Site não oficializado do Sport Clube Penalva do Castelo.
A força penalvense desde 1945 no desporto e no futebol com paixão...

terça-feira, 4 de novembro de 2014

Analise às Equipas Seniores concelhias - (GDC Roriz & ARC Sezurense) - Temporada 2014|15: Rescaldo da 3ª e 4ª Jornada

As equipas seniores do Grupo Desportivo e Cultural de Roriz e a Associação Recreativa e Cultural Sezurense já cumpriram quatro jornadas e têm somado o mesmo número de pontos!!

Começando pelo colectivo de Roriz, a formação rorizense, com quatro jogos disputados nas respectivas quatro jornadas, soma seis (6) pontos fruto de duas vitórias e duas derrotas. A turma orientada por Sérgio Macário tem alternado de resultados mas conseguiu quebrar um jejum de longo tempo (mais de uma temporada inteira) sem conseguir vencer fora de casa.


Seguindo o alinhamento destas crónicas:


3ª Jornada - UD Vilamaiorense 0 x GDC Roriz 4

Golos: Alex Sousa (2); Diogo Sousa (1) e Auto-Golo (1).

Na terceira jornada, os rorizenses deslocaram-se a Vila Maior (São Pedro do Sul) para defrontar o grupo local, habitualmente uma formação que cria bastantes dificuldades, sobretudo aos rorizenses, mas que esta temporada está mais acessivel fruto de muitas mudanças no seu plantel e percas imporantes. Assim o Roriz, conseguiu levar de vencida a formação do Vilamaiorense por quatro bolas sem resposta, surpreendendo certamente os locais como os adeptos mais cépticos mas com todo o mérito e personalidade. Não é todos os dias ou ocasiões que se consegue um triunfo desta dimensão e ainda mais num terreno onde habitualmente não conseguiam pontuar. O colectivo da freguesia de Pinto conseguiu um jogo em cheio e marcou por quatro vezes, embora um dos golos fosse na própria baliza. Os restantes três tentos foram da autoria de Alex Sousa (2) e Diogo Sousa. Um triunfo com um sabor especial, depois de uma travessia de mais de uma temporada sem conseguir ganhar em terreno alheio.

4ª Jornada - GDC Roriz 0 x GCD Os Ceireiros 1

Seguia-se a quarta jornada a disputar em casa, frente aos Ceireiros, adversário já bem conhecido das últimas temporadas, que têm por vezes levado de vencida a equipa rorizense no seu reduto como foi novamente o caso. Esta temporada com a falta de equipas candidatas à subida e de peso histórico, o colectivo da Beselga perfila-se com um dos grandes candidatos ao primeiro lugar a par do Alvite, Arguedeira e Nespereira, dada a aposta orçamental feita. Não se pode afirmar que foi um triunfo indiscutivel mas sim feliz para a equipa do concelho de Penedono que logrou marcar o único golo da partida. A reportagem esteve presente e acompanhou parte dessa partida:  


02 Novembro 2014
Campo Municipal da Cerca (Penalva do Castelo)
1ª Divisão Distrital 2014|15 – Zona Norte - 4ª Jornada


Ceireiros vencem tangencialmente o Roriz e isolam-se na liderança!


Partida aguardada com alguma expectativa pela importância classificativa e de se perceber o potencial que cada equipa pode garantir nesta edição do campeonato, que vai demonstrando estar muito nivelada entre as equipas que a constituem. A formação da Beselga procurava manter-se na frente da classificação enquanto a turma de Penalva do Castelo queria chegar, precisamente, aos lugares da frente. Assistimos assim a um jogo táctico, principalmente no primeiro tempo, em que as oportunidades de golo foram nulas já que as equipas se encaixaram uma na outra. Apesar de os Ceireiros tirem tido mais posse de bola do que os rorizenses, o empate justificou-se plenamente ao fim dos primeiros quarente e cinco minutos. O desfecho do encontro, ficou irremediavelmente marcado pelo início da etapa complementar, tempo para o único golo que se verificou no Campo da Cerca, esta tarde com pouco público fruto do dia simbólico da comemoração de Todos os Santos. O árbitro apontou uma falta para a marca da grande penalidade contra o Roriz e Mário Santos "Calhau" não desperdiçou a soberana ocasião para marcar o golo solitário dos visitantes e do jogo. Ao colocar-se em vantagem, a formação do concelho de Penedono passou a jogar de uma forma expectante e a querer naturalmente que o tempo corre-se o mais rápido possível. Dando a iniciativa quase por completo ao Roriz e jogando de uma forma que roçava o anti-jogo mas que acabou por dar os seus frutos e que equivaleu três pontos. O colectivo do concelho de Penalva do Castelo ainda tentou a igualdade fruto de uma maior pressão e esforço, queixando-se inclusive de uma grande penalidade não assinalada, mas não encontrou o caminho certo da baliza já que falhava essencialmente a decisão no último terço do terreno como também encontrou uma “muralha” de jogadores contrários que agarraram a vantagem com “unhas e dentes”. O empate poderia ter sido assim o resultado mais ajustado para o desenrolar deste encontro mas os visitantes foram mais eficazes e conseguiram assim o triunfo e isolar-se na liderança da classificação. Arbitragem muito medíocre.

Ficha de Jogo:
Grupo Desportivo e Cultural de Roriz
Treinador: Sérgio Macário
Constituição: Emanuel “Pimba”, Emanuel Ferreira, Nuno “Guterres”, Nelson “Lamegal”, André Loureiro, Zé Lúcio ©, Diogo Sousa, Luís Tostas, Márcio Marques, Hélder Mendonça e Alex Sousa.
Banco de Suplentes: Luís Correia, Rui Pinto, Daniel Cabral (Utilizado), André Amaral (Utilizado) e Carlos Neves (Utilizado).

Grupo Cultural e Desportivo Os Ceireiros
Treinador: Joca Fausto
Constituição: Micael Pessoa, Ricardo Leitão ©, Micael Santos, Zé Andrade "Néné", Jorge Antunes, André Ferreira, Serôdio, Fredson, André Fernandes, Mário Santos “Calhau” e Fernando Almeida “Canhoto”.
Banco de Suplentes: Tiago Lopes, David Augusto (Utilizado), João Neto (Utilizado), Juan, Rui Cardoso, Lucindinho (Utilizado) e David Salgueiro.

Equipa de Arbitragem:
Arbitro: Carlos Rodrigues (A. F. Viseu - Santa Comba Dão)
Auxiliares: Dinis Figueiredo & ...















Por parte do colectivo de Sezures: A formação sezurense com três jogos disputados nas respectivas quatro jornadas, soma seis (6) pontos fruto de duas vitórias e uma derrota.

Seguindo o alinhamento destas crónicas:


3ª Jornada - Nespereira FC 2 x ARC Sezurense 0

Na terceira ronda, após cumprir jornada de folga, a turma de Sezures deslocou-se a Nespereira para defrontar uma equipa habitualmente muito dificel no seu terreno, sobretudo pelas suas dimensões e da forma aguerrida com encaram os seus jogos na condição de visitado. Com a descida à 1ª Divisão distrital esta temporada depois de disputar a Divisão de Honra na epoca passada, naturalmente é de contar com os nespereirenses para os primeiros lugares, apesar de se apresentarem no presente com uma equipa menos "recheada" fruto das saídas dos elementos que na temporada passada fizeram e faziam a diferença, casos de Vítor Diogo (para o CD Cinfães) como de Kokora (para o nossa formação do SC Penalva do Castelo) entre outros. Esperava-se com alguma expectativa que o Sezurense pudesse discutir os pontos em jogo mas foram os locais que apresentaram mais eficácia e mais adaptação ao terreno de jogo, naturalmente. Apesar da derrota por 2-0, a equipa orientada por Luís Filipe Pinto teve ocasiões suficientes para marcar e conseguir outro resultado que não fosse a derrota, mas como não houve eficácia e o colectivo do concelho de Cinfães acabou por levar de vencido o encontro.

4ª Jornada - ARC Sezurense 1 x UD Vilamaiorense 0


Golo: Cabral

Na quarta jornada, foi o regresso aos jogos em casa, neste caso particular para defrontar a União Desportiva de Vilamaiorense, que "ferida de orgulho", iria certamente lutar por um resultado positivo depois da derrota caseira frente aos rorizenses, já referido atrás. O Sezurense teve que se aplicar a fundo para conseguir os três pontos e Cabral acabou por dar novo triunfo pela diferença minima. 1-0 foi o resultado final e a soma de seis pontos à passagem da quarta jornada, embora já com uma jornada de folga cumprida.


Em suma, ao fim de realizadas as quatro primeiras jornadas, as equipas seniores concelhias tem o mesmo número de pontos embora com o número de encontros realizados diferentes e estão assim a meio da tabela geral. Num campeonato ou numa série que se vai revelando muito equilibrada dada a ausência de equipas de peso ou de referência histórica a militar na série como já tinha sido referido anteriormente, embora os quatro primeiros neste momento podem de facto ser as equipas com mais potencial para lutar pela frente da classificação, casos de Os Ceireiros, Alvite, Arguedeira e Nespereira. A ver vamos com o desenrolar dos próximos encontros o que este campeonato nos pode revelar.


Entretanto já foi sorteada a 3ª Eliminatória da Taça de Viseu (Sócios de Mérito - edição 2014|15), concretamente a disputar no dia 23 de Novembro de 2014, que vai conferir ao Sezurense defrontar o detentor actual do trofeu, o Sport Clube Paivense (Vila Nova de Paiva) que está neste momento nos primeiros lugares da Divisão de Honra. Um encontro que se prevê muito complicado para a equipa de Sezures mas é certo que não existem vitórias antecipadas e que certamente os sezurenses vão lutar por uma surpresa e o Paivense vai ter que se aplicar se quiser vencer e assim demonstrar em campo o seu favoritismo.


A analise à prestação das restantes equipas seniores concelhias vai prosseguir de forma quinzenal ou mensal consoante a disponibilidade e colaboração dos intervenientes que acompanham mais de perto as duas formações.
 

Próximas Jornadas (5ª e 6ª) da 1ª Divisão Distrital - Zona Norte 2014|15:

5ª Jornada (09-Nov-2014):

Arguedeira x Roriz
Os Ceireiros x Sezurense

6ª Jornada (16-Nov-2014):

Roriz x Os Vouzelenses
Sezurense x Arguedeira

Resultados|Classificação:

3ª e 4ª Jornada - 1ª Divisão Viseu - Zona Norte 2014|15:


Classificação após a 4ªJornada - 1ª Divisão Viseu - Zona Norte 2014|15: