Site não oficializado do Sport Clube Penalva do Castelo.
A força penalvense desde 1945 no desporto e no futebol com paixão...

quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Analise às Equipas Seniores concelhias - (GDC Roriz & ARC Sezurense) - Temporada 2014|15: Rescaldo da 7ª e 8ª Jornada


As equipas seniores do Grupo Desportivo e Cultural de Roriz e a Associação Recreativa e Cultural Sezurense já cumpriram oito jornadas e contam com o mesmo número de pontos conquistados apesar da diferença de jogos realizados!

Começando pelo colectivo de Roriz, a formação rorizense apesar de um triunfo categórico na última rodada (oitava), 
ultrapassou uma má fase ou maré negativa, ao somar quatro derrotas consecutivas com a agravante também de não conseguir marcar golos nesses quatro jogos. As prestações da turma orientada por Sérgio Macário não tem ido certamente ao encontro dos seus anseios e depois de duas jornadas vitoriosas no inicio da temporada, com triunfos categóricos (2ª e 3ª jornadas), o Roriz caiu na classificação e sofrido um revés nas suas ambições embora na última partida tenha conquistado um triunfo histórico por 10-1 ao lanterna vermelha desta série!



Seguindo o alinhamento destas crónicas:

7ª Jornada - GN Alvite 2 x GDC Roriz 0

A turma rorizense deslocou-se a Alvite e assim ao concelho de Moimenta da Beira para defrontar provavelmente o mais sério candidato ao primeiro lugar desta série apesar de ter ocupado o segundo posto à entrada para esta ronda. O Roriz tinha assim uma tarefa árdua de tentar pontuar em casa de uma equipa muito experiente e madura que na condição de visitado tem sido historicamente muito forte e que ainda não tinha sofrido qualquer golo (inclusive neste encontro). A turma orientada por Sérgio Macário ainda tentou anular a maior superioridade dos locais o máximo de tempo possível tendo conseguido fazer-lo até sofrer o primeiro golo, sensivelmente no fim do primeiro tempo. Na etapa complementar, foram sem sucesso as tentativas de resposta dos rorizenses à desvantagem, tendo os visitados conseguido marcar o segundo tento e assim derrotado o Roriz por 2-0. Ficou no entanto registado uma boa réplica e exibição dos rorizenses em casa da formação de Alvite e assim um bom tónico para encarar a próxima partida.

8ª Jornada - GDC Roriz 10 x GD Santacruzense 1

Golos: Amílcar Figueiredo (4), Márcio Marques (3), Alex Sousa (2) e Hélder Mendonça (1).

Seguiu-se a oitava jornada e o regresso à condição de visitado e logo ao receber uma formação sem pontos e com índices muitos baixos de competitividade. Se formos concretos, talvez possamos afirmar que seria o adversário ideal para o Roriz ganhar outro animo competitivo, depois de quatro derrotas consecutivas sem marcar qualquer golo. Foi precisamente esse desenlace e os rorizenses conquistaram uma vitória gorda e histórica por 10-1! Uma goleada "das antigas" frente à formação do Santacruzense (concelho de São Pedro do Sul) por números expressivos que revelou um Roriz cheio de vontade, dinâmica e força para voltar aos pontos e aos golos frente a uma formação muito pouco competitiva. Revelou-se uma partida sem grande história, se assim quisermos afirmar em termos de discussão do resultado ou da vitória, dada a superioridade evidenciada pelos locais em todos os aspectos e em todo o encontro. Golos para todos os gostos e feitios em que se destacaram: Amílcar (reforço recente e que se estreava nesta jornada com a camisola do Roriz) com 4; Márcio Marques com 3; Alex Sousa com 2 e Hélder Mendonça com 1 tento. O golo contra viria também a ser marcado pelos locais (auto-golo).
Um triunfo que já à muito não se via nos campeonatos distritais da Associação de Futebol de Viseu e que de certa forma sobe os índices de confiança numa fase crucial da temporada para enfrentar os próximos encontros com outro estado de espírito e confiança.

Ficam algumas fotografias registadas pelos elementos directivos da equipa e que pertencem e estão publicados no facebook dedicado ao clube:






















Em suma - nove pontos conquistados em vinte e quatro possíveis à oitava jornada.

Referência ainda para duas contratações ou aquisições recentes por parte da formação do Roriz:

Amílcar Figueiredo (ex.-SL Nelas - temporada 2014|15)
Pedro Pestana (ex.-Santiago de Cassurães - temporada 2013|14)

Tratam-se de dois novos elementos contratados, certamente para dar mais soluções ao técnico Sérgio Macário e preencher lacunas, em parte também para colmatar dois elementos que praticamente não chegaram a dar o seu contributo - casos de Mauro Galega e Gastão Oliveira.
Quanto aos mais recentes reforços, tratam-se de dois elementos já conhecidos na esfera futebolística concelhia.
Por um lado Amílcar Figueiredo, pelo seu historial e anos de futebol à frente de equipas do distrito de Viseu, entre elas o Mangualde e o Penalva do Castelo - na altura a competir na 3ª Divisão Nacional. Apesar dos seus 37 anos, poderá acrescentar algo que seja mais valia para o plantel e futebol rorizense até pelas suas caracteristicas, não identificáveis com qualquer outro elemento da equipa. Tendo começado esta temporada a competir no plantel do Sport Lisboa e Nelas. Para já começou muito bem, na sua primeira partida com a camisola amarela (predominante nas cores do Roriz) ao ser a principal figura nos marcadores. Uma estreia com 4 golos é sempre de realçar e melhor não se podia pedir!

Em relação a Pedro Pestana, com 23 anos, trata-se de um elemento que já treinava com os rorizenses desde o inicio da temporada e que só à bem pouco tempo foi inscrito. Ainda com idade pouco avançada e com potencial, poderá dar mais uma solução válida para os corredores ofensivos e uma aposta para o futuro. Ele que tem competido em clubes de proximidade, a titulo de exemplo como o Santiago de Cassurães na temporada passada e na temporada 2010|11, na formação do Sezurense, sendo a sua formação originária do Grupo Desportivo de Mangualde. 



Por parte do colectivo de Sezures: A formação sezurense ultrapassa uma série de resultados negativos já que nos seus últimos três encontros realizados somou outras tantas derrotas, se bem que uma dessas partidas foi referente à Taça de Viseu e consequentemente noutro âmbito ou contexto/caracteristicas, como vamos falar mais à frente.

Seguindo o alinhamento destas crónicas:

7ª Jornada - A. Os Vouzelenses 3 x ARC Sezurense 1

Golo: Tiago Gonçalves

Na sétima jornada, a turma sezurense deslocou-se a Vouzela para defrontar a Associação local e uma formação que tem vindo a recuperar na classificação ou a fazer um campeonato de trás para a frente ocupando já o quarto posto classificativo. Segundo rezam as crónicas, a turma de Sezures realizou provavelmente a sua pior exibição da temporada já que não conseguiu impor em campo o seu futebol nem ter conseguido discutir o resultado como certamente desejaria frente a uma formação que até se podia considerar acessível ou ao alcance dos sezurenses, fazendo do seu colectivo a arma mais forte. Os comandados por Luís Filipe Pinto ainda tentaram responder à desvantagem em diversos momentos do jogo, mas os visitados foram mais fortes e conseguiram se manter em posição de vencedor até ao final da partida. O golo ou tento de honra dos sezurenses foi da autoria de Tiago Gonçalves, que não foi suficiente para poder somar o primeiro(s) ponto(s) do Sezurense na condição de visitante - objectivo que ainda não foi alcançado esta temporada.

8ª Jornada - ARC Sezurense 1 x GN Alvite 2

Golo: Hélder Pacheco

Seguiu-se a oitava jornada, e novo jogo em casa, campo onde ainda não tinham perdido qualquer ponto para o campeonato, mas a respectiva ronda acabou por quebrar essa tendência que se vinha a verificar - somar todos os pontos na condição de visitado. Como podemos perceber na crónica ao jogo, o Sezurense defrontou o Alvite - possivelmente o principal candidato ao primeiro lugar e a formação mais experiente deste campeonato. Foi um encontro em que a vitória poderia ter "caído" para qualquer um dos lados, tendo os visitantes saído mais felizes no capitulo da finalização ao vencer de formar tangencial por 1-2.

Em suma - nove pontos conquistados em vinte e um possíveis à oitava jornada.



A reportagem esteve presente e acompanhou a última partida do campeonato: 

07 Dezembro 2014
Campo das Cruzes (Sezures - Penalva do Castelo)
1ª Divisão Distrital – Zona Norte 2014|15 – 8ª Jornada

Alvite vence tangencialmente em Sezures e assume liderança da classificação

A turma do concelho de Moimenta da Beira conseguiu nesta oitava jornada infringir a primeira derrota caseira à formação de Sezures no campeonato, assumindo desta forma a liderança classificativa que pertencia anteriormente aos Ceireiros. Foi uma jornada totalmente benéfica para a equipa de futebol de Alvite que mesmo a sofrer o primeiro golo da temporada levou os três pontos em jogo no Campo das Cruzes, bem composta de pública nesta tarde fria mas emotiva no que diz respeito à disputa do triunfo. Em suma foi uma partida bem disputada onde a vitória poderia ter caído para qualquer um dos lados, dadas as oportunidades que uma e outra equipa teve ao longo dos 90 minutos. Foi mais eficaz o colectivo do norte do distrito conseguindo um triunfo muito suado tendo a formação da casa também se esforçado para conseguir um resultado positivo. Apesar de os visitantes terem tido mais oportunidades claras de golo, não é menos verdade que estas situações foram originárias de “brindes” da defesa local. Tó-Zé numa das situações, desta vez não marcou ao Sezurense, ele que é a “besta negra” dos visitados, ao já ter conseguido marcar por três ou quatro clubes diferentes em Sezures. Valeu também a atenção dos guardiões que demonstraram qualidades em momentos cruciais do jogo apesar de não saírem isentos de culpas nos primeiros dois golos do encontro. O Alvite foi o primeiro a adiantar-se no marcador, ao minuto 57, por intermédio de Leovardo que respondeu bem de cabeça a um ressalto dentro da grande área. Durou apenas dois minutos os festejos dos visitantes, já que também na sequência de uma bola parada, o Sezurense empatou, por intermédio de Hélder Pacheco a meias com o guardião Bic. A partida foi viva até à ponta final e o triunfo acabou por sorrir aos forasteiros, que ao minuto 86 lograram marcar o golo do triunfo. Na sequência de um canto, Brolin salta mais alto que toda a gente na grande área e coloca de cabeça a bola no fundo das redes de Henrique Costa. Até ao apito final ainda se assistiu à resposta dos locais em busca do empate, mas o Alvite, uma equipa muito experiente e constituída essencialmente por atletas de idade madura, conseguiu controlar a partida e a preciosa vantagem no marcador. Estava assim encontrado o vencedor e o mais recente e novo líder da classificação desta zona norte da 1ª distrital de Viseu. O Sezurense, até então invencível na condição de visitados, sofreu a primeira derrota. Por fim, falar do trabalho da equipa de arbitragem que não foi o mais coerente, sobretudo a nível disciplinar e na liderança do jogo.

Ficha de Jogo:

Associação Recreativa e Cultural Sezurense
Treinador: Luís Filipe Pinto
Constituição: Henrique Costa, Ricardo Alexandre, Hélder Pacheco, Gonçalo Ferreira, Steven Cunha, Zé Ricardo © (Rafael Carvalho – 87 minutos), Cabral, Miguel Pereira, Sebastião, Tiago Gonçalves e João Osório (Tiago Ganês – 75 minutos).
Suplentes não utilizados: Sérgio Sacho, Ricardo Lemos e Jaime Augusto.

Gente da Nave – Associação de Promoção Social de Alvite
Treinador: Não apresentou na ficha de jogo
Constituição: Bic, Tiago Calhau, Marco Silva ©, Leovardo, Albino, Tiago Miguel, Ricardo Cardoso, Almeida, Hugo Silva (Cláudio Pinto – 89 minutos), Tó-Zé Cardoso (Rui Ambrósio – 67 minutos) e Brolin.
Suplentes não utilizados: Rafael Afonso, Jairo e Carlos Malaia.

Marcadores: Leovardo (57`), Hélder Pacheco (59`) e Brolin (86`).

Equipa de Arbitragem:
Arbitro(a): Rosa Almeida (A. F. Viseu)
Acção Disciplinar: Cartão Amarelo para Tiago Gonçalves (40`), Miguel Pereira (45`), Tiago Miguel (79`) e Brolin (87`).
























Taça Sócios de Mérito:

Já com o Roriz afastado da competição da ronda dois, a anterior à última disputada, foi com dever cumprido, que a turma sezurense se despediu também da Taça de Viseu - a segunda competição oficial da Associação Futebol de Viseu mesmo que tenha sido afastada na 3ª Eliminatória (Oitavos de Final) da prova. O adversário que teve pela frente (militante da Divisão de Honra e potencial candidato aos primeiros lugares) não deu hipóteses de discussão do resultado, apesar da réplica oferecida pelos comandados por Luís Filipe Pinto no primeiro tempo ou até ao primeiro golo dos visitantes - Paivense, no último quarto de hora do primeiro tempo.

3ª Eliminatória da Taça de Viseu 2014|15:
ARC Sezurense 0 x SC Paivense 2

Apanhado geral:

Ao fim de realizadas as oito primeiras jornadas, as equipas seniores concelhias tem igual número de pontos embora com o número de encontros realizados ainda distintos dado que o Roriz ainda não cumpriu a sua jornada de folga, estando assim as duas formações sensivelmente situadas a meio da tabela geral. Num campeonato ou numa série que se vai revelando muito equilibrada dada a ausência de equipas de peso ou de referência histórica a militar na série como já tinha sido referido anteriormente, embora os quatro|cinco primeiros (Alvite, Os Ceireiros, Nespereira, Arguedeira e mais recentemente Os Vouzelenses) neste momento podem de facto ser as equipas com mais potencial para lutar pela frente da classificação.

A ver vamos com a continuação do desenrolar dos próximos encontros o que este campeonato nos pode revelar.

A analise à prestação das restantes equipas seniores concelhias vai prosseguir de forma quinzenal ou mensal consoante a disponibilidade e colaboração dos intervenientes que acompanham mais de perto as duas formações. Pedindo assim a compreensão dos leitores.

Próximas Jornadas (9ª e 10ª) da 1ª Divisão Distrital - Zona Norte 2014|15:

9ª Jornada (14-Dez-2014):

Parada x Roriz
Santacruzense x Sezurense

10ª Jornada (21-Dez-2014):

Roriz x Jornada de Folga
Sezurense x Parada

Resultados|Classificação:

7ª e 8ª Jornada - 1ª Divisão Viseu - Zona Norte 2014|15:


Classificação após a 8ªJornada - 1ª Divisão Viseu - Zona Norte 2014|15: