Site não oficializado do Sport Clube Penalva do Castelo.
A força penalvense desde 1945 no desporto e no futebol com paixão...

terça-feira, 18 de novembro de 2014

Analise às Equipas Seniores concelhias - (GDC Roriz & ARC Sezurense) - Temporada 2014|15: Rescaldo da 5ª e 6ª Jornada


As equipas seniores do Grupo Desportivo e Cultural de Roriz e a Associação Recreativa e Cultural Sezurense já cumpriram seis jornadas tendo contudo diferentes prestações!!

Começando pelo colectivo de Roriz, a formação rorizense 
têm ultrapassado uma má fase ou maré negativa, tendo somado na última rodada disputada a terceira derrota consecutiva com a agravante também de não conseguir marcar golos nesses últimos três jogos. As prestações da turma orientada por Sérgio Macário não tem ido certamente ao encontro dos seus anseios e depois de duas jornadas vitoriosas com triunfos categóricos (2ª e 3ª jornadas), o Roriz tem caído na classificação e sofrido um revés nas suas ambições.

Seguindo o alinhamento destas crónicas:


5ª Jornada - Arguedeira UD 4 x GDC Roriz 0

Na quinta jornada, a turma rorizense deslocou-se a Tarouca, para defrontar o Arguedeira, uma equipa que esta temporada se perfila provavelmente como candidata aos primeiros lugares e que por hábito tem colocado muitas dificuldades ao colectivo de Penalva do Castelo. Acabou por novamente reforçar esse histórico com o Roriz, que saiu "vergado" por quatro golos sem resposta. Não estaria nos planos, certamente da equipa da freguesia de Pindo derrota tão pesada mas o que é certo é que os os locais aproveitaram bem e de forma muito eficaz os erros da turma rorizense para construírem um resultado tão dilatado. Nem no adepto mais céptico estaria tal derrota por números tão elevados mas também não passou de um jogo apenas e o Roriz certamente tinha que "levantar a cabeça" e pensar no próximo encontro.

6ª Jornada - GDC Roriz 0 x A. Os Vouzelenses 1

Seguiu-se então a jornada seguinte, com o pensamento de dar uma resposta positiva e diferente na recepção ao Vouzela, curiosamente um adversário de boa memória para os locais no seu terreno já que na temporada passada conseguiu frente a este mesmo adversário a melhor exibição e vitória da temporada. O que é certo é que o colectivo de Vouzela esta temporada apresentou-se de outra forma e conseguiu levar os três pontos em jogo fruto de uma maior eficácia e que quisermos afirmar, matreirice na partida. Era um encontro aguardado com expectativa de o Roriz voltar aos triunfos  mas é certo que voltou a ser de má memória para os comandados por Sérgio Macário.

Em suma - seis pontos conquistados em dezoito possíveis à sexta jornada.

A reportagem esteve presente e acompanhou essa última partida:  

16 Novembro 2014
Campo Municipal da Cerca (Penalva do Castelo)
1ª Divisão Distrital 2014|15 – Zona Norte - 6ª Jornada
Vouzela vence em Roriz pela diferença mínima e sobe na tabela classificativa!

Partida que oponha equipas com os mesmos pontos e situadas na parte intermédia da tabela classificativa, que lutaram por uma aproximação ao primeiro terço da classificação geral. O encontro começou praticamente com uma bola na trave do Vouzela por intermédio de Márcio Marques, um bom pronúncio para os primeiros instantes que poderia antever uma emocionante partida, mas o que acabou por não se suceder. As duas formações revelaram dificuldades em fluir o seu futebol, nomeadamente a partir do meio campo contrário construindo poucas jogadas com princípio, meio e fim não admirando que ao intervalo chegássemos com um nulo no marcador. Na etapa complementar, os dois colectivos surgiram um pouco mais afoitos mas as oportunidades claras de golo teimavam em não aparecer até que ao minuto 60 surge o primeiro e único golo do encontro. Os rorizenses foram apanhados em contra pé na marcação de um falta rápida ao meio campo por parte do Vouzela e Tiago Morais apareceu na cara de Emanuel Pimba, conseguindo com um remate colocado inaugurar o marcador nesta tarde enublada no Campo Municipal da Cerca. Contudo os locais ficaram a reclamar uma má decisão do árbitro na marcação da falta. Os visitados, naturalmente passaram a pressionar mais mas sofreram mais um revés na expulsão de Luís Tostas que teve uma entrada mais ríspida sobre um adversário que contudo não pareceu de todo suficiente para a amostragem de um vermelho directo. Mesmo em inferioridade numérica, o Roriz foi a equipa que esteve mais perto da baliza contrária mas encontrou uma formação bastante aguerrida e unida com um guardião que demonstrou qualidade e potencial, quem sabe para outros patamares competitivos, conseguindo defender por exemplo um remate colocado e com selo de golo de fora da área. Para terminar nova decisão polémica do árbitro ao assinalar uma falta na grande área do Vouzela por considerar que o guarda-redes visitante ultrapassou o tempo de reposição. Os locais teriam uma soberana ocasião para empatar e assim evitar a derrota, mas a sorte e a entrega dos jogadores vouzelenses valeram que o remate dentro da área defensiva do Vouzela fosse embater no corpo de um dos seus jogadores. Em suma, uma arbitragem irregular, marcada por muitos erros e decisões polémicas. Quanto ao vencedor do encontro, até se pode aceitar porque os vouzelenses demonstraram união e dedicação nos momentos chave do encontro.

Ficha de Jogo:

Grupo Desportivo e Cultural de Roriz 

Treinador: Sérgio Macário

Constituição: Emanuel “Pimba”, Emanuel Ferreira, Nuno “Guterres”, Nelson “Lamegal”, André Loureiro, Zé Lúcio © (Rui Pinto – 84 minutos), Diogo Sousa, Luís "Tostas", Márcio Marques (André Amaral – 61 minutos), Carlos Neves (Hélder Lourenço – 61 minutos) e Alex Sousa.
Suplentes não utilizados: Luís Correia e Daniel Cabral.

Associação Os Vouzelenses
Treinador: Fernando Silva
Constituição: André Pereira, André Matos, Flávio Albino, Tó Gomes (Jordan Cunha – 66 minutos), Jorge Lopes, Tiago Morais (Tiago Silva – 74 minutos), Filipe Figueiredo, Paulo Tavares, Sérgio Ferreira, César Rocha e Ricardo Carvalho © (Nuno Paiva – 46 minutos). 
Suplentes não utilizados: Tiago Rocha e Pedro Ferreira.

Equipa de Arbitragem:
Arbitro: António Rocha (A. F. Viseu)
Assistentes: Emanuel Rodrigues e Flávio Albuquerque

Marcadores: Tiago Morais (60 minutos).

Acção Disciplinar: Cartão Amarelo para Zé Lúcio (20`), Flávio Albino (22`), Diogo Sousa (61`), Sérgio Ferreira (72`) e Tiago Morais (82`). Cartão Vermelho para Luís Tostas (69`).











Por parte do colectivo de Sezures: A formação sezurense têm continuado a pautar-se com uma prestação 100 % vitoriosa a jogar na condição de visitado, totalmente o oposto na condição de visitante, somando por derrotas os jogos disputados.

Seguindo o alinhamento destas crónicas:

5ª Jornada - GCD Os Ceireiros 3 x ARC Sezurense 2

Golos: Hélder Pacheco e Miguel Pereira

Na quinta (5ª) rodada, na deslocação ao recinto do primeiro classificado – Os Ceireiros, a turma da freguesia de Sezures acabou novamente por perder fora de portas. 3-2 foi o resultado final, desfavorável e de uma forma ingrata para os comandados por Luís Filipe Pinto, que conseguiram discutir o encontro mas acabaram por sair traídos por alguma infelicidade dos seus elementos defensivos e um trabalho da equipa de arbitragem com muitas dúvidas em alguns lances cruciais do encontro. Era uma deslocação à Beselga marcada certamente com ambição de voltar com pontos, como tem sido habitual nas últimas deslocações mas desta ocasião acabou por não ir ao encontro do histórico mais recente. Os tentos da formação sezurense foram da autoria de Hélder Pacheco e Miguel Pereira que acabaram contudo por ser insuficientes para somar pontos.

6ª Jornada - ARC Sezurense 4 x Arguedeira UD 2

Golos: João Osório (3) e Cabral (1)

Seguiu-se a recepção ao Arguedeira na 6ª jornada e nova ambição de vencer, mesmo que tenham tido pela frente um dos prováveis principais candidatos aos primeiros lugares e aos lugares de subida. Como tem sido recorrente nesta presente temporada, o colectivo da freguesia e localidade de Sezures voltou a impor a sua força e o factor casa, tendo saído vencedor por quatro bolas a duas (4-2). Uma partida que esteve longe se ser fácil ou acessível de ganhar tendo que para isso o Sezurense demonstrado uma enorme dedicação e espirito de sacrifício para levar de vencido o Arguedeira, já que a formação de Tarouca vencia ao intervalo por 1-2. A etapa complementar acabou por ser marcante e decisiva para o Sezures que embalou para uma reviravolta assinalável onde João Osório esteve em destaque, ao marcar três dos quatro golos. O outro tento pertenceu a Cabral, que assim foi também decisivo para a soma dos três pontos e um triunfo memorável sobre o Arguedeira, esta temporada apostado em lutar pelos lugares de subida.

Assim ao fim de seis jornadas disputadas, com os sezurenses apenas a realizarem cinco dessas partidas, a classificação vai conferindo ao Sezurense estar situado na primeira metade da tabela classificativa com nove pontos somados, todos eles como destacamos, obtidos na posição de visitados. Seguem-se mais duas jornadas aguardadas com expectativa, fruto de defrontarem o Vouzela no seu terreno, uma formação que esta temporada está mais forte do que a anterior e o Alvite, um adversário que se perfila como o principal candidato ao primeiro lugar da classificação geral.



Em suma, ao fim de realizadas as seis primeiras jornadas, as equipas seniores concelhias tem diferente número de pontos e com o número de encontros realizados também distintos, com o Sezurense melhor colocado e com numero de jogos inferior, estando assim as duas formações situadas a meio da tabela geral. Num campeonato ou numa série que se vai revelando muito equilibrada dada a ausência de equipas de peso ou de referência histórica a militar na série como já tinha sido referido anteriormente, embora os quatro primeiros (Ceireiros, Alvite, Nespereira e Arguedeira) neste momento podem de facto ser as equipas com mais potencial para lutar pela frente da classificação.

A ver vamos com a continuação do desenrolar dos próximos encontros o que este campeonato nos pode revelar.

A analise à prestação das restantes equipas seniores concelhias vai prosseguir de forma quinzenal ou mensal consoante a disponibilidade e colaboração dos intervenientes que acompanham mais de perto as duas formações.

Próximas Jornadas (7ª e 8ª) da 1ª Divisão Distrital - Zona Norte 2014|15:

7ª Jornada (30-Nov-2014):

Alvite x Roriz
Os Vouzelenses x Sezurense

8ª Jornada (07-Dez-2014):

Roriz x Santacruzense
Sezurense x Alvite

Resultados|Classificação:

5ª e 6ª Jornada - 1ª Divisão Viseu - Zona Norte 2014|15:


Classificação após a 6ªJornada - 1ª Divisão Viseu - Zona Norte 2014|15: