferrary, tenha negado com atenção, um remate de cabeça do incansável Dédé, que revelou bons pormenores, ele que trocou o Académico de Viseu pelo Canas neste último mercado de Inverno.
Nomeadamente por passes e cruzamentos aéreos, o Canas ia incomodando o último reduto defensivo do Penalva, mas não de forma objectiva. O delegado do Canas, também ele viria a receber ordem de expulsão do banco canense ao mesmo tempo que os nervos e a pouca maturidade de alguns jovens jogadores do Canas, eram evidentes e jogavam contra as suas pretensões nesta partida. Até ao apito final, apenas destaque para mais uma bela oportunidade desperdiçada novamente pelo Penalva, quando Reuss isolado, para lá do minuto 90, não consegue desfeitear o último obstáculo que hoje se revelou intransponível na maioria dos vezes. O avançado do Penalva não teve a melhor eficácia como também não a melhor opção no momento certo, já que tinha Luís Cardoso em melhor posição para marcar.

Pouco depois, passados os cinco minutos de compensação dados com o pano de fundo do estádio a visualizar-se a Serra da Estrela coberta de neve, era sentenciado o encontro que teve uma actuação com nota positiva da equipa de arbitragem que viajou do distrito de Leiria, mesmo que deixasse dúvidas em algumas situações de jogo em que só ele, mas perto dos lances, o poderá justificar, dando assim portanto o beneficio da dúvida ao arbitro, já que ele melhor que ninguém está lá destacado para ajuizar, mas perto dos lances e tendo outra perspectiva que por vezes não se consegue ter nas bancadas.

Foi assim que se consumou a segunda vitória do Penalva, até ao momento na segunda volta da fase regular, aumentando assim a sua pontuação, mesmo que esteja ao rubro a pontuação dos oito|dez primeiros classificados ao cabo desta jornada. O Penalva pode continuar a acreditar que tem potencial e francas possibilidades de chegar a bom porto, nomeadamente manter-se nos seis primeiros ao fim desta fase inicial do campeonato. O Canas apesar de somar mais uma derrota, foi um digno vencido e diga-se em dom da verdade, que revelou progressos evidentes com a chegada de novos reforços durante o mês de Dezembro último, o que o poderá deixar ainda com algumas esperanças de melhorar a sua classificação.

Outras Fotografias:








[CinZa]



Vídeo com resumo da partida:

http://www.youtube.com/watch?v=lh6THXObJKA&feature=player_embedded

[Vídeo de Daniel Ferreira in SporTViseu]


Resultados e Classificação:

14ª Jornada
- 3ª Divisão Nacional 2011/12 - 1ª Fase (Fase Regular):


Canas de Senhorim 1 x Penalva do Castelo 2
Bustelo 2 x Nogueirense 0
Oliveira do Hospital 1 x Valecambrense 1
Alba 5 x Sanjoanense 1
Académico de Viseu 2 x Sampedrense 1
Oliveira de Frades 3 x Avanca 1

Classificação após a 14ª Jornada - 1ª Fase (Fase Regular):